date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Fragmentados - Neal Shusterman

16/04/2017

{Resenha} Fragmentados - Neal Shusterman

16/04/2017
Título: Fragmentados #1
Título original: Unwind
Autor: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 320
Skoob
Avaliação: 5/5
* e-book do acervo pessoal da blogueira *

Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .
Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos, desde as mãos até o coração, é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.
O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

Comecei a ler sem altas expectativas (isso geralmente é bom) e me surpreendi. Fragmentados foi uma das minhas melhores leituras de Março/2017:

A briga entre os pró-vida e os pró-escolha culminou em uma guerra conhecida como Guerra de Heartland. A Lei da Vida levou ao fim da guerra: de acordo com ela, o aborto estaria proibido durante a gravidez. "Aborto durante a gravidez? E que outro tipo de aborto existe?" você pensa. E eu te respondo: com a Lei da Vida, as pessoas podiam optar por um aborto retroativo, isto é, entre os 13 e 18 anos de um adolescente ele poderia ser abortado, ou melhor, fragmentado.

A Fragmentação é um processo em que a pessoa deixa de existir como uma forma única e passa a existir separadamente, com seus órgãos implantados em outras pessoas que sofreram acidentes, nasceram com doenças ou simplesmente querem ser aprimorados - desde que tenham poder aquisitivo para tal, já que cada parte de um corpo vale mais ou menos de acordo com as habilidades do fragmentário que o "cedeu". Fragmentário é todo aquele que passará/passou por um processo de fragmentação.

“As pessoas não são completamente boas nem completamente ruins. A gente passa a vida toda entrando e saindo das sombras e da luz. Neste momento, eu estou feliz por estar na luz.”

Agora que já estão situados em como tudo começou e por que estou falando disso, vamos conhecer um pouquinho nossos personagens principais: Connor arranja muitos problemas para seus pais e descobriu por acaso que será fragmentado, o que lhe dá a chance de fugir; Risa é órfã, vive em uma casa estatal e já não tem mais idade para ficar ali. Apesar de seus esforços, não foi adotada a tempo, está gerando custos para o Estado e, portanto, sua saída é a fragmentação; Lev vem de uma família religiosa e antes mesmo da concepção já estava fadado a ser um dízimo, ou seja, os pais o conceberam propositadamente para ser uma oferenda a Deus. 

A vida dos três se cruza por acaso e, então, eles precisam achar uma saída para esse fim a que estão destinados. Eles até encontram, mas o problema é: em quem eles podem realmente confiar?


Narrado em terceira pessoa e com a narrativa intercalada entre os personagens, Fragmentados é um livro que te prende do início ao fim. Risa é uma menina encantadora e inteligente demais, rouba a cena em diversos momentos com seu jeito de ser; Connor é muito ágil e esperto, salvando a si e aos outros sempre que possível; Lev é uma criança no início, mas podemos perceber o amadurecimento dele no decorrer da história e pode ter certeza de que ele não é mero coadjuvante.

O mundo de cada um dos três é completamente diferente, mas eles se unem por um objetivo em comum: fugir da Fragmentação. A forma como eles se conhecem beira o absurdo, mas a narrativa é muito bem construída, sem enrolações e muito menos fatos jogados na cara sem mais nem menos.

Neal construiu uma trama complexa que vai muito além do que qualquer sinopse pode lhe contar, e o melhor é que ele faz isso de uma forma leve e completamente instigante. A cada página virada eu só pensava que não precisava dormir, eu precisava de respostas. 


Fragmentados fala sobre doação e tráfico de órgãos, aborto, amizade, união, esperança e eu indico para simplesmente todos, pois acredito que vai agradar desde os adolescentes até os idosos, pois é muito fluido e cativante, além de gerar reflexões sobre temas importantes.

Continuação da série:
Desintegrados (Fragmentados #2): lançado em Janeiro/2017 pela Novo Conceito;
UnSouled (Unwind #3): sem previsão de lançamento no Brasil;
UnDivided (Unwind #4): sem previsão de lançamento no Brasil.
 
Você pode conhecer todas as obras do autor no site: Neal Shusterman.
POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05

12 comentários:

  1. Li esse livro no finalzinho de março/começo de abril e adorei também. Comecei a leitura sem expectativa alguma e fui surpreendida. Assim como li "desintegrados" e adorei também.

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro, tem um bom tempo achei a historia fascinante e espero gostar com tema bem forte eu gosto de historias assim mesmo.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, Kemmy. Tudo bem?
    Eu gostei muito desse livro. Ele é muito bem escrito e traz um debate muito interessante. Eu só fiquei um tanto receosa, pois não sei exatamente de que lado o autor está. E não saber a posição de um autor meio que me incomoda :P Mas não tiro os méritos do livro por causa disso. Só fiquei sabendo que a continuação veio para o Brasil faz pouco tempo e já estou bem ansiosa para ler, embora os comentários não tenham sido muito positivos :(
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Gi eiuheiuhe eu nunca sabia de que lado o autor estava, talvez nem ele mesmo tenha uma opinião sobre isso e tal
      E a continuação eu não tenho interesse em ler, sabia? Achei que mesmo com aquele final em aberto deu pra entender "tudo". Se tiver oportunidade lerei, mas não é prioridade

      Beijo!

      Excluir
  4. Eu prefiro começar a ler livros com baixa expectativa, porque depois é mais provável de se surpreender do que de ficar decepcionada. Achei o tema do livro beeem diferente, imagina pensar que vai ser fragmentado a vida toda! =O A trama tem que ser bem escrita pra a gente entender bem e ficar preso na história, me pareceu bem interessante. Fiquei curiosa pra saber se eles conseguem se safar, mas como o livro tem continuações, já dá pra imaginar o final x)

    Beijoss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    ótima resenha, parabéns!
    Fiquei curiosa para ler esse livro, pois gosto desse estilo de leitura. E por falar de tantos temas importantes, parece uma leitura que prende a tenção. Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Kemmy!
    O livro foi uma das melhores distopia que li no ano passado, porque é bem diferente das outras.
    Embora ainda não aceite muito a ideia dos Fragmentados, achei todo plot do livro maravilhoso.
    Agora quero ler a continuação.
    Desejo uma ótima semana!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  7. Esta resenha veio em boa hora, estou para iniciar a leitura deste livro e agora fiquei animada. Como mãe não consigo imaginar que por pior que um filho seja possa se tomar uma decisão dessa. Já vi que vou chorar.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro já esta na minha lista de livros que quero ler no skoob e eu nem sabia hahahah fiquei bem interessada na história, parece ser um livro cheio de tensão e reviravoltas, bem o estilo que eu gosto <3

    Ah, não sabia que ele abordava temas tão importantes como aborto e tudo mais, muito legal isso.

    Beijos ♡
    misinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Uma história bem interessante, é sempre bom começar com as expectativas baixas e ser surpreendido, queria ler o livro, me pareceu bem interessante a abordagem de aborto, tráfico e doação de órgãos em uma distopia, e os capítulos intercalados sempre dá dinâmica ao livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Que interessante esse livro, ainda não conhecia. Aborda temas importante e fortes. Com certeza, vale a pena conferir. Vou anotar a indicação e espero estar lendo assim que possível, bjo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kemmy!!
    Gostei bastante da resenha, ainda não li esse livro mais achei bastante interessante a premissa dele!! A história e bem diferente de tudo que já li em distopias!! Amei a indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!