date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {TOP 5} Qualidades que um(a) blogueiro(a) deve ter

28/01/2017

{TOP 5} Qualidades que um(a) blogueiro(a) deve ter

28/01/2017
Olá, pessoas.
Quero deixar claro que não sou nenhuma expert e que esse top 5 é baseado no que eu vivo e nos blogs que acompanho, ok? Vou adorar ver a contribuição de vocês nos comentários, me contando quais qualidades consideram indispensáveis para ser um(a) blogueiro(a).

qualidades que blogueiro deve ter

1. Boa escrita
Isso é meio óbvio né, gente? Ninguém precisa ser formado em Letras para iniciar um blog, mas o mínimo que precisa ter é noção de gramática e ortografia. Não sei vocês, mas eu desanimo quando entro em um blog todo bonitinho mas que tem abreviações, palavras escritas de forma incorreta e afins. Já cheguei até a corrigir algumas pessoas - e se vocês encontrarem erros aqui, não hesitem em me corrigir! Críticas construtivas são sempre bem-vindas.

2. Sinceridade
Sei que nem sempre é fácil falar exatamente o que sentimos ao ler determinado livro de parceria, por exemplo, mas é o melhor a se fazer; o mais justo com os leitores. Quantas pessoas já compraram livros ruins por conta de resenhas positivas feitas por quem tem parceria com autor/editora? Seja educado, mas critique quando for necessário.

3. Autenticidade
Existem dezenas de milhões de blogs por aí. É até meio chato falar, mas muitos são praticamente cópias dos outros. Se inspirar, usar o mesmo estilo: okay. Copiar RESENHA COMPLETA: not okay. Caso não saiba, o Google identifica que há plágio e pune o seu blog se você copiar e colar resenhas de outros lugares. A pessoa que escreveu pode não descobrir, mas o Google tudo vê! E não esqueça que plágio é crime, viu?


4. Gratidão
Eu costumo agradecer os seguidores sorteando livros e mimos para eles. Gosto também de interagir nas redes sociais, respondendo perguntas, indicando livros e afins. Antes eu passava horas respondendo aos comentários, mas agora infelizmente não tenho mais tanto tempo livre assim, então opto por apenas ler (com muito carinho) e responder apenas quando tem alguma dúvida sobre o que foi postado. Ah, e sempre retribuo quando deixam link de blog - mesmo que demore um pouco.
O que quero dizer com isso é que à medida que um blog vai crescendo, é comum que os blogueiros se esqueçam dos leitores e isso não é legal. Se o blog cresce, é graças aos leitores, não? Então não custa tirar um tempinho para interagir, ler comentários e responder dúvidas.

5. Paciência
O Duas Leitoras existe há mais de 2 anos (completou em novembro de 2016). Ele não é o maior blog literário, não é o mais conhecido, não é o que tem mais seguidores, mas com certeza é um que é muito amado, que traz conteúdo pensando no que os leitores gostam e que busca melhorar dia após dia.
Eu vejo muito na blogosfera a tal troca de seguidores e eu acho isso tão feio. É como se você estivesse comprando alguém para "gostar" do seu conteúdo. Isso definitivamente não faz meu tipo. Prefiro ir conquistando leitores aos poucos, mas que eles realmente gostem do que veem por aqui ♥

Pra mim, essas 5 qualidades são essenciais não só para quem quer iniciar na vida de blogueiro mas em muitos outros aspectos da vida. Você concorda? Adicionaria ou retiraria alguma qualidade? Me conta!

Acompanhe o blog nas redes sociais:

20 comentários:

  1. Oi, Kemmy. Tudo bem? Adorei o seu post, criei meu blog recentemente e já anotei as cinco dicas. Parabéns pela iniciativa de ajudar pessoas, que assim como eu, não possuem tanta experiência. Beijos! :*
    http://avessandoavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Kemmy!
    Por vezes me pergunto como alguns blogs simplesmente explodem de tanto sucesso?!...
    Mas creio que tudo que falou aí em cima é um pouco do que queremos encontrar nos blogs que visitamos.
    Nosso blog vai completar 6 anos em abril e é minha grande felicidade por vários motivos. Nem sei se tenho todas essas qualidades que citou, mas busco seu o mais fiel a minha personalidade e as coisas que gosto e tento passar todo meu amor aos seguidores.
    “O que sabemos, saber que o sabemos. Aquilo que não sabemos, saber que não o sabemos: eis o verdadeiro saber.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todos os itens citados acima. Acrescento também o respeito ao leitor e o compromisso com o blog, tem gente que faz promoções e demora séculos para realizar o sorteio, deixa nas laterais banners antigos, etc... Eu leio todos os comentários realizados no blog e retribuo aqueles que deixam o link, mas não consigo responder os comentários individualmente pois o tempo é curto. Só sei que manter um blog ativo e atualizado é muito trabalhoso. Faço por amor.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei bastante do que você disse. Realmente é um pouco desanimador entrar em um blog e ver que a boa ortografia está em falta. Alguns errinhos sempre acontecem, mas é preciso ficarmos atentos.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    São realmente dicas valiosas.
    Uma pena que nem todos tenham a paciência e sinceridade, né?
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi
    concordo com o que escolheu, e na parte sinceridade eu gosto falar a verdade sobre o que achei do livro, mas muitos não gostam.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Kemmy!
    Adorei seu post. Eu acho que mentir por causa de medo de perder parceria é o fim!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem?
    Concordo em partes com seu post. Em partes não, na verdade, com a maioria do você escreveu.
    É o mínimo que o blogueiro tem que fazer : escrever bem os seus posts. Realmente, dá muito desgosto entrar num blog e ver tudo mal escrito. Ninguém está imune aos erros, isso é óbvio, mas poxa, tem altos programas que podem corrigir erros ortográficos, não custa nada passar o post ali.

    Quanto a troca de seguidores, já não acho tão ruim assim. Da mesma forma que existe uma troca de comentários, existe a de seguidores, e como alguém que já participou disso eu sei o quanto isso ajuda, não só pra aumentar seus números mas pra divulgar seu blog e conhecer outros. Muitos blogueiros das quais acabei virando colega e até mesmo amiga eu conheci nessa troca, visito os blogs que sigo , to sempre ali na Lista de Leitura dando aquela olhada kkkk
    o ruim é quando a pessoa sai seguindo um monte de blog dos quais nem se interessa pelo assunto. É só mais um blog qe vai ficar jogado ali. Então não entro em qualquer troca, só naquelas cuja temática eu sei que me interesso.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem e super concordo com tudo que foi citado, principalmente a parte do plágio. Criticar um livro, ainda mais quando se tem parceria, pode ser difícil, mas a melhor coisa é expressar o que você sentiu ao ler o livro e sempre procuro passar isso nas minhas resenhas.

    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kemmy.
    Você sintetizou bem as principais características que um blogueiro deve ter.
    Infelizmente, vemos muitos blogs que estão completamente fora dessas características, copiando conteúdo, bajulando parceiras com resenhas falsas, dentre outras coisinhas.
    Postagem essencial.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  11. Concordo contigo em gênero, número e grau Kemmy, disse tudo mesmo! :)
    Todo mundo devia ler esse post, haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Kemmy primeiro quero dizer que amei seu blog.
    Layout clean e lindo! Acho que uma qualidade é dedicação afinal sabemos que fazer mil e uma postam não é fácil e que às vezes os imprevistos acontecem mas não podemos manter um blog sem frequência de postagem.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Adorei o post e concordo! Principalmente com sinceridade e gratidão!
    Beijosss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=oNLRydumMWs&t=1s

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kemmy. Arrasou! Concordo com tudo, não acrescentaria nada!
    Escrever bem, saber se comunicar e interagir e, principalmente, incentivar a leitura de livros que julgamos bons é o crucial para manter um site sobre literatura!

    Beijinhos, Hel.
    Leituras & Gatices


    PS.: sou formada em Letras e não vi nenhum "erro" no seu texto. ;)

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Adorei a postagem e concordo com todas as qualidades que apresentou aqui.
    O que mais acho importante realmente é o primeiro tópico: a escrita.
    Não é necessário realmente ser formado nem nada, mas precisa ter uma escrita coerente e se possível com o mínimo possível de erros. Quando entro em um blog e vejo abreviações, palavras de baixo calão ou muitos erros ortográficos fico desanimada.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  16. Olá! Realmente, ter uma boa escrita é muito necessário. É muito ruim quando acesso um blog com vários erros ortográficos. Ser sincero também, e coloca sinceridade aí haha! <3 Adorei a postagem!

    Perdida em Histórias

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que de tudo a sinceridade é a mais importante. Não só com o seu público, mas com você mesmo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Primeira vindo aqui no blog. Adorei o visual e conteúdo.
    E concordo com todos os pontos que falou na postagem, e acho que a originalidade é o diferencial, pois vai realmente ter algo que atraia leitores. E claro, escrita é super importante.
    Admito que nos meus 15 anos usava internetês nos blogs, mas era coisa da época. Hoje em dia não tem como.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oiii!
    Nossa, esse post é um dos mais reais que já vi em um bom tempo!
    Concordo plenamente com você, abrir um blog que tem erros de ortografia, pontuação ou que o próprio texto em si está desconexo já me desanima e muito!
    E também prezo muito pela sinceridade. Acho que livros de parceria são enviados justamente em troca de uma opinião honesta e ficar só agradando sem mostrar os pontos ruins pros leitores é mesmo uma enganação.
    O ponto que eu mais tenho que trabalhar é provavelmente paciência, sou muito ansiosa e as vezes até me desmotivo com a lentidão que é no começo ou com a necessidade de ter que ficar postando todos os dias certinho :/
    Ótimo post, gostei muito da sinceridade! :)))
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Paciência é realmente importante, muita gente quer alcançar um bom lugar na blogosfera de maneira muito rápida e acaba desistindo de ter um blog por falta de retorno. Muito bom seu post.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!