date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Dançando sobre cacos de vidro - Ka Hancock

25/05/2016

{Resenha} Dançando sobre cacos de vidro - Ka Hancock

25/05/2016
Sim, demorei a escrever. Não, ainda não me recuperei. Ainda não tenho palavras para descrever esse livro e com certeza será uma resenha difícil pra mim. Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que: detesto gente que fica se pagando de bipolar na Internet, achando que isso é algo legal de se fazer; perdi dois entes queridos para o câncer, portanto essa foi uma leitura especialmente dolorosa de se fazer e eu com certeza deixarei muitos detalhes passarem, simplesmente porque passei a maior parte do livro chorando e não absorvi tudo como deveria.

ENREDO
Acredito que se uma pessoa realmente quer se surpreender com Dançando sobre cacos de vidro, não deve ler a sinopse, pois ela conta muito sobre o enredo. Como eu li a sinopse, não tive grandes surpresas durante a leitura, no geral ele foi bem previsível, mas a escrita de Ka... ah, a escrita de Ka! Minha gente, só alguém sem coração para não se emocionar com esse livro.

Dançando sobre cacos de vidro é a história do amor (im)possível entre Michael Chandler, um homem diagnosticado com transtorno bipolar e Lucy Houston, que vive em uma espécie de corda bamba desde que perdeu a mãe para um câncer e que, por isso, precisa se monitorar frequentemente para não acabar como ela. Após muito ponderarem, eles resolvem ficar juntos, mas não sem antes escreverem regras que não devem ser quebradas, para manter a harmonia do casal.

- Mickey, eu realmente acredito que todo mundo deveria ser importante para alguma outra pessoa neste raio de planeta a ponto de valer a pena lutar por ela. Isso vale para mim também. E ninguém está lutando por mim. Eu desisto.

Em segundo plano, mas de forma alguma menos importante ou explorado, estão as relações familiares entre Lucy e suas irmãs; o casal e a cidade toda. Por morarem em uma cidade pequena, todos se conhecem e é invejável a relação que têm um com os outros. Todos sabem tudo sobre todos, mas não de uma forma cruel e fofoqueira, mas sim bondosa e empática.

dançando sobre cacos de vidro é bom

Se vocês me perguntassem sobre o que se trata esse livro, eu diria: câncer, transtorno bipolar, aborto, infertilidade, e, acima de tudo, amor. Amor em sua forma mais pura e plena.

PERSONAGENS
Lucy é um doce de pessoa e - ao meu ver - extremamente paciente, pois apesar da doença de Mic, teve uns momentos em que eu me perguntei como ela conseguia se manter tão calma. Mas não é difícil de entender, pois Mickey se mostra completamente apaixonado e fiel à sua amada esposa e me fez suspirar não uma ou duas vezes. 

Eu não consegui parar de pensar na Drew Barrymore como Lucy e o Dr. Rey como Mickey  de verdade, eu tentava imaginar um novo rosto pra eles, mas não dava.

Lily, uma das irmãs de Lucy, é quase uma gêmea, apesar de terem alguns anos de diferença. Elas são super apegadas e possuem uma relação indestrutível - ou não. Priss é a irmã mais desapegada, fria e materialista, que tenta se mostrar forte e distante, mas nem sempre consegue. Apesar de ser uma megera na maior parte do tempo, não consegui não gostar dela. 


Em 75% do tempo, ele controla a situação. Não se pode deixar de amar um homem assim. Mas é preciso conviver com a ideia de que em 25% do tempo haverá coisas que podem empurrá-lo para o precipício.

Ron, marido de Lily, é um cunhado e amigo exemplar, sempre ao lado de quem mais precisa. Jan e Harry, o casal da casa ao lado (e pais de Ron) são amáveis e tratam Lucy e Mic como se fossem filhos.

Gleason e Charlotte são, respectivamente, os médicos de Mic e Lucy. Eles agem como se fossem da família, tão apegados aos seus pacientes que é difícil de imaginar que realmente exista uma relação assim no mundo real, mas se existir, bom pra quem a vive. Em geral, eu tenho medo de todo e qualquer médico.

NARRATIVA
A narrativa é bastante ágil, porém dá alguns saltos e precisei ficar bem atenta pra não me confundir sobre o que era passado e o que era presente. A cada capítulo, somos saudados por um trecho escrito por Mic e o restante narrado por Lucy, complementando aquilo que Mickey tinha nos "contado".

- Lucy, todo casamento é uma dança: complicada às vezes, maravilhosa em outras. Na maior parte do tempo não acontece nada de extraordinário. Com Mickey, porém, haverá momentos em que vocês dançarão sobre cacos de vidro. Haverá sofrimento. Nesse caso, ou você fugirá ou aguentará firme até o pior passar.

Acho interessantíssimo isso de haver capítulos que narram o presente e outros, o passado. Complementa a história de uma forma rica e única, sempre nos fazendo imaginar em que ponto aquilo tudo se encontra.

dançando sobre cacos de vidro de ka hancock
Essa mulher ainda me fascina, sobretudo em momentos como este, quando saio do buraco com o cérebro embotado e a primeira coisa que consigo enxergar com nitidez é o seu amor. Todo ser humano que não bate bem deveria ter a mesma sorte ♥
Uma das muitas lições que tirei desse livro é: sempre há alguém passando por algo pior do que nós. Sempre. Todos estamos em algum tipo de luta diária mas, em geral, estamos tão focados em nós mesmos que não conseguimos enxergar o outro, não conseguimos ser empáticos com a dor alheia.

Indico Dançando sobre cacos de vidro para quem gosta de histórias e personagens fortes e reais, muito drama, muito choro e algumas lágrimas de esperança. Indico Dançando sobre cacos de vidro para todos aqueles que acreditam que o amor, o verdadeiro amor, não precisa seguir regras ou ser perfeito para ser incrível. 
Avaliação:


 Top comentarista de maio/2016

28 comentários:

  1. Ai que livro lindo. Me apaixonei pela capa dele há algum tempo e sempre venho namorando ele quando vou a livraria, mas ainda não tive oportunidade de comprar, pois depois da sua resenha ele vai para o topo da minha lista. Amei a forma como você dividiu os pontos a se falar, gostei muito dos personagens e principalmente as citações, são as citações que sustentam um livro e você fez isso divinamente. É muito pouco eu dizer que estou apaixonada por esse livro, minha situação atual é: não deixa o seu perto de mim porque senão eu vou pegar e sair correndo *-* hahahaha
    livrosdanique.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nique, o livro é realmente incrível! Os personagens são tão apaixonantes que dá vontade de arrancá-los do livro e dar cama, comida e roupa lavada hahaha leia sim, tenho certeza de que vai se encantar <3

      Excluir
  2. Até eu que estou fugindo de romances me interessei. Você conseguiuuu hahaha. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca havia lido uma resenha. Não sabia que mexia com essa questão do transtorno bipolar, perdas, e já imagino a carga que isso dê a história. Gosto muito de personagens reais e problemas possíveis, digamos assim e drama em narrativas. Darei uma olhadinha nesse livro na próxima vez que for à livraria.
    Beijos.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem uma carga enorme e é muito emocionante! Não diria que é um livro de romance, apesar de ter muito amor. Não sei definir esse livro, minha gente. É incrível e todos deveriam ler <3 dê uma atenção especial a ele, sim.
      Beijos!

      Excluir
  3. Que livro lindo ! Eu entendo perfeitamente você. Quando estava lendo A culpa é das Estrelas tinha acabado de perder um primo pro câncer, e passei a leitura toda chorando, tanto que li novamente depois.
    Esse livro tem uma historia muito bonita de amor, parece aqueles livros que fazem a gente acreditar que tem algo de belo no mundo.
    Que bom que gostou tanto dele, e obrigada por nos apresentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, quando li ACEDE fazia pouco menos de um ano que meu padrinho tinha falecido por causa dessa doença maldita :( chorei, chorei e chorei e talvez por isso odiei o livro, rs. De qualquer forma, amei o filme.
      Dançando sobre cacos de vidro é um livro incrível, apesar de doloroso.

      Excluir
  4. Nunca tinha lido resenha desse livro, já tinha ouvido falar que ele era bom, mas nunca fui atrás de mais informações e agora consegui todas elas em sua resenha. Fico imaginando para o casal como deve ter sido difícil, e o que poderia dizer um milagre acontecer entre eles. Vou te falar que no momento não penso em ler esse livro, muito drama pra mim. Mas, por gostar do gênero, coloquei na lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ycaro, depois dele também estou fugindo de dramas e, principalmente, livros com personagens que tem câncer.
      Ainda assim, indico-o fortemente e acredito que você gostará muito quando finalmente o ler :)

      Excluir
  5. Ai gente, já até sei que vou chorar horrores com esse livro!
    Deve ser uma situação bem complicada essa viu. :/
    Houve um tempo em que meu namorado teve depressão, foi bem difícil, sei que não é a mesma coisa, mas ainda sim, são situações bem complicadas.
    Não sei se leria esse livro, tenho que me preparar, pois não quero lembrar do que passei. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Thuanne :( espero que seu namorado esteja melhor!
      Esse livro é muito forte e faz reviver algumas situações nada agradáveis, mas no fim ele nos dá uma lição bonita. Espero que você leia e goste :)

      Excluir
  6. Quando o livro intercala tempos diferentes sempre tem uma parte que eu acabo me confundindo um pouco, haha, mas mesmo assim acho bem legal essa forma! Já tinha visto esse livro por ai, mas não tinha chegado a ler nenhuma resenha nem a sinopse, e bom, parece realmente ter uma carga emocional gigantesca, e não sei se estou preparada pra ler algo assim!
    A lição que tu tirou é muito boa e verdadeira. Ás vezes quando to com um probleminha e começo a reclamar já tento parar pra refletir sobre os problemas que outras pessoas passam e são tão maiores que os meus, e me sinto no paraíso e muito abençoada por Deus. Algumas vezes até fui com o pessoal da minha igreja que vai aos domingos entregar café da manhã para os irmãos de rua, e ver toda aquela situação que eles passam cortam o coração, realmente, como cacos de vidro mesmo! Fica todo despedaçado!
    Como eu disse, não sei se estou preparada pra uma leitura assim no momento, mas vou guardar na minha lista, porque pode ser bem importante algum dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, é uma ótima ideia esperar o momento certo para ler, viu? E a narrativa é um pouco confusa no início, mas depois acostuma.
      Essa ação aos domingos deve ser muito emocionante! Me corta o coração ver pessoas dormindo nas ruas :(

      Excluir
  7. Eu já achei o titulo lindo e intrigante, depois de ler a resenha fiquei com vontade de ler.
    A historia de amor e as lições que vem dela, deixam desejando ler o livro.
    Mas estou numa fase meio delicada na minha vida, e como sou naturalmente chorona não seria um bom momento para ler.
    Mas com certeza irei ler quando puder.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, espero que tudo se ajeite por aí em breve. Beijos!

      Excluir
  8. Não sei se eu leria no momento que estou hoje, to fugindo de qualquer coisa que possa me fazer chorar. haha
    A história parece ser excelente e sua resenha ficou maravilhosa!
    Quando eu estiver mais disposta a ler num drama, vou procurar esse livro pra ler! Obrigada pela indicação <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drama e lágrimas são com esse livro mesmo haha
      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Kemmy, tudo bem?
    Adorei a sua resenha.
    A temática abordada no livro chama bastante a minha atenção. Gosto muito de livros que abordam problemas psicológicos. Fiz tratamento durante um tempo para depressão e volta e meia tenho minhas crises. Já cogitei a possibilidade de ter mais do que apenas isso, pois as vezes tenho crises bem complicadas mesmo :( Mas tenho horror a médico. Como já trabalhei em hospital, sei a forma como os doentes do tipo são tratados (pelo menos neste hospital) e fiquei bem horrorizada. Tanto que acabei largando o tratamento por conta própria. No fim, acabou sendo melhor. Quer dizer, eu passei um tempo mal e tal e as vezes ainda fico meio ruim. Mas sinto que estou melhorando. Me dedicar mais a carreira literária me faz bem, apesar de surtar algumas vezes , até postei sobre isso um dia : http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/03/reconhecimento-depressao-e-os-primeiros.html . Prefiro pensar e acreditar, que posso melhorar sozinha. No momento, não represento um risco verdadeiro a quem está perto de mim, então....
    Então nesse ponto, o livro chama muito a minha atenção.
    Mas sei um pouco sobre o desenvolver do livro e de uma criança e isso mexe muito comigo. Tenho uma opinião meio egoísta em relação a isso, acho sempre que o mais importante é a mulher, então... isso acaba me desagradando :P
    Mas imagino o quanto o livro deve ter te tocado, principalmente por você já conhecer situações como essa :(
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
    PS: Desculpa o desabafo :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, que é isso, adoro desabafos e estou aqui se precisar de algo.
      Caramba, não quero nem pensar como tratam os doentes nesse hospital aí :(
      Espero que você se recupere bem e logo! Se você sente que pode melhorar sozinha, mantenha esse pensamento :)
      Beijos

      Excluir
  10. Oi Kemmy.
    Eu quero muito ler esse porém estou um pouco relutante pelo fato de não gostar muito de drama, mas fiquei bem curiosa desde a primeira vez que vi esse livro, os personagens me parecem ser ótimos, não gostei que o mocinho vive a sombra da sua falecida esposa, vou superar isso. Em compensação a criação dos personagens secundários e suas personalidades deu um ar muito bom ao livro.
    Irei ler com certeza.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, eu também não era muito chegada a drama mas isso mudou completamente depois de Como eu era antes de você hehe
      Bem, não vou dar spoilers aqui mas o que eu digo é que você com certeza se surpreenderá quando finalmente ler esse livro incrível :)

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro adicionado em minha lista de desejados, já há algum tempo. E sempre que leio comentários a respeito do mesmo, me deparo com lágrimas! Então, estive fugindo um pouco de dramas e livros que despertam as emoções de uma forma triste, pois ano passado perdi meu pai e até então tenho estado muito emotiva. Mas quero ler esse livro, daqui há algum tempo, pois tenho certeza que é muito bonito. Obrigada por sua resenha, adorei. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito por sua perda, Márcia. É realmente um livro muito bonito, mas não é muito aconselhável lê-lo se você não se sentir bem com ele :/ espero que se sinta melhor para ler
      Abraços

      Excluir
  12. O enredo é forte, a proposta tem um grande potencial, mas acho a ideia densa, é o tipo de livro que preciso ler no tempo certo.
    Eu dou preferência a leituras que me fazem rir, que me deixe leve, entende, então, dançando sobre cacos de vidro é uma leitura que provavelmente não farei.
    Mas sua resenha está ótima, bem escrita e ressaltando os pontos certos.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Paty. Esse é um daqueles livros que precisa do momento certo, ou será um desastre.
      Gosto de intercalar leituras leves com densas para não ficar de ressaca rs
      Muito obrigada pelos elogios :)
      Beijos

      Excluir
  13. Aaaah, por que não li logo essa resenha?
    Kemmy, que resenha maravilhosa e que livro intenso. Não esperava um enredo assim, devo confessar, mas suspeito que, do jeito que sou mole, eu me acabaria de chorar, não por tristeza ou algo assim, mas pela compreensão, sabe? Não conheço pessoas bipolares (ou acho que não conheço, mas sei como é), porém, posso imaginar a situação em que ela passa, igualmente a pessoa que a escolheu como amada. Parece ser um livro bem tocante e profundo. Gostaria de um dia ter a chance de lê-lo ^-^
    Parabéns pela resenha, sério!
    Beeijos e ah, mesmo não conhecendo muito você, acredite: tenho carinho pela sua pessoa rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que lindo ler isso Ruhh *-* amo esse sentimento de ter carinho por alguém que não conhecemos bem.
      O livro é pra desmontar de chorar mesmo hahahaha é lindíssimo, uma das minhas melhores leituras desse ano
      Muito obrigada pelos elogios *-*
      bjs

      Excluir
  14. Depois de ler a sua resenha quero ler esse livro, eu entendo sobre a dor de ter alguém da família com câncer e mesmo que seja difícil esse assunto a sua sinopse me deu tanta vontade de ler ele. E eu me apaixonei também pela capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabs, é horrível né :/
      Realmente não sei como a autora conseguiu transformar algo tão trágico em uma história bonita

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!