date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} À procura de Audrey - Sophie Kinsella

28/02/2017

{Resenha} À procura de Audrey - Sophie Kinsella

28/02/2017
Título: À procura de Audrey
Título original: Finding Audrey
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Galera Record
Ano: 2015
Páginas: 336
Skoob
Avaliação: 4/5

Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.

Essa foi minha primeira experiência com a escrita da Sophie Kinsella - autora de chick-lit muito aclamada. Apesar do livro ser divulgado como Young Adult, acho que se encaixa mais em sick-lit. Me corrijam se eu estiver errada.

Audrey tem dois irmãos: Frank e Felix. A história começa com Anne - a mãe viciada em Daily Mail - surtando porque o filho mais velho é viciado em computador. Audrey, a narradora, é chamada de celebridade pelo vizinho, mas seus pais não gostam que a chamem assim. Algo grave aconteceu para que ela ganhasse esse apelido.

"Noto, com frequência, que as pessoas equiparam "ter senso de humor" a "ser um idiota insensível"."

Ao decorrer das páginas, saberemos que a protagonista passou por incidentes críticos em seu antigo colégio e, por isso, agora anda sempre com óculos escuros. Na verdade, ela desenvolveu Transtorno de Ansiedade Social, além de Depressão. O simples fato de estar perto de alguém que não seja de sua família já causa um pânico que a faz literalmente correr para longe.

E é exatamente isso que acontece quando Linus, o amigo do irmão mais velho, passa na casa deles para jogar LoC - o jogo pelo qual Frank é tão viciado e deixa sua mãe irritada. Linus se aproxima de Audrey e ela foge desesperada. Depois desse episódio, o amigo entende que precisa ir com calma e os dois vão se aproximando de uma forma super fofa.

"Não fazemos ideia de quanta gente há no mundo até começarmos a morrer de medo delas."

Como pano de fundo para a história de Audrey e a redescoberta de si mesma com a ajuda da Dra. Sarah, está Frank e seu jogo de computador que pode render milhões de dólares, o irmãozinho Felix que é muito engraçadinho, o pai Chris que é sarcástico e divertido e a mãe Anne que é bastante neurótica, o que nos rende boas risadas. Além, é claro, de Linus, o amigo de Frank que ajuda Audrey a sair de sua bolha social.

... ...

A mãe de Audrey é meio doida, está sempre lendo o Daily Mail e acredita em absolutamente tudo publicado por eles, o que rende dor de cabeça para os filhos e o marido. Falando nele, está sempre com o Blackberry na mão e nem sempre dá a devida atenção aos filhos. Como, em sã consciência, um pai espera que o filho faça algo diferente do exemplo que ele dá? Talvez justamente por isso Frank acaba se isolando com seu computador, o que causa um alvoroço total por parte da mãe neurótica.

Linus chega de mansinho mas dificilmente não vai conquistar seu coração. Ele é paciente, compreensivo e respeita o espaço e doenças de Audrey, o que faz com que ganhe sua confiança e seu amor. Com ele, a protagonista vai aprendendo a lidar melhor com as doenças que possui e a ter um relacionamento decente com as pessoas à sua volta.

A Dra. Sarah nos traz muitos ensinamentos, e o que gostei no livro foi que passou uma ideia que a terapia não foi assim tão positiva enquanto Audrey não tomou a plena decisão de se libertar de sua cadeia mental - o que só aconteceu depois que conheceu Linus. Ficou clara a importância das pessoas certas, do carinho, paciência e compreensão para conseguirmos superar certos problemas.

"Não vai ser para sempre. Vai ficar no escuro pelo tempo que precisar, então vai sair."

Ok, falou tão bem mas não deu 5 estrelas!? Pois é. Os temas do livro são coisas que me interessam e que podem ser abordados de diversas formas: bullying, ansiedade e depressão.
O que muito me incomodou foi o fato do tal bullying não ser explicitamente explicado. Audrey menciona os episódios em alguns momentos, mas não chegamos a saber exatamente o que aconteceu para essas doenças serem desencadeadas na protagonista. Ok, temos pistas e sabemos que bullying, em geral, segue um certo padrão, mas gostaria de ter mais detalhes sobre o que de fato aconteceu com ela.

Também faltou aquela pitada de ação que nos faz querer continuar a ler o livro, sabem? É divertido, especialmente quando aparecem os pais de Audrey, mas ao mesmo tempo é paradinho. Ah, e o livro todo é enrolado e o final se desenrola em uma velocidade absurda! Não entendo por que alguns autores fazem isso. Poderiam desenvolver melhor durante a obra inteira.

"A vida é assim. Estamos todos em um gráfico de altos e baixos."

Enfim, À procura de Audrey é para quem procura uma leitura leve sobre um tema pesado, mas que vai te fazer refletir sobre os altos e baixos da vida e a importância de ter pessoas que se importam por perto quando parece que nada vai ficar bem.

Já leu? O que achou? Muitos fãs da Sophie Kinsella disseram que esse é o livro mais fraco da autora...

Top Comentarista fevereiro 2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

9 comentários:

  1. Gostei da autora ter feito uma coisa leve de um tema difícil de ser trabalhado....
    Nunca li nada da Sophie, mas fiquei intrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, o livro pelo visto é bom, acho bacana ler livros que nossos protagonistas passam por algo, não por achar legal a situação vivida por ele, mas por serem temas que devem ser debatidos, o bullyng e a depressão são uns desses, espero ter a oportunidade de ler o livro.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu já falei algumas vezes aqui que amo livro sobre temas reais, por exemplo, bullying, porque é algo que vemos no dia a dia e pode acontecer com qualquer um. Acho triste ver na historia uma garota de apenas 14 anos sofre disso, e consequência disso na mente dela é pior ainda. Quero muito ler, para ver como vai dar volta por cima

    ResponderExcluir
  4. Oi! :D
    A Sophie Kinsella tem seus altos e baixos. Tem livros dela que eu amo e livro que fico meio "ah, ok...". Esse eu ainda não li, mas achei interessante mesmo com os pontos negativos.
    Claro que posso dar uma chance. Leituras leves são o que eu sempre gosto!
    Para mim, até agora, o melhor dela é Menina de Vinte. Você vai gostar!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!!!
    Já li vários livros dessa autora, e até hoje gostei de todos, mas esse nunca li. Nem sabia do que se tratava, e achei o assunto bem interessante, apesar de que, como disse, ela não explica muito as causas dos problemas da Audrey. Fiquei com vontade de ler, sim, só fiquei triste porque deve sr o mais fraco :/ Gostei muito de Menina de Vinte, Lembra de Mim? e a série da Becky Bloom, são bem engraçados :)

    Beijoss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, kemmy!!
    Esse também foi o primeiro livro que li da Sophie Kinsella. Gostei muito mais achei que faltou explicar o realmente aconteceu com a Audrey!! Fora isso gostei muito principalmente do Linus!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da autora, mas quero muito. Acho também que este livro se encaixa mais no segundo gênero citado. Que pena que o livro não desenvolve tanto a questão do bulliyng, eu queria saber os fatos que a levaram a ter essas doenças, mas que pena que eles não são totalmente revelados. Gostei dos personagens, da Dra. que ajuda a protagonista e do romance desenvolvido. Boa dica e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Acho legais livros que abordam o tema do bullying e suas consequências, pois é um tema bastante comentado hoje em dia, achei interessante esse livro, e por ter romance me interessei mais ainda, parece ser um livro que faz o leitor refletir, fiquei curiosa e acho que vou ler. Muito boa sua resenha.

    ResponderExcluir
  9. Kemmy!
    Não li esse livro da autora, mas já li outros e gostei demais, primeiro porque me acabo de rir e depois porque ela tem um jeito próprio na escrita que sempre me conquista.
    Uma pena alguns temas não terem sido bem desenvolvidos na trama e que o final tenha sido corrido, tira mesmo um pouco do brilho da leitura.
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!