date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} A noiva fantasma - Yangsze Choo

04/03/2017

{Resenha} A noiva fantasma - Yangsze Choo

04/03/2017
a noiva fantasma darkside books
Título: A noiva fantasma
Título original: The Ghost Bride
Autora: Yangsze Choo
Editora: DarkSide
Ano: 2015
Páginas: 360
Skoob
Avaliação: 5/5
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.

Chateadíssima porque acabei perdendo a resenha que tinha escrito enquanto lia o livro, portanto se houverem alguns detalhes importantes faltando é porque li há um tempinho e já não lembro de tudo, ok?

Malaia, 1893.
Pan Li Lan é de uma família que não tem muitos bens, por isso seu pai sugere que ela se torne uma noiva fantasma: que case-se com um homem rico que morreu para garantir seu futuro. Em troca, o morto ficará em paz, pois esse é um ritual feito para acalmar os espíritos.

Mesmo que o pai de Li Lan seja bastante cético, ele propõe isso para que a filha possa ter uma vida estável. Enquanto isso, Amah - responsável pela criação de Li Lan - possui uma fé fervorosa e evita até mesmo determinados ritos para não atrair má sorte, mas quer o melhor para sua amada "filha", mesmo que isso signifique ficar com o arrogante Lim Tian Ching (sim, ele é arrogante até mesmo morto).

"Nós chineses não gostamos de dar ou receber alguns presentes, por superstição: facas, porque você pode cortar relacionamento; lenços, porque eles carregam pranto; e relógios, porque eles são feitos para medir a passagem dos dias de sua vida."

A protagonista não tem o menor interesse no tal casamento fantasma, mas é educada o suficiente para visitar a família do morto. É lá que ela conhece Tian Bai, que mexerá com seus sentimentos. Ao tentar se livrar de vez do morto com quem deveria se casar, ela acaba indo parar no mundo dos mortos. E então precisará descobrir uma forma de reverter a situação - se é que é possível revertê-la.

No entanto, a situação não será assim tão ruim quanto parece. Em sua jornada, ela conhecerá Pan, Er Lang e alguém que mudará sua vida para sempre, enquanto ela corre contra o tempo tentando descobrir como foi que Lim Tian Ching morreu e o que ela tem que fazer para que ela mesma não acabe morta.

... ...

Confesso que tinha medo das obras publicadas pela DarkSide porque já vi muitos comentários dizendo que é mais aparência que conteúdo, tanto que meus livros físicos da editora estão aqui parados. Mas a verdade é que simplesmente fiquei fascinada com esse livro. Apesar de ter muitos detalhes, eu ficava ansiosa por mais a cada vez que precisava interromper a leitura. Nesse caso, as notas de rodapé foram muito bem-vindas e li todas, pois muitos termos eram desconhecidos por mim.

Preciso dizer que estou doida para ler os outros da editora que tenho aqui?

O que foi muito forte nesse livro foi o aprendizado sobre a cultura chinesa, pois a todo tempo recebemos informações sobre os costumes deles e breves explicações sobre as motivações das mesmas. Foi algo que eu apreciei muito, mas pode desagradar aqueles que esperam por algo diferente, menos detalhado, mais aventureiro e quem sabe até, romântico.

Eu não esperava por uma história de terror e aconselho que vocês também não esperem, caso contrário vão se decepcionar. A noiva fantasma é sobre costumes orientais, mundo espiritual e o romance só serve de pano de fundo, embora seja muito bem trabalhado e culmine em um final surpreendente.

"Às vezes tenho a sensação de que as coisas não são exatamente como parecem ser. E tenho medo do que virá depois."

A única ressalva que tenho em relação à edição é algumas falhas de revisão. Letras faltando, sobrando, falta de concordância, etc. No mais, é uma belíssima edição e cada novo capítulo vem adornado com um origami.

A noiva fantasma não se tornou um livro favorito mas sem dúvida mereceu cada uma das 5 estrelas da avaliação. Para mim, um livro valiosíssimo e que me fez refletir sobre a vida após a morte em diversos momentos, além de me deixar curiosa e ávida por mais a cada página.

Top comentarista março/2017
Acompanhe o blog nas redes sociais:

14 comentários:

  1. Muito interessante esse livro, me chamou bastante a atenção porque sempre gostei de ler esses livros de estilo Dark!
    E que bom que o livro superou suas expectativas, é tão bom chegar ao fim de um a leitura e concluir que ela valeu a pena né?
    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bastante curiosa em conhecer essa obra porque a avaliação foi otima
    e eu notei que voce analisar muito bem. Primeiro quero falar dessa capa a maravilhosa, que linda, meu deus. Essa coisa de Noiva Fantasma achei bastante interessante pois nunca li livro que tem personagem dessa maneira. Claro, que li sobre vida apos a morte, mas com esse enredo mais profundo, ao ponto de refletir sobre. Mas uma pena que voce perdeu a resenha que estava escrevendo enquanto lia, é chato quando isso acontece. Enfim, gostei bastante da resenha, lista de para ler algum dia com certeza

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro, adoro as obras que a Darkside publica. Acho muito legal e interessante quando lemos um livro, ainda mais fantasia, que acabamos aprendendo sobre outras culturas - nesse caso a chinesa.

    Que bom que vc gostou do livro, alguns da Darkside são realmente mais a beleza do que o conteúdo, mas eles publicam muitos livros incríveis.

    BJS

    ResponderExcluir
  4. Já li algumas resenhas e a história pareceu bem fluída gosto de livros assim, outro ponto positivo é que amo a cultura oriental e isso me chama muito atenção não posso deixar de comentar que esse livro tá na minha lista a um bom tempo.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Kemmy!
    Li apenas um livro da editora e não concordo em generalização, afinal, o gosto é de cada leitor. O livro que li não foi o que esperava, mas não foi de todo ruim.
    Acredito que aqui, só em aprendermos mais sobre a cultura chinesa, já valeria a leitura e saber sobre esse lance do noivado e tal, fiquei curiosa.
    Desejo uma ótima semana !!
    “Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?” (Pablo Picasso)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Olá Kemmy
    Amo de paixão a DarkSide!
    Esse livro é instigante, eu esperava uma coisa, encontrei outra e adorei.
    Uma história que te transporta para um mundo desconhecido e surpreendente.
    Abrange muito da cultura e crença chinesa. Mas vai além do sobrenatural e sem emaranhar no drama.
    A edição é uma das minhas favoritas, a capa dura, o revestimento soft touch, a folha de guarda e claro as folhas amareladas.
    Maaaaas eu não fiz o meu tsuru com as páginas do livro rsrsrs
    Bjs e excelente semana pra ti flor
    Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, não li nenhum livro da editora, achei super bacana essa coisas de se casar com um morte, tá tipo é um pouco assustador, mas é algo completamente diferente do que estou acostumada a ler, uma cultura diferente, estou curiosa para ler o livro e saber o que aconteceu para a Li Lan ir parar no mundo dos mortos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus! Como assim ela vai casar com um morto?! Ela casa e fica viúva ou já se enviúva antes de casar?! Quando diz na sinopse que isso é uma prática cultural eu quase não acreditei, a partir daí já coloquei esse livro na minha lista de futuras leituras, amo saber mais sobre culturas diferentes.
    Gosto quando o romance é apenas pano de fundo na história.
    Amei a resenha e conhecer mais sobre esse livro.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
  9. Bela resenha. Confesso que nunca li nada da Darkside, e nem quero ler, não gosto de terror, mas ao ler esta resenha pude ver que este livro não se trata de terror mas sim de uma cultura oriental, o que achei legal. Gosto de descobrir coisas novas sobre outros lugares, e saber como pessoas diferentes pensam é um tanto divertido. A capa do livro é realmente muito bonita. Valeu pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kemmy!!
    Adorei conhecer um pouco mais sobre a história desse livro!! A capa é maravilhosa!! Sou apaixonada pela a editora Darkside!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kemmy!
    As edições da Darkisde são realmente muito caprichadas no visual em geral, mas diferentemente de você, eu já não me atraio por muitas obras do catálogo pela vibe e estilo delas mesmo, já que muitas são de terror ou suspense, gêneros que definitivamente passam longe da minha estante, rsrs. Nesse caso, bom saber que A Noiva Fantasma foge desse estilo e enreda mais pela temática oriental por si só, a cultura e costumes em geral, a história de seus personagens, deve ser uma leitura bem interessante até mesmo para saber um pouco da cultura. Mas, nossa, o que começa com um 'simples' casamento, evolui para uma aventura no mundo dos mortos? Coitada da protagonista, a coisa deve ser tensa mesmo, mas que bom que parece fluir bem, apesar desses erros de digitação, talvez, que a revisão deixou passar, mas acontece; contanto que não atrapalhe totalmente a leitura, de repente dá para relevar - com moderação, claro, rs. Enfim, valeu a dica da leitura, ainda que não seja muito o meu estilo, mas premissa instigante mesmo. Espero que continue a gostar das demais obras da editora que tem por ler!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro mas ainda não comecei a ler, a capa parece um quadro de tão lindo. os origamis e tudo na capa me encantam. Já sabia que não era de terror (infelizmente), mas não imaginava que a premissa da obra tinha sido tão bem desenvolvida. Eu quero muito ler o livro, principalmente porque parece ser uma obra bonita, tocante e que ainda nos permite conhecer melhor a cultura do povo malaio.
    Como quero muito ler o livro, nem vou me importar com a parte romântica. rs

    ResponderExcluir
  13. Oii, Kemmy!
    Se é da DarkSide eu já quero rsrs, faz um tempo que estou de olho nesse livro mas ainda não tive a oportunidade de ler. No começo pensei que era terror, mas depois de algumas resenhas vi que o terror passa longe.
    Amo livros que falam sobre culturas de países e a china é um dos lugares que quero conhecer, então isso é um dos motivos de querer o livro. O outro é por causa da própria estória, como é casar com um morto? Ir para a terra dos mortos? Tenho muitaaaaaa vontade de ler o livro.
    A resenha ficou boa, beijooos!

    ResponderExcluir
  14. OI.
    Não é só você, também adoro os livros da editora.
    Eu até tentei ler a noiva fantasma.
    Mas não consegue me apegar aos perosnagesn nem a escrita da autora, achei tudo muto detalhista o que para mim deixou a leitura lenta, mas confesso que depois da sua resenha vou dar uma chance novamente, essa capa é diva e eu adoro, adorei saber que conheceu um pouco mais da cultura chinesa, mesmo que isso tenha me incomodou muito.
    Mas enfim, acho que vou ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!