date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Questionando quotes #1 - Casamento Blindado

19/05/2016

Questionando quotes #1 - Casamento Blindado

19/05/2016
Olá, pessoas!
Hoje vim inaugurar uma nova coluna aqui, que se chama Questionando Quotes.


Eu não sei vocês, mas mesmo quando eu gosto muito de um livro, sempre tem um trechinho que eu acho absurdo, não concordo e quero bater na personagem (ou no autor). Nesse caso específico, eu ainda não terminei de ler Casamento Blindado, mas estou gostando. No entanto, tem algumas passagens que me deixaram indignada, confusa e até mesmo revoltada! Como quem me conhece sabe que eu sou problematizadora, lê-las me fez pensar nessa coluna.

Esse é o quote indignante:
[...]Metade das jovens casadas trai o marido. A saída da mulher de simples dona de casa para um papel mais ativo na sociedade, na faculdade, no trabalho etc., a tem colocado em situação propícia à traição p. 28
Esse é o meu questionamento:

Tá, então quer dizer que o fato da mulher estar em uma posição EM QUE O HOMEM SEMPRE ESTEVE, está colocando-a numa situação propícia à traição!? Isso significa que os homens que sempre estiveram nessa posição, sempre estiveram em uma situação propícia para trair? 

Os autores falharam miseravelmente em tentar culpar a maior participação da mulher no mercado de trabalho pelas traições femininas que ocorrem. Ao meu ver, trai quem não tem caráter. Ponto. Não importa se é homem, mulher, se trabalha ou é desempregado, velho, novo, feio, bonito, gordo, magro. Tanto faz! Traição é coisa de gente sem caráter.

Entendo que esse livro é baseado em conceitos cristãos, em que a mulher deve ser submissa ao homem e ficar cuidando da casa enquanto ele está trabalhando (em uma situação propícia à traição, não esqueçam) e só vou continuar lendo-o porque realmente dá pra tirar coisas boas dele, mas achei, no mínimo, injusto eles quererem dizer que a mulher que não é "bela, recatada e do lar" está mais propícia a trair.

Bem, essa coluna não terá uma periodicidade estabelecida. Voltarei com ela assim que tiver algo mais a questionar :)

Espero que tenham gostado da nova coluna e entendido meu ponto de vista! Comentem aqui se já leram esse livro, se pretendem ler, se concordam ou discordam do quote (e do meu questionamento). Enfim, comentem!

 Top comentarista de maio/2016

34 comentários:

  1. Oiiiii Kemmy, tudo bem?
    Adorei a sua postagem. Muito importante falar sobre isso. O quote é realmente problemático e é nosso papel também debater sobre isso. A verdade é que para trair, não precisa nem sair de casa. É como você disse, trai quem quer. E quem quer, faz a situação.
    Pensamentos como esse do quote, são perigosos. Pois eles passam a ideia de que a mulher não deveria ter vida social e nem profissional. Pois desta forma, ela corre o risco de trair o marido. Isso faz com que muitos homens (e até mulheres) achem que nós devemos apenas ficar em casa, reclusas do mundo. Dias desses, li um livro que abordava um pouco sobre: O papel de parede amarelo. vale conferir, na Amazon, acho que ele custa menos do que 2,00.
    Excelente postagem. Fico no aguardo por mais :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Gi! Era exatamente esse o ponto que eu queria chegar. Muitos homens não gostam que suas mulheres saiam de casa PARA TRABALHAR por medo de serem traídos, e esse tipo de "argumento" só reforça essa ideia tosca.
      Procurei na Amazon, mas não consegui adquirir :( tentarei de novo!

      Vou postar sempre que possível ♥
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Gente, nunca vi um trecho de livro tão bosta (desculpe o vocabulário). Não li o livro e certamente não irei ler, achei desagradável.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem bosta mesmo, não se preocupe com o vocabulário hahaha

      Excluir
  3. Olá, Kemmy.
    Exatamente por isso que não gosto desse tipo de livro. Absurdo isso. Hoje mesmo estava falando sobre isso com uma amiga. Trai quem tem o caráter muito do duvidoso, porque quem é honesto nem consegue fazer esse tipo de coisa. E olha que uma vez que fui traída até pensei em dar o troco, mas quem disse que consegui? Nem vou ler esse livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, Sil. O que define se alguém vai trair é única e exclusivamente seu caráter, não seu sexo ou a "situação". Como disse a Gi ali em cima, pensamentos como esse do quote são perigosos.

      Excluir
  4. Ah, eu não tenho vontade de ler esse livro e depois desse quote tirou ainda mais minha vontade. Achei ridículo esse paragrafo, nada a ver essa conclusão. Acho que traição não tem nada a ver com a nova perspectiva de vida da mulher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Bruna. Até parece que a mulher ser independente significa que ela será infiel. Pensamento besta e machista!

      Excluir
  5. Nunca li, mas pelo nome e capa eu já imaginava que devia ser desse nível. Não pretendo ler para não passar raiva hahahaha. Concordo com o seu questionamento e saio correndo dessas coisas que eles pregam de submissão e mimimi. Não tenho a menoooor paciência pra esses valores. Deus me livre!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Isso é no minimo inadmissível. não é questão de feminismo, é questao de lógica; só porque uma pessoa (independente de ser homem ou mulher) sai para ir ao trabalho significa que ela está propensa a trair seu marido/sua mulher? Nao faz o menor sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz mesmo! Mas infelizmente é assim que muita gente pensa. Lamentável.

      Excluir
  7. Bati o olho no nome Questionando Quotes, gostei de imediato, imaginei uma coluna meio reflexiva e um tanto polêmica. Não curto muito o programa desse casal na Record, muito menos tenho interesse na leitura do livro. Agora, vontade 0 mesmoooo. Como assim coloca a culpa em especial na mulher? A traição pode vir de ambas as partes, como também pode não vir. Frase machista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da coluna, Ycaro! Espero ter algum quote polêmico pra vir problematizar novamente em breve haha
      Não sabia do programa, mas também não tenho o menor interesse em ver.

      Excluir
  8. Nem gosto de começar livros desses dois, sempre acabo fula da vida querendo fazê los engolir cada letra.

    L XX
    Meumundodalua.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, essa coluna vai ser muito legal! Realmente tem quotes que não conseguimos engolir, que dá vontade de brigar com o livro. Esta que você falou, com certeza! Agora eles falaram que os homens traem por estarem trabalhando fora de casa? Pra mim traição é falta de caráter também. Não é porque o homem geralmente trai mais que a mulher precisa trair também.
    Vou acompanhar sempre pra virar a problematizadora das quotes também!
    Beijos!
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da nova coluna, Lívia!
      Sempre aparecem uns quotes assim, que necessitam de um debate/problematização, rs.
      Beijos!

      Excluir
  10. Parece-me que a autor/autora estão se referindo a mudança na sociedade que houve e que como consequência trouxe maiores possibilidades as mulheres.
    Antes era o homem quem traía mais por estar mais diante de tentações... Hoje, a mulher também está mais exposta a estas tentações e consequentemente trai mais do que antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, continuo com o pensamento que podem existir quantas "tentações" existirem, só trai quem não tem caráter! A pessoa pode estar traindo seu parceiro no conforto do lar e ninguém saber, continua sendo a traição de uma pessoa mau caráter.

      Excluir
  11. Oi, Kemmy! Tudo bem? A coluna, o quote e seu ponto de vista foram ótimos! Adorei eles <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ooi, Kemmy! Creio que você já sabe o meu pensamento sobre essa postagem. Achei estranho a questão de abordar isso dessa maneira, porque podemos ter várias interpretações. Mas, como no comentário anterior, ela pode estar se tratando mesmo sobre as tentações, já que assim como o homem, temos as nossas lutas e se não tem uma atenção do esposo, pode sim acabar procurando fora (traição vai além do que apenas um ato sexual fora do casamento, começa no pensamento). Antes eu não via por esse ângulo, mas parece-me que faz mais sentido. Porém, mesmo assim não concordo... Por que? Ora, porque também é questão de caráter e questão de estar próxima de Deus. Além de que agora que eu tenho os direitos de estudar, trabalhar, etc... Eu não vou por medo disso? Eu confio em Deus e sempre estarei buscando ele, e ainda Ele sabe do meu caráter e eu não busaria fora, já que meu esposo é (olhos pela fé) fiel e tudo isso. Muitos cristão acabam vacilando nisso, a forma como escrevem pode trazer o pensamento errado. E sobre submissão: não tem nada a ver o que você disse, desculpa :/ achei meio preconceituosa a forma como você se expressou. Submissão não é escravidão, muito menos ser dona de casa se refere a isso. Submissão é o respeito para com o esposo, é a confiança, é a vontade de escolher estar ali, auxiliando. Enfim, é uma boa coluna para reflexões e discussões!
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ruh, sinto muito se você entendeu como algo preconceituoso, mas eu frequentei igrejas por anos e é isso que eu sempre vi: mulheres sendo submissas aos seus maridos e no pior sentido da palavra. Abaixando a cabeça para eles e tudo o mais, e acredito que esse pensamento do livro só reforça isso: o homem que não quer que a mulher saia de casa por medo de ser traído, que quer manter "numa caixinha" como se a mulher fosse propriedade dele.
      Infelizmente, é isso que eu sempre presenciei.

      Beijos!

      Excluir
    2. Entendo, Kemmy. Também sei como é, porque ainda existe muita interpretação errada nas igrejas :/ Isso me entristece, porque essas mulheres estão sendo passivas e sofrendo, porque não acredito que uma mulher que acha que escravidão é o que Deus quer para ela, esteja feliz em seu casamento ou mesmo com ela em si. Existem muitos ogros, e eles adoram jogar na cara dos outros versículos isolados, e isso é o machismo também, que até engloba mulheres com pensamentos do tipo. É a forma como ela é criada, e graças a Deus meus pais sempre me incentivaram a buscar minha liberdade em Jesus e que não devo ser tratada como objeto por ninguém, já que sou muito valiosa para Deus, que me ama. E pois é, todos os escritores precisam ter cuidado com a forma como estão se expressando, porque pode mesmo passar a ideia errada e acabar fazendo a cabeça de pessoas que em sua maioria são "maria vai com as outras" e não procuram a Verdade.
      Bjs

      Excluir
  13. Ao meu ver, o que a autora escreveu não faz o menor sentido!
    Concordo com você, só trai quem não tem caráter, independente do local que esteja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Quem realmente quer fazer algo errado, dá um jeito.

      Excluir
  14. Em primeiro lugar quero deixar claro que para mim a traição é algo muito horrível, não sei se eu conseguiria perdoar uma. Não consigo entender! Se a pessoa quer trair, porque no lugar disso ela não termina o relacionamento para depois ficar com outra pessoa? É muita covardia fazer algo assim. E obviamente uma pessoa que não tem caráter nenhum pra fazer uma coisa dessas pode fazer isso em qualquer lugar que seja, tanto em casa quanto fora.
    Partindo disso, sobre o quote, eu acho que o que os autores quiseram dizer com isso foi que o simples fato de estar fora de casa no meio de outras pessoas, conhecendo novas pessoas, torna-se uma "situação propícia", ou seja, torna a traição mais "fácil" de acontecer do que, por exemplo, estar em casa sozinha sem contato com ninguém. É claro que isso não é um justificativa pra traição, nada justifica uma traição, mas acho que foi isso que quiseram dizer nesse texto. Por exemplo, uma pessoa sem caráter, independente de onde ela esteja vai arranjar um jeito de trair, mas ficará muito mais fácil pra ela fazer isso fora de casa sem ter o perigo do marido ou esposa estar perto pra ver do que dentro. E não somente com as mulheres! Acho que citaram isso porque sabemos que antigamente as mulheres não saiam tanto, e agora saem bem mais. Mas que o inverso também pode acontecer, um marido que sempre fique em casa cuidando da casa, se ele for uma pessoa sem caráter ele vai trair de qualquer forma, mas estando fora acaba se tornando mais "fácil" pra ele. Claro que eu não posso afirmar a real intenção dos autores, mas foi isso que eu interpretei lendo apenas essa parte. Não sei se eu soube expressar bem, mas espero que tenha entendido o que eu quis dizer, hahaha.
    Gostei muito da coluna, é bem diferente e será muito interessante ter assuntos pra debater sobre. Aguardando a próxima! Haha
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, fico feliz que tenha gostado da coluna :)
      Eu entendi o que você quis dizer haha então, faz sentido também, mas eu fiquei com raiva por eles terem falado que isso coloca a mulher numa situação propícia, meio que "esquecendo" que os homens já estão nessa situação :@
      Enfim, acho que o meu ponto de vista também não ficou muito claro kkk na minha mente faz todo o sentido do mundo.
      Estou doida para o Questionando quotes #2, pois esse gerou debates bem legais :)
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi Kemmy.
    Entende seu questionamento sobre o quote e totalmente concordo com você, isso é um absurdo.
    Por que a mulher tem um papel mais ativo na sociedade quer dizer que ela ganha independência para trair, mulheres mal caráter fazem isso, e as que fazem devem esta procurando algo que não tem em casa, ai já seria problemas com o cônjuge que gerou a traição em si.
    Porém isso não justifica nada.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Marlene. O lugar onde a pessoa tá pouco importa.

      Excluir
  16. Olá!
    Para começar nunca senti nenhum tipo de atração ou curiosidade sobre esse livro e seus autores. E agora, bem menos! Frases desse tipo, ignorantes, pode-se dizer, não acrescentam em nada em um livro e com certeza já perderam a admiração de muitos leitores. Traição é um assunto que não se pode definir regras, cada pessoa tem sua personalidade, seus valores e o modo de seguir a vida, independente de ser homem ou mulher. Liberdade, respeito e confiança em um relacionamento, é a base de tudo! Ótima sua coluna, parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Márcia.
      Gostei muito do seu ponto de vista!
      Beijos

      Excluir
  17. Nossa, juro que nunca pensei que teria coisas como essa nesse livro, até pela relação deles com a religião. Sinceramente tô decepcionada com essa frase. Adorei sua coluna, é sempre ótimo questionar as coisas e nunca apenas aceitar com tudo.
    Beijos.

    (Emily)

    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!