date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Série} 13 Reasons Why - Primeiras impressões

01/04/2017

{Série} 13 Reasons Why - Primeiras impressões

01/04/2017
Olá, pessoas.
Quem me conhece há um tempinho sabe que eu era imune aos encantos da Netflix, mas isso começou a mudar quando vi o trailer de Santa Clarita Diet. Ainda assim, não foi o suficiente para me fazer assinar. Nem mesmo os trailers de Os 13 porquês me deixaram assim tão alvoroçada; achei que poderia continuar minha vida tranquilamente apenas com a leitura em mente e o livro em mãos, mas estava redondamente enganada.  

Os 13 porquês foi uma das minhas melhores leituras da vida. Li em 2014 e esse ano tive que reler  para um Desafio Literário. Você pode conferir a resenha aqui, se quiser. Enfim, a questão é que hoje de madrugada eu resolvi assinar logo a tal Netflix e matar minha curiosidade. No momento estou iniciando o 6º episódio e, assim que terminar, farei mais um post contando sobre todos os episódios.

Não esperem por uma análise crítica de cenários, fotografia, roteiro e afins porque não entendo nada disso. Esse post é para relatar minhas primeiras impressões da adaptação do livro Os 13 Porquês na Netflix. Não se preocupem: NÃO TEM SPOILERS (se houver será ocultado)

13 reasons why série netflix








Começando pela abertura, então. Ela é muito delicada, sutil, mas mostra bem o que encontraremos na série. No início de cada episódio aparece uma fita com o número correspondente, como vocês poderão ver no próximo post.

Agora, sobre o primeiro episódio em si, logo de cara somos confrontados com a dura realidade da superficialidade com que alguns (maioria) de nós vivemos. Tudo deve ser postado nas redes sociais para ser importante; coisas trágicas como as que acontecem com Hannah Baker são assuntos para alguns dias, depois ninguém mais liga e só dão importância para determinados fatos quando já é tarde demais para isso.

Foi muito bom ver os pensamentos de Clay Jensen tomando forma, pois como citei na resenha algo que me incomodou foi ter que acompanhar os pensamentos dele, que se intrometiam na história da Hannah o tempo todo. Isso também fez com que a trama nos seja apresentada por mais ângulos. Passado e presente se fundem perfeitamente, é lindo de ver! São tão bem mesclados que só dá pra entender em que tempo está se passando pelo curativo que Clay tem no presente. Também foi lindo prever as próximas cenas e diálogos (quem nunca?)

Gostei de perceber que mesmo antes de os nomes serem citados eu já percebia quem era quem - e não, eu não sabia nada do elenco além dos dois principais -, e foi por isso que fiquei meio decepcionada ao ver a Courtney Crimsen. Não lembro se ela é descrita no livro, mas tenho certeza que não foi assim que a imaginei. 

hannah baker os 13 porquês
Katherine Langford como Hannah Baker

Nesse episódio, notei muita fidelidade à obra. Houveram algumas modificações sutis, mas nada que prejudique o andamento da história. O ator Dylan Minnette tem expressões ótimas e que nos transmitem as emoções que eu esperava que Clay tivesse. Em minha opinião, ele foi uma escolha acertada para o elenco, assim como Katherine Langford para o papel de Hannah.

Entretanto, assim como não gostei de Michele Selene no papel de Courtney, acredito que poderiam ter escolhido um Justin Foley melhor. Duvido que não tenham reparado, mas a partir de agora vão reparar de qualquer forma: ele tem um tique e fica se lambendo o tempo todo. É irritante! E ele nem é tão bonito assim para estar no papel do "gostosão".

Sei que pode parecer hipocrisia uma blogueira que está quase 24h por dia conectada falar uma coisa dessas, mas já no primeiro episódio uma coisa muito importante fica clara: a Internet pode ser muito boa ou muito ruim, só depende do uso que você faz dela. E, claro, coisas que são consideradas bobas por alguns podem modificar toda uma vida.

E então, gostaram? Não tenho experiência falando de séries, portanto críticas construtivas são bem-vindas! Ah, nos dois primeiros episódios eu não tirei prints das cenas, mas a partir do terceiro eu fui printando as que eu achava importantes/marcantes, então na outra postagem vai ficar mais visual.

Agora vou voltar pra Netflix porque as séries não vão se assistir sozinhas, né non?

POST VÁLIDO PARA O TOP COMENTARISTA DE ABRIL 
PARTICIPE ATÉ 02/05

14 comentários:

  1. Oi, Kemmy!!
    Que bom que você se rendeu a Netflix!! Bem vinda ao clube!! Também estou assistindo Os 13 porquês mais ainda vou para o segundo episódio!! Achei a abertura bem sutil mais de um impacto na história!! Já estou esperando as postagens falando das suas impressões da série.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oii, Kemmy!
    Ainda não estou rendida aos encantos da Netflix, mas estou louca para assistir essa série. Estou enlouquecendo aqui sem poder assistir, quero ver suas impressões, estou ansiosa para sofrer rsrs

    Beijooos - Refúgio Da Ju

    ResponderExcluir
  3. Kemmy, eu ainda não li o livro (mas tenho muita vontade pq falam super bem) e ainda não comecei a série (mas pretendo). Que bom que você caiu nos encantos da Netflix, bem vinda ao clube, hahaha! E só te aviso que é um caminho sem volta, hahah!
    Adorei essa frase "a Internet pode ser muito boa ou muito ruim, só depende do uso que você faz dela". Isso é a mais pura verdade, devemos ter muito cuidado e pensar muito antes de colocar certas coisas na rede.

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  4. Kemmy!
    Nem me fale... tenho resistido bravamente a não assinar o Netflix, porque caso contrário, não sairei mais da frente da tela... afffffffeee!
    Aí me vem você, explicitando o primeiro episódio de uma série que parece maravilhosa, será que conseguirei resistir muito tempo?
    Não li o livro ainda, mas por sua resenha, que por sinal ficou fabulosa, quero ler o livro e ver a série.
    Desejo um mês repleto de realizações e um final de semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Quero começar a assistir a série hoje sem falta a Netflix salva meus domingos tediosos.
    Ainda penso em ler o livro mas a série ta falando mais alto.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. hahaha as séries precisam de nósss pra serem assistidas, e agora eu também sou fã da Netflix. Quero ler esse livro há anosss, sério, acabei de abrir a página da Livraria Cultura pra comprar e ler logo e poder assistir a série enquanto a minha assinatura da Netflix não acaba haha
    Fiquei sabendo da série faz pouco tempo então não consegui ler o livro, mas estou super animada por ambos! Acho o assunto super pertinente já que a internet é super presente e modifica a vida de todo mundo (esperamos que sempre pra melhor). Gostei da resenha, mas boiei um pouco porque não sei dos personagens x) Quero muitooo assistir!

    Bjss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já me redendi a muito tempo a Netflix devido a sua praticidade. Já gostei de saber que exite um livro onde a série é baseada, depois vou ler a resenha do livro. Não tenho muito tempo para ver séries, prefiro filmes e livros. Sua postagem ficou ótima.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  8. Desde que foi lançada, me chamou a atenção pelo tema. Esse é um seriado que quero muito ver (e eu nunca quero ver nada, haha)! Vou maratonar num desses lindos feriados que estão por vir, hehe...

    ResponderExcluir
  9. Oi Kemmy,
    Há um tempo atrás este livro estava bem em alta e ouvi falar muito dele, me lembro que na época fiquei bem interessada em lê-lo, mas com o tempo acabei me esquecendo dele. Com o lançamento da série o livro ficou em alta novamente e, mais uma vez, estou tentada em conhecer esta história e, consequentemente, assistir a série. Não tenho muita experiência com o tema suicidio, mas é um assunto que está cada vez mais comentado. Sei que vivemos em um mundo onde a tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia e com ela muitas coisas vão sendo criadas, como as redes sociais que o jovens , principalmente, usam e abusam, mas expor a vida a todo momento para julgamento da sociedade não é saudável para o psicológico ou emocional de ninguém. Espero conhecer esta história logo, tanto pelo livro quanto pela adaptação.

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Não acredito que você só foi assinar netflix agora! :O kkkkk Eu também amo livros, mas não consigo viver sem assistir boas séries e filmes, e inclusive já terminei de assistir 13 reasons why. Gostei de toda a construção da série, mas é de partir o coração, né? Nunca li o livro, e vi muita gente falando que a série é até melhor, o que me surpreendeu bastante. Você achou isso também?
    xx

    A Blanket Fort

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Seu post está ótimo, muito bem construído.
    Também sou fã da Netflix e todo seu conteúdo. Ainda não li esse livro, talvez venha a ler, por curiosidade, pois não me chama muito a atenção. Mas a série não pretendo ver. Valeu a dica e seus comentários.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Faz um bom tempo que tava atrás do livro por indicações e nunca encontrava o livro disponível, e graças ao lançamento da série vou conseguir essa façanha rsrsr
    Ainda não me rendi aos encantos da netflix, mas quem sabe um dia. Sinceramente tenho um pouco de medo de adaptações, como por exemplo pelo caso que você falou dos personagens que não representam bem a imagem criamos do deles, é um pouco frustrante quebrar aquilo que imaginamos, mas estou vendo muitas coisas boas sobre a série e principalmente a reflexão que ela está causando em campanhas pela internet, que é o papel bom da internet, mas realmente ela pode ser muito perigosa e acabar com vidas, quantos relatos não já temos disso? Estamos tendo uma geração onde somos ídolos de nós mesmos, postando coisas sem parar, espero em breve ter contato com o livro, mas não sei se vou assistir a série.

    ResponderExcluir
  13. Eu não li o livro, só via série e concordo com tudo o que você disse, não gostei muito do Justin, mas achei o Clay apaixonante. Ouvi alguns comentários que a série é muito rasa, porém achei que há muitas hannas por aí e felizmente muitas não terminam como ela.

    ResponderExcluir
  14. Eu li o livro antes de ver a série, particularmente gostei das adaptações feitas e dos atores escalados. Gostei do post sz

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!