date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} A revolução dos bichos - George Orwell

07/02/2017

{Resenha} A revolução dos bichos - George Orwell

07/02/2017
obras distópicas george orwell
Título: A revolução dos bichos
Título original: Animal farm
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das letras
Ano: 2007
Páginas: 152
Skoob
Avaliação: 5/5

Verdadeiro clássico moderno, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

Lançado originalmente em 1945 e relançado inúmeras vezes por inúmeras editoras ao longo dos anos, ganhou essa belíssima edição da Companhia das Letras em 2007, assim como outras obras do autor também ganharam.

Sempre ouvi falar muito e muito bem desse livro, portanto quando tive a oportunidade de tê-lo em mãos, não pensei duas vezes. Ao contrário do que pensei, a linguagem é muito fluida e de fácil compreensão, embora seja um pouco complexo de se analisar e interpretar. Leitura obrigatória para quem gosta de distopias!

O Sr. Jones é dono de uma fazenda que conta com inúmeros animais que trabalham para si. Major é um dos porcos da fazenda e é ele quem resolve dar início à Revolução, alegando que os humanos só usam e abusam de seus serviços, produtos e de suas vidas. A crítica é clara: trabalhadores que não aguentam mais ser "escravos" do governo.

"Por que, então, permanecemos nesta miséria? Porque quase todo o produto do nosso esforço nos é roubado pelos seres humanos. Eis aí, camaradas, a resposta a todos os nossos problemas. Resume-se em uma só palavra - Homem. O Homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. Retire-se da cena o Homem e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre." 

No entanto, o Major acaba morrendo poucos dias depois de repassar suas ideias aos outros animais (ou será que foi assassinado? Ó as conspirações 😝). Assim, três outros porcos - Bola-de-neve, Napoleão e Garganta - organizam e nomeiam os pensamentos do Major como Animalismo: os animais devem expulsar os humanos e trabalhar para si próprios, de forma igualitária e sem abusos.

a revolução dos bichos distopia

Como era de se esperar, muitos animais discordam das ideias e preferem se manter no conformismo - afinal, o Sr. Jones os alimenta. Além disso, Moisés é um corvo doméstico fiel ao Sr. Jones e espalha mentiras para confundi-los. Em contrapartida, os cavalos Sansão e Quitéria são leais ao Animalismo, embora apenas aceitem tudo passivamente, sem questionar. Mimosa, a égua, finge concordar, mas não parece muito convencida da ideia. Ela gosta dos mimos que recebe do dono.

No início tudo corre bem e todos são tratados de forma igual, mas com o poder os porcos vão se tornando... mais iguais que os outros. Assim, os outros animais acabam em uma tirania muito pior do que a que viviam com o antigo dono. É absurdo como boas ideias podem ser corrompidas para favorecer minorias - e isso acontece muito na vida real.

A fábula que fala sobre o poder contém inúmeras referências ao Stalinismo: o tirano Napoleão representa Stalin; Bola-de-Neve representa Trotsky; há divergências sobre Major - quem deu o primeiro passo para se livrar dos humanos -, sendo que algumas pessoas defendem que representa Lênin e outros dizem que representa Karl Marx. Eu particularmente acredito que represente Karl Marx, mas aceito opiniões contrárias haha

resenha de a revolução dos bichos

Os eventos políticos, em especial o banimento de Bola-de-neve e a deturpação da História por Garganta fazem referência ao que acontecia na União Soviética na época. Embora a obra tenha sido usada por décadas como arma ideológica contra o comunismo, George Orwell se declarava de esquerda e escreveu a obra como uma crítica ao totalitarismo comunista

... ... 

Serei sincera: eu tive aulas de História bem fracas, portanto tive que pesquisar bastante para entender todas as analogias que esse livro contém, por isso demorei para concluí-lo e também por isso peço que me corrijam se algo do que escrevi na resenha estiver incorreto, ok? Foi a minha interpretação, mas estamos aqui para debater e expandir os horizontes 😀

Quando comecei a ler A revolução dos bichos, fiquei apreensiva. Havia lido muitas críticas positivas, mas tinha medo que o livro tivesse uma linguagem complexa, uma vez que foi lançado em 1945, e eu não entendesse nada. Ledo engano. A linguagem é muito atual e podemos até mesmo relacionar com outros fatos mais recentes, tendo como cerne o poder.

Os personagens que aparecem podem facilmente ser relacionados com os trabalhadores e pessoas comuns que vemos todos os dias: aqueles que se aproveitam da posição de poder, aqueles que se conformam com o pouco que recebem, aqueles que têm esperança em um futuro melhor, aqueles que se rebelam contra o que não concordam, etc. Algo que não havia ficado bem claro pra mim foi o papel de Moisés, o corvo do Sr. Jones, mas lendo algumas críticas concluí que ele faz referência a Igreja Ortodoxa, prometendo coisas incríveis para os animais que se mantivessem fiéis.

Essa foi uma leitura que demorei mais que o habitual para concluir, mas eu realmente queria absorver aquilo que estava lendo e fazer relações com a política. No entanto, é uma fábula com linguagem tão fluida que pode ser lida por uma criança que não faz ideia do que seja "esquerda ou direita" e ainda assim ela conseguirá tirar alguma lição.

A revolução dos bichos 2007

A edição da editora Companhia das Letras está belíssima e conta com um posfácio do próprio autor falando mais sobre a obra e sobre o período em que foi escrito. As páginas são amareladas, a fonte tem um tamanho agradável e não lembro de ter encontrado erros de revisão. É, sem dúvida, uma edição que vale a pena ser conferida!

Top Comentarista fevereiro 2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

14 comentários:

  1. Li esse livro há uns anos atrás e não me lembro bem. Só lembro que tive medo de não entender nada da escrita, mas como você disse ela é bem atual. O problema mesmo era relacionar os dramas dos bichos com os da ~humanidade~ haha acho um livro super válido para se ler, e quero muito reler pra analisar melhor x)

    Beijinho!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da resenha, mas tenho um problema com clássicos...quase nunca leio e quando leio não gosto kkk por isso não sei se leria nesse momento. Mas gostei de saber mais da história

    ResponderExcluir
  3. Priscila!
    George Orwell foi um grande visionário, além de seu tempo.
    O primeiro livro dele que li foi 1984 e fiquei estarrecida na época porque faltavam apenas 4 anos para 84 chegar e ficava imaginando se tudo que estava no livro acontecesse?!...
    Aqui a analogia que ele faz com o período da segunda guerra é fantástica, principalmente porque se a obra fosse escrita com personagens humanos, aí é que ele não conseguiria editá--lo mesmo, por causa da censura.
    Gostei bastante da pesquisa que fez para resenhar o livro e é bem tudo o que falou mesmo, parabéns!
    Desejo uma semana alegre e feliz!
    “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.” (Guimarães Rosa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é FODA! Em várias passagens conseguimos ver as críticas ao capitalismo e a maneira de vida que temos. Mesmo o livro sendo de 1945 ele é super atual. Gostei muuuuito quando li. Legal saber que tu curtiu e ainda oi atrás de fatos históricos pra se aprofundar, mto legal =D

    ResponderExcluir
  5. Eu tô louco pra ler George Orwell e já faz muito tempo, mas tem tanta coisa na minha lista que ele acaba ficando pra trás. A professora na faculdade disse que esse é um dos 100 livros fundamentais para o jornalismo, e ai é que eu tô mais ansioso em ler, pretendo fazer isso ainda esse semestre.

    Adorei a resenha. Com certeza lembrarei dela quando estiver lendo haha <3
    Abraço õ/
    https://livrosamoremais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá lindona, esse eu conheço!!! Eu gostei do livro, mas não é aquele livro que posso chamar de preferido. É bom para se ler numa tarde de domingo.
    A edição é linda demais.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  7. Ola, tudo bem?
    Eu sempre vejo valor dos livros do George, e esse é bem antigo né 1945, achei a ideia super bacana dos animais criarem uma revolução e tal, mas confesso que não me senti atraída a ponto de querer ler, quem sabe mais para frente.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Eu enho essa edição e li em janeiro desse ano, é muito bom mesmo, já li outros livros do George Orwell, amo esse homem <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nunca li o livro, mas sempre achei interessante a ideia de animais comandarem uma fazenda para fazer um link com a tirania. E eu achava que era um livro super longo, por isso nunca li, vou tentar encaixa-lo na minha lista de 2017, já que estou tentando ler pelo menos um 'livro' por mês.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro sempre foi muito comentado por meus professores no ensino médio, tanto que eu até emprestei essa mesma edição na biblioteca da escola, mas infelizmente com a correria das provas eu devolvi o livro sem lê-lo. Mas ele está na minha lista de futuros livros para ler.
    Amei a sua resenha, só me deixou ainda com mais vontade de ter esse livro em mãos, kk.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kemmy!
    Li há uns 2 anos esse livro e ele permanece no Hall dos melhores!
    Também precisei pesquisar para colocar todos os pingos nos i's! E é notório como mesmo sendo de 1945 continua a ser um assunto super atual. Esse foi o único livro do autor que li, mas também tenho 1984 e estou louca para ler :)

    Beijos,
    Giulia | 1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kemmy!
    Nunca li esse livro A revolução dos bichos!! E também não tinha ideia da analogia que esse livro trás na sua história!! Fiquei muito curiosa para conhecer esse livro. E sem dúvida e uma excelente indicação!!

    ResponderExcluir
  13. Já li este livro e antes de lê-lo tinha o mesmo medo que você, mas que bom que o livro é tranquilo de ler, realmente possui uma leitura bem fácil. Eu também tive aulas bem fracas de história, então não entendo tanto, mas o que você compreendeu da obra foi o que compreendi também. Falando pelo lado da fábula, não sei se uma criança poderia ler, porque a vida dos bichos fica tão triste, que eu ficava morrendo de dó, principalmente do Sansão, gente que final triste desse cavalo, mas eu não sou um parâmetro muito bom, sou a louca dos animais...rs... O corvo é realmente o que você pesquisou, pelo menos foi isso que entendi também. Ótima resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  14. Nunca li livro que se trate de animais dessa maneira que A revolução Dos Bichos traz
    Sempre tive acostumada com historia onde os bichos apenas ajuda o donos a superar seus desafios, medos e obstáculos
    Já este livro faz analisa mais profunda, de maneira leve e tranquilo, mas interessante ainda por ser livro clássico não tem complexidade nas palavras.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!