date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} A estrela que nunca vai se apagar - Esther, Lori, Wayne Earl

02/04/2017

{Resenha} A estrela que nunca vai se apagar - Esther, Lori, Wayne Earl

02/04/2017
Título: A estrela que nunca vai se apagar
Título original: This Star Won't Go Out
Autores: Esther, Lori e Wayne Earl
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 448
Skoob
Avaliação: 3,5/5

* livro do acervo pessoal da blogueira

A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireoide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez on-line e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas como aniversários. A jovem perdeu a batalha contra a doença, mas deixou um legado de otimismo e celebração ao amor. Atualmente sua mãe, Lori Earl, preside a instituição sem fins lucrativos This Star Won´t Go Out (tswgo.org), que apoia pacientes e famílias que lutam contra o câncer.

Conheci esse livro, assim como tantas outras pessoas, por causa de A culpa é das estrelas. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Hazel Grace não "conta" a história de Esther Grace. A estrela que nunca vai se apagar é a história de vida da garota que inspirou John Green a escrever A culpa é das estrelas.


Esther Gracel Earl descobriu um câncer de tireoide em 2006 e lutou por quase 4 anos, até falecer em 2010. Nesse livro, acompanhamos o diário de Esther, fotos de sua infância e adolescência, cartas que escreveu às pessoas que amava.
Ela descreve seu estado de espírito e saúde, as dores que sente e divide suas alegrias conosco, em especial o grupo de nerdfighters do qual participa. 

esther earl e john green

Não há só os relatos dela, mas também de amigos e principalmente dos pais, que atualizavam a todos sobre seus progressos, dores e fraquezas por meio de um site. 
É perceptível o quanto Esther é querida por todos que a rodeiam e o quanto estar sempre feliz faz parte de sua personalidade, mesmo quando ela tinha todo o direito a estar triste, melancólica, irritada e sabe Deus o que mais. 

Ela não culpa Deus, mas em vários momentos se pergunta o motivo de ter que passar por aquilo, embora ela assuma que isso trouxe coisas boas para sua vida, como a proximidade com sua mãe. Algo que fica muito claro é o quanto Esther era e continua sendo amada pelos seus familiares e amigos, como mesmo nos momentos de dor e fraqueza ela procurava ajudar os outros, ela queria poder ajudar quem era doente como ela.

this star won't go out TSWGO


Esther teve uma vida boa, apesar de curta. Viajou para inúmeros lugares e foi mais amada do que algumas pessoas com dezenas de anos nas costas. 
Foi triste acompanhar o desenvolvimento da doença e o definhar de Esther através das fotos e relatos. Confesso que até a metade o livro estava um pouco chato, bastante repetitivo, pois eram fragmentos do diário de Esther + site que os pais atualizavam + comentários de amigo, focando principalmente no grupo de nerdfighters do qual ela participava. 

A importância da Internet, de Harry Potter e dos amigos nos traz uma lição de amizade, amor e esperança, mas, veja bem, ela era só uma menina, seus pensamentos eram bobinhos e, assim, seu diário também era. Acredito que poderiam ter enxugado boa parte dessas quase 500 páginas.

a estrela que nunca se apagará resenha

Algo que surgiu ao ler A estrela que nunca vai se apagar é uma admiração pelo autor John Green. O único livro que li dele - A culpa é das estrelas - não é o meu livro favorito, mas ele é uma pessoa realmente maravilhosa.

Esther era uma menina de coração puro e bondoso que sem dúvidas não merecia o sofrimento pelo qual passou, mas se nem ela mesma questionou Deus sobre seus desígnios, quem sou eu para fazer isso?

Esther Grace deixou um legado de amor e altruísmo. Seus pais fundaram a This Star Won't Go Out, que arrecada dinheiro para ajudar a custear tratamentos de crianças com câncer (e outros projetos que Esther teria aprovado). 

esther grace earl biografia

A diagramação está belíssima, rica em cores e detalhes. Não encontrei erros de revisão e é uma leitura muito fluida, pois são fragmentos de pensamentos, escritos, fotos e afins. Se fosse mais breve, ao meu ver seria melhor, mas isso não impediu de lágrimas e mais lágrimas rolarem pelo meu rosto nas páginas finais.

Aliás, ao final do livro, podemos ler alguns rascunhos de obras de ficção que Esther tinha começado a escrever. Estão todos inacabados e isso me lembrou demais de Uma aflição imperial. Como John Green fez questão de ressaltar, A culpa é das estrelas não é um livro baseado na vida de Esther, mas sim inspirado por ela.

biografias famosas
A estrela que nunca vai se apagar é um livro recomendado para quem gosta de narrativas feitas através de cartas/diários, para quem precisa de uma dose de motivação, para quem acredita que o amor é mais forte que a Morte e especialmente pra quem não tem medo de derramar lágrimas ao ler um livro biográfico. 


POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05


9 comentários:

  1. Oii, Kemmy!
    Comecei a ler o livro ontem e ao contrário de você não estou achando o inicio chato, estou gostando bastante até agora.

    Beijooos - Refúgio Da Ju

    ResponderExcluir
  2. Kemmy!
    Até gosto de livros que são escritos em formato de diário/cartas, porém, no momento, ando correndo de livros sick lit, onde as lágrimas vão rolar por causa de todo sofrimento vivido pela personagem...
    Que no momento leituras mais animadas, quem sabe futuramente?
    Desejo um mês repleto de realizações e uma semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Logo que saiu A culpa é das estrelas, eu quis muito ler esse livro, mas fiquei com medo de ser triste demais, e procuro evitar esse tipo de livro pra não ficar meio abalada, sabe? Mas a história dela parece maravilhosa, e pelo seu relato, deu pra perceber o quanto a garota era querida e influenciava todos à sua volta. Como tu disse, 500 páginas é bastante e parece cansativo, então fui deixando pra depois, mas um dia ainda quero ler :)

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Poxa eu sempre vi esse livro nas redes sociais mas nunca sabia do que se tratava, não gosto de ler historias tão triste que choro horrores, mas ainda tem as palavras de uma criança que sofreu.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita curiosidade com esse livro, assim como o resto do mundo conheci esse livro através do John Greeen e desde então sou doida para lê-lo, mas confesso que tenho certo receio ja que o final é triste ...É mais facil quando essas coisas são ficção.. Eu amei a resenha,ficou incrível♥
    Beijo
    Blog: www.estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Kemmy,
    Este livro está na minha lista desde que li A culpa é das Estrelas e descobri que John Green havia se baseado nele (na história de Esther) para criar sua história fictícia. Acompanhar relatos de vida de uma jovem que teve que encarar esta terrível doença não deve ser fácil. Quando leio uma história ficcional, por mais que me emocione, sempre tenho aquela esperança de uma final feliz, de uma cura milagrosa, mas quando é uma história real os fatos me atingem com mais força e me obriga a aceitar que a vida não é justa. Não tenho dúvidas de que Esther fi amada por seus familiares e amigos e que, mesmo vivendo pouco tempo, deixou uma grande lição de força e luta. Achei lindo que os pais dela criaram uma fundação para ajudar outras crianças, isso é uma prova de que sua passagem na terra tinha um propósito bem maior.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Não li A Culpa é das Estrelas, mas pretendo. Mas esse livro em questão, apesar de parecer uma boa leitura, não pretendo. Não gosto de ler enredos que me deixam muito tristes. Mas tenho certeza de que traz uma bonita mensagem.
    Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kemmy!!
    Ainda não tive coragem de ler esse livro e nem A culpa é das estrelas por que sei que vou chorar muito com essas duas obras!! Pelo que vi o livro é mais um diário que a Esther Grace escreveu. Achei a edição bem bacana e muito bonita, gostei bastante do livro e espero ainda ler esse história tão emocionante!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Se chorei com A Culpa é das Estrelas imagine com esse livro, também só o decsobri depois de ler A Culpa é das Estrelas. Gosto de livros biográficos pela carga reflexiva e de aprendizado que eles nos trazem, apesar de ser triste eles nos lembram de dar valor as coisas mais simples e pararmos de reclamar de coisas tão pequenas. Ter o relato dela e das pessoas em volta nos mostra como o câncer não só adoece a pessoa que o tem, mas também a família e pessoas em volta. Também concordo que 500 páginas são um pouco demais, e a diagramação me pareceu linda também.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!