date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Tutorial} Como legendar vídeos para o Youtube facilmente

18/04/2017

{Tutorial} Como legendar vídeos para o Youtube facilmente

18/04/2017
Olá, pessoas.
Talvez vocês tenham olhado o título desse post e pensado: "o que isso tem a ver com livros?" e eu respondo:
1. O blog tem foco na literatura, mas não fala unicamente disso;
2. Há um tempo, uma autora parceira aqui do blog comentou que não acompanhava canais literários porque ela nunca havia visto um com vídeos legendados e, como ela é surda, ficava difícil entender apenas com leitura labial. Foi aí que eu comecei a perceber que, realmente, pouquíssimos vídeos são legendados no Youtube e desses, a maioria tem legenda automática, que não é nada confiável.



Portanto, eu decidi que quando começasse a gravar vídeos, eles seriam devidamente legendados e faço esse apelo para os Booktubers: legendem seus vídeos! Surdo gosta de ler e gosta de indicação de livro também!
É super simples adicionar as legendas e você pode fazer isso até mesmo pelo Windows Movie Maker, que vem instalado em todo PC com Windows:



Pode parecer besteira, mas muita gente ainda não sabe como fazer isso e/ou não tem ideia do quanto é importante, portanto compartilhe com seus amigos e, se você produz vídeos, comece a legendá-los.
Por uma blogosfera mais inclusiva, eu voto sim!
POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05

11 comentários:

  1. Ótimo post. É sem dúvidas essencial legendar os vídeos, assim oportuniza a todos conhecer o trabalho. Parabéns pelo post! Vá Além!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, uma coisa que eu mesma não tinha posto atenção!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu cuidado e realmente surdos gostam tanto como a gente e conheço muitos assim, parabéns isso importa muito, já admirava o blog agora admiro ainda mais.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Olá amor, tudo bem? É realmente muito importante ter legendas em vídeos, já que a legenda automática do youtube é horrível. Adorei sua dica, seu tutorial e obrigada!
    http://afogandonachama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Kemmy!
    Achei maravilhosa sua ideia, temos de facilitar para todos, principalmente os que são PNE.
    Não faço vídeos (ainda, porque nunca aprendi, mas um dia farei...), mas achei a dica importante.
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  6. OIeee amore! Com certeza essa é uma dica bem válida. Legendar os vídeos complemente as informaçoes que falamos nele. É útil para o leitor. Eu amei tudo por aqui.
    Passa lá no blog e confere as novidades.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. A ideia é incrível, e tem que ser espalhada. Tem a opção de fazer as legendas diretamente no youtube indo na engrenagemzinha clicando em legendas e depois adicionar legendas, não sei qual pode ser mais fácil se pelo movie maker ou direto no youtube, e no youtube também você poder ter a colaboração de outras pessoas e você como administradora do canal poderá revisar as legendas que as pessoas estão colocando e ir aceitando.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Que legal esse post!
    Obrigada por compartilhar essa ideia, com certeza irá ajudar a muitas pessoas!
    Dicas assim, são sempre muito bem vindas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kemmy!
    Acho as legendas ótimas, não só para surdos, mas também pra quem não tem um fone disponível na hora de assistir e não pode fazer barulho, tipo eu na hora de ir dormir hahaha o Movie Maker tem vários recursos legais que às vezes a gente nem sabe, tive que aprender o que tu mostrou no vídeo, sozinha, pra um trabalho da faculdade ano passado, e apanhei pra deixar bonitinho. Adorei a iniciativa! :D

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Uma grande dica. Se legendamos nossos videos, eles terão um maior alcance tanto para pessoas de outros países como para quem não pode escutar. Que ótimo você divulgar esse tutorial. Realmente, preciso começar com essa prática. super bjoooooo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kemmy!!
    Que postagem mais legal!! Não tinha conhecimento de como legendar os vídeos para o youtube achei super bacana sua iniciativa de divulgar esse tutorial!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!