date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Entrevista com Raquel Machado, autora de Vingança Mortal.

05/12/2014

Entrevista com Raquel Machado, autora de Vingança Mortal.

05/12/2014
Como vocês já sabem, a Raquel Machado é a primeira autora parceira do blog (êêê o/) e eu fico muito feliz por isso, pois além do livro dela ser muito bom (resenha do livro Vingança Mortal), ela é uma querida. A Raquel respondeu algumas perguntas sobre o livro, projetos futuros, deu dicas para quem quer ser publicado y otras cositas más. Vem ver ♥

entrevista-com-raquel-machado

1. No início do livro você diz que escreveu-o em 2001. Iniciou por acaso, ou tinha em mente que queria escrever um livro? Aliás, você lembra como começou esse teu interesse por escrever?

Então, eu sou daquelas pessoas que sempre adorou escrever. Acredito que nasci com isso e que vou escrever até o final da minha vida. Meu interesse começou cedo, eu era o tipo de criança que tinha sempre um lápis e uma folha na mão. O Vingança Mortal, nasceu por acaso. Eu lembro que gostaria de escrever uma história de suspense e a trama surgiu na minha mente em um dia, então a coloquei no papel, porém naquela época nem imaginava que ela se tornaria um livro.

2. Seus pais são citados como incentivadores de leitura. Além deles, quem mais você acredita que tenha sido essencial para chegar aonde chegou? O gosto pela leitura vem desde a infância ou foi "resistente" no começo?

Minha mãe sempre me incentivou a ler, aliás foi ela que me ensinou a ler corretamente, digo interpretar o texto, com pontos, vírgulas e tudo mais. No começo eu era um pouco resistente sim, porém meu interesse maior pela leitura iniciou quando eu tinha uns 12 anos, foi ai que comecei a ler outros livros como Daniele Steel e Sidney Sheldon. Tive também o auxílio de algumas primas minhas que adoram ler e que me incentivaram nesse universo da literatura. E agora tenho do meu lado, um dos grandes incentivadores, meu excelentíssimo noivo Marcelo Brinker, que me apoia tanto nas leituras quanto nos meus projetos de livros.


3. Como foi para conseguir a publicação do livro? Dê uma dica para quem também quer trilhar esse caminho.

Foi bem interessante minha história com o Vingança. Na realidade eu queria apenas lançar ele em forma digital pela Amazon, e se uma ou duas pessoas já lessem eu ficaria feliz, porém quando fui atrás disso, vi que eles tinham uma plataforma para livros impressos, então decidi tentar a sorte nessa. Em seguida, veio a ideia do lançamento do livro, parcerias com blogs e participação em eventos. Foi algo que cresceu gradativamente e fico muito feliz com tudo que tenho conseguido desde então. Se pudesse dar uma dica para as pessoas que estão iniciando seria: Tenha metas pequenas e objetivas, e a partir disso comece a trilhar seu caminho, assim você não se frustrará e cada pequena vitória será celebrada de uma maneira muito especial. Além disso, não desista, acredite no seu potencial e siga em frente sempre.


4. Você tem mais algum projeto a curto prazo?

Sim, estou terminando um livro de contos que se chama Histórias do Povo, onde vou tratar de temas do nosso cotidiano com um ar de comédia. Além disso, terá um diferencial pois cada conto terá dois finais, então o leitor poderá escolher o final que deseja para a história. No livro teremos assuntos como: será que caso ou compro uma bicicleta? será que sigo a dieta ou me esbanjo nos doces? será que ligo para o gatinho depois do encontro ou não? Acho que vai ser bem divertido e que os leitores vão gostar.


5. Muita gente falou que o livro foi curto. Você vê isso como algo positivo ou negativo?

Eu vejo como um ponto positivo, pois se as pessoas acham que foi curto é porque a história agradou e elas queriam ler mais. O que me incentiva a fazer melhor para o próximo.


6. Recebeu muitas críticas construtivas? Cite uma que contribuiu muito para o seu crescimento.

Sim, aliás gosto muito das críticas construtivas, pois são elas que fazem nosso trabalho ser melhor. Uma das críticas que recebi foi quanto a diagramação do livro, como fui eu mesma que fiz tudo, não sabia direito e acabou ficando alguns espaços em branco no final de algumas folhas, agora sei como ajeitar isso o que vai ser bem melhor no próximo. Além disso, tem algumas críticas/sugestões, que estão me levando a pensar em lançar alguns spin offs do livro, acho que vai ser bem interessante para quem gostou da história.


7. Como surgiu a ideia de criar um jornal para ilustrar melhor o livro? Nunca tinha visto nada assim, achei muito bacana!

Obrigada. Como sou autora independente fiquei pensando em uma maneira de divulgar melhor o livro de forma que chamasse atenção das pessoas, então veio a ideia do jornal. Assim no dia do lançamento fiz um mural e colei as notícias relacionadas ao livro nele, dessa maneira o pessoal conseguiu entrar no ambiente do Vingança Mortal. Além de claro ter a famosa receita dos grostolis, feitos por minha mãe, que são maravilhosos e também fizeram parte do lançamento.


8. Da onde surgiu a inspiração para o nome dos personagens?

Essa é uma pergunta difícil de responder, quando escrevo minhas histórias os personagens meio que já tem seu nome definido. É algo difícil de explicar. Eu gosto de usar nomes brasileiros, pois assim podemos nos identificar melhor com eles e no caso da Brenda e do Alan, são nomes que eu acho bonito e que se encaixaram no perfil deles, assim como o Cristian e depois de batizado, ai não tem como mudar.


9. Você tem autores favoritos? Cite alguns.

Tenho vários. Como sou blogueira também leio muito. Então alguns: Sidney Sheldon, Rick Riordan, Nicholas Sparks, Dan Brown, Suzane Collins, Julia Quinn, Bella Andre, Silvia Day, entre outros . Nacionais: Erico Veríssimo, Paula Pimenta, Marina Carvalho, Neiva Meriele, Pedro Eckman, Carina Rissi, Leila Rego, entre outros. 


10. Pra terminar: manda um recado para os leitores e futuros leitores de Vingança Mortal!

Quero agradecer imensamente todo o carinho e apoio que meu livro tem recebido pela parte de todos. Como sempre digo a satisfação de um leitor e a maior recompensa que um escritor pode receber, porque sem vocês o livro não tem razão de existir. E gostaria de convidar a todos para conhecer um pouquinho dessa minha história cheia de mistérios e intrigas, onde ninguém é realmente o que aparenta ser.


Quem gostou da entrevista? Eu adorei! Ela é super simpática, né? Quem quiser saber mais sobre ela e ficar por dentro de todas as novidades, pode acessar o blog Leitura Kriativa.
Beijos!

10 comentários:

  1. Kemmy, a entrevista ficou muito bacana!
    É muito legal conhecer escritores. Pela leitura de um livro, tiramos algumas impressões de como achamos que ele é, e pela entrevista podemos nos aprofundar no assunto.
    A jornada do autor independente no Brasil não é fácil, assim como não é a de quem consegue entrar em pequenas ou médias editoras, porém o importante é nunca desistir.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que gostou, Ben. O feedback é muito importante!
      Ela é super simpática, né?
      E já estou preparando mais algumas entrevistas com outras novas escritoras :3
      Realmente não deve ser fácil, mas desistir não é opção para quem realmente quer.
      Abraço!

      Excluir
  2. A autora parece ser um amor ein?! E adorei a listinha dos autores favoritos dela, vários em comuns. hahaha E adorei a proposta do novo livro, o de contos. Parece que vai ser muito bom também, ein?!
    E parabéns pela parceria ;)
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos favoritos dela, conheço alguns. E concordo plenamente com o Dan Brown ♥
      Espero ansiosamente pelo livro novo!
      Obrigada.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Kemmy! Ahhh a Raquel é um amor, né? Adorei a entrevista, ficou muito bacana! Já estou aqui curioso para saber mais sobre esse livro de contos e os spin-offs que ela mencionou! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é um amorzico mesmo!
      Fico feliz que tenha gostado :D
      Também quero saber o que ela está "aprontando" hehehe
      Abraço!

      Excluir
  4. Eu preciso ler Vingança Mortal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversa com a Raquel, Milla!
      Tenho certeza de que valerá a pena xD
      beijo!

      Excluir
  5. Oi querida,
    Vim ver nossa entrevista ficou muito legal. Adorei responder todas suas perguntas e um prazer imenso para mim estar aqui no seu blog e fico muito feliz por nossa parceria, que ela dure muitos anos.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Raquel :)
      Adorei suas respostas, sua simpatia e tudo mais.
      Que dure mesmo!
      Beijão

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!