date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle

19/08/2016

{Resenha} Temporada de Acidentes - Moïra Fowley-Doyle

19/08/2016

 Temporada de acidentes

Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.
Temporada de acidentes|Autora: Moïra Fowley-Doyle|Editora: Intrínseca|Skoob|Avaliação: 4/5

Desde que Temporada de acidentes foi lançado pela Intrínseca, fiquei doida para lê-lo! Ele tem uma proposta super diferente de tudo que eu já havia lido e eu estava com altas expectativas. Assim sendo, fiquei com um pouco de medo porque em 99% das vezes eu me decepciono - o que não aconteceu nesse caso. O livro tem de tudo: magia, romance, mistério, segredos, amizades incríveis, mais mistério, suspense... enfim, é um pacote completo!

Cara é a nossa protagonista e tudo é narrado pelo ponto de vista dela. Bea, Alice e Sam são, respectivamente, sua melhor amiga, sua irmã e seu "irmão postiço". Gostei muito da forma como a amizade entre os quatro é bem exposta e trabalhada - na verdade, a relação entre eles e a busca por Elsie são o real enfoque da trama, não os acidentes em si.

Todos os anos, exatamente no mês de Outubro, coisas estranhas começam a acontecer com os membros da família de Cara: cortes, escorregões, tombos e até mesmo mortes os assombram nesse mês que requer cuidado triplicado. Assim sendo, a mãe sempre exige que saiam de casa bem agasalhados e evitem qualquer atividade perigosa, incluindo aulas de Educação Física.

"Será que é possível partir o próprio coração por acidente, como se quebra o pulso, por exemplo? Se for, a temporada de acidentes tem me machucado tanto por dentro quanto por fora."

Em um desses dias de Outubro, Cara percebe que uma garota do colégio que ela costumava ser amiga há alguns anos - Elsie - aparece em absolutamente todas as suas fotos. Por mais que não apareça de corpo inteiro, ela está lá. Um braço, um pedaço da roupa ou do cabelo, ela de costas... Elsie sempre está presente nas fotos dela. Por quê? Seria isso uma coincidência ou algo digno de uma investigação? 

Ao tentar falar com a garota, a protagonista percebe que ela sumiu. Pior: parece que ninguém lembra dela e muito menos sabe como encontrá-la. Em meio a essa busca desenfreada por respostas, Cara tem sonhos sem sentido e encontra objetos estranhos na mata, aparentemente relacionados com Elsie. Mas onde estará a garota?

"Elsie é discreta na sala de aula, ninguém percebe sua presença. É como se levasse a vida sempre no canto da moldura. A gente a esquece assim que vira a página."

O livro aborda diversos temas tensos, tanto explicitamente quanto nas entrelinhas. A narrativa é um pouco lenta em alguns trechos, mas o mistério permanece na maior parte do tempo, o que fez com que eu ficasse presa na leitura. Pouco a pouco, vamos descobrindo os segredos que cada membro da família esconde e vamos juntando os pontos para chegar ao desfecho da trama.

O final foi bem inesperado pra mim mas, sinceramente, tem algumas coisas que até agora não entendi, então se alguém quiser conversar comigo sobre Temporada de acidentes vai ser bem legal. Selecionando o trecho abaixo você pode ver algumas das minhas dúvidas - que podem conter spoiler, ok?

"- Você está em todas as minhas fotos, mas eu nunca via você.
- Você finge não ver muitas coisas."

SPOILERS!!!
Elsie era o fantasma da irmã de Cara que morreu? Ela os protegia porque a mãe pediu? E durante o mês dos acidentes ela sumia por quê?
O homem de metal era de verdade? Era um fantasma?
E aqueles sonhos e criaturas míticas que Cara via/sonhava e que se parecia com eles?

E você, já leu? Me conta! Vem debater comigo esses pontos que eu levantei aí em cima ↑

Acompanhe o blog nas redes sociais:

10 comentários:

  1. Oi Kemmy. Nossa, eu sou louca pra ler esse livro. Já vi inúmeras resenhas, todas tão assombrosas que eu fico cá, com agua na boca por ele.
    Sua resenha foi maravilhosa! Fiquei ate cco aquele medinho, sei lá, menina que some e tudo mais. Kkkkk
    Mas enfim, assim que tiver oportunidade eu vou ler. Espero que esteja conforme o esperado 😉

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu vi uma resenha muito legal sobre esse livro então eu fiquei com muita vontade de ler, mas até agora não comecei. Sempre coloco um outro livro na frente e esse fica para trás. Sei que a história tem uma premissa muito diferente e é exatamente por isso que quero muito ler. Espero não me decepcionar.
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Conheci esse livro quando o mesmo foi sorteado para leitura em conjunto em um grupo que participo. Como estava lendo outros livros, não consegui encaixar mais esse para ler na época, mas fiquei super interessada.
    A história parele incrível! Tem tudo para ser um bom livro.
    Vamos ver se consigo ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Meu, eu adoro suas resenhas porque sempre que vejo elas tenho vontade de ler o livro. Isso é injusto pra quem tá sem dinheiro pra fazer compras no momento, mas vou colocar ele na lista e se em algum momento surgir alguma promoção ou eu conseguir uma graninha, ai eu compro.

    Um abraço õ/
    https://livrosamoremais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiee, tudo bom?
    Amei a resenha e estou super curiosa para ler o livro, e saber o que anda acontecendo com a Cara e saber mais sobre essa menina que sempre esta nas fotos dela, a capa é linda e tenho certeza de que esse mistério nos prende até o fim.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Kemmy!
    Tão bom quando um livro supera nossas expectativas e nos traz uma boa leitura.
    Fiquei bem curiosa em poder ler, porque parece um enredo diferenciado e bem interessante, adorei!
    Obrigada pela visita feita ao blog.
    Bom final de semana!
    “Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu...” (Vinicius de Moraes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de agosto com 3 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. estou com esse livro parado na metade, faltou química para eu terminar, Estou dando um tempo pra ver se rola.

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Sempre leio resenhas e comentários positivos sobre o livro. E sua resenha confirmou que é uma ótima leitura. Estou muito curiosa por esse enredo tão diferente. Gosto de livros assim, que nos surpreendem e com variados estilos de leitura, como romance, suspense, magia, amizades...enfim, uma leitura para prender a atenção. Dica anotada. Sua resenha está ótima. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Quero muito ler essa historia, assim que vi ela no lançamento a capa e a resenha logo me chamaram atenção e lendo a resenha vi que é uma historia nova, diferente e bem interessante e parece que a autora soube trabalhar com os personagem, me deixou bem curiosa para saber mais principalmente sobre o final, esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
  10. Oláá!!
    Nossa, vi lá no seu post mais recente que já tinha resenhado esse livro, que eu fiquei super interessada pela capa! Fiquei mais louca ainda para ler depois dessa sua resenha! Deve ser muito boom
    beeijo
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!