date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} O segredo do meu marido - Liane Moriarty

22/04/2017

{Resenha} O segredo do meu marido - Liane Moriarty

22/04/2017
Título: O segredo do meu marido
Título original: The Husband's Secret
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 368
Skoob
Avaliação: 4.5/5
* livro do acervo pessoal da blogueira *

Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta para ser aberta apenas depois que ele morresse. Imagine também que essa carta revela o pior e o mais profundo segredo dele - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você esbarra nessa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo...
Emocionante, O segredo do meu marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos.

Apesar de comentarem comigo que Pequenas Grandes Mentiras (recentemente adaptado pela HBO) é melhor que O segredo do meu marido, resolvi conhecer a autora por esse. Ela não me decepcionou.

De início, somos apresentados à família Fitzpatrick: Cecília, a esposa e mãe modelo, seu marido John-Paul e suas filhas Polly, Esther e Isabel. É Cecília quem vai encontrar a carta que só deveria ser aberta após a morte de John-Paul.
Quando comecei a ler, achei que a trama inteira giraria em torno de Cecília e John-paul. Não sei dizer se estava animada ou assustada com isso, mas depois que percebi que a história intercalaria a vida de três famílias, fiquei bem mais segura e ávida pela leitura. Sinceramente acredito que tudo seria muito rápido e decepcionante se focasse apenas no casal "principal". 

Depois, entram na história Tess, Felicity e Will. Eles moram em Melbourne, mas após uma revelação que abalará o mundo dos três, Tess e Liam, seu filho, vão para Sydney por tempo indeterminado. Apesar dessa história não ser ruim, eu estava ansiosa para voltar à primeira história, queria descobrir o que havia na tal carta.

No entanto, o próximo capítulo me trouxe uma nova história: Rachel, Lauren, Rob e Jacob a protagonizam. Eles moram em Sydney, mas os três últimos logo irão para NY, o que deixa Rachel desolada, pois Jacob é seu neto amado e quem faz com que sua vida tenha sentido. Aparentemente essas três histórias não tinham nenhuma ligação, mas foi nessa aqui que a trama foi se firmando, com personagens que se conheciam ou iriam se conhecer...

Todos os envolvidos têm seus segredinhos sujos. Qual é o pior e qual a relação com os dos outros? Você terá que ler para descobrir...


Apesar de eu ter classificado esse livro como chick-lit, ele tem uma alta dose de drama. O drama familiar é o cerne do livro, mas além disso há o mistério que envolve a tal carta, traição, morte e muito mais. Ele só foi classificado como chick-lit porque o foco são as mulheres, seus dramas e também porque há passagens bem engraçadas.

“Cecilia doaria um rim para a irmã mais nova sem hesitar, mas, às vezes, tinha vontade de se sentar em cima dela e esfregar um travesseiro na sua cara. Esse tinha sido um jeito eficiente de mantê-la na linha quando crianças. Era uma pena como os adultos tinham que reprimir seus verdadeiros sentimentos.”

Um grande erro que autores de suspense cometem é: passar páginas e mais páginas desenvolvendo o mistério, nas últimas dez trazer um plot twist, explicar pontas soltas brevemente e fim. Em geral, isso é frustrante. Mas Liane Moriarty segue por um caminho diferente: ela nos entrega o grande segredo no meio da obra e, a partir daí, vai trabalhando com as consequências que ele causou, causa e causará na vida das pessoas envolvidas. E isso é genial. A tensão é mantida e a possibilidade de se frustrar ao fim é menor. 

O mistério da carta é resolvido mais ou menos na metade do livro, mas a tensão sobre o que acontecerá a seguir permanece. Quais serão as consequências? O que Cecília fará com aquela informação? Muita coisa está em jogo e ela tem uma decisão importantíssima a tomar.
Além disso, outros dramas vão sendo acrescentados, de forma que a autora nos obriga a continuar virando as páginas avidamente.


A Intrínseca fez um excelente trabalho na revisão do livro, impecável eu diria, pois não lembro de ter visto nenhum erro. Por outro lado, pecou na diagramação. As folhas são amareladas, grossas o suficiente pra não ter a leitura atrapalhada pelo outro lado, as margens são boas, mas a fonte é pequena. Não sei se estou ficando velha ou o que, mas foi por isso que demorei mais que o normal pra ler esse livro: eu precisava forçar um pouco minha visão e, por isso, acabava sentindo sono e/ou dormindo. Podiam diminuir um pouco o espaço no início dos capítulos e caprichar no tamanho da fonte, hein, Intrínseca?



Você já leu esse ou outro livro da Liane Moriarty? Me conta!
POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05

10 comentários:

  1. eu ainda nao li nenhum livro dessa autora, nao conhecia ela. nao faz muito meu estilo, mas eu pensei em da uma chance ate ver fotos e ler sobre vc comentando da fonte do livro, eu odeioooo letras pequenas. a fonte pode ser grande e o livro ficar enorme, mas a leitura flui melhor e mais rapida do que com fontes pequenas!

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Kemmy!
    Não li nenhum um livro ainda da autora.
    Gostei muito de ver que o tema não girou apenas em torno do casal e muitas outras personagens estão envolvidos na trama e no drama familiar, e, ainda tem i mistério da tal carta...
    Quero ler!
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a letrinha dele realmente parece bem pequena =O Não conhecia a autora e nem o livro, e esse outro dela é aquele que virou série? Gostei bastante da história, porque amo chick-lit, porééém fico meio zzzZZZzz quando leio livros que intercalam histórias que se juntam depois. Prefiro isso em filmes haha fiquei bem curiosa com a situação da carta, e sério, se ela vai abrir depois de ele morrer e isso pode abalar a relação que eles tinham, eu preferiria nunca encontrar a carta. Que conte enquanto está vivo, então! Aff hahaha

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro para ler e confesso estar ansiosa para começar a ler, jurava que a historia seria apenas com um casal, acho que torna a historia ainda melhor e curiosa para saber desse misterioso segredo que pode ser tão grave.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido resenhas de Pequenas Grandes Mentiras mas esse ainda não conhecia, parece uma boa história onde os caminhos de três famílias se entrelaçam e tem m grande segredo descoberto w o desenvolvimento de suas consequências, um segredo que não é arrastado até o final do livro o que foi um ponto positivíssimo no livro.
    Pela imagem também achei a letra pequenininha.

    ResponderExcluir
  6. Sou muito curiosa e achei interessante a ideia de revelar o segredo no meio do livro!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas tenho visto alguns comentários positivos. Está na minha lista de desejados. Muito boa sua resenha. Estarei lendo assim que possível, bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Não conheço a escrita da autora, mas parece uma leitura que promete bons momentos.
    Espero , um dia, poder conferir.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Eu estava na maior vontade de ler o livro e descobrir o grande segredo (já descobrir mesmo sem ler) e Quando ficou na promoção na Saraiva comprei, mas acabei perdendo a vontade de ler.
    Amei a resenha e até fiquei animada, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kemmy!!
    Não li nenhum dos livros da Liane Moriarty, infelizmente ainda não tive oportunidade!! Mas esse livro sem dúvida é bem interessante principalmente por causa do suspense que autora colocou no livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!