Vocês sabiam que dá para enviar livros pelo Correio de uma forma bem mais barata do que métodos convencionais (PAC, Sedex)? Como eu sempre preciso enviar livros, é fundamental que eu saiba dessa "tática" para pagar mais barato. Assim fica melhor para mim e para meus clientes e seguidores. Algumas agências podem desconhecer esse método, portanto se algo assim acontecer, você deve dizer que viu no próprio site dos Correios e que é um direito seu.
Como faço para enviar livros pelo Correio?
1. Primeiramente, você deve acomodá-los em alguma embalagem. Se for apenas um ou dois livros, pode ser enviado por envelope. Aliás, mesmo mais livros que sejam leves podem ser enviados dessa forma. Para livros mais espessos ou pesados, é melhor apostar em uma embalagem mais reforçada (é vendida nos Correios) pois eles não se responsabilizam por extravios que possam ocorrer por mau acondicionamento. Eu acho bacana também passar um plástico filme em torno dos livros, para que eles não fiquem soltos dentro do envelope. Dessa forma, ficam mais firmes e evitam alguns transtornos, em especial se os livros são deixados na caixa em dias de chuva.
2. Coloque uma etiqueta de Impresso normal. Como essa forma de envio pode ser utilizada por pessoas de má fé para enviar outras coisas, é importante que esteja sinalizado que pode ser aberto pela E.C.T. para conferência. Você também pode mandar fazer um carimbo, mas esse método é igualmente eficiente e mais barato. Algumas agências aceitam que esteja escrito com caneta, mas caso não tenha certeza, previna e pergunte.
Imprima e cole ao lado do nome do destinatário |
Clique para conferir quais são os itens permitidos.
3. Depois de preencher os seus dados e do destinatário, leve a embalagem até uma agência dos Correios. Quando eu vou enviar, só de ver a etiqueta eles já sabem o que é e quanto cobrar (fiquem atentos! Há alguns dias cobraram um pouco mais caro e só fui ver depois). Essa tabela de preços está disponível no site dos Correios, então acho que é direito do consumidor exigir o valor que está ali, pois os preços são fixos por peso, não por CEP. Sendo dentro do Brasil, o valor é o mesmo para qualquer lugar:
Esse é o valor do envio. Além disso, eles cobram R$2,15 pelo registro (sua forma de comprovar). Nesse link você pode rastrear pacotes pelo código de 13 dígitos que é disponibilizado no momento do envio, entretanto para livros você só consegue ver quando sair para a entrega e quando já for entregue, ou no caso de (esperamos que não!) o objeto for furtado.
Também é recomendado fazer o seguro dos objetos enviados, principalmente quando são muitos livros. Se bem me lembro você paga 2% do valor declarado e, caso o pacote seja extraviado, eles te devolvem o dinheiro.
Prontinho! Só aguardar que seu pacote chegue no destino indicado. Se tiver algum problema (demora, falta de informações sobre o rastreio), você pode entrar em contato com um atendente. Selecione reclamação, insira seus dados corretamente e receba a resposta por e-mail (geralmente, são bem rápidos).
Alguém aí não sabia da existência desse método? Eu uso MUITO! Espero que tenha ajudado. Dúvidas, só comentar abaixo. Beijos!
Boa tarde KEMMY.
ResponderExcluirOlá amiga..
Mão sabia e se você estar dizendo que pode fico muito feliz em saber.
Geralmente não envio nada pelo correio faço mais uso de transportadora, pois meu irmão trabalha para uma que vai para o país inteiro então por isso que não pago. Agora quero saber,pois é sempre bom ter uma outra opção.Então se enviar pela esta etiqueta de Impresso normal, vou pagar mais barato!
Que ótima dica amiga, muito obrigada por sua informação.
Agradeço por ter partilhado.
Desejando uma extraordinária segunda feira
Abraços sempre.
Boa tarde, Clara.
ExcluirPois é, eu quando comecei a enviar livros não sabia direito, pesquisei um monte e cheguei a essa informação. Economizei um bom dinheiro, viu? hehe
Que bom que foi útil.
Desejo-lhe o mesmo. Abraço!
Você me ajudou bastante com essas dicas. Pretendemos fazer uma promoção no blog daqui a pouco e é bom saber que o preço para envio é por peso e não por endereço. Já estava ficando com medo de o vencedor ser do Acre e eu gastar mais dinheiro para enviar do que para comprar o livro.
ResponderExcluirhttp://leitoresforever.blogspot.com.br/
Que bom que foi útil, Cris!
ExcluirRealmente esses valores são bem em conta.
Sucesso!
Oi !!!!! Adorei o seu blog muito bom, parabéns e muito sucesso.
ResponderExcluirBjs
Agradeço imensamente, Maria de Fátima!
ExcluirBeijo!
Olá!
ResponderExcluirQue máximo, amei seu blog conteúdos como este de ajuda são ótimos. Pois é, fui vender dois livros, o envio para o CE PAC tinha ficando em mais de 30 reais, procurei na internet e encontrei o post da Leitora Viciada, amei a ideia e é ótimo saber que compartilha (=
PS: Flor, entrei em contato com você para te ajudar com o balãozinho em volta do texto que pediu como faz em meu blog, poderia responder assim que der?
Beijos fofa!
De tudo um pouco
Oi, Tamires!
ExcluirEu fiquei sabendo disso há pouquíssimo tempo!
É bom não só para enviar como na hora de receber, né? Às vezes a pessoa que vai enviar desconhece o método...
Agradeço pela visita e pela ajuda, Tamires.
Beijos!
Olá! No começo eu não sabia como enviar de forma mais barata, gastei muito até aprender. Ótimo post!
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Antes tarde do que nunca né, Cida? hehe
ExcluirAinda bem que dispomos desse método, senão estaríamos fadadas a pagar fretes caríssimos (geralmente mais caros que os livros)
Agradeço pela visita e pelo carinho.
Beijos!
Nossa, não sabia disso não!
ResponderExcluirAgora ficou bem mais facil né?
http://surejustnot.blogspot.com.br/
Pois é, Isa! Eles não falam nada sobre isso na agência... tem que descobrir fuçando, mesmo. Espertinhos hahahaha
Excluirbeijo!
Poucas pessoas sabem disso, claro que os atendentes tem por obrigação oferecer o serviço mais caro né! Eu sempre embalo da seguinte forma, enrolo o livro com papel filme para proteger da umidade e depois empacoto com duas voltas de papel madeira, nunca tive problema para enviar ou que o livro tenha chegado danificado. Sai mais barato do que comprar a embalagem oferecida na agência.
ResponderExcluirAbraço,
Diego de França
Leitor Sagaz
Ótima sugestão, Diego!
ExcluirEu enrolo com papel filme e coloco em envelope se for livro leve, mas se for mais pesado esse método não tem erro.
Abraço!
Oi Kemmy!
ResponderExcluirEu uso esse método para enviar livro, mas nos Correios daqui precisa levar o envelope aberto. Eles conferem na hora se a gente está enviando livros mesmo.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Pois é! Na primeira vez que fui levar deixei aberto pro caso de perguntarem algo, mas como não falaram nada, agora eu colo.
ExcluirBeijo!
Oi, tudo bem? Eu sempre envio livro pelo impresso módico, acho bem mais viável. Gostei muito do seu post, pois realmente, muitas blogueiras e até outras pessoas não tem ideia sobre isso e acaba pagando o serviço mais caro.
ResponderExcluirSeguindo seu blog, beijos :)
http://leit0res.blogspot.com.br/
É bem melhor né, Beatriz.
ExcluirÉ ótimo enviar presentinhos pra amigas :)
Obrigada por seguir. Beijão!
Não sabia, obrigada pela dica.
ResponderExcluirPensei que era muito mais caro.
Abs.
Literanoni.blogspot.com.br
Além de barato, chega "rápido"! Os que já enviei chegaram no máximo em 5 dias úteis. Abraço!
ExcluirSempre que dá, envio por Registro Módico. Nunca precisei da etiqueta. Creio que é preciso avisar. Se você não perguntar qual é o modo mais barato, dificilmente eles avisam. Mesmo que eles vejam o que você vai enviar é só um livro ou documento.
ResponderExcluirHoje fui enviar o original do meu livro para a Biblioteca Nacional. Quase chorei! 45 reais só de Sedex =/
Abraços
Blog do Ben Oliveira
São uns safados! rs
ExcluirEnfim, informação nunca é demais, né?
Problema é isso, quando TEM que ser por Sedex.
Mas foi por uma boa causa :)
Abraço!