date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar - Joe Schwarcz

17/05/2016

{Resenha} Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar - Joe Schwarcz

17/05/2016
livro barbies e bambolês

Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar
Autora: Joe Schwarcz
Editora: Zahar
Gênero: Ciências Exatas
Páginas: 240
Avaliação: 4/5

Olá queridos e queridas ♥

Hoje resolvi fazer a resenha deste, que é um livro um pouco diferente dos que já foram apresentados por aqui e que não é muito conhecido, mas que tem uma proposta que eu considero muito interessante.

O objetivo do livro é o seguinte:
“Fazer do leitor um consumidor desconfiado, que não embarque em propagandas enganosas e pesquisas sem fundamento”.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo autor Joe Schwarcz e é composto por 7 incríveis capítulos que descrevem desde crimes cometidos usando a química até a sua importância na culinária. Esses capítulos são subdivididos em “67 deliciosos comentários sobre a fascinante QUÍMICA do dia-a-dia”.

Sei que sou um pouco suspeita para defender um livro desse assunto, pois, para quem não sabe, eu sou Técnica e Bacharel em Química Industrial e atualmente estou cursando o Mestrado em Química. Mas podem ter certeza que não deixei minha paixão pela ciência afetar muito a minha opinião pelo livro.

O autor inicia o livro contando sobre o seu primeiro contato com a química, que aconteceu quando o mesmo ainda era uma criança. Ele nos conta que ficou muito interessado por um truque de “mágica química” que assistiu em uma festa de aniversário e que a partir daquele dia começou a buscar mais informações sobre essa ciência tão incrível.

Barbies, bambolês e bolas de bilhar

Assim como (infelizmente) todo profissional da área, Joe logo descobriu que nem todo mundo compartilha do nosso entusiasmo sobre as aplicações da Química no cotidiano. E a situação fica ainda pior quando se descobre que as pessoas temem tudo que receba o rótulo de produto químico ou sintético.

Ao ouvir estar palavras as pessoas normalmente pensam em problemas de saúde e em coisas perigosas. Mas será que alguém relaciona a Química com as cores do arco-íris, o desenvolvimento de novos remédios, a conservação de alimentos, aquela make maravilhosa??? Na maioria das vezes a resposta é não, mas isso só acontece porque as pessoas não recebem as informações da forma correta e muitas vezes não buscam questionar o que lhes é apresentado.

Por isso o autor decidiu escrever este livro e por isso ele é tão interessante! Ele mostra, com pequenas histórias, a forma como a química está inserida em todas as áreas de nossa vida. Afinal, a nossa vida toda, desde a nossa concepção até a nossa morte, é uma sequência de reações químicas, assim como tudo que temos ao nosso redor é formado por elementos químicos.

Por que somos apaixonados por chocolate? Como foi desenvolvido o plástico que hoje é tão utilizado? Por que alguns alimentos podem nos manter longe de doenças e outros causam o efeito contrário? Como alguém pode ter usado um suflê de queijo em um crime? Existe alguma verdade na existência dos zumbis? Por que não fazer respiração boca-a-boca no seu cachorro? Comer giz pode fazer bem à saúde? Como funciona o nosso shampoo?

Estas e outras perguntas são respondidas de forma divertida, cativante e acessível mesmo pra quem não tem nenhum conhecimento na área das ciências exatas. Ou seja, é um ótimo ponto de partida para aqueles que são curiosos sobre o mundo ao nosso redor.

O ponto mais abordado no livro é a questão de que não podemos assumir que tudo que é apresentado como natural seja seguro, já que temos muitos venenos provenientes de fontes naturais. Assim como não podemos temer tudo que é sintético, pois devemos a vários desses produtos a cura de doenças e a resolução de muitos problemas ao longo da evolução humana.

Livro Barbies, bambolês e bolas de bilhar

Por exemplo, quando você ouvir por aí que tal restaurante serve apenas alimentos livres de substâncias químicas, seu primeiro pensamento deve ser: "Mas que besteira eles estão dizendo?"

 Afinal: "uma refeição sem substâncias químicas não seria boa coisa, 
a não ser que você goste de comer vácuo."

Se os jovens de hoje não recebem instrução básica em como a ciência afeta nossa vida, teremos como consequência adultos consumidores que aceitam qualquer tipo de baboseira que for apresentada na mídia. Vocês acreditam que várias pessoas assinaram uma petição para banir o monóxido de diidrogênio (água)??? Pois, acreditem ou não, este é apenas um dos casos apresentados pelo autor para defender a ideia de que todos devem ter o mínimo de conhecimento em ciências para não ser manipulado pela mídia e pelas grandes empresas que visam lucrar em cima da ignorância da população.

Em resumo, o que o livro quer nos dizer é que é impossível viver em um mundo livre de Química e que é uma grande besteira acreditarmos que a ciência é uma coisa 100% boa ou 100% ruim. Aqui vale aquele velho ditado: A diferença entre veneno e remédio está na dose. Então, o certo é tentarmos buscar o conhecimento sobre o que nos é apresentado para poder avaliar o que é verdade e o que é apenas uma tentativa de manipulação da mídia e das grandes empresas.

AVALIAÇÃO DA DIAGRAMAÇÃO

► As folhas são brancas (o que eu não gosto muito), mas com uma boa margem e tamanho de letra adequado. Os sub-capítulos são super curtinhos, algo em torno de 2 páginas, e como cada um conta uma história diferente a leitura se torna muito rápida. Apesar de tratar de um assunto que muitos podem considerar complexo, o autor utiliza uma linguagem simples e divertida. Como vocês podem ver, a capa é bem alegre e cheia de indicações sobre o que está por vir na história 

► Bom, pessoal, já li vários livros que têm essa mesma ideia e que são ótimos, como: Os botões de Napoleão, Tio Tungstênio e A colher que desaparece. Porém, este do Joe é o que tem a linguagem mais simples e acessível e, por isso, considero um dos melhores para curiosos iniciantes. Vou deixar o link para as primeiras 20 páginas pra que vocês possam ter uma ideia melhor de como é o livro: Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar - Zahar

E é isso!!! Espero que tenham gostado da resenha e que se interessem mais pela prática de questionar, pois ela nos leva a lugares incríveis e descobertas maravilhosas 

 Top comentarista de maio/2016

22 comentários:

  1. Nossa que legal, acho que ainda não li nenhum livro nessa temática, achei super interessante. Acho que vou ler rs
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São super interessantes Lee, nos fazem pensar melhor nas informações que recebemos. Aposto que você vai gostar ;)

      Bjos <3

      Excluir
  2. Olha, esse livro caiu como uma luva pra você ne, imagino que tenha apreciado muito a leitura.
    Eu achei a premissa dele incrível, um tema muito bom pra se trabalhar, e que chama a atenção pelo lado critico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bastante interessante para alguém da área de Química, mas revela respostas que todos nós fazemos ao nos deparar com uma novidade.. Vale a pena ler ;D

      Bjos <3

      Excluir
  3. O legal desse livro é que ele conta várias histórias e tece uma série de pequenos comentários sobre a química e seus compostos, é ótimo para aqueles que se interessam pelo tema e que, por ventura, não sejam assíduos leitores. Mas, não é uma leitura confortável para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena ¥caro.. Mas é assim mesmo, às vezes a gente não se identifica com o livro e aí é melhor partir pra outra =D.. Obrigada pelo comentário!

      Bjos ;)

      Excluir
  4. Oi, Sheila, tudo bem?

    Eu cursei 4 semestres Fármacos, mas troquei de curso. Entretanto, essas pequenas coisas do dia a dia onde a ciência está envolvida ainda me fascinam.
    Essa petição pra banir a água foi demais! Hahahahaha

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um absurdo, não é mesmo Tamires??? kkkkkk
      Que bom que apesar de encontrar novos caminhos você não abandonou a ciência completamente =D

      Bjo <3

      Excluir
  5. Oi Sheila, tudo bem?
    Que bacana saber que você é formada em química :)
    Eu cheguei a fazer técnico em química, fiz estágio e tudo, só faltou a formatura hahaha, acabei desistindo, pois percebi que sou de humanas mesmo. Mas o curso foi muito bom, pois aprendi muitas coisas. E realmente as pessoas associam química a coisas ruins, quando não é bem assim. E essa da petição foi demais kkkkk, conhecimento é tudo nesta vida :)
    Sobre o livro, confesso que não leria :P Não no momento pelo menos
    Beijooo
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, tudo e com vc???

      Que bom que curtiu sua experiência com essa ciência "mágica" <3 ... Se um dia mudar de ideia sobre o livro passa aqui deixar a sua opinião.

      Bjos <3

      Excluir
  6. Ooi! É um assunto realmente complexo, mas interessante de conhecer ^-^ e é exatamente assim! Quando muitos pensam em química, imaginam só tragédia, mas esquecem que a maioria das coisas envolve ela! Nunca fui muito fã da matéria no colégio, mas sempre achei interessante a forma como substâncias podem dar vida para algo, entende? Como podem mudar as coisas! rs
    Ótima resenha <3
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modo como a disciplina é apresentada nos colégios está toda errada e por isso não há maior interesse, mas a única coisa a se fazer é tentar difundir esse conhecimento por aqui mesmo ;)

      Obrigada.

      Bjo <3

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Que livro maravilhoso!
    Estou cursando Farmácia, então você deve imaginar que gosto um pouquinho de quimica né hahaha
    Achei uma ótima ideia do autor, explicar algumas coisas de uma forma simples. COm certeza entra pra minha lista de leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou!!! O autor trata de vários medicamentos, o que vai ser mais chamativo ainda pra vc =D

      Bjo <3

      Excluir
  8. Gostei muito da proposta do livro! Eu sempre gostei muito de química na época da escola, cheguei a pensar na hipótese de fazer faculdade de Engenharia Química, mas acabei desistindo, e depois que sai da escola não tive mais contato com esse assunto. Achei bem interessante! Vou indicar pra uma amiga minha que ta fazendo cursinho e ama química de paixão, acho que ela vai gostar bastante haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!!! Se sua amiga ama química, ela vai se apaixonar pelo livro <3

      Bjos

      Excluir
  9. Oi.
    Eu amei a resenha, gosto muito de Química e deve ser muito interessante você olhar ao ser redor e perceber que quase tudo está ligado a Química.
    Simplesmente amei, interessante a premissa do livro, descobrir que gosta de algo através de um truque de mágica (a se descobrir o que fazer de faculdade fosse tão fácil) mas voltando ao que interessa irei ler com certeza.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Que coisa boa ver alguém dizer que gosta de Química!!!!! O livro é surpreendente, você não vai se arrepender.

      Bjo <3

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas tem uma apresentação bem interessante, um tema importante e curioso, ligado a tudo em nossa volta. Gostei de seus comentários e tenho certeza que deve ser uma leitura divertida e ao mesmo tempo enriquecedora ao conhecimento. Devemos estar com a mente aberta, para sempre aprender mais e mais, e com livros como esse, assim será. Obrigada pela dica. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, tudo sim e com vc??
      Que bom que gostou da dica!! O livro abre nossa cabeça para muitas coisas, é super legal =D

      Bjo <3

      Excluir
    2. Oi Márcia, tudo sim e com vc??
      Que bom que gostou da dica!! O livro abre nossa cabeça para muitas coisas, é super legal =D

      Bjo <3

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!