date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Antes de dormir - S. J. Watson

11/04/2017

{Resenha} Antes de dormir - S. J. Watson

11/04/2017
Título: Antes de dormir
Título original: Before I Go To Sleep
Autor: S. J. Watson
Editora: Record
Ano: 2012
Páginas: 400
Skoob
Avaliação: 3/5
* e-book do acervo pessoal da blogueira *
Christine acorda numa cama estranha, ao lado de um homem com uma grossa aliança no dedo. Sua primeira reação é imaginar que na balada tenha se envolvido com um homem casado. Enquanto tenta se lembrar com esforço da noite anterior, entre pudores de ser descoberta pela esposa traída, ela finalmente se olha no espelho. E não reconhece o reflexo, pelo menos vinte anos mais velho do que esperava encontrar.

É então que o homem lhe revela algo perturbador: todos os dias, suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. O estranho, seu marido Ben, é obrigado a recontar a vida deles todas as manhãs. Encorajada por seu médico, ela começa um diário para ajudá-la a recompor as memórias dia após dia. Certa manhã, ela o abre e se depara com quatro assustadoras palavras: “Não confie em Ben”. E ela passa a se perguntar... Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar?

Tudo pode acontecer. Tudo acontece. Antes de dormir violenta toda e qualquer fabulação. É quase impossível não criar conjecturas que caem a cada página, para serem substituídas por outras teorias igualmente equivocadas. No centro deste romance surpreendente sobre memória, identidade e loucura, está uma pergunta aterrorizante. Como alguém pode viver se não consegue acreditar em si mesmo? Mais: como é possível se construir em menos de 24h?


Olá, pessoas.
Vocês sabem que eu amo thriller psicológico, né? Então, foi impossível não ficar curiosa com esse aqui: uma mulher que acorda sem saber onde está, quem é, o que faz ali... a proposta de Antes de dormir é realmente instigante! No entanto, seu desenvolvimento deixou a desejar.

Christine é uma mulher de quase 50 anos que não lembra de quase nada do que aconteceu em sua vida. Num primeiro momento isso é completamente assustador, mas então seu marido lhe explica que ela sofreu um acidente e, por isso, é amnésica. Ele anota coisas em um quadro para que ela não fique tão desorientada, mas não há nenhuma anotação sobre o médico que liga para Christine falando sobre uma consulta. Ela deve confiar no tal médico? Afinal, seu marido não falou nada sobre isso...

Quando o Dr. Nash lhe explica que ela tem mantido um diário, ela corre para lê-lo. E é então que ela descobre a terrível frase escrita nele: Não confie em Ben. Agora, ela terá apenas as horas que seu marido está fora trabalhando para descobrir o motivo daquilo estar escrito ali.

“O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias?”

Assim que começa a ler, ela percebe que teve muitos flashbacks nos últimos dias, lembrou de inúmeras coisas que não imaginava e sobre as quais o marido não lhe contou, o questionou sobre isso, consultou com o Dr. Nash...

Enfim, como uma amnésica e escritora de romances, Christine não é uma narradora confiável. Ela pode estar alucinando sobre o que escreve, pode ser apenas um livro de ficção, pode ser que ela esteja sendo enganada sobre o que ela mesma está escrevendo... são muitas suposições, em muitos momentos ela mesma desconfia dela, tudo em que ela pode se apoiar é aquela frase no início do diário. Mas se ela não pode confiar no próprio marido, em quem ela poderá?

Dividido em três partes e 400 páginas, Antes de dormir tem uma narrativa lenta e monótona. Quando finalmente acontece algo realmente interessante, o livro acaba. Esse é um grande problema que eu percebo nos thrillers psicológicos/suspenses: o autor se preocupa tanto em manter o mistério pelo livro todo que esquece o que fazer depois que o mistério finalmente for revelado. E aí a frustração alcança seu pico.

Antes de dormir foi um livro previsível. Fui enganada em alguns momentos, mas num geral eu já imaginava exatamente como tudo terminaria. A segunda das três partes em que ele é dividido é cansativa, pois é a parte do diário da protagonista e como ela não tem memória ela precisa reler o que escreveu no diário e sim, ela escreve pra gente aquilo que ela leu. Não com detalhes, mas fica repetitivo na maior parte do tempo.

“Qualquer coisa que ele me diga agora, eu terei esquecido quando acordar amanhã. O dia de hoje é tudo o que eu tenho.”

Aliás, em muitos momentos eu fiquei me perguntando: ela disse que só tinha cinco minutos pra escrever mas deu tempo de ler o que já havia escrito e ainda escrever tudo isso? Não tá certo. O timing estava completamente errado, o que para mim foi um grande furo.

Só agora, na hora de escrever essa resenha, que descobri que há uma adaptação para o cinema com Nicole Kidman no papel principal. Vou tentar assistir, com esperança que seja menos monótono que o livro, pois a proposta é realmente boa. Se eu conseguir ver, volto pra contar pra vocês como foi.
POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05

13 comentários:

  1. Estou louca para ler esse thriller incrível, mesmo se ficar decepcionada com o final ainda quero ler, uma pena a narrativa ser cansativa, espero gostar vamos ver.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu li esse livro e gostei muito. amo suspense e apesar de ser previsível valeu a leitura por manter presa até i final, eu li játem um tempinho e nem resenhei e não sabia que tinha adaptação para as telonas! E de verdade não não achei nada monótono! rs

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Comecei lendo a sinopse achando que era realmente um thriller psicológico - que não curto muito - mas depois me pareceu mais convidativo, porque adoro esse drama da perda de memória e tudo mais. Sério, se tem um assunto que me prende, é esse. Mas sei lá, pelo que falou, o livro parece bem paradão e mal acabado, daí fiquei meio desmotivada. Mas bem curiosa pra saber o que que esse Ben tem de errado, aí tem coisa!

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Kemmy!
    Deve ser totalmente aterrador você acordar diariamente sem saber de nada do que se passou em sua vida...
    Amo também thrillers psicológicos e fiquei um pouco desanimada em ver que tem trechos cansativos no livro.
    Já sabia da adaptação para o filme mas também não assisti ainda, dizem que fizeram uma atualização e ao invés de diário escrito, ela faz um catálogo de fotos, deve ser mais ágil que o livro, né?
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei super animada com a sinopse, mas não sei lidar com livros cansativos. É difícil conseguir me concentrar numa leitura, então evito tramas muito arrastadas.

    ResponderExcluir
  6. Amo thriller, um com perda de memória me parece bem atrativo, acho que deixa o assunto bem interessante.
    Não sabia que tem uma adaptação para os cinemas, o livro não sei se vou ler, mas o filme vou procurar.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Não resisto a um bom thriller, e este parece ser bom. Não vi a adaptação para o cinema ainda, e nem sei porquê. Li poucos livros onde haviam perdas de memória, mas isso sempre trás cenas interessantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu assisti o filme! Gostei, é bem interessante. Fiquei curiosa pela leitura, mas só em saber que tem umas partes cansativas, já me desanimei. Ainda mais que já assisti o filme.
    Ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kemmy,
    Fiquei sabendo deste livro quando o filme foi lançado e quando procurei saber da sinopse me interessei, pois na época estava me aventurando em thrillers e achei que seria uma boa leitura, mas acabei lendo uma resenha e foi mais negativa do que esperava e isso me desmotivou a adquirir o livro (pelo menos temporariamente). Um livro com uma premissa tão boa como essa merecia um pouco mais de dedicação no desenvolvimento da trama. A ideia da protagonista estar no escuro sobre o que acontece e bem interessante, pois seria uma ótima forma de envolver o leitor e, junto com a personagem, ir desvendando o mistério. Ainda não sei se vou ler este livro, mas pretendo dar uma chance para o filme.

    ResponderExcluir
  10. Lembrei de Como Se Fosse a Primeira Vez, só que uma versão um pouco mais aterrorizante, fiquei instigada em saber se é realmente um romance, em que ela pode confiar? Se tiver a oportunidade de lê-lo eu não vou com tanta expectativa e saber que a narrativa é lenta e saber que o autor fica um pouco sem saber com o que fazer no final do livro e perdendo um pouco o timing.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Ainda não conhecia esse livro, e que legal já existir uma versão para o cinema. Com certeza, vou anotar a indicação e vou conferir. As veze lemos algo na história e ficamos nos questionando se realmente é possível. Muito boa sua resenha, bjooo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kemmy!!
    Também amo thriller psicológico, mas é uma pena que as vezes a leitura torna-se cansativa e monótona!! Mesmo assim quero muito ler esse livro e descobrir por que a Christine não pode confiar em Ben!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Eu já vi um filme parecido nome como se fosse a primeira vez ela acordava e não lembrava de nada e quase parecido. Agora quanto a esse livro queria saber o porque de não confiar no marido e porque no diário ela não falava do médico como se ele a manipulasse é me deixou curiosa.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!