Ok, o trocadilho foi meio besta, mas eu realmente fiquei capotada com esse livro.
Você provavelmente já leu livros de viagens no tempo, de pessoas que "têm" duas vidas, de gente que está num lugar em que não deveria estar, enfim... eu sinceramente não sei bem como descrever esse livro, portanto deixo-lhes com a sinopse. Depois conto um pouco das minhas impressões sobre ele.
A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?
PERSONAGENS
Rachel é uma moça bastante apegada ao pai e aos amigos. Tem o sonho de ser jornalista. É humilde e de gostos simples, contrastando com Matt, seu namorado/noivo, que ostenta os bens materiais que tem e é bastante arrogante, principalmente com Jimmy, o melhor amigo da protagonista, que é carinhoso, muito ligado a ela e cuida dela como se fossem irmãos.
Cathy é uma megera. Todo mundo conhece uma Cathy. A garota bonita que não tem mais nada a oferecer além de seu rosto e corpo perfeitos. Para a salvação de Rachel, ela tem a Sarah, uma amiga e tanto, uma relação em que ambas sabem que podem ser totalmente transparentes uma com a outra.
Por fim, Tony - o pai de Rachel - é o típico paizão que faz qualquer coisa para ver a filha feliz. Existem alguns outros (poucos) personagens que aparecem com bem menos ênfase, então não pude vislumbrar muito de suas personalidades.
NARRATIVA
Por ser feita em primeira pessoa pela protagonista - Rachel -, é possível adentrar os pensamentos dela de uma forma que, sendo feita em terceira pessoa, não seria tão aprofundada e verossímil. Apesar de amar livros com narrativas intercaladas entre duas pessoas, tenho certeza que não funcionaria nesse caso. A história é focada única e exclusivamente na confusão mental de Rachel e não há espaço para outro narrador.
O enredo não é tão envolvente, algumas coisas são bem previsíveis e devo dizer que mais de uma vez senti raiva da ingenuidade da protagonista. Ela não via coisas que estavam na cara dela, ou então fingia não ver. E isso não tem nada a ver com a situação pela qual ela estava passando. Não. Deu pra perceber que se trata de um traço de personalidade dela, mesmo.
O enredo não é tão envolvente, algumas coisas são bem previsíveis e devo dizer que mais de uma vez senti raiva da ingenuidade da protagonista. Ela não via coisas que estavam na cara dela, ou então fingia não ver. E isso não tem nada a ver com a situação pela qual ela estava passando. Não. Deu pra perceber que se trata de um traço de personalidade dela, mesmo.
Rachel acredita piamente que tudo se trata de um sonho. Algumas vezes cogita estar doente ou com amnésia, mas no geral insiste em estar sonhando ou que está ficando louca (ou todos estão ficando loucos).
"Deitada nos lençóis engomados do hospital, aguardando os comprimidos que engolira fazerem efeito, ponderei o cenário curiosamente complexo que meu subconsciente reunira. Todos os fatos e personagens estavam presentes, mas os detalhes e acontecimentos tinham sido torcidos numa estranha realidade paralela. Era a minha vida, mas não como eu a conhecia, porque ali ela era muito melhor: Jimmy ainda estava vivo, meu pai não estava doente – nem eu, ao que parecia – e Matt e eu estávamos noivos e íamos nos casar. Era quase uma pena acordar. " - p. 71
O final não foi surpreendente pra mim porque já tinha lido outro livro com o mesmo enredo, mesmo dilema de não saber o que é real e o que não é, mas o que ganha o leitor nesse desfecho no caso de Uma curva no tempo é a escrita de Dani Atkins, extremamente emocionante, dramática e real.
Como deu pra ver pelas fotos, eu li o e-book, portanto não posso opinar em relação à fonte, margem, cor das páginas, etc. Só o que posso dizer é que não lembro de ter encontrado erros de revisão, o que pra mim já está de bom tamanho.
Ah, e essa capa é lindíssima! Tem uma combinação de cores muito bonita, além da ilustração ter um significado todo especial.
Ah, e essa capa é lindíssima! Tem uma combinação de cores muito bonita, além da ilustração ter um significado todo especial.
"– Estão todos certos. Você é louca. Ninguém nunca lhe disse que, quando se cria um mundo de fantasia, ele deve ser melhor que o mundo real... e não mil vezes pior? " - p. 133E você aí, já leu ou gostaria de ler!? Me conta!
Li Uma Curva no Tempo no ano passado e só de relembrar esta história me dá um aperto no coração. Foi um dos melhores livros que já li! Lindo, emocionante e para mim foi uma grande surpresa o final. Fiquei aos prantos, pois jamais li algo igual. Perfeito!
ResponderExcluirBjs!
Oi Alessandra!
ExcluirMesmo já sabendo o que ia acontecer, chorei horrores. Rs.
Bjs
A capa é mesmo maravilhosa. Leio muitos livros pelo celular, não tenho condições de ter todos os livros que desejo kkkk
ResponderExcluirQuanto à esse livro eu fiquei um pouco confusa.. Não entendi qual vida é a dela. Mas acredito que essa confusão é o que se espera pro livro ne ?
Enfim, fiquei curiosa, ainda não li nada nesse estilo.
Boa tarde!
Isso mesmo, Bruna. É bem confuso e confesso que mesmo depois de terminar tive que ficar alguns minutos raciocinando pra ver se tinha entendido bem hehe
ExcluirÉ um livro bem gostoso, pra você que nunca leu nada do tipo acredito que seria bem surpreendente.
Boa noite :)
Que capa linda! Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, e apesar de ele parecer ser um pouco confuso, eu gostei bastante da história! Como nunca li um livro com esse tipo de enredo acho que eu ia me surpreender com o final ^^ ah, amei o blog e já tô seguindo <3
ResponderExcluirUm beijão,
Gabi do likegabs.blogspot.com ♡
Ah, com certeza se surpreenderia!
ExcluirFico feliz que tenha gostado. Volte sempre ♥
Beijos!
Ainda não li, mas amei as características dos personagens que parecem ser bem construídos, amei a escolha da narrativa ser em 1° pessoa, espero ler e me surpreender com o final, o livro parece emocionante
ResponderExcluirÉ mesmo, Maria. Espero que tenha a oportunidade de lê-lo :)
ExcluirOoi, Kemmy! Eu achava que o enredo seria diferente, mas me decepcionei um pouco após ler sua resenha. Provavelmente a leitura não iria fluir, porque não gosto de personagens bobas e ingênuas demais a ponto de ficarem com mimimi. Gostei muito da resenha e a capa é linda de qualquer maneira :3
ResponderExcluirBeeijos
Obrigada, Ruhh! Pena eu ter te desanimado hahah desculpa ._.
Excluirbjs
Esses livros com várias realidades diferentes me deixam perturbadinha hahaha Uma pena que o livro não foi tão bom assim :(
ResponderExcluirAbraços.
aressacaliteraria.blogspot.com
Vic, eu fiquei bem perdida em alguns trechos e até mesmo após terminar hehe e fiquei olhando pro meu namorado perguntando se ele tinha certeza de que a vida dele era aquela mesma e se ele não estava sonhando rs sou dessas
ExcluirAbraços!
Oi Kemmy!
ResponderExcluirUma amiga leu e tb ficou capotada e demorou um pouco pra se recuperar. Eu tenho curiosidade em conhecer a narrativa do livro, vou me preparar pra ler rs
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Hey Mi!
ExcluirNossa, chorei horrores no final hahaha
Prepara!
Beijos
Uma pena que vc achou um pouco previsível! Eu adoro a capa desse livro e ele está na minha lista de quero ler. Vi muita gnt elogiando a escrita da autora, mas n quero criar muitas expectativas.
ResponderExcluirBjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Carol, minhas melhores leituras foram aquelas que não tinha expectativas hehe
ExcluirBjs
Oiii, tudo bem???
ResponderExcluirAcho que eu dei a mesma nota que você para o livro hehe :)
Eu até que curti a história, mas a previsibilidade e tudo o mais, me fizeram não amar tanto assim o livro :P
Mas solicitei "A história de nós dois" para a Arqueiro e espero curtir <3 A escrita da autora é muito bacana <3
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Verdade, Gi. Gostei da escrita dela, mas como infelizmente já tinha lido um livro bem parecido, acabou perdendo bastante da graça :/ mas pra quem não leu, deve ter sido um baque e tanto haha
ExcluirEspero que goste desse outro livro
Beijos!