date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin

05/03/2017

{Resenha} Suzy e as águas-vivas - Ali Benjamin

05/03/2017
the thing about jellyfish
Título: Suzy e as águas-vivas
Título original: The Thing About Jellyfish
Autora: Ali Benjamin
Editora: Verus
Ano: 2016
Páginas: 223
Skoob
Avaliação: 3/5

Às vezes, quando nos sentimos mais solitários, o mundo decide se abrir de formas mágicas.
Suzy Swanson está quase certa do real motivo da morte de Franny Jackson. Todos dizem que não há como ter certeza, que algumas coisas simplesmente acontecem. Mas Suzy sabe que deve haver uma explicação — uma explicação científica — para que Franny tenha se afogado.
Assombrada pela perda de sua ex-melhor amiga — e pelo momento final e terrível entre elas —, Suzy se refugia no mundo silencioso de sua imaginação. Convencida de que a morte de Franny foi causada pela ferroada de uma água-viva, ela cria um plano para provar a verdade, mesmo que isso signifique viajar ao outro lado do mundo... sozinha. Enquanto se prepara, Suzy descobre coisas surpreendentes sobre o universo — e encontra amor e esperança bem mais perto do que ela imaginava.
Este romance dolorosamente sensível explora o momento crucial na vida de cada um de nós, quando percebemos pela primeira vez que nem todas as histórias têm final feliz... mas que novas aventuras estão esperando para florescer, às vezes bem à nossa frente.

História de amizade? Talvez. Creio que Suzy e as águas-vivas seja mais sobre crescimento pessoal e amadurecimento. Vamos ver se você concorda!?
Suzy Swanson é muito curiosa e inteligente. Sua disciplina favorita é Ciências e, por isso, ela sempre descobre coisas incríveis sobre espécies de animais, inclusive a sua própria. Ela sabe muitas coisas sobre o corpo humano e acha isso fascinante, mas nem todos concordam.

Ela e Franny são amigas desde pequenas, amigas do tipo inseparáveis, até que elas crescem, os interesses mudam e o que parecia ser inabalável acaba ficando cada vez mais estranho. Elas vão se afastando até cortar totalmente o contato, o que seria algo aceitável para crianças em idade pré-adolescente, que vivem brigando e se amando. O que Suzy não sabia, entretanto, é que sua amiga de infância morreria pouco tempo depois, afogada.

review the thing about jellyfish new

A protagonista tem certeza que Franny não poderia ter morrido afogada, pois ela nadava muito bem. Então começa a procurar outras explicações para a morte, e acaba chegando a uma minúscula e fatal água-viva. A partir daí, começa a buscar especialistas e fazer cálculos para provar que, na verdade, Franny morreu por causa de uma picada de água-viva.

Enquanto busca respostas sobre uma antiga amizade que nunca retomará, Suzy perceberá que, às vezes, as coisas não são como a gente quer. Ainda assim, podemos encontrar coisas boas onde menos esperamos.

... ...

Não sei se eu tinha muita expectativa com esse livro, se eu estava esperando algo diferente ou O QUE, mas a questão é que eu terminei ele com a sensação de que estavam faltando páginas. Gostei demais da forma como a autora escreveu a obra, como se fosse um trabalho científico elaborado pela protagonista e abordando diversos aspectos da vida das águas-vivas, mas me pareceu que o livro focou demais nessas espécies e acabou deixando de lado a lição que ele deveria trazer.

suzy e as águas vivas

Suzy é apenas uma adolescente e, como tal, não sabe direito como as coisas são, mas creio que ela poderia ser mais esperta em alguns momentos, como quando a amiga passou a agir de forma completamente estranha com ela. As atitudes que ela resolveu tomar não coincidem com a personalidade de uma menina tão inteligente como ela.
Eu sei que cada pessoa lida com o luto de uma forma diferente e até entendo a mudez dela por semanas após a morte da amiga, mas outras coisas acabaram não tendo muito sentido pra mim. Além disso, o relacionamento que ela acaba desenvolvendo ao longo das páginas também poderia ser melhor trabalhado, deixando mais clara a lição de que alguns amigos mudam, se perdem, se vão, mas outros que a gente nem imagina também vêm.
editora verus suzy e as águas

Mais do que a protagonista, eu adorei a Professora Turton, que atiçou a centelha que Suzy precisava para elaborar o trabalho em questão e que é um grande exemplo de professora em muitos aspectos (quero ser como ela quando eu crescer, rs). Gostei também de ter aprendido várias coisas sobre essas espécies encantadoras - mas só de longe.

Encontrei pouquíssimos erros de revisão e cada início de capítulo é uma parte de um trabalho científico, como na imagem abaixo. Sabem que as explicações sobre cada uma dessas partes foram melhores do que as que tive em quatro anos de faculdade? Pois é.

estrutura de trabalho científico

Em suma, Suzy e as águas-vivas é uma história bonita sobre persistência, amadurecimento, perda, luto e resiliência mas que não foi tão bem trabalhado quanto deveria.

Top comentarista março/2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

23 comentários:

  1. Já li muito a respeito do livro e confesso que estou louca para ler, a capa é muito linda e a historia mais linda ainda, quero ver se consigo ler esse semestre ainda, a editora está de parabéns com essa edição.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kemmy!
    Já tinha visto de relance esse livro mas não dei muita bola, achei que era algo mais infantil. Realmente acho que o livro é mais uma jornada de descobrimento da Suzy, e aprender a lidar com a perda de uma amiga tão próxima.

    (Deveriam existir mais professoras que incentivam os alunos igual a Sra. Turton, não?!)

    O livro parece bem interessante, e de quebra vc aprende um pouco mais sobre as água-vivas - acho muito legal quando um livro te ensina algo que vc normalmente nunca saberia se não fosse por ele.

    BJS

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bom?

    Acho a capa do livro uma fofura, parece trazer uma história doce e com uma mensagem bonita de fundo. Por agora tenho muitas leituras pendentes e atrasadas, assim que não penso em ler mais livros porque sie que não daria conta, mas quem sabe futuramente.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Não conhecia esse livro, mas adoreeei a resenha! Fiquei animada pra ler, adoro ciências e ele ser tipo um trabalho científico no início dos capítulos me deixou super curiosa. Vai já pra minha listinha!

    Beijoss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Kemmy!
    Achei que a protagonista é muito jovem para empreender uma aventura do tipo, mas acredito que o livro traz muitas lições de vida, amizade e sobre outros assuntos, além de podermos aprender muito sobre as águas vivas. Aqui no nordeste anda um surto de queimaduras por águas vivas.
    Desejo uma ótima semana !!
    “Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?” (Pablo Picasso)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Kemmy, sua linda, tudo bem?
    Que pena que o livro foi foi tão bem trabalhado. Mas gostei muito dessas explicações da professora e você dizer que elas fora melhores do que as que teve na faculdade, já me atiçou a curiosidade. Gostei também da professora ter incentivado o projeto dela. Com certeza enquanto ela pesquisava, ela estava a sua maneira enfrentando a perda!!! Uma boa leitura que com certeza quero fazer!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    nossa não conhecia o livro, mas curti. Parece ser um ótimo livro

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal no youtube

    ResponderExcluir

  8. Bom dia!

    Meu nome é Fernanda Alves, eu falo em nome da Lionshome. Estou entrando em contato com você, pois estamos analisando blogs em todo o Brasil para fazerem parte de nossa Rede de Blogs e o seu blog foi selecionado.

    Nós gostamos bastante do conteúdo da sua página e temos certeza que nossos usuários vão gostar e se informar mais.

    Só explicando um pouco melhor sobre a LionsHome, nós somos uma Startup localizada em Berlim que durante seus dois anos de vida vem crescendo rapidamente.Recentemente lançamos nosso Website no Brasil e estamos buscando Blogs com conteúdos interessantes e interativos para fazer parte da Rede LionsHome de Blogs.

    Com a nossa rede de blogs você tem a oportunidade de adicionar uma pequena descrição sobre os seus posts ao nosso website através do RSS-feed, atraindo assim mais visitantes e leitores para o seu blog (quando os usuários clicarem em seu post são redirecionados para o seu blog). Caso você tenha interesse, essa participação é completamente gratuita, já que estamos entrando agora no mercado brasileiro. A única coisa que pedimos em troca aos blogs da rede Lionshome é adicionar uma pequena logo nossa em sua página inicial assim que você se registrar.

    O link para se inscrever é o seguinte:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/signup/

    Se você quiser saber como funciona melhor nossa rede de blogs, pode visitar nosso website:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/all/ (Brasil)

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

    Abs,
    Fernanda Costa

    --
    Fernanda Costa
    Marketing & Community Manager Brazil
    Phone: +49 030 120 534 090

    ResponderExcluir
  9. Oi. EU já ouvi falar tanto desse livro mas simplesmente não sinto atração por ele. Parece que falta alguma coisa que me chame para a leitura e caramba, eu detesto biologia, acho que não teria mais maçante do que um livro com essas denominações rsrs.
    Abraço! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Já coloquei esse livro na minha lista faz um tempinho, sua resenha só completou minha necessidade em lê-lo.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Curti a resenha, mas que pena ter terminado de ler o livro, sentindo que estava faltando paginas, eu vi várias resenhas positivas sobre ele, e a curiosidade de ler estava aumentando, e realmente temos que levar em conta que cada um lida com o luto de uma forma totalmente diferente.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. me pareceu interessante a forma de escrita que tu descreveu!
    é tão ruim esse sentimento que parece que faltou algo né?

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  13. Achei a temática do livro interessante, pena que não foi tão bem abordado como deveria ser. Achei legal ter partes de um trabalho de ciências, haha.
    E eu fiquei aqui na curiosidade pra saber se a Suzy conseguiu saber qual o motivo da morte da amiga dela.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
  14. Já ouvi falar sobre o livro, mas nunca tinha lido alguma resenha, porem ao ler esta me deixou com uma vontade louca de ler e de descobrir mais sobre a historia. É difícil perder alguém, acho que este livro traz isso, e nos mostra que a vida nem sempre é como pensamos como vc escreveu na resenha, isso tudo é verdade, mas nunca paramos para pensar. É mais um livro para a minha lista.

    ResponderExcluir
  15. Que pena que o livro não funcionou para vc, mas espero que eu goste. Achei bem interessante tudo o que li na resenha. Apesar da personagem ser adolescente coisa que não gosto muito, quero saber como ela lida com a perda da amiga

    ResponderExcluir
  16. Adorei a postagem do livro. É uma pena que o livro não funcionou com você. Mas ainda quero muito ler essa história e conhecer a Professora Turton!!💜💜💜
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Me encantei pela historia, essa garota é uma encanto. Suzy Swanson meio que representa todos nós, sempre queremos justificar a morte de alguém. Diz que houve algum motivo dele partir. É nossa forma de aliviar a nossa dor. Achei historia bastante inspiradora e de fácil leitura, e sem duvidas algumas quero esta lendo, coloquei na lista de desejos.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kemmy!
    A capa desse livro me atraiu de imediato logo que foi divulgada, mas a premissa em si não me instigou muito. Interessante sim toda essa abordagem de persistência, luto e amadurecimento envoltas em todas essas questões mais científicas que, a seu modo, também conseguem envolver o leitor ao se mostrarem informações bem inéditas e que, como você disse, inclusive, serem mais bem explicadas de forma sucinta no livro do que em muitas vezes já foi apresentada em aulas na faculdade, hehe, mas ainda assim não me despertou muita curiosidade real de fazer sua leitura. E pontos como o que você citou sobre a protagonista ser tão inteligente mas ter algumas atitudes que não condizem com isso de vez em quando é um pouco decepcionante mesmo, rs, mas meio que se releva em alguns momentos devido, também, a idade da protagonista, acho, mas, enfim... Valeu a dica de qualquer forma. Se tiver oportunidade de leitura um dia, quem sabe eu não dê uma chance e possa gostar, de repente? Enfim, ótima resenha!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Gostei da premissa do livro, mas infelizmente esse tipo de leitura já não me agrada mais, fiquei um pouco triste em saber que teve a impressão que faltava algo, eu sinceramente não gosto quando isso acontece comigo, adorei que pode tirar algumas lições do livro e assim como você quero ser como essa professora quando crescer, e pesar de não achar que essa história me agradaria vou ler, não posso deixar passa esse oportunidade, tenho certeza que meus irmãos iram adorar também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oii!
    Já é a terceira resenha que leio desse livro e que a resenhista fala que faltou algo, a cada é bonita e tem um enredo interessante. Mas fico dividida entre ler ou não.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi.
    Resenha muito bem desenvolvida, parabéns.
    Gostaria de fazer a leitura desse livro e tirar minhas próprias conclusões. Apesar dos pontos negativos, vamos dizer assim, ainda acho que a mensagem é interessante.
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Uma fofura esse livro, capa linda e enredo mto bom...
    Já está na minha listinha, espero conseguir ler em breve...
    Adorei sua resenha, só aumentou minha curiosidade em conhecer...
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    O luto é uma fase da vida que todos terão que enfrentar em algum momento e a forma como se enfrenta uma situação dessas é pessoal e única. Como não li o livro não sei se a forma que irei me expressar está de acordo com a proposta da história, mas para mim Suzi entrou em um estado de negação, não de que a amiga morreu, mas da forma como isso ocorreu, por isso sua obsessão em achar uma justificativa mais aceitável para ela. Suzi por ser tão jovem não estava preparada para passar por um momento tão doloroso e triste e com o tempo ela terá que aprender como seguir em frente. A proposta do livro é muito interessante, mas a autora poderia ter aprofundado mais a história ao invés de ter focado tanto no trabalho científico da protagonista.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!