date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Primeiras impressões} Brilho do Sol - Roseli Magro

29/03/2017

{Primeiras impressões} Brilho do Sol - Roseli Magro

29/03/2017
Olá, pessoas.
Como vocês já sabem, recentemente o blog foi selecionado como parceiro da Editora Xeque-Matte e eles enviaram os primeiros capítulos de dois livros para eu ler e contar pra vocês as minhas primeiras impressões. O primeiro, Ácido & Doce, já foi lido por mim e você pode ver as primeiras impressões do livro aqui.

O segundo é o Brilho do Sol, escrito pela autora Roseli Magro. Veja abaixo o que eu achei até o momento:

primeiras impressões de brilho do sol
Brilho do Sol é o nome de uma cidadezinha nordestina onde acontece a história de João, um menino de oito anos, que mudou a história do sertão de tal forma que nunca mais esse lugar voltará a ser o mesmo.

No livro, a fome existe, é fato, e ela dói.

Mas é fato também que o amor existe e ele é a estrutura para a felicidade. O amor ou a falta dele se materializam no bem contra o mal, uma constante luta durante toda a narrativa. Qual vencerá?


Logo de cara eu me encantei por essa capa! No entanto, a premissa não me chamou tanto a atenção. Comecei a ler os primeiros capítulos sem a menor expectativa e acabei me surpreendendo.

O casal Ana e Teovaldo vive em uma cidadezinha chamada Brilho do Sol, no sertão nordestino. A vida deles não é nada fácil, muitas vezes eles passam fome, mas mesmo assim não deixaram de ficar radiantes quando descobriram que Ana estava grávida.

O bebê João foi muito amado desde a sua concepção, mas o pai sabia que teria que trabalhar muito para pôr comida na mesa, e assim a mãe e o bebê acabavam ficando sozinhos em casa enquanto Teovaldo saía para trabalhar e trazer o sustento para casa.

A família era extremamente feliz, diferente do restante das famílias que ali viviam, o que acaba despertando inveja de pessoas nada bem-intencionadas e, então, em um dia que Teovaldo está trabalhando, algo terrível acontece na casa da família de João, algo que mudará a vida deles para sempre.

A escrita da Roseli é muito gostosa e em diversos momentos chega a ser poética. Nos colocamos no lugar dos personagens, tememos por eles e ficamos curiosos para saber o que acontecerá a seguir. Os protagonistas são pessoas simples, pessoas verossímeis e me emocionou pensar na quantidade de pessoas que passam exatamente pelo mesmo que eles passam, diariamente.

O acontecimento que eu citei ali pra cima é algo forte, a reação dos protagonistas a ele foi o esperado, mas mesmo assim não deixei de me sentir tensa com o que acontecerá com eles a partir desse momento. A vida deles não poderá continuar igual e temo pelo pobre João, ainda um bebê.

Além disso, quero saber o que acontece quando João cresce e o que ele faz que mudará a história do lugar onde vive.

Uma obra muito tocante, que eu espero que continue me surpreendendo positivamente até o fim! Mesmo tendo lido apenas as primeiras páginas, eu já marquei - pasmem! - 11 citações, e essa é uma das melhores até agora:

"... forte é a mulher do sertão, cujas dores não são somente as físicas, mas também as do descaso, que doem até mais."

Você pode adquirir o seu exemplar na loja da Editora Xeque-Matte por apenas R$19,90. Com o cupom DUASLEITORAS5 fica ainda mais barato!

Top comentarista março/2017

29 comentários:

  1. A historia me intrigo agora, o que aconteceu com a família, a capa é linda demais e o livro está com o preço maravilhoso, acho que vou gostar apesar de eu ter a impressão que vai ser um final triste.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece bem tocante! Gosto de histórias assim, mais reais. Pelo que disse é ótimo, se leu tão pouco e já tem citações ótimas (como a que mostrou), já quero ler! Fiquei curiosa pelo destino do João também!

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Kenny
    Esse livro parece ser muito bom, me deixou bem curiosa para conhecer mais sobre o João, parece ser uma história tocante, gostei bastante da capa, achei ela linda. Adorei!
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
  4. Kemmy!
    Tão bom ver o nosso sertão nordestino ser retratado no livro.
    E fiquei curiosa para saber que fato é esse que muda a dinâmica da família e como João no futuro transformará a cidade em que vive.
    Deve ser bem instigante.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente parabéns pela parceria ;) Faz muito tempo que eu não leio alguma coisa, o tempo é meio curto, mas preciso mesmo arrumar uma horinha para ler. Eu adorei a "resenha" , me deixou super curiosa e a capa é linda, com esses pássaros e esses "brilhos".

    O seu blog é uma gracinha, viu! Eu vim da interação, mas sempre vou dar uma passadinha aqui porque eu adorei :*

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esses livros mas adorei a resenha. Além disso, você escreve super bem! Adorei mesmo a sua escrita, super convincente e polida. Vou procurar saber mais dos livros. Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Hey, Kemmy!

    Que capa linda!
    A premissa me fez lembrar de Vidas Secas, do Graciliano Ramos. Lembro que chorei horrores com o livro.
    Sei lá, a temática me parece meio triste.
    Por ora não quero ler esse livro, não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gente, que capa linda. Também me encantou muito! Parece ter uma história bem forte, né? "... forte é a mulher do sertão, cujas dores não são somente as físicas, mas também as do descaso, que doem até mais." Faz pensar muito, nossa.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    www.patriciasachs.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aí que top�� Primeiramente parabéns pela parceria que você consiga mais e mais. Mas que livro é esse ein? Adorei #JáQueroLer♥

    ResponderExcluir
  10. uma ótima historia mas fiquei intrigado pela família, mas irei pedi um livro pois fiquei muito curioso, muito bom os pontos destacados.

    ResponderExcluir
  11. Hummm, foi forte minha relação com esse livro através da sua resenha. Eu amo livro que retrata a história do nosso povo. Acho lindo os romances de fora, mas ler uma história da nossa terra, com essência, é gratificante.
    E eu que sou a louca das citações, fiquei muito curiosa mesmo em ler esse livro, acho que vou ler e ficar com um bloquinho bem do lado pra ficar anotando as frases que mais me marcaram <3

    Ah, e sem palavras para sua escrita. É cativante!

    ResponderExcluir
  12. Adoro me encantar com as capas e ser surpreendido com a história. Só de ler suas primeiras impressões já me deu vontade demais de ler esse livro e saber o que acontece, tem um ar mega intrigante. Pois quando bati o olho pensei que poderia ser mais focada em drama. E adoro ficar anotando citações de livro e esse tem tantas que já me interessou novamente haha! Sucesso pra ti

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser ótimo e está muito em conta! Sua resenha também está muito boa, parabéns! Sucesso com o blog e bjos.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da capa!! E sinceramente quero muito ler esse livro!!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oba, literatura nacional
    Um fato que notei na sua resenha, e que livro mostra o quanto a felicidade de alguns incomodo outros. Outra coisa que gostei foi por ser leitura bem gostosa de ler. Além de relata uma realidade atual de algumas famílias no Brasil. Enfim, fiquei imaginando o tempo todo o futuro do João, espero que no final tudo fique melhor para ele. Porém irei só descobrir lendo hahaha

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Que capa lindaaaa e o que acontece? estou curiosa! Já quero o livro e fiquei mais curiosa ainda pela quantidade de citações que você marcou!

    ResponderExcluir
  17. Oi Kemmy.
    Você não pode parar no começo assim, o que acontece de não terrível assim? me conta vai.
    Também fui cativada por essa capa, mas assim como você a premissa não me chamou a atenção não, entretanto decide que preciso ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kemmy!
    A premissa em si também não era muito o meu estilo, mas essa abordagem mais voltada ao sertão e a situação da família de João me chamou a atenção desde o início e, agora, após suas primeiras impressões da leitura, já fiquei mais empolgada por fazer a leitura, e já preparando o psicológico para a situação a ser vivida pelos personagens ao longo das dificuldades e o acontecimento x que você citou. Espero que continue gostando mais e mais da leitura, já no aguardo de sua resenha também!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  19. Menina, que sinopse é essa? Me chamou muito a atenção e acho que o tema abordado no livro me segura até o final. Sério, me parece bem interessante, bem valioso. Sucesso para a autora e para o blog!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Gostei da capa e fiquei curiosa em saber o que aconteceu. Achei bem bacana o enredo e me interessei pela leitura, beijos.
    Resenha de Peça-Me o Que Quiser

    ResponderExcluir
  21. Também estou encantada com essa capa. Vi esse livro em outro blog a algum tempo atrás e me interessei, ele estava num sorteio, mas infelizmente não ganhei, na verdade eu sempre perco todo sorteio que participo, haha. Enfim, sobre o post... Com 11 citações marcadas isso só prova como o livro é realmente poético. Quero muito le-lo, vou coloca-lo na minha lista de futuras leituras, até por que, achei o precinho super camarada.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kemmy!!
    Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a estória!! O que aconteceu com essa família?!! Pelo jeito o livro é muito bom mesmo para em poucas páginas você já tem 11 citações marcadas!! Espero ansiosa a resenha completa desse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  23. Oie! Quando entrei em sua resenha, aconteceu o contrário comigo: a capa não me interessou muito, mas a sinopse me deixou louca para conhecer. Realmente, é triste saber que muitas pessoas ainda enfrentam todas essas dificuldades.
    Seus comentários sobre a obra me deixaram muito ansiosa para saber o que foi isso que aconteceu com a família. 'O' Espero ter a chance de ler em breve.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Eu li outra resenha desse livro, mas não apresentou como você, lembro-me que não havia curtido, mas seu texto me fez mudar de ideia. a sinopse chamou minha atenção, acho que preciso ler.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Vejo bastante a divulgação desse livro nas redes sociais da editora. Te confesso que não imaginava que a história fosse assim, pelo que vi é forte e triste, mas que mesmo assim tem sua beleza. Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Que capa maravilhosa!
    E que enredo hein... parece ser muito bem trabalhado e fiquei mega curiosa para saber o que acontece à família de João que mudará tão drasticamente a vida dessa família.
    É inspirador ver tanta felicidade em meio às dificuldades.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  27. Apesar de ter gostado muito desse quote que você colocou no final não me interessei pela leitura, nem a premissa nem a capa chamaram minha atenção. Mas quem sabe depois da resenha do livro completo não mudo de ideia, né?

    ResponderExcluir
  28. Oi Kemmy, como vai?
    Sinceramente eu gostei muito desse livro, nessas suas primeiras impressões já me conquistou. Esperarei por resenha aqui no blog, e se eu conseguir com certeza comprarei o livro. Valorizar autores nacionais, valorizar nossa cultura e histórias que mostram a realidade. Adorei!
    Beijo.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!