date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Os celulares estão acabando com os relacionamentos

25/05/2017

Os celulares estão acabando com os relacionamentos

25/05/2017
Milhares de pessoas acreditam que as redes sociais são as responsáveis pelo fim dos relacionamentos atuais. Eu discordo. Bom, em partes; claro que se um dos parceiros de um namoro está usando as redes sociais de forma inapropriada e desrespeitosa, isso implicará no rompimento, mas aí temos que culpar a infidelidade e a falta de caráter, não as redes sociais.

Não. Não é delas que eu falo quando digo que os celulares estão acabando com os relacionamentos. O que acontece é que tudo é tão rápido, tão prático que muitas vezes não paramos para pensar antes de enviar uma mensagem de texto, um WhatsApp ou até mesmo ligar para alguém esbravejando na hora da raiva. Uma simples coisa se transforma em tempestade em copo d'água, afinal, pra que deixar pra depois se posso xingar agora?

Antes não era assim. Antes, qualquer desavença que existisse deveria esperar o momento de ambos estarem juntos e, convenhamos, a maioria das coisas que nos irrita e faz dizer coisas indizíveis são tão bobas que a gente simplesmente esquece quando nos damos um tempo para refletir e relaxar. Depois de grande parte das brigas que temos, nos perguntamos: "mas será que isso era realmente necessário?" e geralmente não era.


Mas não é só isso: com a troca de mensagens instantânea, tudo é compartilhado o tempo todo! Todas as novidades são divididas em tempo real, a poucos ou muitos quilômetros de distância. E o que acontece quando as pessoas se encontram? Isso mesmo: não há assunto. Tudo já foi dito. E aí, o que resta é cada um pegar o seu celular e ir para um canto ou, então, pegar o celular para ver o que há de novo e ver se assim arranja o que falar. Nos relacionamentos entre amigos, isso gera distanciamento; nos relacionamentos amorosos, isso gera o tédio, a falta de diálogo, brigas e um inevitável fim.

E não vamos nos esquecer das fotos! Ah, as fotos. Tão bonitas no feed do Instagram, com filtro para melhorar ainda mais e uma legenda arrebatadora. Enquanto você posta, a pessoa que lhe acompanha fica de lado, talvez olhando para o próprio celular. Compartilhar a alegria não é ruim, longe de mim dizer isso. O problema é que tanta gente se prende a parecer feliz nas redes sociais que esquece de ser feliz na vida real. E aí, olhando as próprias fotos e a dos outros, se pergunta onde está errando e por que não encontra toda a felicidade contida ali.

Não é que no fim talvez as redes sociais tenham, sim, sua parcela de culpa? Não pelos motivos que a maioria das pessoas acredita, mas sim porque nós desaprendemos a esperar, a nos encontrar, a estar ali verdadeiramente por aqueles que amamos. Vamos combinar uma coisa? Esse final de semana, deixe o celular de lado! Fique com as pessoas que te fazem bem sem precisar provar nada a ninguém e depois volte para me contar como foi a experiência.

22 comentários:

  1. Olá, adorei seu post...não tem coisa mais chata que você se reunir com os amigos ou a família e o pessoal ficar abduzido pela tela do celular...affff
    Acho que isso chega a ser falta de educação, a gente conversando com a pessoa e ela com o celular na mão :(

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Kemmy, sua linda, tudo bem?
    Perfeito o seu texto!!!! Concordo muito com você. Não vou generalizar, mas não podemos negar que as redes sociais estão dificultando a interação social. As pessoas interagem através das máquinas e não mais pessoalmente como você muito bem colocou. Acho que desvirtuaram o objetivo do celular, ele é muito importante, mas não para isso. O contato precisa ser ainda o pessoal, o celular é para algo urgente, que precise ser resolvido, ou para driblar a distância. Traga mais discussões!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Kemmy!
    Aqui em casa é justamente o contrário, a briga é para ver quem vai atender o celular, porque as vezes ele está tão distante de nós que temos preguiça em ir buscar para atender ou mandar uma mensagem, etc...kkk Maridão quando vai pegar as meninas, fica p... da vida, porque elas vem caladas no carro, só com a cara enfiada no celular...
    Não sou contra as redes sociais de forma alguma, nem com a forma imediata que temos de nos comunicar. Sou contra ao exagero de estar ligado 24h por dia, minha sobrinha deixa o celular debaixo do travesseiro e nem dorme direito, no primeiro sinla, corre para atender, é um exagero concorda?
    Não se faz mais nada se não tiver um celular à mão e quando o tem, não faz mais nada na vida.
    Isso que acaba os relacionamentos, sejam eles quais forem.
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Oiii Kemmy tudo bem?
    Essa é uma postagem que revela uma grande sociedade que estamos enfrentando na sociedade, as pessoas deixam o outro de lado para ficar no facebook, sem nem ao menos estar conversando com alguém, ótima e incrível verdade. Parabéns linda!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que textão! Eu concordo total com o que tu falou. Acho que elas não são culpadas por fim de relacionamentos, mas às vezes elas nos afastam... eu sofro muito com isso de falar tudo online pras pessoas, e quando vejo ao vivo fico sem assunto. Tento guardar algum pra depois, porque detesto ficar no celular enquanto estou passando tempo com alguém. Às vezes é difícil deixar o celular meio de lado, mas a gente consegue :D

    Beijos!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. só li verdades, e eu mesma já fiz muitas dessas coisas, as vezes um comentário sem maldade nem uma vira logo uma traição, ou sei lá qualquer coisa boba já vira motivo pra mudar o status de relacionamentos, mas o legal é viver o momento, e eu estou tentando muito fazer isso ultimamente, principalmente por que meu relacionamento esta saindo de uma crise chata e estamos tentando nos reconectar! Adorei o post. Muita gente precisa ler isso!

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Acho que, na verdade, o problema não é bem o quanto você usa e a falta de assunto ao vivo, mas, sim, o quanto você fantasia. Da mesma forma que muitos postam fotos lindas no Instagram, parecendo felizes, com uma vida perfeita, mesmo que não seja bem assim, nos chats, como Whatsapp e mesmo no facebook, muitos fingem ser o que não são. Nos chats, cada um pode ser aquilo que deseja, mentir da forma necessária para fazer o outro acreditar que ele é o que não é. Uma forma de fantasia, que agrada e vicia quem usa. Aí, quando a pessoa volta ao mundo real e precisa interagir com pessoas cara a cara, não tem o mesmo efeito, a mesma graça, e começa o afastamento, a reclusão.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi o título do post já tava preparada pra discordar, mas aí você mesma fez isso hahaha e sim, eu super concordo com tudo o que você disse! Acho que tá faltando viver o momento, sabe? A gente tá sempre prestando atenção no celular e esquece de prestar atenção na vida real. Aliás, vou aceitar o desafio, esse fim de semana vou sair com meus amigos e vou tentar ao máximo deixar o celular de lado ^^
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu texto. Acho que de um modo geral, os meios tecnológicos não são o que acabam com os relacionamentos, e sim a forma como os humanos tem lidado com eles. Esses meios foram criados pra facilitar a comunicação, para nos aproximar, e não distanciar. Criei muitas amizades através da internet, mas pra tudo existe um limite mesmo. Tem que saber a hora de usar, a hora de apreciar tudo o que a pessoa que está ao seu lado fisicamente tem a oferecer, e não deixar as redes sociais influenciarem totalmente na sua vida. Se soubessemos lidar melhor com o que a tecnologia tem a proporcionar, talvez construiríamos mais relações do que destruiríamos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Kenny! Concordo com o que você escreveu, e digo mais, vivemos numa era totalmente tecnólogica. A mim parece que estamos nos transformando em androides. Sabe aquele bonequinho, símbolo do androide, pois é! Estamos dia após dia nos transformando naquele boneco frio e sem vida. Os relacionamentos tanto de amizades e amorosos tem esfriado e, não estamos nem aí para o que está acontecendo diante dos nossos olhos. E, parte de tantos relacionamentos amorosos não darem certo se dá pelo uso excessivo das redes sociais. Não há necessidade de passarmos tantas horas conectados, como se nossa existência como seres humanos dependesse única e exclusivamente disso. Se as redes sociais são capazes de destruir amizades, imagina então o que ela é capaz de fazer com relacionamentos amorosos, onde precisa haver comprometimento de ambas as partes. Eu fico à pensar até onde seremos capazes de ir. Fico a imaginar daqui a uns vinte anos aproximadamente, será que seremos capazes de amar o outro? Seja em um relacionamento amigável ou amoroso. Vejo que infelizmente a humanidade caminha a passos largos para a nossa própria ruína como pessoas. É muito triste eu dizer isso, mas se as pessoas não mudarem, não vejo outro caminho! Parabéns Kemmy pelo assunto tão necessário nos dias atuais. Um abração!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  11. Interessante o seu ponto de vista, acredito que tudo tem seu lado bom e ruim, mas que temos que ter doses certas das coisas, nem muito e nem pouco também. Falta de caráter é coisa séria, e todos deveriam aprender a se reavaliar antes de sair culpando redes sociais. Belo texto, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Concordo plenamente com você também acho que as redes sociais estão dificultando a interação das pessoas, só se comunicão através de celulares e não pessoalmente!!! Parabéns pelo texto, eu adorei!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, é incrível a quantidade de verdades em um único post. Acabamos compartilhando tudo e quando chega na hora de conversar não temos o que falar! Muito bom o teto, gostei bastante. Bjs

    http://negadisse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    Adorei o seu texto, mas baseando na minha vida, eu concordo em partes rsrs
    Concordo que nossas vidas ficam muito expostas nas redes sociais, que as pessoas ultimamente vivem de aparência e etc. Mas discordo no termo "acaba com relacionamento", pois eu namoro à distância, vejo meu namorado a cada 2 semanas e a nossa única ferramenta para comunicação nesse tempo, é justamente o celular, então no meu caso, o celular ajuda e não atrapalha rsrs. Mas é claro que conversas com outras pessoas ou algum post inadequado pode acabar arruinando o namoro sim. Enfim, seu texto está muito bom!!!

    Bjs

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. OI Kemmy,
    Achei muito pertinente a sua crítica e concordo com muitas coisas que você disse. Hoje em dia, muitos relacionamentos se resumem a status na internet, mostrar-se e mostrar uma felicidade que as vezes nem existe. Já vi também muita gente lavando a roupa suja nas redes sociais e acho isso horrível!!
    Já adotei sua proposta esse fim de semana e fiquei praticamente o dia todo sem celular, aproveitando a companhia das pessoas que eu amo e foi ótimo. Sugiro a todos que façam o mesmo!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  16. Eu odeio rede social e whatsapp. sério, você já viu toda a cobrança que tem em cima de você responder alguém ou mandar um bom dia? É cansativo demais.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Eu até compreendo que tem muita gente usando as redes sociais de forma "errada", mas não me importo com isso. sei medir bem meu uso das redes com minha vida social, isso nunca foi algo que me atrapalhou. Acho que está no bom senso de casa um.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu penso que na vida tudo deve se ter um equilíbrio então entendo completamente esse texto. É claro que é legal ter nossas relações pela internet e o que ela nos proporciona mas acaba que trocamos a relação pessoal pela internet e acabamos nao prestando atenção em quem esta na nossa frente. Acho muito importante nos policiarmos para não acabarmos alienados, quantas vezes sai ou fui dormir na casa de amigas e percebi que eu não estava tendo atenção nenhuma porque ela não saia do celular?

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ooi, eu adorei o seu post
    Hoje é muito comum vermos as pessoas juntas mas não estão conversando, estão todas ali com a cara no celular!
    Acho que as pessoas tem que aprender a usar com um limite! É interagir entre as outras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi! gostei no seu post. Concordo com sua opinião sobre as redes sociais, e os relacionamentos. Realmente as redes, não são a causa. Elas apenas são mais uma alternativa, para quem apronta de qualquer jeito. Antes de existir redes sociais o chifre já existia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Vivemos em tempos líquidos, como teorizou falou Zygmunt Bauman. Mas tudo tem um lado bom. Gosto de focar nas coisas boas que a tecnologias e os tempos pós-moderno trouxeram, como, por exemplo, as distancia ficaram menores com as redes. Eu que sempre morei longe da minha família me beneficiei disso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Simplesmente adorei sua postagem e os levantamentos nela contidos.
    Realmente há muitas pessoas que querem mostrar que estão felizes nas redes sociais com aquela foto maravilhosa e uma legenda para lá de elaborada, mas que esquecem-se de viver a felicidade fora das redes sociais. De desejar que a pessoa tem um bom dia, de lhe sorrir na rua quando a encontra... Isso é muito triste.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!