date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Proibido - Tabitha Suzuma

25/09/2016

{Resenha} Proibido - Tabitha Suzuma

25/09/2016

Proibido - Tabitha Suzuma


Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Título: Proibido|Autora: Tabitha Suzuma|Editora Valentina|304 pág.|Skoob|Avaliação: 3/5

Eu vi tanta resenha e comentário positivo sobre esse livro que acho que fui com muita "sede ao pote" e acabei não curtindo tanto assim a leitura. Continue lendo que eu explico os motivos:
Lochan (que até agora não sei direito como pronuncia) e Maya são os irmãos mais velhos de Kit, Tiffin e Willa. Depois que o pai os abandonou, a mãe deles está sempre bêbada e quase não aparece em casa, portanto as responsabilidades de adulto acabam caindo sobre as costas de Lochan e Maya.

Kit é um típico pré-adolescente rebelde que não aceita toda essa imposição dos irmãos e os menores sentem falta da mãe. No fim, a vida dos cinco é uma bagunça que só não se torna um caos porque os protagonistas tomam frente e agem como se fossem pais dos mais novos. Como se não bastasse todas as dificuldades na escola e em casa, eles precisam agir como se tudo estivesse certo para evitar que o Serviço Social separe-os por negligência da mãe, que faz questão de deixar claro que nenhum deles foi desejado e precisa ser ameaçada para dar algum dinheiro aos coitados.

"O ser humano precisa de um fluxo constante de nutrição, oxigênio e amor."

Lochan é um menino muito estudioso mas também muito fechado. Não lembro se fica explícito no livro, mas eu acredito que ele tem Síndrome do Pânico. Não consegue falar em público, tenta ser o mais invisível possível e isso só começa a mudar quando a nova professora permite que ele faça as coisas no tempo dele, respeitando seu jeito de ser.

Já Maya é uma garota mais comunicativa, mas que esconde sobre sua fachada feliz um segredo que ela espera que ninguém descubra, pois sabe o quão errado é: ela e o irmão estão em um relacionamento, estão apaixonados (acredito que isso não seja spoiler pra ninguém, ou é?)

Enfim, o relacionamento dos dois é construído aos poucos, pois apenas entre eles conseguem ser quem realmente são, eles sentem que apenas o outro pode entendê-lo. Não foi difícil pra mim aceitar essa relação, ainda que eu ache meio bizarro. Como é falado em um trecho, eles não podem ficar juntos pelo simples fato de terem sido gerados pela mesma mulher - que, no fim, nem age como mãe deles.

"É horrível sentir vergonha de alguém que você ama; é uma coisa que te rói por dentro. E, se você deixar que te afete, se desistir da luta e se entregar, a vergonha acaba por se transformar em ódio."

Com capítulos alternados entre a visão de Lochan e Maya, eles iam se complementando, o que foi excelente. Quem acompanha o blog sabe que amo narrativas intercaladas. No entanto, a velocidade com que as coisas foram acontecendo não me agradaram. A leitura não foi instigante como eu acreditei que seria, então demorei dias para concluí-la. Não sei se foi a escrita da Tabitha, se foi a forma como os personagens foram construídos, se foram os diálogos... não sei! De verdade, ainda é complicado falar sobre essa obra porque ela me deixou confusa e pensativa.

Eu torci pelos dois, torci sim. Queria que eles conseguissem ficar juntos no fim, mas a verdade é que nem tudo são rosas. A Tabitha ganhou um ponto comigo ao não dar um desfecho completamente clichê à obra, mas ainda assim senti que faltou algo no decorrer da trama, algo que eu não sei definir ou explicar, só sentir.

O desfecho não foi completamente imprevisível, mas ainda assim me deixou chocada e triste. 

"A que altura você decide que já chega?"

SPOILER!!! SELECIONE O TRECHO PARA LER: achei a mãe dos dois uma grande vaca, porque ela nem ligava para os filhos e dizia que eles eram indesejados e aí quando vê a menina dela sendo "abusada" ela nem sequer dá o benefício da dúvida ao filho, como se ela fosse a pessoa mais exemplar do Universo. Ainda não sei se entendi direito a decisão de Lochan de se matar, talvez ele pudesse ter mantido a história que Maya estava muito perturbada porque estava traumatizada, e por isso disse que não era abuso e tal, enfim... acho que as leis de lá são mais rigorosas que aqui :p

Feito que vocês não vão me odiar por não ter curtido tanto assim essa leitura? Porque no Facebook já me hostilizaram pelas 3 estrelas uiehueheiuheiuhe beijos!
Acompanhe o blog nas redes sociais:

29 comentários:

  1. Apesar de finais inesperados serem bons, quando a gente tende a torcer pelos personagens fica meio triste quando as coisas não saem bem daquele jeito que a gente gostaria, né :(
    se você torceu, é sinal de que o livro é bom e realmente vale a pena ser lido <3

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  2. Wow, achei a história um tanto quanto diferente! Não sei se ia gostar muito do livro, por causa do enredo... e não tinha ouvido falar nele. Mesmo assim fiquei curiosa! Não é um livro com história clichê mesmo o.O
    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade com esse livro porque adoro histórias polêmicas! Porém, não sei quando terei tempo de inclui-lo na lista de leituras e li o spoiler. :P Infelizmente eu já desconfiava de que isso aconteceria com um dos dois, porque todo mundo fala que o final é trágico (então já dá pra desconfiar).
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Oii Kemmy, eu não conheço esse livro mas já aconteceu comigo rs..de ir com muita expectativa num livro devido as resenhas positivas e nem achar que era tanto assim rsrs
    Faz parte.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Esse adoro livros com esse enredo, e essa capa vem me chamando muita atenção, um dia darei uma chance. É uma pena você não ter gostado acho que leituras muito espaçosas dificultam mesmo o envolvimento com a história.

    sobrelivroseliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Confesso que adicionei esse livro a wishlist pela premissa ter me deixado com boas expectativas o que te decepcionou um pouco também, mas já que você disse que o desfecho não é como imaginamos, não vou tirar não, pretendo ler em breve...

    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Kemmy, tudo bem?
    Menina eu fiquei encantada com essa sua resenha e os quotes escolhidos com toda certeza e adoraria realizar a leitura, pois sei que me emocionaria e de certa maneira faria me sentir incrível ao encerrar..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Na verdade eu já não me interessei desde a sinopse e o fato de vc ter dado 3 estrela não quer dizer que o livro seja ruim, ele não fou uma boa leitura pra vc. Eu entendo isso.
    Eu já fui hostilizada no zap por ter dado duas em livro em que amei os dois que havia lido dela, mas o terceiro só mereceu duas porque eu terminei de ler.
    Opinião tem que ser verdadeira, amei sua sinceridade e isso só faz com que a gente queira voltar poque se mostra uma pessoa confiável.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu li faz já algum tempo esse livro e adorei a forma que a autora nos fez torcer pelos protagonista para fechar com um acontecimento inesperado *-* Achei o tema bem forte e ela soube, pelo menos ao meu ver, trabalhado de uma forma esplendida. Adorei sua resenha.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fui curiosa e selecionei o spoiler e tomei no cú, mas quero ler mesmo assim. Todo mundo fala muito bem desse livro, sua resenha foi a primeira mais "negativa" que vejo dele, mas continuo com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Não curto drama familiar, já rendeu em outras épocas. Apesar da situação vivida pelos irmãos e até mesmo pelo seu ponto de vista em esperar mais do livro contínuo sem me apegar a premissa que está obra traz. Mas sem dúvida a capa é linda.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade em ler ele livro, mesmo você não tendo gostado muito. Ele chama muito a atenção e tem um enredo diferente.Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Eu tô de olho nesse livro há algum tempo. Quero me surpreender com a premissa dele assim como todos que o leram se surpreenderam também. Adorei a resenha.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Realmente o ser humano precisa de um fluxo de amor principalmente vindo dos pais , cada um com seu jeito uns rebelde outros não, gostei da sua sinceridade mais tem gosto pra tudo o que ruim pra vc é bom pra mim. Como adoro ler sei que vou adorar a historia.

    ResponderExcluir
  15. Eu já tinha visto o livro nos blogs mas nunca li nenhuma resenha sobre ele. Achei a capa linda e a história me deixou bastante curiosa. Já coloquei na minha lista de desejados e vou fazer de tudo para ler o livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Faz tempo que qro ler esse livro, ainda não pintou oportunidade..
    O enredo parece bom e me prendeu atenção, espero conseguir ler em breve....
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. KEMMY!
    Temos o direito ou não de gostar de uma leitura e nos expressarmos também. Não somos obrigados a gostar porque muitos gostaram.
    Não li ainda e tenho a maior curiosidade, primeiro porque é um relacionamento incestuoso e depois, porque quero analisar como tudo acontece para eles e o que os leva a tal envolvimento.
    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kemmy!!
    Adorei a resenha!! Sabe quando li esse livro o ano passado senti a mesma coisa que você demorei a terminar a leitura e principalmente torci também para os dois ficarem juntos!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Logo que este livro foi lançado, também ouvi muitas criticas positivas sobre a história, mas acredito que isso se deu, principalmente, pelo tema. A autora aborta um assunto muito sério e polêmico que atrai atenção de todo leitor. Com relação a história, dá para entender os motivos do relacionamento deles ir além do fraternal, eles são dois adolescentes que tem que enfrentar muitos problemas e responsabilidades em uma idade onde os sentimentos amorosos são conflitantes e muito confusos. Eu acredito que irei curtir esta leitura, mas não quero criar grandes expectativa e, sim, ser surpreendida.

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante do livro por relatar uma jovem, porém bastante forte para sua idade. Mas infelizmente deve consequência para desenvolver a maduridade, ela já passou por bastante coisa, em tão pouco tempo. Eu também já tinha lido algumas comentários sobre esse livro fiquei bastante animada, espero que não aconteça a mesma coisa que você, de se decepcionar um pouco com a historia. Isso já aconteceu algumas vezes comigo, e não é nada legal. Enfim, ainda quero ler e conhecer mais a fundo a personagem e suas frustrações

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Gostei muito da sua resenha, parabéns.
    Esse livro não tem uma leitura muito fácil, pois é um tema bem polemico e reflexivo. Gostaria de ler e tirar minhas conclusões. Mas acredito que o meu sentimento não será muito diferente do seu, ao terminar a leitura.
    Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Se eu disser que gostei da sua resenha você vai me bater? Gostei muito da capa e já estou louca para ler, me falaram muito bem do livro, mas como você disse eu não vou com muita sede ao pote porque se não posso me arrepender. Ele entrou para a minha lista de livros com certeza.

    ResponderExcluir
  23. Prevejo uma leitura super complicada de se fazer pelo conteúdo que parece ser emocionante, revoltante e tantas coisas mais...e pior ainda é pensar q, infelizmente, existem crianças e jovens que passam por essa situação de abandono, ameaças, violência psicológica e física...

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tenho muita vontade de ler este livro, primeiro porque nunca li nada que abordasse relacionamento entre irmãos, segundo porque mesmo tendo esse assunto muito incomum o pessoal gosta muito desse livro, acho mais estranho ainda e a vontade de ler só aumenta. Preciso entender essa relação e descobrir se tb vou torcer pelos dois (isso é estranho).

    ResponderExcluir
  26. OOi! Tenho muita vontade de ler, gosto de dramas, gosto que o autor seja capaz de explorar o íntimo dos protagonistas e acho que esse livro não me decepciona, a capa ta perfeita, e to com vontade de ler a bastante tempo, valeu!

    ResponderExcluir
  27. Esse estilo faz a gente ficar curiosa.. Um tanto quanto diferente. Porque é meio difícil aceitar e ainda torcer por esse casal que sabemos o quanto é errado. Por isso só lendo mesmo pra chegar a julgar nesse ponto. Já vejo muitas resenhas e a maioria positivas. quem sabe em algum momento eu leia. Abraços

    ResponderExcluir
  28. OOi! Vejo críticas positivas e negativas e não posso afirmar o que é porque não li o livro, mas pelo que li na resenha é um livro que nos faz refletir sobre nosso relacionamento com os nossos familiares, e como relações que não são muito saudáveis dentro de casa pode prejudicar a mente de um adolescente!! Fiquei bem curiosa!Obg!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde :) Eu vi outras resenhas desse livro e me parece boa,mas achei bastante interessante o fato de dois irmãos passarem por tanta coisa, tantas dificuldades para cuidarem de seus irmãos e descobrirem uma paixão no meio disso tudo, e ao mesmo tempo é triste por não poderem ficar juntos!!Um abraço!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!