date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Pérolas da minha surdez - Nuccia de Cicco

01/08/2016

{Resenha} Pérolas da minha surdez - Nuccia de Cicco

01/08/2016
Olá, pessoas.
No Book Haul de junho eu contei pra vocês que recebi o livro Pérolas da minha surdez, da autora parceira Nuccia de Cicco. Também contei que já estava lendo e que logo traria a resenha. Bem, aqui está ela:

Pérolas da minha surdez

TÍTULO: Pérolas da minha surdez
AUTORA: Nuccia de Cicco
GÊNERO: não-ficção/autobiografia/memórias

SINOPSE
Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade.
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.
“Meu nome é Nuccia, muito prazer. Ao longo da vida, adquiri responsabilidade, uma cadela São Bernardo, 254.326 botas de cano alto e um tumor benigno do sistema nervoso. Em 2007, lá estava eu, quase bióloga, aspirante ao Mestrado, finalizando o aprendizado artístico, quando acordei sem ouvir nada: surdez total."

pérolas da minha surdez resenha

Um livro que me fez refletir e chorar desde o início. Pérolas da minha surdez é um choque de realidade que não só eu, mas muitas pessoas necessitam para mudar sua forma de ver (e ouvir) o mundo. Como a Nuccia repete algumas vezes, os ouvintes estão tão acostumados a esse sentido que nem sempre percebem sua importância. Aliás, em muitas vezes nos irritamos com o som alto do vizinho, o cachorro que não para de latir, o namorado que ronca todas as noites, o bebê que chora sem cessar. E se não pudéssemos ouvir isso tudo? Seria melhor?
"O que fazer quando a vida passa por cima de você, virando seu mundo de cabeça para baixo, criando um isolamento comunicativo em meio a uma multidão social? Simples de saber, complexo de fazer: você se adapta.
Aprendi a fazer leitura labial, meu cérebro nunca para de cantar, distingo os ritmos pela quantidade e espaçamento das vibrações de sons graves na melodia. Escolhi continuar vivendo bem com o que me restou ao invés de parar a vida por causa daquilo que perdi.”
Eu tive contato com uma pessoa surda na vida (até onde sei e lembro): um professor no primeiro ano de faculdade. Ele é professor de LIBRAS e um querido. Lembro de imaginar o quanto a vida dele devia ser difícil, principalmente ao ver outros alunos zombando de sua deficiência e se aproveitando disso nas provas. Aliás, ele precisava de um auxiliar para tentar evitar colas.
A vida é muito mais do que ser melhor que alguém.
Ele passou um filme pra gente que me fez chorar MUITO. O nome é Black, um filme indiano super difícil de encontrar! Tentarei conversar com ele para ver se consigo assisti-lo novamente. É uma pena, mas com uma aula semanal de LIBRAS e com essa disciplina presente apenas no primeiro ano da faculdade, não aprendi muito. Por falta de prática, o que eu aprendi já esqueci. No entanto, com o livro Pérolas da minha surdez eu entendi o quanto é importante que eu vá atrás de aprender de forma autodidata, mesmo. Sou quase uma Professora, é meu dever saber ao menos o básico.

skoob pérolas da minha surdez

Não no sentido literal, mas temos em Pérolas da minha surdez uma Nuccia nua. Com a alma despida, entendem? Ela não tem papas na língua e, ao ler sua obra, eu sentia que a conhecia há anos e me identifiquei em vários trechos. Em alguns momentos só queria poder abraçá-la e dizer que tudo bem, não sei explicar.
"Desapegar não é esquecer. [...] Saudade é um sentimento lindo, mas também é uma amarra ao passado, fazendo com que você não olhe adiante."
Pérolas da minha surdez é uma autobiografia, sim. Mas também é um guia para quem quer saber mais sobre os surdos. Ou Surdos. Ou DA. Bom, dá pra entender mais sobre essas diferentes denominações lendo o livro. Dividido em capítulos curtos, a leitura é agradável, apesar de conter alguns termos desconhecidos - mas devidamente explicados/referenciados. Possui folhas brancas, mas a fonte grande torna a leitura bem tranquila.

Além de escritora, a Nu é bruxa, dançarina e bióloga, gente! Doutora em Bioquímica também (pena eu não ter conhecido ela no segundo ano da faculdade pra pedir uma ajudinha). Tem gente que acha que surdos (ou Surdos, ou DA) são incapazes ou dependentes, mas ela mostra que não é bem assim. Pra ser sincera, até senti certa inveja de como a vida dela é agitada - muuuuuito mais do que a minha, que sou ouvinte.

Antes que eu me esqueça: eu sempre quis saber como se pronuncia o nome da Nuccia, mas tinha vergonha de perguntar. O nome italiano e se pronuncia NÚTCHIA. Não esqueçam!

pérolas da minha surdez autografado

Nuccia, muito obrigada pela confiança em meu trabalho e pelo carinho (e me desculpe pela demora). Espero que essa parceria perdure por um bom tempo. Muito sucesso em sua caminhada, pois você merece demais!

Acompanhe o blog nas redes sociais:

34 comentários:

  1. O título do livro já super me interessou. Também tive libras na faculdade e como amei demais, fiz alguns cursos e hj não sou fluente, mas consigo entender um pouco.
    Deve ser realmente emocionante esse livro e ainda mais a autora!
    Obs:amei saber a pronuncia do nome rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro belíssimo!
      Em breve vou fazer um sorteio de um exemplar e mimos por aqui :D
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada por tudo! Boa ideia a da linda da Kemmy em explicar a pronúncia! rsrs... Eu sei que é complciado! XD

      Excluir
  2. Não sabia do livro. Me interessei muito pela obra, parece bem profundo e na verdade não tenho muito conhecimento sobre esse assunto, seria ótimo ler esse livro - acho que eu saberia um pouco de como a pessoa se sente - Fiquei me perguntando como se falava o nome dela haha que chique! Gostei!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!
      Em breve farei um sorteio do exemplar por aqui :D
      Gostei tanto do livro que P R E C I S O que outras pessoas leiam!
      Bjs

      Excluir
    2. Oi, Melissa! Muito obrigada pelo interesse! O nome é complicadinho, Kemmy teve boa ideia! rsrs... Querendo saber mais do livro, só me procurar! bjs!
      http://1001nuccias.blogspot.com/p/perolas-da-minha-surdez.html

      Excluir
  3. Ola! Eu já acompanhei varias resenhas desse livro e fico bastante emocionada. Com certeza ficar surdo depois que se conhece os sons é mais dificil, acredito eu. Mas como ela disse, é preciso adaptar-se.. Não vejo essas pessoas como necessitadas, acredito que cada um vive com determinadas imperfeições, mesmo que não seja em um dos sentidos.
    Muito bom saber sua opinião, que foi aquilo que eu já esperava.
    Abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, é um livro muito emocionante mesmo!
      Logo lançarei um sorteio por aqui, não deixe de participar.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Kemmy, tudo bem? Amei sua resenha =D
    Eu acho de extrema importância aprender LIBRAS, muito mais do que o inglês. Me julguem. Mas sigam meu raciocínio. Se você não puder nem conversar com os seus, com quem está próximo, então porque é que você deveria saber conversar com quem está longe?
    Aprendi um pouco na faculdade, mas esqueci quase tudo. Agora estudo em casa e consigo me virar bem até. Até consigo ver alguns vídeos em LIBRAS e nem uso quase a legenda <3
    O livro deve ser muito interessante, por abordar tantos pontos importantes. Desejo muito sucesso a autora <3
    Um beijão
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Gi!
      A gente não se liga muito nisso porque no dia-a-dia quase não convive, mas uma hora ou outra vai sentir falta!
      Assim que a faculdade liberar um pouco meu pescoço vou me aprofundar nisso
      Beijos

      Excluir
    2. Muito obrigada pelos votos de sucesso! Sempre que quiser tirar uma dúvida, só chamar! Estou à disposição! ;)

      Excluir
  5. Uau! Parece ser um livro muito bom, um tapa na nossa cara de "pessoas perfeitas" e comuns.
    Fiquei muito interessada e quero ler, ainda mais porque você disse que tem histórias divertidas e também tocantes, já que você chorou um monte.
    Uma amiga me ensinou certa vez algumas coisas de libras, sei falar meu nome e várias letras do alfabeto. Mas gostaria de aprender mais.
    Eu sou uma pessoa que ama barulho, música, falar, então sofreria muito se perdesse esse sentido.
    Ler um livro desses talvez me desse uma nova perspectiva de vida.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teca, eu não consigo nem imaginar o que seria de mim sem esse sentido! Ler esse livro me fez abrir os olhos e os ouvidos, rs.
      Como quero que todo mundo leia, logo vou fazer um sorteio de um exemplar e mimos por aqui. Participe <3

      Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Teca!
      Eu também dependia muito da audição e gostava muito de música. Quando perdi isso, p acostumar levou muito tempo. Muito obrigada elo interesse! Para comprar o livro, acesse meu site e escolha o formato. Beijo!
      http://1001nuccias.blogspot.com.br/p/perolas-da-minha-surdez.html

      Excluir
  6. Nossa, eu não conhecia o livro, mas pelo visto ele é de uma leitura essencial, quando fui lendo a resenha, fui percebendo que não tenho visto o quão importante é ouvir, tenho certeza que vou amar o livro, e eu sou louca para aprender libras.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Em breve vou lançar um sorteio do livro + mimos, então fique ligada por aqui!
      Beijos

      Excluir
  7. Oie ...
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada, como você disse precisamos de leituras assim que nos fazem pensar mais na vida e inclusive dar muito valor e mais respeito as deficiências, eu anda nem tinha pensado na importância de aprender libras, mas agora você mefez refletir e acho que é algo realmente indispensável.
    Parabéns a autora, pelo livro lindo que já está no topo da minha lista, e parabéns pela resenha, foi muito bom conhecer algo tão emocionante.
    Quando encontrar o filme, poste algo para que tbm possamos conhecer ;)
    Bjoes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jhennifer. Realmente está difícil encontrar o filme :/ vou procurar na locadora aqui da cidade.
      O livro é super reflexivo e indico pra tooooodo mundo, tanto que farei um sorteio dele por aqui
      Beijos!

      Excluir
    2. Oi, Jen!! Muito obrigada de verdade pelo apoio e interesse! É um carinho no coração receber recados assim! Para comprar o livro, no meu site tem os links, passa lá! beijão!
      http://1001nuccias.blogspot.com.br/p/perolas-da-minha-surdez.html

      Excluir
  8. Olá!
    Deve ser aqueles tipos de livros que todo mundo precisa ler um dia. A sua resenha mexeu comigo e me fez pensar em várias coisas! As vezes não damos importância para coisas tão simples da vida... até o dia que não temos mais aquilo.
    Espero poder ler esse livro em breve. Parabéns a autora por compartilhar essa história!
    Adorei a sua resenha.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mônica. Estamos tão acostumados que nem percebemos o quanto é essencial
      Vou sortear um exemplar aqui em breve!
      Beijos

      Excluir
  9. Não conhecia o livro. Mas ele ganhou um lugar na minha lista. Tudo esta tão lindo, a resenha, a capa. A sensibilidade da autora em tratar do tema. Espero le-lo muito em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josiane
      Vou lançar um sorteio de livro + mimos aqui em breve, então fica ligadinha pra participar!

      Excluir
  10. Olá.
    Linda resenha, parabéns. Não conhecia o livro e nem a autora. A premissa do mesmo é realmente emocionante e um tema forte e importante. Com certeza uma leitura que tocará no coração e um bom tema para refletir. Se tiver oportunidade, gostaria de ler. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia!
      Quero que mais pessoas leiam essa obra incrível, portanto vou sorteá-la aqui em breve. Não deixe de participar!

      Bjs

      Excluir
  11. As vezes não damos muito valor ao que temos (não bens materiais) e só reclamamos de nossas vidas. É ótimo quando tomamos esse "choque de realidade".
    Me interessei muito pelo livro. Parece ser uma grande história de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, Jaqueline. Acho que todo mundo precisa ler esse livro.

      Excluir
  12. Kemmy!!!!
    Muito atrasada, mas firme e forte!!!!
    Obrigada pela bela resenha, pela disposição em ler e por ser uma parceira tão fofa!!!! A ajuda que vocês me dão é imensa e só tenho a agradecer com amor incondicional! Amei ter te ajudado a repensar fatos, a aprender coisas ovas! Era a intenção do livro: mostrar um mundo que poucos conhecem, mas está ali do lado e que não é tão difícil assim aprender.

    Aos leitores do blog, obrigada pelo interesse!!!! Cada desejo de sucesso, cada vontadezinha de ler já me dá gratidão pra vida toda! <3
    Quem quiser comprar o livro, bast acessar o site! um beijo enorme a todos!!!!!
    http://1001nuccias.blogspot.com.br/p/perolas-da-minha-surdez.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, você merece muito sucesso, Nu! Sua história é linda demais e seu livro indicarei sempre que possível.
      Grande beijo <3

      Excluir
  13. Oi!
    Gostei muito do livro da Nuccia, achei bem interessante como ao longo da leitura e depois ele acaba nos fazendo refletir e enxerga as coisas de uma forma diferente e achei bem interessante como ele acaba servindo de guia para conhecer e entender melhor os surdos, me fazendo ficar bem interessada nessa historia !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Suzana!
      É uma história de vida e superação, mas ao mesmo tempo um guia bem bacana :)

      Excluir
  14. Um livro lindo que trata da adaptação, um verdadeiro exemplo de vida, de superação... um jeito diferente de ouvir os sons depois que se perde a audição.
    Fiquei muito interessada!

    ResponderExcluir
  15. É aquele livro indispensável. Nem li e já sei disso.
    Um tempo atrás ganhei um sorteio que veio alguns marcadores... E eram desse livro..
    Fui pesquisar melhor e a fundo e me encantei, desde então a vontade de acompanhar esse volume está demais!
    Deve trazer tanta mensagem que vai lá naquele fundo da gente rsrs
    jdrsdb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu amo sobre esse tipo de história, pois nos ensina o valor da verdadeira amizade e sobre ultrapassar preconceitos e olhares...pode até dizer que, tem que superar a perda de quem um dia disse ser seu amigo.
    Amei demais a resenha.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!