date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} A garota no trem - Paula Hawkins

29/09/2016

{Resenha} A garota no trem - Paula Hawkins

29/09/2016

A garota no trem - Paula Hawkins


Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.
Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas dágua, pontes e aconchegantes casas.
Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos.

Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.
Título: A garota no trem|Autora: Paula Hawkins|Editora Record|378 pág.|Skoob|Avaliação: 4/5

Thriller instigante e bem construído. Apesar de ter descoberto o desfecho antes de chegar a ele, é um ótimo livro. Estou em uma fase em que não consigo me manter alheia aos livros que causam bafafá, em especial aqueles que serão adaptados em breve. Assim sendo, resolvi mergulhar de vez na história de A garota no trem para poder formar uma opinião sobre ele. 
Quer saber mais? Continue lendo.


O início da narrativa é bem confusa e eu até achei que os capítulos alternados estavam falando sobre a mesma mulher, mas em épocas diferentes HUE. A verdade é que, no início, temos a narrativa intercalada (amo) entre duas mulheres: Megan e Rachel.

Logo de cara somos apresentadas à Rachel, que é uma alcoólatra. Após o fim do seu relacionamento, ela insiste em atormentar a vida de seu ex-marido. Nas horas em que não está fazendo isso, está pegando o trem das 8h04 e através das suas janelas observa o casal Jess e Jason, o casal que ela concebeu como perfeito e que mora perto da casa onde ela costumava morar com Tom, seu ex-marido.

"A sensação de vergonha que sinto por causa de algum incidente é proporcional não apenas à gravidade da situação, mas também à quantidade de pessoas que o testemunharam."

No capítulo seguinte, ficamos sabendo da história de Megan, uma moça casada que após algumas páginas descobriremos que está desaparecida. Os capítulos não acontecem em ordem cronológica, portanto foi um pouco difícil acompanhar a complementação que uma narrativa dá à outra, mas quem for mais atento a esse detalhe não deve deixar de olhar nas datas impressas no início de cada capítulo.

A história demora a evoluir e passei alguns dias empacada nos primeiros capítulos. No entanto, depois que Rachel descobre que Megan ("Jess") está desaparecida, foi difícil largar o livro antes de saber o que estava acontecendo. Como Rachel tem um sério problema com a bebida, não é considerada uma pessoa confiável, então os policiais não dão bola para seus relatos e desconfianças.

"Acabei me tornando uma pessoa triste, e a tristeza cansa depois de um tempo, tanto para quem está triste como para todo mundo em volta."

Sendo assim, ela resolve descobrir por si mesma o que aconteceu com a moça desaparecida. A princípio só há capítulos alternados entre o ponto de vista de Megan e Rachel, mas depois surge uma terceira pessoa: Anna, atual esposa de Tom. A partir daí tudo fica mais complicado. Todos são suspeitos até que se prove o contrário. O que aconteceu com Megan? Quem tem mais culpa no cartório (afinal, nenhum deles é santo)?

Pontos negativos: nenhum personagem me cativou, apesar de eu sentir pena da Rachel e me identificar com a Megan em alguns - bem poucos - momentos. A Anna foi uma mulher odiosa do princípio ao fim. Outros que eu prefiro não citar me deixaram meio dividida. Na maior parte do tempo todos foram suspeitos para mim, mas pouco antes do fim eu "matei a charada". A trama se tornou repetitiva após um tempo, então acredito que esse livro poderia ter no máximo 320 páginas que ficaria melhor. 

"Não pode haver agonia maior, nada pode ser mais doloroso que a dúvida."

Enfim, recomendo para quem gosta de mistérios, de seguir pistas, de livros com reviravoltas e também de personagens odiosos (vai que tem quem goste, né?)

Você já leu? Pretende ler antes do lançamento do filme? Me conta!

Acompanhe o blog nas redes sociais:

23 comentários:

  1. Oii Kemmy, eu já li! Amei esse livro pq sou apaixonada por suspense, mistério, surpresas.. Devorei esse livro, li sem para haha.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Oi. Eu adoro thrillers, acho eles interessantes e completamente envolventes. Já ouvi falar da garota do trem mas nunca fui de fato atraída pelo livro. Esses pontos negativos só afirmaram uma coisa que já sei: dificilmente vou ler. Mas que bom que conseguiu terminar, para quem curte acho que dará uma ótima leitura.
    Abraço, Participe do sorteio de Twist do Tom Grass

    ResponderExcluir
  3. O começo do livro parece ser bem arrastado, por isso prefiro assistir primeiro o filme kkk o mistério que cerca o desaparecimento da mulher me deixa bem curiosa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kemmy
    Eu ainda não li esse livro.Fiquei até um pouco curiosa mas não sei dizer se leria.
    Assisti o trailer e achei muito confuso e isso diminuiu o meu desejo de ler.

    E pela sua resenha ele é bem confuso mesmo.
    Eu me acostumei um pouco com livros que expõe mais de um ponto de vista. Porém ainda fico confusa quando uma personagem esta em uma época e o outro em outra.
    Acho que não vou gostar desse livro

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  5. Tenho bastante vontade de ler esse livro, principalmente porque o filme vai sair em breve! Além disso, histórias como está me agradam bastante.

    Abraços,

    Decidindose.com

    ResponderExcluir
  6. Olha, confesso que esse tipo de livro não faz muuuito meu estilo de leitura, costumo ficar meio amedrontada e muito nervosa, mas não deixo de admitir que desperta e muito a minha curiosidade, vi o trailer do filme desse livro e fiquei super instigada. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Excelente resenha!
    Eu bebi esse livro assim como a protagonista bebia seu vinho. rsrs
    Espero não ficar decepcionada com o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Resenha maravilhosa. Não conhecia esse livro mas ele me parece ser bem interessante. Vai ser um dos que vai entrar pra minha listinha que não para de crescer.

    ResponderExcluir
  9. Oii!

    Adorei sua resenha. Já li o livro e senti isso também, demorei a engatar, mas quando o fiz não consegui largar. Também descobri o desfecho, de certa forma, antes do fim :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kemmy!
    Esse livro parece ser interessante, adoro suspenses!
    Pena que nenhum personagem conquistou seu coração... Assim é até difícil continuar a leitura, né!

    Obs: Desculpe o sumiço, estava viajando mas agora estou de volta. ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  11. Eu estou com muita vontade de ler esse livro.Parece tão boooom :)


    Gostei muito ^^

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Kemmy

    Eu amei o livro do início ao fim, não achei confuso nem nada, achei super bem escrito e consegui ver muitas particularidades na narrativa de cada uma das três mulheres. O livro entrou para o meu TOP 5 de melhores leituras do ano passado e eu mal posso esperar para ver a adaptação... pena que não seguiram a caracterização da Rachel.

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Estou de olho nesse livro há algum tempo. Queria muito lê-lo antes de assistir ao filme.

    Abraço;
    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Oi!
    Menina, eu tô louca pra ler esse livro. Comprei essa semana mas ainda não chegou aqui. Sua resenha tá ótima, adorei! <3
    Hey, aceita parceria com o blog? Responde lá ^_^
    Beijos!
    Sorteio de um ano do Borboletas ❤
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Estou bem curiosa para ler a obra e conferir a adaptação também.
    É bom saber que mesmo que o final seja um tanto previsível, ainda assim você gostou!
    Uma pena que os personagens não tenham te cativado.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gosto e thrillers, e este livro tem um "Q" e quero mais. Totalmente diferente esta ideia de a protagonista saber o desfecho de um caso policial, uma pena que não tenha se cativado com nenhum dos personagens.

    ResponderExcluir
  17. Tô doida pra ler, principalmente depois de ficar sabendo do bafafá em torno dele JDFGJNDG Quando fui comprar, porém, não tinha na livraria ):

    Sua resenha foi a primeira que li. Até então vi ou dois vídeos sobre, no máximo, e não lembro de nenhum deles falar sobre o problema com álcool ou dela perseguir o ex-marido; até então pensei que era apenas uma jovem que observava duas pessoas através da janela do trem. Fiquei ainda mais com vontade, agora!

    Ótima resenha :3

    ResponderExcluir
  18. OOOOOI

    infelizmente esse é um livro que ainda não li, mas não por falta de vontade, viu? desde o ano passado eu tô louca pra compra-lo, mas esses danados desses preços nunca baixam, gente u.u queremos livros mais baratos, Brasél!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kemmy!
    Eu quero ler desde que foi lançado. Já tive a chance de conseguir em uma troca no Skoob, mas acabei deixando pra depois. Adoro mistérios, seguir pistas e também amo narrativas intercaladas. Essas mudanças cronológicas também me confundem, não se sinta sozinha! Ahahaha! Espero conseguir ler antes do lançamento do filme.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  20. Oi Kemmy,
    HAHAHA eu também achei que no início estavam falando da Rachel em épocas diferentes, sei lá...tive que ler mais de uma vez pra entender.
    Estou curiosa com o filme. Amei que escolheram a Emily para interpretar a Rachel, é uma das minhas atrizes favoritas. Adorei sua resenha e realmente os coadjuvantes são dificeis de gostar sos.

    P.S.: HAHAHA eu li 50 tons e não gostei, to fugindo do filme haha
    O segundo comecei já odiando...
    Também tenho vontade de ler It, mas a grossura me dá medo HAHAHAHA

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kemmy.
    Que resenha legal.
    O livro me pareceu muito bom porque eu gosto muito de suspense, mistério, desaparecimento.
    Essa questão de inversão da ordem temporal dos acontecimentos eu já não gosto muito porque às vezes fica meio confuso.
    Como a história vai virar filme, vou aguardá-lo haha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  22. Olá, desde que foi lançado quero ler este livro, agora mais do que nunca, gosto de livros que me instigam a ler, vou tentar adquirir o mais rápido possível, adorei o blog parabéns.


    www.dicasrodape.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Kemmy. Já li "A garota no trem" e me identifiquei muito com a sua resenha. Também achei o livro um pouco repetitivo, apesar de ter gostado acabei o livro com um sentimento de que faltou algo para ele ser realmente cativante. Beijos! Estou adorando suas resenhas. :*
    http://avessandoavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!