date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Desabafo: sobre divulgação e falta de reconhecimento

14/12/2014

Desabafo: sobre divulgação e falta de reconhecimento

14/12/2014
Segundo o Marcos, do Ferramentas Blog, existem cerca de 200 milhões de blogs no mundo, sendo 2,5 milhões em língua portuguesa. É, só por aí podemos ver que não é fácil "conquistar o nosso espaço" na blogosfera. Tá, mas e o que isso tem a ver com a falta de reconhecimento? Simples: uma coisa que eu tenho observado não só aqui no Duas Leitoras, mas em muitos outros blogs e que me deixa bastante chateada

não-curti-facebook

É evidente que, principalmente no começo, queremos sair divulgando em tudo que é lugar para que venham conhecer nosso cantinho, certo? Certo. E para isso, a maioria usa as redes sociais. Eu faço uso de diversas redes para divulgação. Peço os links de blogs, vou até eles, comento, sigo, etc. e muita gente também faz isso. Até aí, tudo bem. O problema é alguém querer divulgar da seguinte forma:

"Oi gostei do post venha conhecer meu blog/instagram/fan page/g+"

Isso é MUITO chato. E irritante. E acho difícil que alguém vá querer, de fato, conhecer as redes de tal pessoa. Eu não sinto a mínima vontade. Aliás, deixei de aceitar esse tipo de comentário nas postagens. Quer divulgar? ÓTIMO. Adoro conhecer blogs novos, aliás sempre sigo os que mais gosto por e-mail, para não perder nenhuma novidade. Mas se dê ao trabalho de ler pelo menos uma PARTE da postagem, para ter algo decente para comentar. Deixando claro: não estou menosprezando o fato da pessoa ir de blog em blog deixando o link do seu no final do comentário, até mesmo porque eu faço isso, mas eu leio o que a pessoa escreveu, comento, respondo aos possíveis questionamentos colocados na postagem. Uma coisa que tem acontecido aqui e que me deixa muito triste é que (por exemplo) eu fiz uma crítica NEGATIVA a tal livro, a pessoa comenta "concordando" comigo dizendo que realmente é um livro muito bom (?) 
Então, deixei de aceitar esse tipo de comentário, e obviamente não me dou ao trabalho de conhecer o blog da pessoa que comentou. Talvez algumas pessoas não saibam, mas criar conteúdo para blog é algo que requer um tempo. Divulgar também. Às vezes, passo horas na frente do computador lendo outros blogs, comentando, divulgando e criando postagens aqui pro blog, então acho que o mínimo que nós temos que receber é um pouco de reconhecimento pelo que fazemos. 
Tenho absoluta certeza de que muitas blogueiras concordam comigo. Então é isso, pessoal. Bom senso na hora de divulgar seu trabalho pra não acabar saindo prejudicada de algo que deveria ajudar. Críticas construtivas são sempre bem-vindas!
Beijos!

30 comentários:

  1. Concordo com vc! Divulgar é necessário, mas respeitando o trabalho dos outros! Aliás, umas das coisas que acho legal nessa parte é a oportunidade que temos de conhecer outras pessoas com gostos parecidos com os nossos com as quais temos a oportunidade de trocar ideias e enriquecer nosso trabalho!
    Bjs,
    Helena

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você! Realmente, fazer uma postagem da trabalho, editar fotos, procurar assuntos, enfim. E simplesmente vem uma pessoa e nem comenta sobre a postagem. Claro que é importante divulgar, mas também reconhecer o esforço da blogueira. É simples, leia a postagem, comente e deixe o link do seu blog no final, que com certeza vamos vê. Como a Helena falou, divulgar é necessário, porém respeitar os trabalhos dos outros.

    Beijos
    Teen Dream

    ResponderExcluir
  3. Haha, finalmente achei um post digno falando sobre esse assunto, eu mesmo não suporto esse tipo de pessoas, acho que caso a postagem for muito grande, ela tem que ter bom senso de ler pelo menos a metade ou o final da postagem, pois fica chato sair comentando qualquer coisa no blog. Acho que cada um tem que ter um pouco de bom senso, eu sei que todos querem ver seu blog crescendo e tal, mas para isso é preciso fazer um trabalho digno.
    Beijos.
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah flor isso é muito chato mesmo, já passei cada uma com essas pessoas inconvenientes ^^
    Tem gente que quer enfiar o Blog na nossa frente mesmo que agente não queira, essas pessoas não vão pra frente !
    Ótimo post muito bom agente expressar a nossa opinião nê ?!
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  5. Querida ,eu penso da mesma forma!
    Eu sempre leio as postagens e tento comentar pelo menos um pouquinho (senao tenho muito tempo) sobre o assunto do post da pessoa, porque ela ficou pesquisando, se dedicou para aquilo, então o mínimo é um pouco de atenção. E no fim, coloco o link do meu blog para se a pessoa quiser dar uma passadinha lá :)
    Com promoções eu faço o mesmo rsrs mas divulgo geralmente no fim do comentário né? rsrs
    Só falou verdades nessa postagem, assim que vamos conhecendo as blogueiras de verdade, que se preocupam com seu conteúdo e divulgação :)
    Exatamente!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não escrever em nenhum blog, entendo como se sente. A divulgação é a alma de qualquer negócio, mas não é em torno dela que o mundo gira, e infelizmente, muita gente esquece que os blogs, em si, são uma ferramenta para conhecermos novos assuntos, encontrar pessoas que tenham um gosto em comum conosco e até mesmo discurtir de forma saudável sobre determinada coisa, é uma forma de expandir nossa visão e é triste alguém visitar o cantinho de uma pessoa sem ter interesse de fato, apenas estando ali para poder divulgar o próprio blog =/
    Enfim, duvido que terei me expressado direito já que estou comentando pelo celular ;-;
    Mas de qualquer forma, adorei seu blog ^^

    ResponderExcluir
  7. O que eu acho que muitas vezes, a divulgação é feita de forma errada e acaba gerando comentários do tipo SDV, divulgar é necessário sim, mas no tipo do público que você sabe que vai gostar do seu blog. Por exemplo, não divulgo o meu em lugares que só tem pessoas que curtem moda por que o meu é sobre fotografia e outras coisinhas mais. Mas o legal do blog, é isso, enxergar gente que olha suas ideias e reconhece as ideias deles em você! Acho muito legal quando alguém se identifica com meu post.

    Tô seguindo o blog, adorei conhecer ele hoje! Vem conferir o meu também e conhecer, se poder. Sobrelentes.blogspot

    ResponderExcluir
  8. Concordo totalmente com você. É muita falta de consideração com o blogueiro a pessoa sequer ler sua postagem e comentar um simples "gostei, conheça meu blog". Também odeio quando acontece isso comigo, por isso sempre tento dar o máximo de atenção aos blogueiros uma vez que sei como é trabalhoso fazer as postagens.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que divulgar é uma coisa, principalmente quando fazemos um comentário que envolva a postagem e por fim deixamos o link do blog como todo mundo, mas agora deixar só pelo "Seguindo, segue de volta?" é ridículo...
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    hahaha isso realmente perturba bastante. A pessoa comenta só por comentar e pede para você ir no blog dela. Cadê o conteúdo?
    O mesmo acontece no skoob e derivados, as vezes recebemos comentários: "tenho um blog, venha conhecer e seguir", mas cada um divulga como pode.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oláá

    Concordo plenamente =/ infelizmente isso acontece. Comigo aconteceu até que pouco até agora, no final das contas será que custa tanto ler nem que for um pedaço e depois comentar algo construtivo? Acho que assim tanto outro leitor que ver o comentário, como o autor do blog vão olhar o link do blog depois do comentário e pensar "poxa se o comentário é bem feito o blog dessa pessoa também deve ser". A divulgação em redes para mim também tem que ser bem feita, uma chamada legal , feliz, que chame realmente a atenção é mais interessante e importante do que "venha ver o post ". Adorei seu post e apesar de ser um desabafo acho que vai ajudar muita gente.

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kemmy.

    Adorei o texto, e como tu disse as pessoas deveriam ter a coragem de ler pra depois falar algo a respeito. Parece que algumas pessoas que querem entrar nesse meio não se dá ao trabalho disse e depois querem que nós visitemos seus blogs? Minha filha, se tu nem leu meu post com certeza eu não terei vontade de ler o seu. #FATO
    Adorei seu desabafo, odeio quando fazem isso no Paradise, e eu e as meninas não retribuímos visitas desse jeito. Uma pena que algumas pessoas ficam sujando a imagem delas por nada.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu sinto a mesma coisa que você Kemmy, e quando eu comento em outros blogs, tento acrescentar algo a postagem para valorizar o trabalho da pessoa que escreveu aquilo. Também acho terrível ficar um tempão escrevendo posts e tentando deixar eles o melhor possível e aí não ter reconhecimento por isso. No primeiro ano do Ens. Médio os professores pediram para cada um escrever uma frase que refletisse o que eles buscam da vida, e eu escrevi "reconhecimento pelo meu esforço". Na época isso se referia a resultados de provas, em especial da OBMEP, que é uma prova de matemática que fazemos na escola em que há medalhas como premiação. Acho que nesse aspecto eu fui bem sucedida, pois nos três anos do Ens, Médio ganhei um bronze e duas pratas.
    Mas já em relação ao blog, eu espero receber mais reconhecimento ainda. De qualquer forma, me sinto muito contente quando recebo algum comentário elogiando resenhas, por exemplo.
    Eu respondi a TAG para a qual você me indicou e a indiquei para uns 20 blogs para que haja bastante divulgação. Espero ti ajudar também, É só clicar aí embaixo que você é redirecionada para o post.
    Tag Arrependimentos Literários

    Beijos xx

    ResponderExcluir
  14. Olá, isso é muito chato mesmo. Eu sou que nem você, leio e assisto o vídeo da pessoa e depois eu deixo o meu comentário dizendo oq eu achei e no final eu deixo os meus links. Dá trabalho fazer um post e a pessoa nem sequer lê, muito chato mesmo. Um beijo

    Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube

    ResponderExcluir
  15. Oie Kemmy =)

    Já passei muitas vezes por essa situação, da pessoa comentar e sem nem ter se dado ao trabalho de ler a postagem com o único intuito de divulgar o próprio blog. É frustrante mesmo e dá muita raiva as vezes.
    Assim como você não aceito mais esse tipo de comentário e acho que esse tipo de coisa só prejudica a imagem da pessoa e do blog.

    Parabéns pelo texto!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Kemmy, concordo com você, passa lá no meu blog....BRINCADEIRA. Acontece muito disso mesmo. Sempre tento participar dos blogs da maneira que eu gostaria que participassem do meu, valorizando o trabalho dos colegas, sei o quanto nos dedicamos para manter no ar textos bacanas, um layout agradável, novidades da temática que gostamos de divulgar. Tudo isso leva tempo e muita dedicação, o mínimo que podemos exigir é respeito com o nosso espaço. Traga críticas, positivas ou não. Mas não seja tão superficial e individualista né?
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  17. Concordo kkk
    Ainda to rindo,tipo...Essa tal pessoa que concordou que o livro era bom,realmente não leu...Nem ao menos por cima. Mas, isso acontece mesmo, já até fizeram um comentário que estavam me seguindo e para mim seguir de volta, sendo que nem estava kkkkkk isso é suuuuuper chato.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  18. Oi Kemmy.
    Esse tipo de comentário é o cúmulo do abuso, eu simplesmente ignoro e excluo.
    Com certeza essa(e) blogueira(o) perdeu uma leitora sem eu nem ao menos ter estado em seu blog.
    Eu adoro conhecer e visitar blogs sempre que posso, e faço comentários condizente com a postagem, mas nem todos tem esse senso, infelizmente.
    E assim como você, fico horas lendo postagens e comentando decentemente, mas tem sempre aqueles sem noção que querem moleza fazendo uso de comentários genéricos e vazio.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Belíssima postagem. Vamos lá. Existe uma ferramenta chamada delivery dlvr.it aonde você cadastra o seu blog nas redes twitter, Facebook, Linkedin, tumbir (gratuita) e dessa forma você ganha tempo, publica tudo automaticamente. Embora seja uma atitude de ansiedade do blogueiro (a) de primeira viagem. Ademais é dizer que espaços como este são feitos para interagirmos e fazer novos amigos. Carlos do blog Voz do Povo.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Totalmente apoiada! Isso é realmente irritante, e qualquer comentário do gênero que aparece no meu blog tbm não aceito. Dá para ver que a pessoa mal passou os olhos pelo título da postagem, e muitas vezes a pessoa acaba se contradizendo, como faço muitas resenhas no blog, vira e mexe aparece alguém que comenta "tbm adorei esse livro, é muito bom" e na resenha eu falava que tinha odiado o livro, ou o contrário kkkkkk
    Dá um trabalhão fazer as postagens, deixar tudo bonitinho, procurar imagens e fontes para no final chegar um indivíduo e nem sequer ler a primeira linha do post, sacanagem isso né? hahahah
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ah eu sei o que vc está dizendo. É meio frustrante mesmo. De repente acham que manter um blog - ainda mais sobre livros - que exige tempo para ler - é coisa simples.
    O que dá a entender é que se a pessoa não se deu a trabalho de ler o que você escreveu, porque que eu iria fazer o contrário?! Complicado...
    Eu sou nova nessa coisa de blog, apesar de já ler muito e a bastante tempo to vendo que isso aqui não é muito como eu imaginava... É realmente meio frustrante as vezes.

    Bjos
    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kemmy!
    Eu estava lendo a sua postagem e pensando que as vezes as pessoas erram por falta de experiência, mas nos casos que você citou são pessoas que fazem blog por fazer.
    Uma blogueira antes de tudo tem que gostar de ler, interpretar e escrever.
    Então não se faz justiça comentar num blog sem ler e sem saber o que é o assunto, e ter a indecência de comentar uma postagem que a gente leva horas para acertar e fazer, simplesmente com uma ou duas palavras.
    Mas como tudo na vida temos que selecionar os melhores e virar seguidora dos que a gente gosta de participar.
    Concordo contigo nesses casos a gente acaba nem visitando o blog da pessoa, porque a gente se decepciona só com o comentário.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii, Kemmy! Tudo bem?

    Gostei muito do post! De vez em quando simplesmente precisamos desabafar sobre essas coisas, né?!

    Também concordo que a gente tem tanto trabalho para deixar tudo bem feito para nossos leitores e não custa nada a pessoa ler o que escrevemos para comentar algo a respeito e, depois, divulgar o próprio blog, site, etc.

    Hahaha Preciso rir para não chorar sobre essa situação de escrever uma crítica negatica e a pessoa concordar dizendo que o livro é muito bom. Quem nunca teve que ler comentários deste tipo? É realmente triste. :(

    Beijos,
    Talitha
    House of Chick

    ResponderExcluir
  24. Muito boas suas considerações. Estou começando um blog agora e já vejo muito disso que você cita aqui. É realmente difícil se destacar na blogosfera, então acaba sobrando muito desespero e inconveniência. Dicas muito úteis para mim, que estou entrando nesse mundo agora. Bjs.
    http://issorendeumahistoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Realmente, é muito irritante. Você dá o trabalho todo para escrever o post, muitas vezes as resenhas, passa um tempão escolhendo a forma de escrever, as palavras certas para chegar um engraçadinho e comentar: gostei do post, visite meu blog. Pelo amor de Deus, né. Divulgar tudo bem, mas pelo menos coloque um comentário decente, fico muito indignada com isso, já aconteceu comigo e frequentemente vejo isso por aí nos blogs.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Escrever um post dá trabalho.
    Tem muita gente que ainda por cima, faz um trabalho ruim nos blogs. Mas eu sempre leio por algum motivo, e não para colocar meu link lá e ta-tudo-certo.

    Por outro lado, AMO quando pessoas como você aparece no meu blog e faz algum comentário que acrescente ao conteúdo, que interaja. Isso é o que ainda me faz continuar escrevendo.

    E sim, claro, eu sempre visito os blogs de quem me visita, e tenho o costume de acessar meu feed e vejo o que é mais relevante pra mim. É bom saber que neste blog tem muita gente que comenta algo decente (como estou vendo nos comentários acima) hahaha

    ResponderExcluir
  27. Muito bom!!!
    Concordo plenamente, quando fazemos um post pensamos em cada coisinha que queremos escrever e a mensagem que queremos passar. A pessoa entrar no teu blog pra deixar seu link e não se dar ao trabalho de ler nem uma frase é de irritar a gente.
    Adorei o post!
    Beijos

    www.lacodemimosa.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Kemmy!
    É muito frustrante. Por isso não gosto daquelas publicações no estilo: "Curte o meu blog, que eu curto o seu / Comenta no meu, que eu comento no seu". Creio que essas ações devem acontecer de maneira natural. O problema dos dias atuais é que todo mundo quer ser blogueiro e poucos querem ler os blogs. Logo, independente de o conteúdo ser bem produzido, é difícil conquistar leitores (usuários que retornem com frequência).
    O importante é investir no conteúdo, para gerar visitas através do Google, visitas orgânicas, de pessoas que realmente se interessam pelo texto. As redes sociais servem como apoio, mas é aquela coisa: O que vem rápido, vai mais rápido ainda. Principalmente, se a pessoa entra somente com a intenção de se divulgar.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  29. Oii Kemmy, tudo bem?
    Concordo em tudo com você. É muito complicado você tentar mostrar o seu trabalho - porque dá um trabalho danado - e algumas pessoas comentarem isso: Legal seu post, visita meu blog.
    Para ter um comentário assim, prefiro não ter nenhum.
    Gostei muito das suas colocações!
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Concordo totalmente com você!!
    Adorei o seu post e seu blog.
    Beijos!

    princesadosvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!