date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Não, eu não vou fazer textinho bonito de Dia da Mulher

08/03/2017

Não, eu não vou fazer textinho bonito de Dia da Mulher

08/03/2017
Acordei com algumas mensagens de Parabéns pelo seu dia no celular.

O mesmo celular que já me mostrou notícias de mulheres mortas pelos ex-maridos "que não aceitavam o fim da relação" ou por namorados "ciumentos";

O mesmo celular que ontem mesmo me contou que o salário das mulheres, em geral, é 25% mais baixo do que de homens (no mesmo cargo);

O mesmo celular que me diz que o padrão de beleza feminino é ser alta, ter cabelo liso e ser magra. Qualquer coisa que fuja à isso, está incorreto e deve ser tripudiado, humilhado e rejeitado. No entanto, ele também me diz que as mulheres são fúteis por gastar tanto dinheiro com procedimentos estéticos e roupas caras;

Foto: Germana Zanettini
O mesmo celular por onde acompanho notícias de pessoas influentes que dizem que mulheres devem mesmo receber menos, pois engravidam; que as mulheres são menos inteligentes, mais frágeis e inferiores aos homens; que mulher feia não merece ser estuprada (mas as bonitas, sim, claro); que as mulheres têm que "se dar o respeito" se não querem ser assediadas, estupradas e/ou mortas;

O mesmo celular onde já vi infinitas demonstrações de ódio pela mulher, de sentimento de poder sobre as mulheres, de inferiorização do sexo feminino, em geral;

O mesmo celular que me mostra dados que comprovam que 1 em cada 5 mulheres serão estupradas pelo menos uma vez na vida. E também reportagens de vítimas que são culpabilizadas por essa e outras atrocidades;

O mesmo celular por onde já recebi ofensas. Por ser feminista, por criticar o que deve ser criticado, por não aceitar o que não deve ser aceito. Por ser mulher.

Então não, eu não vou fazer textinho bonito de Dia da Mulher.

Parabéns, sim, para nós que precisamos sobreviver a essas e tantas outras coisas dia após dia, mas a luta está longe de terminar. Estamos longe de poder, de fato, comemorar o Dia da Mulher.

Top comentarista março/2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

23 comentários:

  1. Olá, td bom?
    Sou nova aqui e já estou seguindo ^^
    Olha, até q em fim... Pois entrei no meu feed de posts hj, e só tem textinho nojento aff e.e' Parece até q é todo esse mar de rosas (NUNCA) Não tem nem como ficar feliz por hj, n muda nada na vida de ninguém, é só um dia com um nome e nada mais...
    bjs

    Blog: Skull Minds | Twitter | Tumblr | Pinterest | WeHeartIt | Instagram Snap: maisaindia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu não participo de nenhuma data comemorativa, dentre elas o dia da mulher, justamente por que eu acho tudo isso uma grande hipocrisia. Fico feliz quando os homens da minha vida se lembram de mim em dias comuns e demonstrando esse afeto por meio de ações. Mas ao mesmo tempo fico chateada com os dados que você mostra no seu texto. Realmente, ser mulher não é fácil, mas isso não nos torna inferiores ou indefesas, é por isso temos mais voz ativa atualmente do que antigamente, e é a partir daí que vem nossas conquistas.
    O único motivo que eu tenho pra comemorar hoje é meu aniversário de casamento, haha. Casei a dois anos atrás no dia 08 de março, sem nem me lembrar que esse dia tinha um significado a mais para o mundo.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Acho que o dia da mulher é só uma data para comemorar um "marco" na história, não que nos outros dias a gente não deva ser bem tratada, né? Acho válidas as mensagens, mas não devemos fechar os olhos para as coisas ruins que sempre acontecem nos outros dias. Dia da mulher é hoje e sempre :)

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Kemmy!
    Tudo que falou é a mais pura verdade.
    Somos ainda consideradas inferiores e acho isso o fim da picada.
    Por ter mais de meio século de vida, pude acompanhar e participar de algumas poucas transformações e acredite ou não, as comemoro, mesmo que sejam mínimas.
    Espero que um dia sejamos mesmo muito mais valorizadas, porque ser mulher é todo dia e merecemos homenagens diárias.
    FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo!!
    Não temos quer ser perfeitas só porque a sociedade impõe, não gosto de quando me falam que tenho que ser mais vaidosa gosto do meu jeito de ser, as pessoas hoje ligam para que seus vizinhos pensam ou o que vão dizer de você se não faz uma coisa certa, não dou a minima para certas opiniões que só me desanima, moro em uma cidade pequena e tudo aqui é motivo de fofoca ou seguir sempre o estilo da filha da mamãe ate você completar 40 anos ou casar para não ser falada isso é muito humilhante,mulher deve ser respeitada não interessa o lugar, a cor ou a raça.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kemmy!
    Pois é... Temos tanto a conquistar ainda! Triste ver coisas tão absurdas ainda acontecendo, pensamentos tão retrógrados ainda existindo... Que esse dia sirva sempre para nos lembrar que ainda há muito a ser feito, porque mulheres podem até gostar de flores, mas gostam mais ainda de respeito.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto!
    Eu já passei por algumas situações, como ter o mesmo cargo que um homem e ganhar 3 vezes menos do que ele. E quando reclamar ouvir que "ah, mas ele é homem. Ele trabalha com política e você variedade". Sendo que na categoria somos o mesmo.
    Enfim.
    Esses dados que você citou me assustam. Principalmente que 1 a cada 5 mulheres são estupradas.
    :(

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente essa é uma baita verdade. Infelizmente não podemos comemorar o Dia das mulheres. Ainda teme muito a ser conquistado. Muita questão de gênero a ser debatida. Um dia, a gente chega lá.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Tá certa!!Dia da mulher é todo dia,queremos respeito e não uma mensagem no Whatsapp ou Facebook.
    Muitos beijos e abraços ❥
    https://ummimoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olar. Para ser sincera, eu odeio o dia da mulher, pq é sempre uma prova que nada mudou e parece que as coisas só estão piorando em alguns quesitos, apesar de muitas noticias positivas na questão de negocios. Ainda falta muita coisa, para que esse dia vire todo dia

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  12. Pura verdade. Enquanto precisar de um dia do ano para a mulher ser tratada como deveria nos outros 364 estamos bem longe de merecer comemorar essa data

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que este dia tinha que acabar, pois o dia da mulher dever ser todo a dia lutando contra todas estas barbaridades citadas acima, acho que nossa sociedade já evoluiu muito, mas ainda temos muito que evoluir.
    Obs: a única coisa boa deste dia foi o desconto em livros de 50% que ganhei da Saraiva - comprei 14 livros.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kemmy!!
    Adorei a postagem. Você falou tudo e muito fácil comemorar o dia Internacional da Mulher e todos os dias muitas mulheres morrem e apanham e pouca coisa é resolvida!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Eu fiz um texto no blog falando das minhas dificuldades pessoais em ser mulher e momentos constrangedores que todas "temos" de passar desde muito novas. Não é tempo de se comemorar, mas juntar as mãos e dizer para a mulher ao seu lado um "ei, estou aqui, viu?". No fundo, somos irmãs à procura da sobrevivência do mundo que não foi feita para nós. Mas permanecemos na luta. Que o dia nos inspire a isso.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite,
    Tudo bem?

    Adorei seu texto.
    Tenho um mesmo ponto de vista a respeito do dia 20 de novembro, dia da consciência negra. Oi,nós negros só queremos ser tratados bem uma vez no ano?

    Por mais textos assim como o seu na internet *----*

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  17. Palmas e palmas pra tu
    Você simplesmente falou tudo que penso, esse dia não é exatamente feliz podemos dizer assim, devido a esse vários acontecimento que uma mulher passa. Esta assistindo um programa de Tv, e perguntou "o que é ser mulher", a primeira resposta que vem na minha cabeça " É medo", medo de sair de casa, medo de agredida e violentada, medo de seguir os padrões de beleza, e medo de não seguir os padrões de beleza, medo do machismo etc. Não é tão fácil ser mulher como parece, porque estamos em mundo que não nos valoriza, e fingir valorizar uma vez por ano.

    E bom sempre ver textos assim como esse, é de utilidade publica haha

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kemmy!
    Ainda que, pelo menos por um momento muitas queiramos focar nas coisas boas e comemorar as pequenas conquistas, é bem verdade mesmo que a luta está só no começo e tem muito mais a ser alcançado e combatido. Notícias e matérias como as citadas por você dão um verdadeiro aperto no coração por mostrar uma realidade que não tem sentido algum de existir, principalmente porque, homem ou mulher, somos primeiramente humanos, somos seres vivos, e por isso só já devíamos dar e receber o respeito de forma única, mas infelizmente não é o que acontece. Parabéns pelo texto simplesmente real da situação e, de qualquer forma, um parabéns à todas as mulheres que lutam diariamente pelo seu reconhecimento e direitos.
    Beijos.

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  19. Esse post tem tudo o que ele precisava nesse dia: uma mostra de como um dia para se "comemorar" ainda está longe de trazer à tona toda a dor e desrespeito que as mulheres ainda sofrem. Amei, simplesmente amei!

    ResponderExcluir
  20. Oii, Kemmy!
    Falou tudo nesse post, não adianta comemorar o dia 08 e ganhar flores. Se nos outros dias do ano temos tantas coisas ruins acontecendo, mulheres sofrendo todos os tipos de violência e desigualdades.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou tão criticada por ser feminista! As vezes me sinto muito mal por isso, porque pra mim é algo que ta estampado na cara de todos, algo que deveria ser apoiado, mas tem tanta gente que acha que é mimimi.

    Bjs,
    http://stephaniptorres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. P R E A C H !!!!

    Ainda tem muito a ser conquistado antes que possamos realmente comemorar esse dia. É irônico pensar que os mesmo que dão flores e chocolate 1 dia do ano, tratam como escrava, fazem piadinhas, abusam, nos outros 364 dias. Rezo todo dia para que esse mundo hipócrita mude logo, mas essa luta leva anos, infelizmente.

    BJS

    ResponderExcluir
  23. Oi, Kemmy!
    Adorei o post.
    O que você escreveu é apenas uma realidade vivida por milhares de mulheres ao longo de suas vidas, quando ligamos a TV o que não tem de caso de assassinato, marido mata mulher, mulher morta após ser estrupada, e a lei? ta ai para apenas servir de enfeite.
    Amei o post e sim eu apoio tudo o que você falou.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!