date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Acorda: blogueiro também é consumidor!

21/05/2017

Acorda: blogueiro também é consumidor!

21/05/2017
Dia desses rolou uma promoção de Dia das Mães na página de uma editora bem famosa.
A regra para participar era simples: postar uma foto de mãe/filho com algum livro da editora (foi o que eu entendi rs) e, então, quem tivesse mais likes ao final do prazo, receberia em casa DOZE livros à escolha. Seriam dois vencedores.

Acontece que algumas blogueiras, inclusive parceiras da tal editora, participaram da promoção. Não só isso: estavam ganhando, disparado, em número de likes. Aí que as outras participantes começaram a reclamar, né? Porque é parceira, não pode participar, porque isso já tá marcado antes de começar quem ganha, porque blogueira já recebe todos os livros das editoras, porque blogueira não precisa comprar livro, porque quem tem que ser premiado é quem realmente compra os livros da editora. Frente a isso, só consegui pensar:


Isso mesmo que eu pensei: Acorda: blogueiro também é consumidor!
Ouso dizer que muitos blogueiros são mais consumidores do que quem não é blogueiro, afinal precisamos produzir conteúdo, não é? Vamos desmistificar algumas coisinhas aqui:

1. Se manter um blog fosse fácil, todo mundo teria um

Ué, não é só começar um blog e booommm, chovem produtos na caixa de correio diariamente? Pois então... cria um blog pra você, oras! Se acha assim tão fácil, tão simples, a blogosfera é enorme e sempre cabe mais um. Mas a verdade é que NÃO é fácil, portanto pode tirar essa ideia da mente;

2. Não se cria um blog e no dia seguinte se tem dez parcerias

Tem gente que acha que basta criar um blog, criar dois posts e no dia seguinte já tem parceria com todas as grandes editoras do país ou, no caso de blogueiras de moda, com as grandes marcas. RISOS. RISOS E MAIS RISOS. Eu tô nesse mundo há quase três anos e afirmo categoricamente que não é assim. Você precisa ter muito conteúdo, muito engajamento com seu público, muitos números nas redes sociais, você realmente precisa ser um INFLUENCIADOR para conseguir parcerias. Já pensou se todos os blogs conseguissem parceria assim de cara? As editoras e marcas iriam à falência custeando os prêmios e mimos. Acorda!

3. Blogueiro gasta MUITO dinheiro com blog

Layout custa caro, sabiam? "ah, mas tem layout free". Sim, tem, mas nesse caso você precisa investir seu TEMPO organizando tudo, afinal é free mas você que se vire. Antes de comprar um layout aqui pro blog eu usava os free e passava as madrugadas programando e mexendo nos códigos. Madrugadas em que a maioria das pessoas estava dormindo, ou seja: ou você gasta dinheiro ou você gasta seu tempo, não tem pra onde correr.
Essa semana fui fazer alguns envios de prêmios e deu quase R$20. Pode até parecer pouco num primeiro momento, mas junta tudo isso durante o ano, os anos pra você ver! Aí tem que pagar promoção no Facebook (que não mostra as publicações para todo o público se não promover), pagar impulsionamento no Instagram (mesmo caso do Facebook), divulgação de sorteio... Esse dinheiro sai do meu bolso, o que nos leva ao próximo tópico.

4. A maioria dos blogueiros (me incluo nessa categoria) não ganha UM CENTAVO com o blog

Vocês já viram algum tipo de propaganda aqui no blog? Não, né? Pois é, até hoje eu optei por não colocar AdSense, eGrana, links de afiliados e afins. Muita gente também opta por não colocar, ou então não tem os requisitos mínimos para ter os links que geram algum (pouco) retorno. Vale lembrar que...

5. Contas não se pagam com livros

Todo mundo acha lindo ver blogueiro literário recebendo livros das editoras, mas esquecem que contas não se pagam com livros. Dá uma aliviada porque não precisamos comprar? Sim, mas nem sempre. Afinal não recebemos TODOS os lançamentos como algumas pessoas acham. A maioria das parcerias permite um livro por mês. UM LIVRO. E você precisa resenhar no PRAZO para poder solicitar outro. Não sei vocês, mas tem livro que eu leio em um dia. Aí fico os outros 29 sem ler nada, só porque não tenho nada de parceria? NÃO! EU COMPRO! Assim como quem não tem blog. E é por isso que reafirmo que: BLOGUEIRO TAMBÉM É CONSUMIDOR.

6. Parcerias com editoras não são a 8ª maravilha do mundo

Eu agradeço de coração às editoras que abriram suas portas para o Duas Leitoras e confiaram no nosso trabalho para ajudar na divulgação de suas obras e SIM, eu me inscrevo para parcerias de editoras com que me identifico MASSSS, assim como tudo na vida, há os seus lados negativos. Sabe aquela ressaca literária que te impede de ler qualquer coisa por semanas? Não pode ter, afinal você tem prazos a cumprir, conteúdo para produzir, novidades para divulgar; sabe aqueles livros que você comprou há uns meses e tá doido pra ler? Não pode ler porque tem os de parceria que são prioridade e você tem que cumprir os prazos. E por aí vai...

Enfim, gente, vamos acordar! Muito leitor procura dicas em blogs e canais literários, além do Skoob (que tem MUITA resenha de blogueiro), então não custa se colocar no lugar e valorizar o trabalho alheio, né?

Ah, as blogueiras ganharam a promoção! E eu achei ótimo, pois vi o empenho delas em divulgar e pedir likes. Além disso, se hoje são parceiras é porque batalharam para isso, passaram por tudo o que citei aqui em cima e muito mais. As que perderam? Reclamaram, claro, mas se não fossem elas esse post não existiria, portanto obrigada e vê se ACORDA!

23 comentários:

  1. Oie...

    Eu fiquei sabendo mais ou menos obre essa treta aí, kkkkk, mas não soube de tudo o que aconteceu. Falou a verdade, garota! Sou blogueira literária, tenho parcerias com algumas editoras, mesmo assim, vivo comprando livros. Não tenho parceria com todas as editoras que gosto e leio, então, quando é lançado um livro que quero muito ler, tenho que comprar. Quem não tem blogs, acha que recebemos todos os livros que quisermos. Doce engano! Adorei seu post, tem mais posts como este por aqui? Vou procurar.

    Beijos,
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, fico feliz que tenha gostado e se identificado!
      Tem alguns relacionado ao mundo da blogosfera, sim:

      O fim dos blogs literários: http://www.2leitoras.com.br/2017/03/o-sonho-acabou-o-fim-dos-blogs-literarios.html

      Desabafo sobre o "sdv?" http://www.2leitoras.com.br/2016/02/desabafo-sobre-o-sdv.html

      Desabafo sobre pessoas que participam de sorteios http://www.2leitoras.com.br/2015/06/desabafo-sobre-pessoas-que-participam.html

      Desabafo sobre divulgação e falta de reconhecimento http://www.2leitoras.com.br/2014/12/desabafo-sobre-divulgacao-e-falta-de.html

      Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Kemmy.
    Vi sua postagem no feed de noticias e precisei vir ler. E concordo com tudo o que disse e assino embaixo. Eu recebo uma média de 3, 4 livros de parceria por mês e compro uns 10, 12? Ué, mas precisa comprar? precisa sim! Principalmente porque não é todo livro que a gente quer ler que a gente recebe de parceria. Outro dia vi no face um comentário em uma postagem de promoção que fiquei louca da vida. Era uma promoção de uma editora e vinha um kit junto com o livro. Dai uma blogueira perguntou na postagem se os parceiros iam ganahr aquele kit também e um garoto comentou dizendo que vocês blogueiros são todos folgados, já ganham o livro de graça e ainda quer o kit. De graça? Onde que alguém ganha livro de graça. Não sabe o trabalho que dá manter um blog. E o tempo gasto para ler, para resenhar e ainda para divulgar a resenha. Sem falar que a divulgação que os blogueiros fazem sai muito mais barato para as editoras do que se eles fossem pagar uma propaganda propriamente dita. ótima postagem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Mulher, que maravilha de post!
    Infelizmente ninguém pensa no caminho árduo que a gente segue pra conseguir que eles tenham conteúdo, só vêem o lado "injustiçado" da história. Eu, por exemplo, tive que abandonar o blog por não ter tempo nenhum de sobra. Preferi assim do que publicar um post quando desse e receber e-mail malcriado dizendo que eu não tenho compromisso com as coisas. Isso, pra mim, é o cúmulo da cara de pau. Blogueiro é consumidor, sim, e até mais que muitos simples leitores!

    ResponderExcluir
  4. Se as blogueiras ganharam, é porque têm um público fiel e que gosta delas, ué. Cada um que pedisse likes da forma que preferisse. Até parece que chovem encomendas e brindes e prêmios free na porta de todo mundo que tem blog hahahaha Se isso acontecesse, todo mundo ia ter blog e todas empresas do mundo iam falir. Ai, ai, cada uma que se lê por aí... x)

    Beijinhos :)
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse post, vamo ve se esse povo ai na real né, adorei tudo o que voce disse nada é facil nessa vida se não for esforçado não chega em lugar nenhum.,

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu odeio quando falam "ai como é fácil ser blogueira". Passar horas escrevendo um post, passar horas procurando ou produzindo a foto perfeita para esse post, pensar em como divulgar-lo, a divulgação cansativa em todos as redes sócias, achar seu público, interagir. É complicadíssimo, somos consumidoras sim e às vezes mais do que os que não trabalham com a blogsfera!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Pensa no tanto de dinheiro kkk é dinheiro pra manter o blog em ordem e deixá-lo profissional, é produto pra fazer resenha. Até começar a ter um reconhecimento leva muito tempo...precisa mesmo de muita dedicação e amor. Adorei.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    O seu post foi bem sincero e explicativo, acho que as pessoas esquecem que existe um ser humano por trás dos blogs e que esse também precisa de um tempo para respirar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Arrasou em seu Post!!! Ajuda muito ler post assim! Nos esclarece bastante e nos coloca com pés bem coladinho no chão! Afinal pra quem acha que não precisa trabalhar?! Pensa muito errado! Adorei! Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Você disse tudo amore.
    Logo depois de terminar o evento Hair Brasil, a fanpage da Dailus ficou abarrotada de críticas das manicures contra as blogueiras. Alegando que as blogueiras ganham tudo de graça e quem paga pelos esmaltes são elas. Pensa no rolo e stress de nossa parte lendo isso.
    Até hoje dá pra contar nos dedos os produtos que eu "ganhei". Compro tudo e sai da onde? do meu bolso. É muito complicado essas pessoas que acham que ter blog é fácil.
    Adorei suas palavras <3
    Vou até compartilhar!!!
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa que absurdo, também penso assim! Está certíssima, só você sabe o quanto batalhou pra chegar até aqui, talvez passou varias noites em claro, ou dormiu muito tarde! Se você tem parcerias é porque você trabalhou para isso, precisou consumir varias vezes! Sucesso. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Pensa no tanto de dinheiro que eles ganham fazendo isso com os outros .. fazendo de besta né kk adorei teu post pra quem tá começado agora no ramo ajudou bastante !

    ResponderExcluir
  13. Tem toda razão, concordo plenamente com você, tudo que uma blogueira recebe é por mérito, não é nada fácil criar conteúdos e dividir com nossa rotina, fora os gastos para produzir mais e mais conteúdos, já desistir do blog uma vez em meados de 2015 mas resolvi voltar e sei que não é nada simples.

    ResponderExcluir
  14. Esse post ficou incrível! E realmente, só quem é blogueiro sabe as delícias, mas também as dificuldades de viver na blogsfera! Nada é tão fácil quanto parece!
    Quando eu decidi criar um blog, não pedi a ajuda de ninguém, me virei sozinha. Óbvio que nem tudo saiu como eu imaginava, mas hoje sou feliz com o meu cantinho!
    Mas é muito difícil se manter, ter ideias de posts todos os dias, inovar, e acima de tudo, não desistir! Porém sigo tentando, né? hahahaha
    Muito bom o seu blog! Parabéns!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
  15. Concordo! Acho acho que nós blogueiras deverias ser bem mais valorizadas. Nos dedicamos, nos esforçamos e muitas das vezes somos criticadas! Muita coisa que você disse é verdade! Adorei do seu post

    ResponderExcluir
  16. Kemmy!
    Concordo e muito com tudo que disse: somos consumidores sim e compramos livros e não são poucos.
    Estou com o blog há 6 anos e tem época que tenho parceria com editoras, tem outras que não, porém, é bem como falou, não paramos de produzir conteúdo, por isso copramos, participamos de sorteio, investimos nosso tempo em divulgação, etc...
    Como você, em termos financeiro, nada ganho com o blog, embora faça divulgação em postagem, mas nem tenho essas outras ferramentas que citou aí...
    Ao contrário, gato e muito com o blog, além do tempo, $$$, porque enviar os prÊmios ganhos, custa $$$ e no meu caso, gasto mais de R$ 150,00 reais por mÊs. Não reclamo, porque faço porque gosto, mas $$$ mesmo não ganho nada.
    Enfim, reclamar não leva a nada...
    ACORDA!
    Que sua semana seja repleta de luz e paz!
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá...adorei essa postagem.
    Tem gente que acha que a vida de blogueiro é fácil e glamourosa...sabe nada!

    A gente faz porque ama...porque se fosse uma fonte de renda a gente morria de fome, ainda mais porque na verdade o blog acaba é dando gasto...pois temos que pagar pelos livros e mimos que mandamos pro pessoal que participa dos sorteios...kkkk

    Adorei!

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi
    adoro o poste e só li verdades, eu mesma antes de comprar o meu layout passava não só a madrugada, mas dias tentando modificar um free com a minha cara. Eu sou blogueira e não tenho muitas parcerias, então quando posso compro livros.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Menina, arrasou no post. Disse tudo!
    Vocês merecem como todos nós, e o que não ganham, bastam se esforçar. Vocês são esforçadas, merecem muito mais.
    Eu tenho um ig literário e um blog, e sei que é muito difícil manter.
    Parabéns 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Super concordo com você, muitas pessoas criam achando que é fácil e simples. Não faço por dinheiro ou livros de graça, e sim porque amo escrever.

    blogmeuqueridolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei esta postagem. Sou blogueira a sete anos e tenho parceria com muitas editoras e quase não aproveito pois não consigo resenhar todos os livros tenho que passar os para outras pessoas, acabo tendo que comprar a maioria dos livros que quero ler. Não ganha absolutamente nada com blog mas gasto muito com fretes e promoções. Sim também somos consumidores e sim também gostamos promoções.
    Confirmo todos os itens que você postou acima.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  22. Olá! gostei do seu artigo. Já sonhei muito, com parcerias, mas vi que é melhor ter a liberdade, de ler o que gosta, e no tempo, que bem desejarmos. Porque este negocio, de ter prazo. para divulgar, resenha, para não perder a parceria entre outros detalhes, é algo meio escravo. Será que vale tanto sacrifício para ganhar livros ? eu acho que não. Vamos ser blogueiros por amor, e se vier, algum reconhecimento por parte de alguma editora: que bom. Se não continuaremos, a ler e fazer conteúdos. Porque gostamos disso.

    Bjs

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!