date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} A lista - Cecelia Ahern

27/03/2017

{Resenha} A lista - Cecelia Ahern

27/03/2017
a lista cecelia ahern Título: A lista
Título original: One hundred names
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 384
Skoob
Avaliação: FAVORITO 💕
* e-book do acervo pessoal da blogueira *

Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.

Apesar de ter outros três livros da autora na estante, esse foi o primeiro que me despertou uma curiosidade gigantesca em lê-lo. Depois que comecei, não conseguia mais parar. Depois que terminei, fiquei pensando nele por horas. Vem descobrir por que A lista se tornou um dos meus livros favoritos:

Katherine - Kitty - Logan é nossa protagonista. Ela é jornalista da revista Etcetera, mas está passando por um momento péssimo em sua vida profissional, que acaba acarretando em problemas na pessoal também. Ela cometeu um grande erro e não sabe como repará-lo. 

Pra piorar, sua estimada amiga e editora da revista, Constance Dubois, está presa a um leito de hospital, com câncer terminal. Kitty evita visitá-la, e depois que a amiga morre se arrepende por não ter passado mais tempo com ela, especialmente porque agora ela tem uma lista em mãos, uma lista com cem nomes e nenhuma sinopse, nenhuma orientação do que fazer com esses nomes, com essas pessoas.

O novo editor da revista, Pete, quer que ela escreva a matéria que Constance tinha em mente como forma de homenageá-la, mas como fazer isso se Kitty nem ao menos sabe quem são as pessoas da tal lista e qual a relação entre elas?

Na jornada em busca de respostas para as perguntas que a atormentam, Kitty terá ajuda de seu melhor amigo, Steve, e é ele que dará forças nos momentos em que ela mais precisar.

Eu nem sei como começar a falar desse livro. Posso dizer que ele é uma mistura de humor, drama, autoconhecimento, uma pitadinha de romance, mas isso não chegaria nem perto de explicar o que essa obra significou pra mim.

No início eu estava com medo de ter que acompanhar a protagonista correndo pela Irlanda atrás de cem pessoas, mas logo esse medo se dissipou, pois ela acaba se focando apenas em seis pessoas (isso não é spoiler, é pra vocês não desanimarem como eu quase desanimei rs) que têm histórias de vida maravilhosas, mas que Kitty não consegue relacionar entre elas. Elas não conhecem Constante. Elas não se conhecem. E isso nos instiga a continuar, a ir até o fim para descobrir o que a editora queria com elas, o que elas tinham de especial.
Quando se trata da Constance, a coisa nunca é o que parece. Seja lá o que você estiver pensando pela lógica, esqueça. Não há lógica para Constante. Comece a enxergar essa matéria pelos olhos dela, tente senti-la com o coração dela, que era enorme, mas igualmente complicado, e vai encontrar o que procura.

Durante as quase 400 páginas, vamos conhecer Birdie, uma idosa que vive em uma casa de repouso e tem um assunto pendente desde sua juventude; Eva Wu, uma mulher que compra sonhos, uma mulher encantadora que eu adoraria ver sendo o foco de outra obra da Cecelia; Archie Hamilton, que passou por mais coisas ruins na vida do que qualquer pessoa deveria passar; Ambrose Nolan, uma aficionada por borboletas e pelo que elas significam em sua vida; Mary-Rose Godfrey, uma jovem apaixonada que recebe um pedido de casamento por semana (sério); por fim, Jedrek Vysotski, um homem bem-humorado que tem uma meta de vida bem peculiar.

Todos os personagens principais são extremamente bem construídos, de forma que lemos sobre eles e podemos facilmente relacionar com pessoas que conhecemos, ou ao menos gostaríamos de conhecer alguém que fosse daquele jeito. Mas não só isso: os personagens secundários nos cativam, assim como Sam e Nigel, ou então nos fazem detestá-los, no caso de Richie. Pra mim, o que importa sobre um personagem é que ele não sirva de decoração, que eu não termine a obra pensando no quanto ele foi desnecessário e nesse sentido posso dizer que absolutamente todos foram parte essencial da trama escrita por Cecelia Ahern.

O final... ah, o final! Me peguei chorando durante algumas páginas, ao me dar conta que tudo que estava escrito ali era a mais pura verdade, era algo que eu deveria ter percebido desde o início da leitura.

A lista começou me arrancando risadas e terminou me fazendo chorar às 4 da madrugada. Pois é, não consegui ir dormir antes de concluir a leitura e depois ainda fiquei remoendo o que tinha lido por umas duas horas. Terminei de ler A lista me sentindo órfã daqueles personagens maravilhosos, mas com a certeza de que todos nós somos maravilhosos à nossa maneira.

Top comentarista março/2017

31 comentários:

  1. Adoro livros que misturam vários elementos/gêneros, mas tive uma primeira experiência tão ruim com a autora que me desanimei a ler qualquer coisa dela. Que bom que o seu primeiro contato foi melhor que o meu :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kemmy!
    A minha primeira experiência com a autora, fugindo dos elogios habituais que eu tanto via à seu respeito, não foi nada boa; O Livro do Amanhã foi uma leitura cansativa e monótona, por vezes até meio confusa, e o motivo pelo o qual, dese 2013, não me arrisquei a ler mais nada dela. Esse ano, porém, lançou Imperfeitos, que realmente me balançou e começo a cogitar sua leitura, por ser mais young adult. A Lista, por outro lado, já tinha visto opiniões bem mistas, mas estranhamente que não especificaram o que você deixou bem claro, sobre a personagem procurar apenas seis pessoas da famosa lista - o que realmente dá um certo alívio pré-leitura mesmo, rs. Com todos os seus elogios e a forma como você falou dos personagens em geral, já começo a cogitar essa leitura também, agora. Mensagem bonita essa de que, cada um a seu modo, é maravilhoso e importante, e se não por agora, mas quem sabe um dia eu não confira a leitura? Se surgir a oportunidade, lembrarei de sua resenha como incentivo para fazê-lo. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses livros que deixam a gente lendo lendo lendo, e no fim parece que ficamos vazios haha já li P.S. Eu Te Amo dessa autora e não curti muito, acabei não indo atrás de outros títulos. Mas fiquei bem interessada nesse! Parece bem diferente, e adorei a resenha e a sinopse, estou curiosa!

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kemmy. Esse livro é um daqueles que eu já vi diversas vezes mas nunca tomei coragem para ler porque eu espero que seja uma daquelas leituras que acabam com meu coração. Não sei bem se vou ler por agora, mas já li uma obra da Cecelia e gostei bastante, talvez eu me sinta mais envolvida.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  5. Kemmy!
    Já tive oportunidade de ler esse livro há uns anos atrás e a mensagem transmitida através da protagonista e das personagens secundárias é tão simples, porém tão profunda, concorda?
    É um livro de grande sensibilidade e o final é mesmo emotivo.
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Olá, já tive oportunidade de ler dois livros da autora ('P.S. Eu te amo' e 'Simplesmente Acontece') e tenho uma apreço muito grande pela escrita da Cecelia, ela faz o meu 'tipo de leitura' rs. Já havia ouvido algumas críticas sobre 'A Lista' e estou cada vez mais certa de que vou gostar da leitura!
    Abs
    www.entrelinhaseafins.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acredita que não conhecia este livro da autora?
    Tenho os outros dela e também não sinto muita vontade em lê-los, mas este já quero muito.
    Obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    que sensacional ! Eu não conhecia o livro, mas tem todos os ingredientes que eu amo. Fiquei super interessada e já anotei aqui. Espero não acabar aos prantos tbm rsrs.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro da autora mas posso afirmar que já gostei do livro e com certeza vou ler também tive livro que não consegui dormir enquanto não soubesse do final, mas a autora pelo visto caprichou nessa obra com grandes personagens.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    A premissa é bem interessante e tenho muita vontade de conhecer outros trabalhos da autora já que só li P.S. Eu te amo.
    Me animou bastante você dizer que o foco será em apenas 6 pessoas ao invés de 100 rsrs e fiquei intrigada para saber o que a editora e amiga de Kitty queria para ela com essa lista e qual a ligação existente entre essas pessoas já que não se conheciam.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a sinopse já deixa o leitor bem curioso mas sua resenha realmente dá rumo ao interesse pelo livro. Achei bem intrigante e já anotei a indicação. Mais um pra wishlist...não sei se dou risada ou se choro =/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu já li outras obras da autora, mas não conhecia esse livro. Como curti muito a escrita dela com certeza irei realizar essa leitura. Amo livros que nos desperta emoções e sentimentos e a Cecilia parece ser uma mestre nisso.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá !!! É tão bom quando uma leitura nos prende a atenção, e só largamos quando termina. Amei sua resenha e acredito que é um livro que vale a pena ler conhecido. Vou anotar a indicação, bjo

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha, me fez ficar interessada na leitura do livro,que bom!

    ResponderExcluir
  15. OI Kemmy.
    Eu até tentei ler um livro da autora, mas achei tudo tão extremamente clichê que abandonei.
    Achei a premissa até que legal, o fato dela focar em apenas seis pessoas ajudou muito nisso, já pensou ela sair atrás das cem, eu ia morrer de tédio, adoro quando os personagens são bem construídos, fiquei curiosa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi. Já li alguns livros da autora, mas não todos, e A Lista está entre esses livros lidos, que aliás, achei mais maduro, escrita envolvente.

    ResponderExcluir
  17. Hm... achei bastante interessante a historia, no começo, sinceramente não dava muito coisa pela historia. Fiquei bastante curiosa em relação essa lista que Costance deixou. Quando soube do que se tratava, mais o menos, fiquei bastante feliz. As pessoas que conhecemos durante o livro tem maneira peculiar de ver o muito, justamente por tudo que passou na vida. Acho que no final da historia podemos levar um lição, e isso é maravilhoso

    ResponderExcluir
  18. Olá, amo livros que nos fazem rir e chorar, e gosto também de livros com personagens jornalistas. Gostei muito da sua resenha e como quero ler algo da autora, certamente começaria por A lista.

    ResponderExcluir
  19. Que resenha maravilhosa! Não conheço nada da autora, mas agora estou super curiosa.

    Teu blog é lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Ooii!
    Tenho um livro dela na estante, já assistir as adaptações dos livros, mas nunca tive vontade de ler seus livros. Mesmo o enredo sendo legal e sua resenha ter fico boa, não tenho vontade de ler os livros dela.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kemmy! :D

    Nossa, que livro incrível!
    Estou com muita vontade de ler. Com certeza já está na minha lista.
    O único livro que li dessa autora foi "Simplesmente acontece" eu gostei, mas enrola muito...
    Então tive um pouco de receio de ler esse, mas depois da sua resenha vou dar uma chance.

    Beijos!
    http://quimicanerds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kemmy!!
    Adorei a resenha do livro fiquei bem interessada em conhecer mais sobre esses personagens!! Sempre tive vontade de ler algum livro da Cecelia Ahern mais nunca tive oportunidade. Amei a indicação dessa leitura!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  23. O que mais gosto dos enredos dá Cecelia são justamente a forma que ela constrói os personagens deixando-os tão próximos dos leitor, como se os conhecêssemos, ou pudéssemos conhecê-los. Este livro eu conheço, mas não o li ainda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oie
    ai que ótimo saber que é tão bom pois eu tenho o livro aqui e adoro a autora, espero conseguir ter tempo de ler rápido pois estou bem ansiosa, que bom que curtiu tanto e boa dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá! menina, eu estou há muito tempo, com este livro, na lista de espera. E sua resenha me convenceu, que preciso ler o quanto antes este. Livro. Gostei muito da resenha bjs.

    http://entrepaginasemuitashistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu amei muito a leitura desse livro, ele passa uma mensagem maravilhosa e eu achei os personagens lindos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oii tudo bem?
    Esse é um dos livros que pretendo ler em 2017, a autora é ótima, e depois de ver várias resenhas desejo muito ler esse livro ainda esse ano.
    Super parabéns pela resenha <3
    Beijos

    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, Kemmy!

    Não fazia ideia que A Lista era tudo isso. Tenho o livro na minha estante, mas não tinha muita vontade de ler, no entanto, sua resenha me deixou bastante curiosa e animada para lê-lo!

    Abraço!!!

    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Kemmy, sua linda, tudo bem?
    Eu jpa vi os filmes P.S. Eu te amo e Simplesmente Acontece e gostei muito dos dois. Achei que a autora fala sobre vida, sobre momentos que enfrentamos, sobre escolhas, com toque poético. E esse livro dá a impressão de que iremos ser despertados para reflexão, ao tentar descobrir essas pessoas, acho que acaberemos nos descobrindo. Se você chorou com esse final, tenho certeza de que é para mim. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Sempre quis ler esse livro, mas li comentários negativos e tinha desanimado. Eis que sua resenha me deixou bem mais empolgada e vou acabar lendo para tirar minhas conclusões.

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Pra mim a graça do livro está em descobrir o que Kitty fará com cada história que ela encontrar, porque Constance a incumbiu desta tarefa e o que acontecerá com ela. Recomendo também!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!