date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Desabafo: sobre pessoas que participam de sorteios

21/06/2015

Desabafo: sobre pessoas que participam de sorteios

21/06/2015
Oi, gente. Tudo bem?
Hoje eu vim falar de uma coisa que provavelmente todo blogueiro passa/passou/passará quando se trata de sorteios em Resenha Premiada.
É natural que quando fazemos uma postagem (seja ela qual for) desejemos comentários coerentes sobre ele. E isso não significa apenas elogios! Podem ser críticas, desde que sejam construtivas e não contenham ofensas. Qualquer coisa que mostre que a pessoa realmente leu a postagem. 
Quando um sorteio é lançado sob título de "Resenha Premiada", em 90% dos casos uma das regras obrigatórias é COMENTAR SOBRE A POSTAGEM. E comentar sobre a postagem não é dizer "adorei", "concordo", "ótima resenha", "fiquei curioso(a) depois que li sua resenha". Gente! Qualquer um percebe na hora que nenhuma palavra foi lida e isso é muito, muito chato. 


Entendam: a pessoa lê o livro, faz uma resenha sobre ele com todo o carinho, se esforça em mostrar os pontos positivos e negativos sem soltar spoiler, vai atrás de divulgação, paga do próprio bolso para ser enviado ao vencedor e não merece nem ao menos um comentário decente sobre o que escreveu? Ah, me desculpem. Tenho certeza de que muitas pessoas (provavelmente, todos os blogueiros) concordarão comigo nesse ponto. É um comentário, gente! Ler uma postagem e comentar algo coerente não vai fazer com que os dedos caiam. Se não vai se dar ao trabalho de ler, então que nem participe!
Sabe o que é pior? Além da pessoa não ler a resenha e fazer um comentário genérico, percebe-se que nem ao menos leu as REGRAS. Nem ao menos está participando da maneira "correta". Acho um desaforo. 

O objetivo dessa postagem não é fazer ninguém se sentir ofendido, mas sim repensar suas atitudes. É legal participar (e principalmente, GANHAR) sorteios? Claro que é! É maravilhoso! Mas faça a sua parte nisso também. É uma coisa bem simples, que além de deixar o blogueiro feliz, vai fazer com que sua participação esteja garantida.


Comentou? Não esqueça de validar a participação no Top Comentarista!
Beijos!

19 comentários:

  1. Não tenho um blog, e apesar de não ter nunca passado por essa situação exatamente por não possuir um, acho que posso entender o quão frustrante é escrever uma resenha, organizar um sorteio e tudo o que receber em troca não passarem de palavras decoradas para qualquer situação. Sempre que fazemos algo - seja um post, uma comida para alguém especial, um livro ou qualquer outra coisa - esperamos sermos reconhecidos por isso e que nosso trabalho receba a devida atenção, neste ponto acho que nem imaginando consigo chegar perto da decepção que vocês, blogueiros, sentem ao verem o que está resultando o que preparam com tanto carinho =/
    É um assunto a se refletir este, nem sempre nós leitores chegamos a ser as criaturas mais doces do mundo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem??

    Realmente, e não é só em resenhas premiadas... Nós blogueiros sempre recebemos alguns desses comentários em váááários posts né? Gostei da sinceridade!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Kemmy!
    Realmente tem gente bem noção mesmo.
    Querem participar e nem sabem do que...
    Nós que temos blog, corremos esse risco. Já vi cada comentário nada haver... temos de relevar e desclassificar, é claro, afinal, a pessoa nem leu o que está escrito.
    Agora que dói, dói... porque temos o maior trabalho em ler um livro, fazer resenha e a pessoa nem tá aí para ler... "Isso é uma vergonha!", como diz o Boris Casoy.
    “A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.”(Ralph Waldo Emerson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kemmy.
    Eu te entendo perfeitamente. Tanto entendo que, depois de me irritar um bocado, quase nunca coloco mais comentar na resenha como regra obrigatória, assim não me irrito com quem comentou por comentar. Mas é chato perceber quando as pessoas não leram nada da resenha.
    Entendo você e concordo 100% contigo.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Oie Kemmy =)

    Eu entendo o seu desabafo, acredite. Acho que o pior é quando você não gostou do livro e a pessoa comentou "eu tb adorei". Aff eu fico para morrer rs...
    Isso quando ela própria não se contradiz no comentário. É tenso, mas faz parte dessa vida glamourosa de blogueira XDD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Não costumo participar de sorteios porque não sou de ter muita sorte... hahahaha
    Mas com certeza se fosse pra participar de um que dependesse do meu comentário pra ter a chance de ser contemplada, com certeza eu faria um comentário decente depois de ler o post!!!
    Desabafo bem feito!

    Um beijo.

    http://momentosdelucidezenemtanto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Moça, faço das suas palavras as minhas! Já passei por situação semelhante, o que me deixaram muito decepcionadas, e deixei de fazer por um bom tempo sorteios, mas, vou voltar a fazer por que algumas leitoras merecem, mas, a situação é realmente horrível.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Kemmy,
    Ah esse tipo de coisa acontece toda vez, e provavelmente, em todos os posts.
    Até os próprios blogueiros fazem isso em troca de retribuição de comentário. Comentam um ridículo 'adorei sua resenha' HAHHA. Mas nós percebemos quando tentam nos enganar, e se o que a pessoa queria era retribuição, ficou sem. É chato mesmo, um mundo onde todo mundo quer ganhar e não dá nada em troca. ¬¬'

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Isso é muito chato. Eu recebo vários comentários bem construtivos no meu blog, apesar que nunca fiz sorteio de resenha premiada.
    Como você disse: Se não vai ler, nem participe!
    Abraços ^^

    Blog De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Nossa, você falou tudo! Acho principalmente uma falta de consideração a pessoa sequer ler as regras do sorteio. É muito ruim isso :/
    A propósito, venho responder aqui seu comentário lá do meu Blog porque não sei se chega para você o que respondi lá! Sobre o meu sorteio (http://www.depoisquecrescemos.com/2015/06/sorteio-4-anos-de-blog.html) pode compartilhar onde desejar, e boa sorte! hihihi

    Adorei o Blog e continue sempre com suas ideias e opiniões, isso faz a diferença.

    Beijos,
    www.depoisquecrescemos.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela postagem
    Não fiz mais sorteio no meu blog, as pessoas vão ali só por causa disso e NUNCA MAIS VOLTAM...
    Aconteceu até um fato interessante, andei passando por problemas financeiros e atrasei o envio de uma promoção. E a guria encheu o saco da organizadora da promoção, pedi o e-mail da moça e falei com ela. Joguei na cara dela, joguei mesmo ela nunca foi no meu blog, não foi o dinheiro dela que foi gasto e ainda por cima falei quanto gastei para ir ao correio que era um dinheiro que não poderia estar gastando. Fico aborrecida porque é um descaso com blogueiro enorme. O correio é muito caro para enviar um livro pra alguém que não está nem ai.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  12. Estou com a Tais. Tenho muito azar com promoções, por isso não participo nem de rifa de igreja.
    Mas tenho que concordar com a postagem e embora ocorra mais em promoções, que é onde brotam leitores. É muito chato quando vc escreve uma postagem sobre qualquer coisa e o pessoal vem e escreve algo do tipo: Gostei do seu trabalho.
    É complicado...
    quatroselos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Kemmy,
    Super te entendo. Nem por ser só sorteios, mas toda postagem, sempre tem um comentário que não dá valor às horas que passei montando e refletindo em cima.

    Uma vez ou outra rola sorteio marcadores nas resenhas, daí comento que só será válido para quem comentar de forma decente e pans. Daí uma vez a pessoa foi e comentou 'decentemente', literalmente mesmo na postagem e ficou por isso...putz HAHAHAHA

    bjs e tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Oieee, menina eu super concordo com você. No caso de sorteios, ainda não fiz nenhum, mas cara entendo bem dessa de você fazer uma postagem bem bacana e as pessoas virem falar coisas nada a ver. Fiz até uma postagem parecida no blog, só que não sobre sorteios e sim de personagens genéricos. Que poxa vida, se não for pra fazer direito melhor nem fazer nada. E fazer resenhas poxa vida é fácil não. Principalmente porque tem aquela de que você quer muito citar algo e não pode por ser spoiler. Putz é bem complicado.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Concordo com tudo o que foi dito, justamente por isso coloco logo nos termos: um comentário COERENTE, mas mesmo assim aparecem meia dúzia de pessoas e comentam de forma completamente desleixada, mas se elas forem sorteadas eu desclassifico, simplesmente por não achar justo.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Realmente é muito, muito triste, e concordo com tudo o que você disse, por isso não faço mais top comentaristas nem resenhas premiadas no blog, pois dá muito desgosto. Dá para ver nitidamente que a pessoa não leu, que só está comentando por comentar, e isso é muito frustante.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  17. Kemmy, entendo perfeitamente a sua indignação. Há alguns meses fizemos um sorteio coletivo no blog e foi uma tristeza sortear o participante e ver que ele não cumpriu as regras, sendo que foi preciso sortear várias vezes até achar alguém que fez tudo certinho.
    Essa falta de reconhecimento por blogar foi um dos fatos que me desanimou com o blog. Sorte que eu apenas sou colaboradora, pois se fosse só por mim acho que já teria abandonado ele.

    Beijos, Cris
    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Tem como assinar embaixo?
    Como blogueira, passo por tudo isso que você citou. É triste, frustrante, decepcionante... e por aí vai. Às vezes, a frase é tão vazia que dá vontade de perguntar: vem cá, você gosta mesmo de ler? Pq não parece, do jeito que trata uma resenha... enfim, os sorteios trazem tanta gente pra conhecer o blog que a gente ta sempre pensando nisso, mas de vez em quando... desanima. Tem hora que dá pra escolher a dedo o melhor comentário (seria até mais justo)...
    que bom poder desabafar nesse post, você disse tudo :/
    Receber comentário me deixa tão feliz... mas tudo tem limite.
    campanha: Comente depois de LER

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Triste né? A pessoa nem se presta em ler a postagem, ler a resenha, mas quer ganhar o livro no sorteio...O livro vai ler por acaso? Parece me que tem gente que quer ganhar qualquer coisa, de graça até injeção na testa. Affe...Adoro a oportunidade de ganhar um prêmio e acho tão gostoso ler resenhas, ou saber sobre os lançamentos das editoras. Graças as resenhas que minha lista de leitura não para de crescer nunca, tenho tanta indicação de livro bom! E quanto comentar qualquer coisa, fica evidente que o carinha não leu, é tão feio...Muitas vezes gosto de ler os comentários das outras pessoas, ali encontro muitas dicas bacanas e tem gente que já conheço de outras postagens pelos comentários genéricos, muitas vezes vão copiando e colando de blogue em blogue...Se acham muito espertos mas quem perde são eles, acham que ganham muito em fugir de uma leitura e esquecem o quanto isso iria enriquecer e somar.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!