date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Para sempre - Kim e Krickitt Carpenter

05/04/2017

{Resenha} Para sempre - Kim e Krickitt Carpenter

05/04/2017
Título: Para sempre
Título original: The Vow
Autores: Kim e Krickitt Carpenter
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 144
Skoob
Avaliação: 3/5

* livro do acervo pessoal da blogueira *
  
A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Olá, pessoas.
Na verdade era para essa postagem ser mais uma da coluna Livro que virou filme, mas só encontrei o filme numa qualidade péssima de imagem e áudio, então acabei deixando pra lá. Vamos de resenha, mesmo :)

Com uma diagramação simples, folhas amareladas e grossas, um prólogo e nove capítulos, Para sempre é uma história real contada por Kim Carpenter. Kim conheceu Krickitt (Krisxan) em 1992, durante um telefonema para encomendar jaquetas esportivas. Foi "amor à primeira frase".
Kim narra e não economiza elogios à mulher. Por meio dele, sabemos que Krickitt é atlética, ama esportes, é cristã e muito pé no chão. No entanto, Kim acaba sendo pouco desenvolvido e não sabemos quase nada sobre ele, além do fato de terem "muitas coisas em comum". Esse foi o primeiro ponto a me desagradar.

Cerca de dois meses depois de se encontrarem pessoalmente pela primeira vez, resolvem se casar. E é isso: em menos de um ano eles se conheceram, conversaram hooooras por telefone, passaram uns 8 dias juntos e decidiram casar, já que moravam longe um do outro. Claro que a maioria das pessoas, inclusive os leitores, pode pensar: isso não vai dar certo! Mas o amor é assim mesmo, não é medido por tempo nem nada, ele só existe. Esse foi um ponto positivo da obra.


Infelizmente, pouco tempo após se casarem, ambos sofrem um acidente que atinge muito mais Krickitt que Kim. Com danos sérios na cabeça, a esposa lembra de coisas básicas como seu nome, mas não lembra do marido. Então, Kim tenta fazê-la lembrar.

Como Krickitt é transferida de helicóptero para um hospital a quilômetros de distância e o marido não pode ir junto, ele e o pai vão dirigindo a mil por hora. Apesar de pai e filho terem sido completamente imprudentes ao não cuidar dos ferimentos de Kim e dirigir a 170km/h para encontrar a esposa, eu consigo me imaginar fazendo algo parecido para poder estar perto do meu filho. É, o amor tem dessas coisas.


Logo de cara eu pensei: 144 páginas e uma fonte grande só podem significar uma coisa: história mal desenvolvida. E até certo ponto eu estava certa. Algo que me incomodou demais no livro foi que o autor focou na doença da esposa e nas tentativas de fazê-la se lembrar dele, portanto é claro que acabou faltando profundidade, algo que me fizesse ficar ávida por mais. Ainda assim, é muito bonito e ajuda a perceber que amar e aceitar o outro como é faz tudo dar certo.

Uma coisa que senti falta foi uma foto do casal (na orelha, contra-capa, onde fosse!)
Por ser capa de filme eu ficava imaginando as histórias com os atores mas às vezes aquilo parecia não se encaixar. Aliás, aqui estão Kim e Krickitt Carpenter e também uma foto com a capa original do livro:


Para sempre é um livro curtinho que pode ser lido em cerca de 3 horas. Não indico para quem espera um romance meloso e bem elaborado, mas recomendo sem pensar duas vezes para quem precisa renovar sua fé no amor entre um casal.

AVISO AOS PARTICIPANTES DO TOP COMENTARISTA: não esqueçam de conferir sempre na planilha se seus comentários estão sendo computados. Se não estiverem, é porque o comentário foi superficial. Por favor, leiam a postagem antes de comentar, ok? Eu me esforço pra trazer conteúdo aqui, não custa ler e deixar um comentário decente.

POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05

22 comentários:

  1. Oi, Kemmy. Nunca li o livro e é uma pena que ele não tenha sido do jeito que você imaginou, entretanto, posso afirmar que o filme é mil vezes melhor e muito bem ambientado, além de mostrar um casal maravilhoso! Eu fiquei apaixonada por ele e assistiria quantas vezes fosse necessário. Espero que goste!
    Beijos, Miriã Caetano
    Blog Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tudo bem? Li esse livro em 2015. Foi um desses que a gente compra só em ler a sinopse, sabe? (risos) Não me arrependi! Valeu a pena! É um livro que nos faz despertar para a importância de vivermos cada momento como se não houvese amanhã. Nos faz lembrar que a vida é feita de momentos e como dizem: o ontem passou, e o amanhã bem, o manhã pode não chegar ou não ser como gostaríamos que fosse. Enfim... Não desperdiçarmos as oportunidades, principalmente aquelas em que temos a oportunidade de estarmos ao lado de quem amamos. Lembre-se: Isso é o que faz a nossa vida valer a pena apesar de todas as dificuldades que a mesma nos imppoe. Parabéns pela resenha! Bom trabalho! Vá além!

    ResponderExcluir
  3. Nunca dei nada por esse livro (julgando só pela capa), mas gostei de saber mais sobre ele. O fato de ter faltado profundidade me desanima um pouco em ler, mas pode entrar na lista de "possíveis leituras" :)

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro há muitoooo tempo, e lembro que gostei dele, apesar de ser curtinho demais e pouco desenvolvido mesmo. O que mais gostei na história foi toda a dedicação dele pra esposa lembrar de tudo, achei isso muito bonito. Mas a história corre rápido demais e um pouco vazia :/
    Sobre o filme: assisti logo depois de ler o livro, e odieiii! Sério, achei que não tem nada a ver com o livro, mudaram muita coisa, e até o nome dos personagens. Se tem uma coisa que me irrita é mudar O NOME dos personagens, que é uma coisa tão básica -_- Como um filme, é bom, mas como uma adaptação, deixa muito a desejar ://

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Kemmy, confesso que também gosto de livros grandinhos, dá uma impressão que vamos encontrar uma história mais elaborada, mas sabe, alguns curtinhos as vezes me surpreendem. Já tinha visto o trailer, fiquei curiosa para ler o livro e depois ver o filme. Muito boa sua resenha, acho bem bonita essa capa. Vou anotar a indicação, bjooo

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar no título desse livro, mas não me lembro se foi com essa capa.
    Curti bastante livros que são curtos por que assim a história flui muito rápido e não ficamos muito ansiosos com o final! Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Até que gostei mas to caindo um pouco fora de livros que me fazem chorar e esse é o selecionado para me deixar assim rsrsrs, mas gostei bastante da química do casal e logico que vou querer ver ao filme e ler o livro sem chorar kkkkk.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Já assisti ao filme e li a obra.
    Também senti muita falta de uma foto do casal já que é uma história real para dar mais veracidade ainda.
    A premissa é bem interessante, mas realmente o foco é a doença e alguns outros pontos acabam não sendo bem desenvolvidos. Adorei saber suas impressões e ver que temos uma opinião parecida.
    E deixo abaixo o link onde você pode assistir online gratuitamente o filme:

    http://www.filmeseseriesonline.gratis/para-sempre-dublado/

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Sempre ouvi falar maravilhas desse livro e quero muito ler.
    Assisti ao filme varias vezes e simplesmente amo ele
    Espero ter a oportunidade de ler em breve e de curtir a leitura tanto quanto você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Kemmy,
    Já li este livro há algum tempo e foi uma leitura bem diferente do eu estava esperando. Por ser uma história verídica os fatos narrados são, algumas vezes rotineiros, principalmente antes do acidente, então em um primeiro momento não me envolvi muito na trama. Depois que acontece a tragédia, a narrativa fica mais voltada para o estado de saúde e em como melhorar ou reverter a situação de Krickitt. Foi aí que comecei a encarar a história com outros olhos. É uma linda história de amor sim, mas é acima de tudo uma história de superação, de desafios e persistência, pois será na luta diária que Kim se manterá motivado para ter sua esposa saudável e ao seu lado novamente. Eu amei a leitura e o filme é muito bom, mas não se parece em nada com o livro, foi usada a base da história e transformaram em lindo filme romântico.

    ResponderExcluir
  11. Oii Kemmy Oliveira
    Não conhecia essa obra, a edição parece ser bem simples mesmo, não sou fã de capas assim, porém acabo dando mole para histórias de qualidade. Esse livro não me chamou atenção e de nenhuma forma encheu os meus olhos, não assistir o filme e não sei se leria o livro. Sou muito fã de romance, sou daquelas que adora romance meloso, clichê mesmo, com o feliz para sempre, rsrs. Gostei de sua resenha, porém não anotarei essa dica.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  12. Kemmy!
    Já tive oportunidade de ler esse livro há alguns anos e na verdade, fiquei bem comovida com todo enredo doloroso, e devo concordar com você que realmente por ter focado mais na doença e nas lembranças, o livro parece um tanto superficial.
    Confesso que achei o filme bem mais interessante que o livro, porque trouxe forma aos protagonistas que no livro não foram tão bem descritos quanto deveriam.
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  13. Oiii Kemmy, tudo bem linda?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, e agora lendo a sua resenha só digo que preciso urgentemente de um romance que me faça ficar emocionada e até mesmo chorar, dica muito mais que anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Adoro romances e o enredo deste me deixou bem curiosa, já vi coisas parecidas em outros filmes e livros, mas o fato de a história ser real é que me deixou com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  15. Mano, Romance que não é meloso, nem bem elaborado é comigo mesmo! não gosto de romances que beijo toda hora... Aff! Acho que essa é uma boa dica!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Parabéns pela resenha, muito bem construída. Sinceramente, não é um estilo de leitura dos meus preferidos, mas quem sabe, se surgir uma oportunidade, venha a ler. O filme, creio que não, pois também não sou chegada a romances. Mas a dica está anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Kemmy!!
    Lembro que comecei assisti esse filme mais por algum motivo não terminei de ver. E acabei não me interessado pela a história do livro. Só sabia que era baseado em uma história real!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Lembro que li esse livro duas vezes por motivos diferentes, e até achei ele bonitinho, mas... Parecia uma pregação religiosa de como Deus é bom, existe e cuida das pessoas e do amor do casal, blablabla. Como não gosto de romances e nem da religião cristã, não gostei do livro e o passei pra frente. E, sim, também senti falta de uma foto do casal real!

    ;*

    ResponderExcluir
  19. Olá Kemmy, apesar de gostar do filme nunca senti vontade de ler o livro, coisa rara de acontecer, e depois dos seus comentários acho que não seria uma leitura que eu iria curtir =/

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  20. Ganhou pontos por ter páginas amarelas. Não sabia que era baseada em uma história real pensava que era mais um romance clichê e por isso nem tinha dado uma chancezinha. Focar apenas na doença acho que foi um ponto negativo, mas acho que porque é algo lindo ver a dedicação e amor dele por ela apesar do esquecimento e as tentativas de fazê-la lembrar. A história me recordou um pouco de Como Se Fosse a primeira Vez, com certeza fiquei com vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, acho que o filme é radicalmente diferente do livro então! Depois de ver o trailler eu quis saber mais da história e não me decepcionou, apesar de ser meio dramalhão. Mas tenho certeza que a parte do amor que ele sentia por ela deve ser igual, é muito tocante ver isso no filme!

    ResponderExcluir
  22. Acho que pra quem gosta do gênero o livro deve ser uma coisa linda da vida kkk. Não sou muito fã mas acho legal o livro reforçar esperança.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!