date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Os 13 porquês - Jay Asher

02/02/2017

{Resenha} Os 13 porquês - Jay Asher

02/02/2017
Título: Os 13 porquês
Título original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 256
Skoob
Avaliação: FAVORITO!

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Eu li esse livro pela primeira vez em 2014, ainda em formato digital. Ao concluir a leitura, eu fiquei doida atrás da edição física e acabou que esse é o livro mais caro que tenho na estante. Conto um pouco sobre a compra na postagem sobre a Livraria Cultura.

Enfim, esse ano eu tive que reler para participar de um debate e confesso que estava com um pouco de medo de me decepcionar, afinal se passaram quase 3 anos desde que fiz a leitura e me apaixonei por Os 13 porquês. Eu mudei de lá pra cá, quem sabe minha percepção tinha mudado também!? Mas não foi isso que aconteceu. Eu simplesmente amei a leitura e, tirando o fato de eu lembrar de algumas coisas, foi como se estivesse lendo pela primeira vez.

Hannah Baker se suicidou. Os motivos estão gravados em sete fitas que foram entregues para Clay Jensen e que deverão ser enviadas para a próxima pessoa da lista.

Que lista? 
A lista de pessoas e suas participações em histórias que levaram Hannah a se suicidar.
Clay não entende o motivo de ter recebido aquele pacote, afinal ele nunca fez nada que pudesse causar tamanho sofrimento à Hannah... ou fez?


A história toda ocorre em questão de algumas horas e vamos acompanhando em tempo real as reações de Clay ao ouvir as sete fitas que recebeu naquele mesmo dia. De uma forma que pode parecer inverossímil para algumas pessoas, as histórias vão se relacionando e como a própria Hannah diz, virando uma bola de neve.

Uma mentirinha inocente que levou a um ato inocente, que levou a outro ato inocente e que acabou com uma garota se suicidando. A verdade é que Hannah já não se sente segura em lugar nenhum, percebe que não pode confiar em ninguém e nem ao menos tem a atenção de seus pais, que poderiam lhe ajudar.

A trama gira inteiramente em torno das fitas, que fazem voltas ao passado com Hannah contando como foi que ela chegou à decisão de se matar e no presente com as reações de Clay. Não há muitos personagens além daqueles que são citados nas fitas, e mesmo eles não são bem construídos. Eu não vi problema algum nisso, pois o foco das fitas eram as ações das pessoas, não suas características físicas, psicológicas e afins. No entanto, outras pessoas podem ficar incomodadas.

No dia do debate sobre o livro alguns comentaram que sentiram falta de mais pontos de vista além do de Clay. Eu acho que isso poderia ou não ter funcionado, mas acredito que mais pontos de vista tornariam o livro maçante e abriria algumas brechas. Enfim, do jeito que foi escrito está ótimo!

... ...

Devo dizer que Jay Asher fez uma bela escolha ao escrever a história sob o ponto de vista de Clay, no entanto alguns pensamentos me incomodaram, até me irritaram um pouco. Ele parecia querer culpar Hannah pelo que havia feito e me senti um pouco desconfortável com algumas reações dele. De qualquer forma, foi só eu me colocar no lugar dele, ouvindo fitas que explicavam o suicídio da pessoa que ele gostava, que a raiva se dissipou. Eu é que não quero saber como é que eu reagiria a algo assim.

A lição que fica bastante explícita na obra é o quanto ignoramos pequenos atos, tanto aqueles que cometemos quanto os alheios. Achamos que estamos fazendo uma brincadeirinha e, no fim, acabamos com a vida de alguém. Isso é algo muito sério: nunca sabemos pelo que as outras pessoas estão passando ou o que pensam, portanto é sempre bom se colocar no lugar do outro e ouvir com empatia o que ele tem a dizer.

A leitura desse livro (em 2014) foi tão marcante que eu lembrava de inúmeros fatos, em especial quem seria a pessoa que receberia a última fita (calma, não tem spoiler). Reler foi uma experiência gratificante e eu gostaria que todas as pessoas do mundo lessem esse livro, em especial os jovens que estão no Ensino Fundamental. Claro que seria bem importante ter um debate aprofundado sobre a leitura, depois.

"Ela foi muito dramática" alguns dizem. "Ela poderia ter procurado ajuda" outros dizem.
Mas eis o ponto mais forte do livro: ela pediu ajuda o tempo todo. Desde o começo. Do jeito dela, mas pediu. E todos viraram as costas, todos agiram como se seus atos não fossem nada. Por favor, tenham em mente que cada pessoa é única e tem experiências, sentimentos e reações característicos. Não fechem seus olhos para isso.
"Aqui vai uma dica. Se você tocar uma garota, mesmo sendo de brincadeira, e ela o empurrar para longe, deixe... ela... em paz. Não toque nela novamente. Em lugar nenhum! Simplesmente pare. Ela vai sentir nojo se você fizer isso."

Leia também:
Resenha: Eu estive aqui - Gayle Forman
Experiência de compra: Livraria Cultura
{TOP 5} Livros que eu gostaria de ver adaptados

Top Comentarista fevereiro 2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

18 comentários:

  1. Eiiii!
    O brigada por comentar em meu blog, fico feliz que tenha gostado dele. Sou colunista sim! hahaa posto de vez em quando porque nao tenho dias fixos igual no Namorada Criativa e Nova perspectiva :D
    Eu ja li esse livro e chorei horrores com ele, aprendi muito tbm, é o tipo de livro que a gente leva pra vida, sabe?
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que sabia desse livro até ler sua resenha é que ele vai virar série da Netflix. Gostei MUITO da história, fiquei super intrigada em saber porque Hannah se suicidou, como Clay tem a ver com isso e saber mais sobre essas fitas! Já quero!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii! Tudo bem?

    Eu ainda não li o livro, mas quero muito ler em breve, a história é intrigante e em breve vai ter a série, quero ficar por dentro rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas fiquei muito curiosa depois de ler a sua resenha, a história parece ser muito envolvente.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kemmy!
    Comecei a ler esse livro uma vez em formato digital, mas acabei interrompendo a leitura porque sinto que é um daqueles livros que a gente precisa ler o físico. Gosto muito de histórias fortes assim, esses temas sempre me atraem. Não dá mesmo pra gente julgar o que leva alguém a tomar uma atitude drástica dessas... Cada um tem o seu limite e o seu jeito de pedir ajuda, como você mesma escreveu. Quero muito ler o livro antes da estreia da série.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Li os 13 porques a uns 5 anos em uma noite kkkk sim, eu gostei demais
    Foi agonizante ouvir as fitas e acompanhar a mente de alguém morto. Estou ansiosa pela série

    ResponderExcluir
  7. Kemmy!
    Livros que abordam o tema suicídio, devem mesmo ser comentados e discutidos, afinal, precisamos ficar atentos aos sinais de quem nos rodeia. As pessoas podem estar passando por momentos difíceis e pedindo ajuda de uma forma que nem percebamos.
    Quero ler o livro e assistir o filme, que já soube sairá na Netflix em breve, acho que é série...
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita curiosidade em ler este livro. É tão bom reler algo que gostamos, como você disse, nós mudamos e nossa percepção também. Fiquei bem curiosa para saber o conteúdo das fitas, saber quais foram essas pequenas coisas que viraram uma bola de neve. É realmente importante que as pessoas compreendam que cada pessoa é única, que talvez algo que não machuque você pode machucar profundamente o outro. Não li o livro, mas sempre gosto de ter vários pontos de vista, então acho que gostaria de outros personagens narrando os fatos. Gostei muito da resenha e espero poder conferir o livro em breve.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  9. Oi Kemmy! Primeira coisa: amei a sua resenha! Foi uma das melhores que eu li até agora e conseguiu captar o real sentido do livro.
    Já comecei a ler uma resenha que falava que: "a Hannah queria chamar atenção, já que ao longo do livro todo ela não tinha motivos para o suicídio"
    Eu fiquei com tanta raiva de saber que existe pessoa no mundo que pensa assim sobre um caso tão sério.
    E concordo contigo, ela pediu ajuda. Da maneira dela, mas as pessoas a sua volta ignorava porque só se importavam consigo mesmas.
    Enfim, falei demais haha'

    Uma Mente Inquieta

    ResponderExcluir
  10. Esse livro tá na minha lista há anos, sou super curiosa pela história toda e não comprei ainda pelo preço. Amei a resenha, acho que o tema é bem forte e eu quero muito ler.

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Kemmy, como vai?
    Eu tentei ler esse livro, mas não consegui, mas esse ano ele sai da minha lista de não lindos.
    Ainda mais agora que vi o trailer da série, tô super ansiosa.
    Adorei sua resenha, e a frase que escolhei representa tantas e tantas mulheres né?! Adorei.
    Beijo
    www.qadulta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Amei a sua resenha e fiquei louca para ler o livro.
    Essa é o tipo de historia que eu amo, vou dar uma olhada nos preços.
    Obrigada pela indicação.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Kemmy,

    Esse livro é muito difícil de achar. Quando teve o boom dele, procurei para ler mas não encontrei. Acabei não lendo e só agora, com o teaser da série, me lembrei dele. Espero que alguma editora relance ele, porque tenho interesse em ler. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?
    Que bom que você gostou do livro, ou melhor ele se tornou um dos seus favoritos, eu iniciei a leitura agora espero gostar do livro, acredito que irie ler um pouco mais devagar, porque estou me aventurando ler a versão digital, já que a física é muito cara.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  15. Que livro e resenha lindos. Apesar de ter muita vontade em lê-lo, também tenho muito receio por ser uma leitura mais forte, não que eu não goste mas acho que para isso precisamos "preparar o psicológico" rs. O bom e o objetivo desse livro apesar de toda a história é rever suas atitudes e tratamento com o próximo e acho que todos deveriam ler e refletir.
    Beijos e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Oi Kemmy, tudo bem? Li Os 13 porques ano passado e se tornou um dos meus livros favoritos! Apesar da temática pesada, é um livro que precisa ser lido e pensado sobre o como muitas vezes não conseguimos ver o lado do outro, e como pequenas ações podem ter significados diferentes para outras pessoas. Eu acho esse livro sensacional, e estou mega ansiosa para a série! E parabéns pela resenha, eu amo tanto esse livro que tenho um medo real de não conseguir fazer uma resenha à altura! Beijos!!

    "Ka com K

    ResponderExcluir
  17. Oi, Kemmy!
    Sabe no inicio estava com medo de ler a sua resenha pois estou lendo esse livro no momento. Mas a sua resenha não vai atrapalhar em nada minha leitura!! Gostei bastante da resenha e coincidentemente estou na parte em que você citou essa frase que é "Aqui vai uma dica. Se você tocar uma garota, mesmo sendo de brincadeira, e ela o empurrar para longe, deixe... ela... em paz. Não toque nela novamente. Em lugar nenhum! Simplesmente pare. Ela vai sentir nojo se você fizer isso." Bom espero continuar gostando do livro e também já estou ansiosa para a estreia da série na Netflix!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Os 13 porquês vai vira serie, e infelizmente muita gente vai esquece que vem de livro.
    Ainda mais quando uma grande cantora esta por trás disso
    Achei livros bastante interessante, ainda mais por fala de suicídio algo muito importante a ser falado.
    Porque afinal são tantas motivos que leva alguém chega neste ponto

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!