date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Debate do mês} Livros físicos, digitais ou ambos?

20/08/2016

{Debate do mês} Livros físicos, digitais ou ambos?

20/08/2016
Olá, pessoas!
O debate do mês desse mês nem é bem um debate rs. É mais uma pesquisa de opinião, mesmo.
No mês passado, a enquete que eu fiz foi sobre a preferência dos leitores: livros físicos, digitais ou ambos?
Sabem que o resultado até que me surpreendeu? 


Por mais que a era digital, a tecnologia, os e-readers tenham vindo com tudo e muitas pessoas acreditem que, em poucos anos, não existirão mais livros de papel, sabemos que quase todo bom leitor não dispensa tocar, folhear, sentir o cheirinho de livro novo - ou usado.

Assim sendo, não foi surpresa perceber que a maioria das pessoas que votou prefere o bom e velho livro físico. O que foi surpresa foi perceber que apenas uma pessoa que respondeu curte apenas livros digitais. Na era dos Kindle, Lev e Kobo da vida, imaginei que esse número seria maior. Mas enfim, vamos ao resultado da enquete:
Chega a ser contraditório da minha parte, mas depois que comecei a ler e-books no celular minhas leituras estão progredindo bem mais rápido. Como passo 3 horas/dia dentro de um ônibus e não posso ficar carregando peso extra, isso me quebra um "senhor" galho. Já cheguei a ler um livro por noite, imagina? Se fosse livro físico, dificilmente conseguiria.

No entanto, tenho uma coleção de cerca de 300 livros físicos e sempre que possível eu leio/compro mais - porque sou aloka. Ou seja, minha resposta para essa enquete seria, sem dúvidas, a terceira: ambos.

Livros físicos e digitais possuem seus prós e contras, é claro. Livro físico pesa para carregar, não permite ler em ambientes escuros, demanda maior cuidado para não estragar e geralmente é mais caro. Livros digitais não permitem o folhear, limitam a visualização e avaliação de diagramação, dependendo do dispositivo/aplicativo, cansa muito a visão... enfim, saber usar cada um no momento certo é o que há!

E você aí, prefere livro físico ou digital? Me conta quais são os prós e contras que você percebe em cada um!

Acompanhe o blog nas redes sociais:

14 comentários:

  1. Olá!
    Eu era bem preconceituosa com ereaders, mas como a vida me fez uma leitora pobre hahah... muitas vezes acabo optando por livros digitais por serem bem mais em conta, mas nada supera a sensação de ter o livro nas mãos.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro os livros físicos, quando eu quero ler; primeiro vejo se tem em alguma biblioteca ou se alguém tem pra emprestar. Caso não consiga eu vejo o preço. Se estiver num preço absurdamente caro e no momento eu estou desprovida de $$$ para gastos extras, ai eu leio online

    ResponderExcluir
  3. Prefiro os livros físicos! Não sei porque, mas eu gosto de sentir a página, virar, ter o livro comigo sempre, etc... Acho meio perigoso ficar saindo por ai com um tablet por exemplo, fora que cansa mais a vista.
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=tn360ONqGHc

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Minha paixão são os livros físico! Preciso tocar, cheirar, abraçar e ficar admirando na estante!!! Mas claro que já li e leio os digitais também. Mas não são minha preferência, pois tenho problemas de visão (a velha miopia) e os digitais me cansam bem mais. Os digitais são práticos e dinâmicos, mas os físico são maravilhosos! Amo meus livros! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá ! Olha, não tem nem comparação você poder tocar um livro, cheirar e tudo mais. Eu, com certeza, prefiro o físico. Mas não abro mão dos digitais. As vezes, os blogs de leituras lançam uma resenha de um livro tão bom e eu não tenho condições de sempre que ver uma resenha, ir lá e comprar ne kkkkkk Então, os digitais me ajudam e muito ! ;)

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu prefiro os livros digitais! Estou até considerando comprar um e-reader, porque já leio muito mais livros nesse formato. Não que eu não goste do livro físico, adoro sentir o cheiro, e principalmente vê-los na estante! Mas acho o livro digital muito mais prático, porque gosto de ler a noite e em vários lugares. Já me acostumei tanto que acho complicado achar uma posição confortável pra ler o livro físico (é sério! hahaha).

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por livros físicos. Adoro o cheiro do papel, a sensação de virar a página, etc. Mas também leio livros digitais no Kindle! Tenho a impressão que leio mais rápido no Kindle; fora a praticidade.
    Nessa pesquisa, com certeza responderia AMBOS!

    ResponderExcluir
  8. Bom eu sou apaixonada pelo bom e velho livro, eu diria físico porque possuo dificuldade em ler livros digitais, pelo celular, pelo notebook nunca dou conta, bom para falar a verdade já li dois livros no notebook, mas foi o máximo que consegui e demorei um tempo para terminar a leitura, acho que ambos são ótimos cada um em uma ocasião em especial, mas se você souber usar ambos certeza de que seu numero de leitura só vai aumentar, e eu sempre dou um jeito de levar um livro na bolsa hahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Que acontece. Eu acredito que ambos são satisfatórios, ao menos para mim. Claro que os livros físicos são ótimos! Você consegue encher sua prateleira, cheiras as páginas e curtir a capa, as folhas e etc. Mas na falta de opção, vai o livro digital mesmo.
    Eu leio tantos livros em e-book que agora prefiro ler no celular do que o livro físico, acho que simplesmente me acostumei, até porque ler na cama com o celular é bem mais prático que um livro.
    Mas para mim, qualquer um dá, então se quiser me presentar rsrs
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Kemmy <3
    Fui eu que votei em livros digitais hahahah
    Depois que comprei o kindle, minha vida mudou =D
    Amo e dou preferência para comprar neste formato.
    Só compro livros físicos quando não há a versão em e-book ou quando o mesmo é muito caro.
    Claro, ainda leio livros físicos. Mas gosto mesmo é do e-book.
    Ainda assim, acho que os livros digitais não vão substituir os livros físicos. Pelo menos não pelos próximos (muitos) anos.
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Posso dizer que meu preferido no momento é digital, já li 9 livros nesse mês só pelo celular, é incrível como a leitura flui facilmente. Ainda lendo muitos digitais prefiro os meus físicos haha são meu xodó, o cheirinho de novo é tão bom!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Para mim nada ira substituir o livro físico, gosto dos dois modos de leitura tanto virtual como físico, mas sempre irei preferir o físico por isso se leio um livro virtual e gosto muito da historia acabo comprando também o livro físico, mas realmente o livro virtual é bem mais pratico !!

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho nada contra livros digitais, mas acabo lendo digitais apenas quando preciso urgentemente ler um livro e não tenho como ter o físico dele no momento, do contrário, prefiro esperar.. hahahaha
    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!