date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} O vilarejo - Raphael Montes

12/08/2016

{Resenha} O vilarejo - Raphael Montes

12/08/2016

O vilarejo

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


Título: O vilarejo|Autor: Raphael Montes|Editora: Suma de Letras|Skoob|Avaliação: FAVORITO!

É difícil resenhar um livro de contos, ainda mais quando se trata de um que eu gostei tanto. De qualquer forma, espero que consigam entender a essência dele e se interessar pela leitura.

Ao ler o primeiro conto, que fala sobre Belzebu - fome -, achei que ele deveria ter ficado pro final. É que ele acaba soltando spoiler sobre os outros contos, já que eles não seguem uma ordem cronológica, mas no fim percebi que foi a melhor organização possível. Sobre esse conto, só o que eu tenho a dizer é: o que a fome é capaz de fazer com uma pessoa?

"O vilarejo vem sendo dizimado dia após dia. O luto sentou-se à mesa. Ninguém chora os mortos. Não podem desperdiçar energia lamentando a partida dos que não suportaram o frio e a fome."

O segundo conto, que fala sobre Leviathan - inveja -, fala um pouco sobre amor não correspondido, frieza (muita frieza) e claro, inveja. Em todos os sentidos e níveis possíveis.

O conto sobre Lúcifer - ira - apresenta descrições angustiante. Me fez lembrar de uma história que criei há alguns anos, que falava, basicamente, sobre ação e reação. As vezes, ao nos precipitarmos em relação a algo, acabamos fazendo com que aquilo realmente ocorra, embora não fosse acontecer se tivéssemos ficado em nosso canto. Deu pra entender? Haha bom, acho que lendo esse conto dará pra entender bem.

"O mundo não se resume a este vilarejo no meio do nada, sr. Ivan. Existem outras línguas. E outros tons de pele. O fato de sermos todos brancos, de olhos claros, não nos torna melhores ou piores."

Em Asmodeus - luxúria - temos um personagem que tem fetiche por mulheres gordas e o que ele faz por conta disso. Apenas em Belphegor - preguiça - descobrimos o que antecedeu a todo o frio, fome e desgraça do vilarejo. É um conto intimamente ligado ao Lúcifer.

Em Mammon - ganância - somos levados à uma reflexão e tanto. O dinheiro é assim tão importante? Mais importante do que a própria família? O que o dinheiro é capaz de fazer com uma pessoa?

"O que você veste é dinheiro. O que você come é dinheiro. Onde você dorme é dinheiro. Tudo, minha querida, tudo é dinheiro."

Por fim, o conto Satan - orgulho - foi o êxtase total! Ali é que tudo se explica, tudo se relaciona e "cai a ficha". Por conta da avidez que me dominou durante a leitura, acabei não prestando tanta atenção quando deveria. Dica: preste bem atenção desde o início e perceberá que "tudo está ali". Ainda assim, você pode achar que sabe de tudo, mas não sabe. Há tempos não lia um livro tão bom, tão bem escrito, com conexões tão perfeitas quanto O vilarejo.

"O pecado nos mata, meu caro Anatole. Não importa quanto tempo seja preciso. O pecado nos mata."

Antes de terminar, quero dizer que apesar de o início do livro "falar" que a ordem não importa, se ler Satan antes vai tirar toda a graça da coisa. De fato, os outros seis poderiam ser lidos em qualquer ordem, embora eu recomende que seja lido exatamente do jeito que é.
Ah, e quem tem medo de coisas sobrenaturais pode ficar despreocupado porque quem realmente assusta em O vilarejo não são fantasmas ou demônios, mas sim o próprio ser humano!

Acompanhe o blog nas redes sociais:

24 comentários:

  1. Oiie, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, infelizmente ainda não li nenhum livro do Raphael, mas tenho muita curiosidade, sempre vejo muitos elogios, o livro de contos parece ser ótimo, espero ter a oportunidade de ler, e seguirei a dica de ler os contos na ordem que é o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, os livros dele são muito elogiados! Pooonto pro Brasil haha
      Beijos

      Excluir
  2. Uau! Que final foi esse?? Caramba!Gostei muito da resenha e tenho que dizer: se não fosse por essas frases acho que nem daria tenção a ele... Agora quero muito ler... Nossa acho que foi a melhor resenha do mês haha estou sem palavras, eu via esse livro e como não leio a sinopse - quero ser surpreendida - eu não sabia que era de conto e não osu fã de ler livros de conto estou traumatizada pelo livro "Formaturas infernais", eu acho...Eu não sabia que era um livro de contos e estava super empolgada, quando leio o primeiro conto me apaixono pelo livro e quando vou pro segundo me decepciono não tinha nada a vê com o primeiro ai que vi que era um livro com alguns contos e escrito por mais de um autor... Fiquei pê da vida! Nem terminei de ler o livro...
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vi esse livro, mas não me interessei pra saber mais... também não sou muito chegada a contos, mas esse ganhou meu coração <3
      Feliz em saber que as frases te fizeram sentir vontade de lê-lo!

      Excluir
  3. Oi Kemmy!

    recentemente li uma resenha falando super bem desse livro! Gosto do formato contos e o fato de não assustar por fantasmas tb rsrsrsrs Adorei os quotes!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, o formato de contos não é meu favorito, mas esse livro me surpreendeu demaissssss. Super recomendo!
      Bjs

      Excluir
  4. Olá.
    Que ótima dica. Ainda não li nada do autor, mas livros de contos sempre são muito interessante. E por sua ótima resenha, percebe-se uma leitura muito boa e reflexiva. Se tiver oportunidade, gostaria de ler. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Márcia. Leia sim, não vai se arrepender.
      Beijos

      Excluir
  5. Não gosto de contos. Mas depois de ler a sua resenha, estou pensando seriamente a rever meus conceitos. Gostei do enredo, falou basicamente sobre como o ser humano pode chegar a seu extremo

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é incrível mesmo, e olha que eu não curto muito contos! Acho que toda a ideia de falar sobre os 7 pecados foi sensacional, e o autor não poderia ter escrito de forma melhor junto daquelas ilustrações aterrorizantes!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu gosto de contos e estou doida para ler esse livro.
    Eu assisto muito do gênero em filmes em séries, mas por alguma razão acabo não lendo tanto.
    Adorei a ideia dos nomes dos tinhosin relacionados com os pecados.

    tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Ola! É muito difícil eu ler contos, ainda mais esse que é muuuito de terror ne ?! Kkkkkk não foi um tema que me agradou muito 😨
    Gostei desse seu final, as vezes o ser humano é mesmo horrível, quando quer.
    Enfim, achei a historia inteligente, uma proposta inovadora, ao meu ver. Como já disse não é una leitura pra mim, mas acredito que seja una ótima dica para os amantes de contos .
    Abraços !

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro e gostei bastante. Adorei a escrita do Raphael Montes. Os outros livros dele já estão na minha lista.
    O último conto realmente é surpreendente!
    Uma leitura super rápida e gostosa!

    ResponderExcluir
  10. Oi oi,

    sou louca para ler algo desse autor, muita gente ama os livros dele! E como adoro um bom conto, acho que eu ia amar O Vilarejo! Ainda mais que o livro faz várias referências a demônios, assunto que acho bem legal. Adorei a resenha!

    Beijos!
    Participe do sorteio e concorra a um ingresso para a Bienal do Livro de SP
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  11. Contos de terror não é o meu gênero preferido, mas Este livro me atraiu muito, primeiro porque os contos são interligados, achei bem legal e muito inteligente, depois pela sua empolgação na resenha e também por ser nacional.
    Abraços, 
    Gisela
    Ler para Divertir
    Participe do Top Comentarista de agosto, serão 3 ganhadores e você pode ganhar um livro a sua escolha

    ResponderExcluir
  12. Olá, Kemmy.
    Eu gostei muito desse livro. Achei a edição belíssima e gostei da escrita do autor. E como você disse o livro apesar de citar e relacionar os demônios nada teria acontecido se não fosse a escolha do ser humano. No primeiro conto já fiquei com muito nojo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oii
    que bom que gostou de ler, sempre vejo elogios. Eu ainda não li nada do autor só que tenho curiosidade de ler um outro.
    Esse parece ser envolvente, mas acho que teria medo ao ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Quantas críticas sociais intensas! Quantas reflexões irônicas bem elaboradas e emitidas. Que obra reflexiva! Adorei loucamente a resenha, o navegar em entrelinhas e os pontos tão enriquecedores selecionados. Indicação linda!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros do gênero e eu não conhecia a história.
    é o tipo de livro que eu sei que vou sentir medo, mas quero ler hauhaiuhauihaiuhauiha

    ResponderExcluir
  16. Oi. Que livro completamente diferente do que estou acostumada. Já vi o nome mas nunca me interessei para ler as resenhas sobre ele. Simplesmente amei! Vou querer ler depois, sempre gosto de assuntos que falam sobre os pecados capitais.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da sua resenha, fiquei curiosa pra ler esse livro!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  18. Menina tu conseguiu fazer eu ter vontade de ler um livro, adoro historias assim e ha muito tempo nao ouvia algo que me intrigasse assim... e teu blog é lindo... amei cada detalhe.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  19. Oi Kemmy, tudo bem contigo ???
    Eu já li tantas resenhas positivas sobre O Vilarejo, e sempre vejo mais e mais pessoas comentando sobre a leitura da obra, que cada vez mais me vejo ansiosa para conhecer essa obra.
    Desde que o livro foi lançado eu estou de olho nele. Gosto muito de livros com essa temática mais sombria, que vai para o lado do terror, então ele já ganhou vários pontinhos comigo. Mas a história mudou quando as resenhas começaram a destacar o quanto ele vale a pena. Hoje eu preciso realizar essa leitura.
    Infelizmente ainda não tive a oportunidade. Mas fiquei feliz por saber que curtiu a leitura e que ele não decepciona !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Achei esse livro bem interessante, ainda mais por temos um livro de terror em formatos de contos e contos bem interessante, mas geralmente eu fujo dos livros de terror pois não é um gênero que gosto, mas para quem esse livro pare um prato cheio !!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!