date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: O sonho acabou: o fim dos blogs literários

13/03/2017

O sonho acabou: o fim dos blogs literários

13/03/2017
Olá, pessoas.
Há alguns meses, o Blogger vivia dando problema e nem sempre conseguíamos ver os blogs que seguíamos. Com a última atualização isso mudou. Agora há até mesmo contagem de quantos blogs seguimos, além de outras novas opções. Há alguns dias, resolvi fazer uma limpa na minha lista de leitura e foi aí que eu percebi o rumo que os blogs literários têm tomado.


De 1042 blogs que eu seguia, atualmente estou seguindo 821. E não estou nem perto de terminar a limpa. Vem descobrir o motivo de tanto blog ter sido excluído da minha lista:


Comecei pela parte mais fácil. Lá no fim da lista havia inúmeros blogs ocultos. Deixei de seguir todos eles e aí se foram uns oitenta. Mas tudo bem: um blog oculto em geral significa alguém que não quer mais blogar mas também não quer abrir mão do que já escreveu; alguém que quer manter o conteúdo privado para determinadas pessoas; alguém que parou de blogar por um tempo mas pretende voltar. Sei lá. Vamos deixar os blogs ocultos de lado.

Vamos falar sobre os blogs inativos. Ah, que tristeza que me deu perceber que tantos blogs que eu amava acompanhar simplesmente não são atualizados há meses. Alguns tinham uma postagem normal em um mês qualquer do ano passado e depois disso, nada. De certa forma até espero que voltem a ser atualizados um dia - exceto os que foram atualizados pela última vez em 2011, claro.

Mas a maioria terminava com um aviso que dizia mais ou menos assim:

Por anos o blog me fez feliz, fez com que eu conhecesse inúmeras pessoas e obras, mas ultimamente eu estava fazendo por obrigação, me sentia pressionada, muita coisa pra ler e pouco tempo de sobra, estava perdendo meus finais de semana...

Triste, né? Triste perceber como algo que começa como uma diversão, como um hobby, acaba se tornando um fardo em nossas vidas ao ponto de simplesmente abandonarmos tudo que construímos com tanto carinho, com tanta luta...

A maior parte desses blogueiros se diziam pressionados com os livros de parceria, as promoções que faziam e não davam certo, as cobranças por parte dos leitores e afins. Isso me fez pensar: até que ponto vale a pena se sacrificar por uma parceria? Até que ponto vale a pena abrir mão do prazer da leitura que você quer, na hora que quer, pra fechar parceria com uma editora e ter que ler as obras que ela quer, quando ela quer?
Ter parceria com editoras e autores é ótimo, claro. Nos possibilita conhecer muitas obras novas e ter uma maior visibilidade, mas é preciso cautela na hora de assumir determinados compromissos. 

E por falar nisso, não dá pra criar um blog esperando que no mês seguinte vai ter parceria com dez editoras e vinte autores. Não é assim que a banda toca. Alguns desses blogs que deixei de seguir estavam no começo quando deixaram de existir, provavelmente porque a ideia do que é ter um blog é muito, muito diferente da realidade. 

Claro que ainda existem MUITOS blogs literários ótimos e que seguem crescendo e com tanta vitalidade quanto no começo, mas parece que o triste destino da maioria deles é acabar por esses ou outros motivos. Esperamos que não.

Criar um blog literário é fácil. Em um minuto você cria a conta. Mas você precisa de dias para fazer a leitura de um livro, minutos (ou até horas)  para escrever uma resenha bem feita, dias e mais dias para fazer a divulgação do seu trabalho, dinheiro para arcar com os custos de envios de prêmios. Pensou que ter um blog era fácil? Pense de novo.

Top comentarista março/2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

31 comentários:

  1. Infelizmente vejo isso acontecer também com quem tem blog há anos e se sente cada vez desmotivado por não ter o reconhecimento que merece. Eu e minhas amigas passamos por isso, já fiquei semanas sem atualizar, porque ninguém comentava ou aparentava sentir falta. Às vezes parece que ninguém sequer ler o que escrevemos. Resenhas? O pessoal tá preferindo ver pelo Youtube. Resta aos blogueiros literários se reinventarem para manterem seu público fiel, isso é algo que eu penso muito.

    ResponderExcluir
  2. :o gente, quanto blog você segue!
    admito que num sigo tantos blogs literários, tem mais canais. como o da tatiana feltrin, vitor martins, mell ferraz etc. será que, as pessoas não estão migrando mais para o youtube também? é algo a se pensar!
    mas fico triste, quanto mais blogs literários, melhor!
    :***

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kemmy. Tudo bem?
    Eu cheguei nesse universo há pouco tempo sem saber de parcerias, fiz o blog na metade de 2015 e ainda me considero um pouco novata nesse meio. No começo eu fiquei muito empolgada, passei em quatro editoras (grandes) no primeiro ano e superlotei minha lista de leituras. Tinha meses em que eu não lia nada a não ser livros de parceria (e olha que eu até negava algumas) e decidi que em 2017 não faria mais isso.

    Hoje eu estou só com a Companhia das Letras, que é a minha editora favorita e que não impõe prazos de entrega de resenhas (como as outras) e bem mais satisfeita.

    Porém, eu sinto que os blogs estão todos muito parecidos e as postagens muito semelhantes, ou seja, está saturado.

    Discussão muito pertinente.
    Beijos, Hel.
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que infelizmente isso acontece com uma grande porcentagem de todos os tipo de blog, não só os literários. Como alguém que está na blogosfera desde pequena eu posso te dizer que já vi pessoas que eram talentosas demais em bloggar deixarem isso por se sentirem pressionadas a seguir padrões desnecessários, acho que para ter um blog duradouro é importante não se deixar perder nas tendências e ser sempre fiel a você mesmo para que as coisas não percam o sentido.
    Beijos e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa não tinha pensado por esse lado da pressão das editoras, mas sei muito do lado da pressão de leitores que acompanham blogs e fico até com pena isso acaba desanimado bem o dono do blog e acabam desistindo do que imaginava até fazer uma amizade saudável sobre leituras, confesso que gosto mais de ler uma simples resenha do que assistir vídeos me concentro bem menos, uma pena ver isso acontecendo.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Sabe que já percebi isso também? Há uns anos atrás eu tinha outro blog e seguia vários blogs literários. E quando voltei com o blog que tenho agora, NENHUM dos que eu seguia ainda estavam ativos. Eu tenho o meu por puro hobby, não tenho parceiros e nem nada, e acho divertido assim. Claro que é gostoso e gratificante receber parcerias, mas acho que tem mais coisa além disso. As pessoas querem sucesso rápido, e não se toacm que precisa de muito tempo pra se dedicar à um blog, e aí ele acaba "morrendo". Uma pena :/

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Kemmy,
    Acho triste essa realidade dos blogueiros se vendo na posição de abandonar o blog.
    Como vc disse, o blog acaba se tornando um fardo. Por isso, acho importante fazer parcerias apenas com as editoras que o blogueiro realmente se identifica, caso contrário, as experiências de leitura não serão tão positivas. Acaba sendo ruim para o blogueiro e para a editora.
    Acredito que a partir do momento que ler passa a ser uma obrigação, o objetivo do blog de difundir a leitura acaba se perdendo. Enfim, é preciso encontrar um equilibrio entre o blogueiro e o leitor para isso não acontecer.
    Ótima discussão!
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kemmy!
    Tenho percebido mais ou menos isso mesmo de uns tempos para cá. Alguns blogs que tanto gostava logo que comecei já não são tão presentes ou mesmo ativos atualmente, e ainda que a realidade dos afazeres fora da blogosfera, isto é, da vida pessoal, da profissional, da faculdade, da família, sejam pontos muito mais importantes, de certa forma, quando o tempo fica realmente corrido, ainda assim é triste mesmo, principalmente pelo o que você citou do hobby virando obrigação e deixando de ser prazeroso. De certa forma, de repente, até não me ressinto mais tanto por ter sido recusada em diversas parcerias porque, no fim das contas, não são elas que vão mover de verdade o meu blog e, de qualquer forma, o SammySacional segue ativo e como uma grande distração e entretenimento meu mesmo, ainda mais depois de alguns problemas de saúde que enfrentei desde o ano passado que me fizeram passar mais tempo em casa. Pensando, agora, em fazer uma limpa dessas entre os que eu sigo mesmo, porque realmente muitos seguem desatualizados ou mesmo cancelados. Espero que, mesmo com o passar do tempo, cantinhos com o seu e o meu consigam permanecer com a mesma essência de sua criação e ideia inicial, o simples incentivo ao prazer da leitura, ainda que com eventuais conquistas no decorrer dos anos.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  9. Oie Kemmy =)

    Esse é um tema que eu e minhas amigas blogueiras sempre conversamos. Realmente desde a época que o MDL nasceu, há quase 7 anos para hoje o número de blogs literários caiu muito. Alguns migraram para o Youtube outros estão só no Instagram, mas a verdade é que a febre diminuiu.

    Parceria com editora é algo bom, desde que seja algo equilibrado. Um tempo atrás quando percebi que estava sem tempo e ficando sobrecarregada cancelei algumas e fiquei só com as que possuíam títulos que mais me agradavam.

    Estou pensando me fazer o mesmo agora. Como tenho outros projetos e bem vida offline está ficando um pouco dificil conciliar as leituras de parceria. Não penso e abandonar o blog, até por que ele é uma parte importante na minha vida. Mas gosto de acho importante alimentar ele com outros assuntos que não sejam só livros.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  10. Eu estava pensando sobre isso nos últimos dias.Tentei várias parcerias e não consegui, e comecei a me perguntar até que ponto eu realmente estava fazendo isso por mim ou pela possiblidade de querer ser um sucesso através das parcerias? e a resposta precisa ser sempre: fazer por amor. né? senão NADA nessa vida anda. se não tem amor e carinho no que faz, tudo fica superficial.
    e as pessoas não entendem isso. só querem ganhar livros e acha que tá bom. precisa lutar e batalhar todos os dias pelo blog.
    Hoje eu sei, que eu amo isso aqui desde sempre e é aqui que pretendo continuar <3

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Comigo aconteceu a mesma coisa... eu tinha um blog que no começo falava só sobre literatura e depois passou a ser mais pessoal, porém eu nao me via mais nele, sabe? Não me representava. Por fim, eu o exclui e criei outro totalmente minha cara. Tem gente que acha isso loucura porque eu joguei fora quase 200 posts em dois anos, mas hoje eu me sinto aliviada e feliz de ter um cantinho onde posso desabafar e perceber que aquilo é totalmente meu.

    Beijos!
    http://stephaniptorres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente as pessoas pensam que é fácil ter um blog, eu criei o meu faz pouco tempo mas já percebo que isso dedica um bom tempo do meu dia e tem que realmente gostar daquilo que você está fazendo!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Kemmy!
    Preciso fazer uma limpa dessas também, porque sinto falta de alguns blogs que seguia há uns anos atrás e nunca mais recebi as newletters deles, possivelmente já nem existam mais.
    Uma pena muitos blogs deixarem de existir, principalmente no mundo literário.
    Lembro que quando criei o meu, não eram tantos e uns dois anos depois, virou um bummmm de blogs literários, mas percebia que muitos queriam apenas ganhar livros das editoras e parceiros, porém não se preocupavam com a responsabilidade que é ter de ler, analisar, resenhar, divulgar e cuidar do blog como se deve, para conquistar os leitores e mantê-los, bem como as parcerias.
    Dá uma pena, sabia!
    “Ouse saber!(Sapere aude)” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  14. (E eu que sigo 150 e acho muito!)

    Bom, eu tinha um instagram de moda bem grande, com milhares de seguidores e o que aconteceu comigo foi bem isso mesmo. Começou como um hobby, uma diversão, uma distração. Mas quando comecei a crescer, comecei a promover lojas, lotar a página de propagandas, eu não aguentava mais. Virou um fardo. De 10 posts, 8 eram parcerias com lojas. Era bem ruim, acabei repassando a conta para uma dessas lojas que eu promovia. É triste isso, mas bom, acontece. Acontece em todos os meios, literário, moda, youtube, games, TUDO.
    Uma coisa que aprendi é que, sinceramente, pode ser muito bom ganhar coisinhas grátis, mas quando vc só faz isso, começa a pesar, e é muito melhor não ganhar nada e continuar amando o que vc posta do que ver algo q vc amava tanto virar uma obrigação.

    ResponderExcluir
  15. Uma das coisas mais tristes de se ver é isso: abandono por redenção. Só quem está nesse meio realmente sabe o quão pressionados e sujeitos a prazos, qualidade e quantidade somos. Quando entramos no caminho das parcerias, da busca desenfreada por autores e marcas parceiras, não pensamos que esse caminho nos leva a uma bifurcação, que pode não ser tão prazerosa assim.
    Por um período me senti assim, em 2015 na realidade. Com quase 20 parcerias nas costas, meu prazer tinha virado obrigação. Se eu gostava de uma sinopse e ao começar a leitura detestasse o livro, o compromisso com a parceria me obrigada a permanecer com aquele fardo.

    É realmente muito puxado, precisamos de um momento para abrir a mente e ver o que realmente vale: parcerias que nos exploram gratuitamente (pq nem valorizados somos por nossas opiniões) e uma consequência exaustante ou ter a liberdade de lermos/falarmos/criticarmos e expormos o que bem tivermos vontade?

    Hoje em dia eu prefiro a liberdade. Sou mais feliz assim <3

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kemmy

    Achei o texto ótimo! Outro dia mesmo, em um grupo de blogs literários, uma menina falou que tinha acabado de criar um blog e queria saber como era o procedimento de parceria com editoras... eu fiquei olhando para aquela postagem e depois reagi com um HAHA... é sério mesmo? A menina mal criou o blog e já queria saber de parceria? Muitas pessoas só enxergam parceria de uma maneira: livro de graça! Aí saem se inscrevendo em todas elas e depois fazem das tripas o coração pra dar conta de tudo.
    Acho que a gente tem que fazer as coisas com amor, parceria e reconhecimento é consequência. Eu, po exemplo, tenho parceria com duas editoras que eu admiro e vou tentar com a Arqueiro, que é outra que eu adoro, mas não me inscrevi para mais nenhuma, porque a partir do momento em que eu não curto o catálogo para quê eu vou me inscrever? Para lotar a estante? Não faz sentido nenhum. Uma pena...

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Kemmy,
    Ah, esses dias eu estava dando uma limpa também e notei isso. Muito triste, não só pelos blogs fechados mas também, pela galera que resolveu focar em apenas um meio pela oportunidade de ser mais reconhecido. E claro, essa parte da escrita estar se perdendo me dói também. Infelizmente, está tudo assim, visando quantidade.

    Em pensar que meu blog ajuda tanto algumas coisas na minha vida, tipo terapia e alguns, não conseguem isso e se desapegam fácil.

    P.S.: HAHA se está em dúvida com os livros da Carina dá pra mim -q HAHAHAHA
    Mas, menina cê tem que ler, escolhe algum que não tenha continuação ainda, só pra você conhecer. Mas, eu te entendo. Tenho um de Fazendo Meu filme aqui e to enrolando pra ler com medo de gostar e não ter condições pra comprar as continuações, como agora hahaha

    tenha uma ótima quarta =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Eu também me deparei com muitos blogs inativos quando fui fazer a limpa. É muito triste, eu fico bem cabisbaixa vendo a blogosfera literária ficar meio vazia.
    Eu fico mais tristes quando são blogs normais.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  19. Uma vez tbm resolvi fazer uma limpa nos blogs que eu seguia e como vc encontrei muitos inativos com recados de desistência. Eu acho que a blogsfera tem sido de certa forma "cruel". Alguns escrevem por hobby, mas com o tempo a pressão de conseguir seguidores, parcerias e afins pode acabar tornando a ação de blogar em um fardo.
    Também concordo com você quando fala sobre algumas pessoas terem uma ideia irreal sobre o que é ter um blog. O buraco é mais embaixo, mesmo que por hobby, a gente quer que nosso blog seja lido, e só conquistamos leitores com trabalho e dedicação.
    Apesar de o meu blog não ser literário, vez ou outra eu faço resenhas dos livros que leio, e enquanto escrevo eu sempre penso como deve ser pra alguém que tem um blog literário. Decidir que livro vai ler, fazer postagens diferentes de resenhas mas que tenham haver com o nicho do blog, como faz com a ressaca literária? Enfim, ter um blog já não é fácil, mas ter um blog literário é muito mais difícil, haha.
    E eu tbm fico triste quando vejo blogs literários se desmantelando, por que é deles que tiro sugestões pras minhas próximas leituras, aliás, foi por causa de uma resenha aqui no seu blog que eu resolvi ler por exemplo, o livro "Caixa de Pássaros".
    Gostei muito do post :)
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  20. Assim que eu retornei à blogosfera — há dois meses atrás —, eu resolvi fazer a limpa também, mas principalmente por conta do tanto de blogs que seguia desde 2012/2013. Eram mais de 600 e agora tem menos de 200. O lado bom é que agora só sigo quem realmente acompanho, mas fiquei chateada porque muitos blogs — e consequentemente blogueiros — que eu amavam simplesmente sumiram. Perdi totalmente o contato e nem sei como andam... :( Não digo isso só de blogs literários, viu? Muita gente some por diversos motivos, eu inclusive tive que sair por um tempo, mas o ruim é que a gente acostuma com a "companhia" desses blogueiros, né? Só que o blog literário tem essa dificuldade do prazo imposto e organização pra ler tanta coisa. Acho que pra não ter essa pressão toda que acabo variando o assunto do blog. Eu digo que sinceramente não me daria bem nesse nicho de blog.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Realmente, muitas pessoas acham que é fácil ter um blog e seguir crescendo com ele. Tem dia que a gente acorda simplesmente sem criatividade e mesmo assim se esforça pra sair algo de qualidade e o blog está sempre atualizado. Não é todos os dias que teremos tempo livre pra colocar tudo em dia, leitura, resenhas, novidades e tudo mais. Quando estamos trabalhando, estudando, putz, pior ainda. Mas quando gostamos é não fazemos por obrigação ou para ganhar livros de editoras e autores, tudo flui maravilhosamente bem e as barreiras, são obstáculos pequenos demais para não ser ultrapassados. Estou com 3 anos de blog, já fiquei 1 mês inteiro sem postar nada, por causa das obrigações da vida pessoal, mas eu desisti? Jamais. Eu amo o que faço e mesmo que nada funcione, eu ainda estarei de pé. Amei sua colocação, vou dar uma limpada também, não sabia dessa nova atualização.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Que chato né.
    Sigo blogs a muitos anos.
    E fiquei extremamente triste quando percebe que a maioria dos meus queridinhos fechou ou deixaram de existir, as pessoas ainda vão naquela ilusão de que manter um blog é fácil, pelo contrario é trabalhoso, exige tempo e muito dedicação, fora o fato de que não consegue parceria um dia depois de criar, isso leva tempo e temos que aprender a ter paciência em tudo, por que não para ser imediatista e querer tudo agora, espero que essa situação mude, e que os blogs voltem, por que é triste vê-los deixando de existir.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Que triste, é tão bom quando lemos porque queremos e não porque somos obrigados :/
    Mas adorei teu texto e sua reflexão

    ResponderExcluir
  24. Oii!
    Teve um tempo que eu estava querendo desistir, era muita coisa na mente. Parei e pensei o motivo por qual tinha começado o blog, que era fazer amizades e conhecer leitores. Mas comecei a crescer no instagram e receber proposta de parcerias, aceitei e depois de um tempo se tornou um fardo.
    Acabei com quase todas e hoje só leio o que quero e no prazo que quero, acho que muitos acabaram por causa disso. Amei o post, principalmente a reflexão.

    Beijooos - Refúgio Da Ju

    ResponderExcluir
  25. Eu sei como é isso, eu já tive um blog no qual falava de varias coisas. Não tinha um assunto especifico, sabe. Acabei saindo por pura falta de tempo mesmo, porque precisava colocar outra prioridade em minha vida. Então acabei colocando ele inativo. Então acho super natural isso acontecer, mas é triste. No meu blog não havia parceria com editora, ou envios de prêmios, e sorteio e tal. Apenas um blog que compartilhava coisas. E só ter blog assim foi difícil, nem quero saber quanto difícil deve ser ter blog literário. Porque prefiro ler no meu tempo, do que se pressionada pela editora em ter todas as resenhas dela em dia

    ResponderExcluir
  26. Ótima postagem. Manter um blog é muito mas muito trabalhoso mesmo. Eu estou repensando tudo, é muito tempo gasto que poderia me dedicar a leitura.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  27. Oi, Kemmy!!
    Adorei a postagem. Já percebi isso também. Infelizmente e uma triste realidade que muitos blogs deixam de produzir e acabam deixando de expor sua opinião e nos leituras ficamos órfãos.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  28. É muito difícil não se perder nesse mundo. Muita gente cria conta (seja aqui ou em rede social) porque vê X pessoa postando N coisas que ganhou. Começa pelos motivos errados. Parceria é algo extremamente sério. Não é só ganhar livro e falar que gostou. Isso é o que está separando os blogs entre os que querem fomentar a leitura e entre os que querem glamour.
    Eu nunca quis parceria. Até quando resenhei para outro blog, resenhei meus livros. E quando começaram a querer impor leituras "mais importantes para o blog", eu parei. Pra mim sempre será mais importante fazer o que gosto. E acho que a qualidade de um trabalho está nisso.

    ResponderExcluir
  29. Não é fácil mesmo. E realmente não dá pra abrir mão de sua integridade como blogueiro literário para conseguir parcerias com editora. Blog dá trabalho e se desistir logo no primeiro não, nunca vai dar em nada mesmo.
    Mas a gente continua lendo, produzindo conteúdo e compartilhando, né? Essa troca de ideias é o que faz valer a pena!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  30. Olá. Há mais ou menos um mês, também fiz uma limpa na minha lista de blogs e conclui o mesmo que você... Como blogueira, eu já me senti desanimada de vez em quando, especialmente por meu blog ser pequeno, receber poucos comentários e uma quantidade de visitas bem modesta. Mantenho meu blog há vários anos e nesse tempo, nunca fechei grandes parcerias justamente por ver que blogs muito apegados a isso acabavam com problemas de identidade ou desânimo. Sigo fazendo minhas postagens, fiel ao que eu gosto e quando posso... :)
    Adorei conhecer o seu blog, voltarei mais vezes.
    Beijo,
    Nicole (http://www.meigaemalefica.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!