date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha Dupla} Não Era Eu, Era Você - Renata Varela

29/04/2017

{Resenha Dupla} Não Era Eu, Era Você - Renata Varela

29/04/2017
Título: Não era eu, era você - Um romance sobre assumir, perdoar e cometer erros
Autora: Renata Varela
Editora: Amazon
Ano: 2016
Páginas: 263
Skoob
Avaliação: 3/5
* e-book cedido pela autora parceira *

Francine se orgulha de várias coisas.
Ela sabe que é uma ótima corretora de imóveis e se orgulha de ser valorizada em sua profissão. Francine também sabe que o amor de sua família é grande e se orgulha da relação que mantém sempre balanceada com as irmãs, Franciele e Fernanda. Ela também se orgulha de ter o coração "de pedra", como costumam descrever, e não ter se apaixonado de verdade desde os quinze anos.
Agora, Francine acaba de completar vinte e cinco verões. Está no começo da vida, na flor da idade, e esse ano tem tudo para ser o melhor de sua vida. Ela está no topo de tudo, mas, se há um problema de estar no topo, é que o vento lá por cima é sempre muito forte; pode fazê-la despencar em um piscar de olhos.

Olá, pessoas. 
Uma coisa que eu já queria colocar em prática e que recentemente foi sugerida pela seguidora Girlene Viey (obrigada, Girlene!) é realizar resenha dupla, ou seja, um mesmo livro é lido por mim e pela Júllia e postamos os diferentes pontos de vista sobre ele. Vocês sabem que romance não é meu forte, mas escolhi estrear a coluna com Não era eu, era você, da autora parceira Renata Varela.

RESENHA DA KEMMY

Eu iniciei a leitura sem saber exatamente o que esperar. Só sabia que era um romance.
Pois bem, me deparei com a história da Francine, que no alto dos seus 25 anos não gosta de relacionamentos sérios e mal fica com um cara por tempo suficiente para chamar de relacionamento. Ela gosta mesmo é de pegar e não se apegar.

Claro que ela acaba conhecendo uma pessoa que a faz mudar de ideia, mas até lá... bom, eu gostaria de dizer que até lá muita coisa vai acontecer, mas eu estaria mentindo. Esse foi um grande problema meu com a leitura: a falta de um pano de fundo pra vida da Francine, algo que realmente me fizesse continuar a ler, algum grande mistério envolvendo o passado dela, das irmãs ou da melhor amiga, Anamélia.

A irmã do meio, Franciele, até tem uma boa participação na obra, assim como a Ana, que é meio doidinha, mas acredito que elas poderiam ter sido melhor exploradas e focar menos na vida da Francine. Aliás, um livro sobre a Anamélia não seria nada mal! Ela é muito divertida. 

“Porque agora eu entendo uma coisa sobre se apaixonar: não é para os fracos, não. Os fracos não se apaixonam. Eles não têm estômago para isso. Os fracos fogem. Os apaixonados são os mais fortes. Aqueles que aguentam, arriscam e se arriscam. Colocam tudo a perder, mas não perdem a oportunidade de enxergar alguém - ou algo - com olhos apaixonados.”

No início do livro a história tomou um rumo diferente do que eu esperava e isso foi ótimo, pois assim eu fiquei "opa, o que será que vem a seguir?" mas a partir de determinado momento tudo passou a ser previsível demais, o que tornou a leitura arrastada para mim.

Nos últimos capítulos a leitura passou a fluir melhor pra mim, mesmo sabendo o que aconteceria no final eu fiquei mais conectada com os personagens e torcendo que tudo desse certo pra eles. A Renata escreve muito bem e em alguns trechos eu cheguei a gargalhar, mas eu realmente senti falta desse estímulo para continuar lendo.

Uma coisa que eu gostei demais e preciso destacar é que cada início de capítulo traz um trechinho de música. Como eu li no Kindle e geralmente estou fora de casa, acabei não procurando na hora (seria legal pra dar um clima), mas tem uma trilha sonora ótima, que conta com 3OH3! (nem lembrava que existia, mas já adicionei no Spotify), 30 Seconds to Mars e The All-American Rejects (amo!). Cada trecho de música se relaciona ao capítulo que vem a seguir.

Em alguns dias a edição física de Não era eu, era você ficará pronta e eu indico para quem gosta de romances leves, divertidos e despretensiosos.





RESENHA DA JÚLLIA
 
Já gostei do nome do livro. Chamou muito a minha atenção, mesmo não sendo uma fã assídua de romances. O livro é bem elaborado e conta com detalhes que te fazem imaginar estar vivendo a história. Eu gostei do tipo da narração porque quanto mais você vai lendo, mais parece que é você quem está contando a história e eu particularmente amo demais livros com esse tipo de narrativa.

Assim como todo livro, esse também tem seus altos e baixos, o famoso clichê que todo romance tem conta com bastante participação na história. A personagem principal é muito moderna e forte, isso chama bastante atenção, porque isso é o que nós mulheres buscamos (ou deveríamos buscar) pro futuro.

Não era eu, era você mostra muito a realidade, pois todos temos nossos altos e baixos e cada um lida de um jeito. O jeito de lidar com os problemas da personagem principal é fugir, jogar pra escanteio e fingir que nada aconteceu, mas, ao fazer isso com um de seus rolos amorosos, acaba se dando mal. Quando deu por si, já estava apaixonada e não sabia o que fazer. 

Os personagens são bem descritos, assim dá pra imaginar cada um deles, o que foi um ponto positivo.
Se eu recomendo esse livro? CLARO!
Se eu fiquei com gostinho de quero mais? SIM!
Se eu achei que acabou rápido? TAMBÉM!
Hotel? TRIVAGO

Como eu estava com saudade de resenhar pra vocês... Agora vem a parte que eu mais amo, a trilha sonora pro livro:

Marisa Monte - Ainda Bem


Sia - Chandelier


Rock of Ages - Waiting for a girl like you

Perceberam como um mesmo livro pode causar diferentes impressões, de acordo com a pessoa que lê e até mesmo o momento em que lê? Portanto, não deixem de ler um livro que querem muito só porque alguém não gostou tanto, tá?

Gostaram dessa nova coluna? Vou ver com a Júllia qual será o próximo livro que vamos ler para trazer Resenha dupla pra vocês!

POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05

7 comentários:

  1. Amo romances meninas, amei conhecer melhor esse livro. Nunca havia visto nenhum que houvesse uma personagem como mesmo nome que o meu hehe
    Parabéns pela resenha, abraços

    ResponderExcluir
  2. Kemmy/Júlia!
    Gostei sim da nova coluna, é interessante para vermos o ponto de vista de duas pessoas diferentes.
    Claro que cada livro causa um efeito diferente em cada leitor, para uns serve, para outros não.
    Como gosto de romances, achei bem bacana todo enredo e a história, mesmo que não tenha um mistério maior por tras.
    Bom dominfo e feriado!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia da resenha dupla! E a visão do livro muda muito de uma pessoa pra outra. Eu seria suspeita, porque adoro romances, e começando que já me identifiquei com a personagem coração de pedra. Com licença, mas essa era euzinha aqui há uns anos hahaha acho que a autora tem que explorar bem os personagens da história pro romance não ficar paradão e meloso demais, e as personagens maluquinhas da história sempre nos deixam querendo um livro só pra elas. Adorei as resenhas e fiquei com vontade de ler, hihihi

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ficou ótima essa resenha dupla. É muito legal saber as impressões de um livro, por duas pessoas que entendem do assunto. Que venham muitas outras resenhas!
    Gostei da indicação, parece ser uma leitura leve e bem romântica.
    Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kemmy e Julia!!
    Meninas adorei a resenha dupla muito legal ver o ponto de vista das duas!! Gostei bastante da resenha e da trilha sonora pra o livro principalmente a música de Sia - Chandelier!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Nossa gostei demais... Ainda mais c as musicas isso alimenta mais ainda a vontade de ler o livro. Parabens!

    ResponderExcluir
  7. Adoro romances s2
    O Título do livro resume um pouco a vida da Francine. Deu pra ter uma noção.
    Adoro quando retratam mulheres fortes. Ainda bem que estão cada vez mais apostando nisso, pq 90% são leitoras de romance.
    Pra Kemmy faltou aprofundar os personagens e pra Júlia não faltou rsrs fiquei em cima do muro com essa informação.
    Pretendo ler o livro. Tem uma coisa que eu gosto muito s2
    Até mais meninas !

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!