date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Fala sério, filha! - Thalita Rebouças

25/06/2015

{Resenha} Fala sério, filha! - Thalita Rebouças

25/06/2015
Oi, gente!
Andei sumida, né? Me desculpem. Realmente essa semana está bem corrida! Minha faculdade (que estava em greve) voltará em breve, então tô tentando me organizar e "correr" com as leituras enquanto estou ociosa, rs. 
Comecei a ler os livros da maratona. Melancia (Marian Keyes) estou lendo em formato digital e estou decepcionada. Começou tão bem e de repente só desandou. Tá chato, arrastado, repetitivo. Só não abandono porque a) sou curiosa demais e quero saber o desfecho b) disseram que depois da metade melhora, e estou quase na metade. Fala sério, filha! só não terminei de ler antes por falta de tempo, porque... bem... leiam a resenha que entenderão :)

dica-livro-infantojuvenil

Fala sério, filha!
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: Infantojuvenil
Páginas: 216
Avaliação: 5/5

Conheci os livros da Thalita ainda na adolescência... lembrava-me vagamente de Maria de Lourdes, seus pais e suas peripécias. Quando recebi esse livro (ganhei na promoção Páscoa Literária, do blog Leitor Sagaz), sabia que seria diversão na certa.

Thalita tem uma escrita leve, fluida e incrivelmente divertida! São diálogos muito bem elaborados, situações constrangedoras - e a gente se vê nelas, o que é o melhor. Além de me ver nas situações, relembrando minha infância e adolescência, imaginei como será a minha filha, quando tiver uma.

Foi uma experiência muito gostosa ler esse livro. Me peguei tendo que conter o riso algumas vezes, para não acordar o namorado.



resenha-fala-sério-filha!

Ok, mas do que se trata o livro? 

Fala sério, filha! é o sexto livro da série "Fala sério". Antes dele, vieram Fala sério, mãe!, Fala sério, pai! e outros. Maria de Lourdes é a filha, Ângela Cristina é a mãe e Armando é o pai. Esse sexto livro é a "vingança" dos pais de Malu por todas as suas proezas ao longo de 21 anos de vida. Permeado por muita ironia, diálogos absurdamente reais e a certeza do amor presente nessa família, esse é um livro mais do que recomendado!

"- Obedece, concorda com tudo. O segredo é não contrariar a mulher. Esse negócio de hormônio mexe demais com elas. Quando der vontade de xingar, xinga, mas xinga mesmo, com vontade. Só que em pensamento. Não é a mesma coisa, mas dá um alívio..." - Pág. 7

São mais de 50 crônicas, desde que Maria de Lourdes tinha seus seis meses de idade até os 21 anos. Curtas, objetivas, irônicas, divertidas. Não sei dizer o que foi melhor: relembrar cada fase da minha vida (e rir muito com isso), ou perceber tudo que minha mãe já fez e com certeza ainda fará por mim. Isso sem falar nos pensamentos que tive sobre como meus filhos serão e como eu serei com eles!

Os "capítulos" são intercalados entre Ângela Cristina, Armando e alguns poucos são narrados por Maria de Lourdes. 
"Ter filhos pequenos é assim. Uma surpresa diária. O problema é que devíamos nos acostumar com o fato de que crianças fazem e dizem bobagens o tempo inteiro." - Pág. 46

Pode parecer uma "reles" leitura despretenciosa, mas essa foi além! Como eu disse anteriormente, todas as crônicas me fizeram refletir pelo menos um pouquinho. Passado, presente e futuro se mesclaram de uma forma deliciosa! Thalita cumpriu direitinho o papel de nos divertir com as crônicas de Malu ("Maria de Lourdes!", como diria Ângela Cristina)

"[...] é tão lindo ver a sua carinha saindo da escola.
Mentira! Ela saía com uma cara de tédio que só piorava quando seu olhar cruzava com o meu ou com o do pai. Essa cara de tédio, aliás, é uma constante a partir de uma certa idade. Os filhos são simplesmente seres humanos entediados. Ó, ceus. Ó, vida! Realmente, é muito dura a vida dos adolescentes! Eles não têm conta pra pagar, não têm quase nenhuma responsabilidade, não lavam, não passam, não cozinham, não cuidam da casa, não se estressam com chefes, com clientes..." - Pág. 134
Sobre os aspectos físicos: a diagramação tá simples, mas bem bonita. Cada abertura de uma "nova idade" tem os desenhos de flor que constam na capa. Falar nela, o título e o símbolo da Rocco estão em alto relevo! Lindo, lindo. As orelhas são maiores que o normal. A da capa traz Maria de Lourdes discutindo com sua mãe por causa do livro. A de trás fala um pouco sobre a Thalita (ela tem 40 anos, gente! 40 anos! Eu daria 28, no máximo!). As folhas são brancas, mas a leitura é tão gostosa e dinâmica que não me atrapalhou em nada. As letras estão em um tamanho bem agradável e o espaçamento é bom.

quotes-fala-sério-filha

Resumindo: livro mais do que recomendado!
Alguém já leu ou ficou com uma vontadinha de ler? Me contem! Levem em consideração que eu estou quase desistindo de um livro da Marian Keyes, hein? Chega desse preconceito com a literatura brasileira!

Comentou? Não esqueça de validar a participação no Top Comentarista!
Beijos!

26 comentários:

  1. Primeiramente, sinto muito pela tormenta que está lendo Melancia. Não li o livro e nem pretendo, pois não é a primeira opinião negativa que vejo sobre ele, mas espero que ao menos ele melhore até o final.
    Agora sobre este do post, eu adorei! Parece tão leve e divertido que cairia muito bem entre as pausas que faço com meus livros mais densos - sabe como é, drama, morte, violência e muito mistério -, já que as vezes meu estado de espírito tá ruim demais para ler um livro que foca muito na parte ruim da natureza humana ou possui muita informação para juntar.
    Eu ainda não completei nem dezoito, mas acho que vou me divertir me lembrando de coisas da infância com esse livro. Aliás, discurso mundial dos pais esse do trecho que destacou sobre como não temos nada para reclamarmos tanto na adolescência xD Meu pai disse tantas vezes que decorei. No fim, até sei que ele está certo, mas essa é a fase do drama.
    Enfim, adorei a resenha. Fala sério, filha! Parece uma leitura muito gostosa e se eu puder, lerei os que vieram antes dele.
    Abraços <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, isso é verdade! Lembro que na adolescência eu ouvia muuuuuuuuito e sempre achava que ter que levantar cedo para estudar era o fim do mundo kkkkkkkkkkkk saudades
      O livro é muito gostoso mesmo, acho que você vai gostar :D

      Excluir
  2. Oie Kemmy =)

    Confesso que me sinto velha demais para ler esse tipo de livro rs...

    Apesar dos livros da Thalita Rebouças sempre bem comentados, é o tipo de temática que nunca me chamou atenção.

    Fico feliz que você tenha gostado da leitura =D

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA que isso, Ane!
      Realmente o público-alvo não sou eu, mas acho que tenho uma mente meio criança ainda kkkkk
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Kemmy!
    Ainda não li nada da Thalita, mas essa série "Fala sério" me parece muito legal, acho que abordar situações do cotidiano sob perspectivas diferentes a cada livro, faz com que os leitores se identifiquem com as cenas e se apeguem às histórias.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kemmy.
    Confesso que esse tipo de livro não me atrai, até porque já passei bastante da idade de lê-los. Mas acho que talvez seja uma leitura válida para passar o tempo.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e passa mesmo
      Como são crônicas curtinhas, terminei o livro que nem vi hahaha
      Obrigada :D

      Excluir
  5. Oi, Kemmy!
    Li um livro da Thalita há muuitos anos, sendo que na época tinha achado bem divertido. Acho que hoje eu não me encantaria tanto, mas ainda é uma leitura gostosinha. Nem sabia que essa série de livros "Fala sério" era nesse estilo. E esse livro aí que é de crônicas? Que interessante! Imaginava um livro "corrido" normal.

    Beijos, Cris
    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também adorei a leitura tanto na adolescência quanto agora... acho que ainda tenho alma de adolescente kkkk são crônicas, sim :D bem melhor
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Kemmy!
    Ah, eu li 3 livros da Marian Keyes e meio que desisti da autora... Parece que todos os livros são iguais, e as protagonistas são tão infantis que me irritam.
    Ainda não li esse livro da Thalita, mas ele parece ser muito legal! Não sabia que era sobre crônicas, agora me interessei!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só pretendo ler Casório? porque já tenho, caso contrário ia passar longe da autora. Se todas as personagens forem como a protagonista de Melancia, já era...
      Beijos

      Excluir
  7. Já li alguns livros da Thalita, o seu público alvo esta bem servido pois ela escreve de um jeito que prendem os jovens, já presenteei adolescentes que viraram fãs de seus livros.
    Conheci a autora pessoalmente numa Bienal do Livro em SP, é uma linda e simpática, sou super fã da Thalita!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aí uma autora que eu gostaria de conhecer. E olha que não dou bola pra isso de conhecer autores! Ela realmente parece muito fofa e simpática (linda já dá pra ver que é - 40 anos? Sério? kkkk)

      Excluir
  8. Já vi algumas entrevistas dessa autora e ela é muito engraçada... tenho vontade de conhecer um livro dela... talvez comece com esse.
    SUA ESTANTE

    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kemmy,
    Acho que te falei na outra postagem que minha prima adora a Marian, eu nunca peguei nenhum deles emprestado. Ainda não tenho vontade, por causa dos comentários negativos que leio...mas tenho vontade de ler algo dela sim hahahaha

    Sobre a Thalita, eu só li um livro dela. Foi um, acho que eram crônicas, sobre a primeira vez de um grupo de amigas. Achei bacana e quero ler essa série também.
    Mães nos livros, na maioria das vezes, são divertidas.

    bjs e tenha um delicioso final de semana ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lia tanta crítica positiva e super desanimei :(
      Mães geralmente são muito engraçadas, mesmo kkkkkkkk
      Beijos!

      Excluir
  10. A Marian Keyes é muito prolixa, ela passa centenas de páginas para narrar tipo... seis meses da vida da protagonista. No entanto, eu acho ela engraçada e divertida abordando os dramas das mulheres que estão próximas dos 30 ou já passaram dessa idade, por isso é uma das minhas autoras favoritas!

    Já a Thalita Rebouças, é uma autora que minhas alunas gostam, tenho muita vontade de ler alguma coisa dela. Sua resenha me fez ri e ter vontade de sair daqui correndo, abrir a página da Saraiva, Submarino, Amazon... enfim... e comprar logo alguma coisa da Thalita e ri... com ela dos dramas de meus alunos que tem uma vida muito dura néh... kkkkk

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso que me irritou tanto, esses capítulos intermináveis :@ :@
      Ah, todos os livros que li da Thalita foram divertidíssimos :D

      Excluir
  11. O que mais me chocou: COMO ASSIM A THALITA TEM 40 ANOS? Estou passada. Gosto muito desses livros que tem o ar cômico e um tom leve, é bom pra desopilar e a Thalita é um amor. E eu não tenho namorado pra acordar, só uma mãe e uma vó pra me perturbar. Adorei o post. Beijos

    sempreadormecidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHA pois é. 40 anos. Ainda não acredito, rs. Mas tudo bem
      Que bom que gostou. Beijos :D

      Excluir
  12. Kemmy!
    Tem leituras que começam mesmo de forma despretensiosa e aos poucos, nos faz relembrar o passado e nossas atitudes na infância e na adolescência e aí... se tornar uma leitura cheia de identificações e que se tornam maravilhosas!
    Semaninha de luz e paz!
    “Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...”(Chico Xavier)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi muito gostoso lembrar de coisas que eu nem sabia que tinham acontecido hahaha e também imaginar que tipo de filho(a) criarei kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  13. Melância não li, mas ouvi de meninas que leram que era um livro muito legal.

    Não conhecia a série Fala sério, parece ser muito gostosa de ler. Gosto de leituras leves para intercalar com leituras mais pesadas. E livros que conseguimos nos identificar são sempre divertidos e cheios de comentários como: é verdade!.

    ResponderExcluir
  14. Melancia eu comecei a ler, mas não sai das primeiras páginas. Achei bem chatinho. E quanto a esse, menina. Pense em um livro que morro de vontade de ler. Já li fala sério professor, mãe e amor. E todos são maravilhosos. A mãe da Malu é uma comédia mesmo e eu não vejo a hora de ler esse. Só não tinha ideia que alguns capítulos, mesmo que poucos, também eram contados pela Malu. Só acho que vou amar.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!