date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Resenha: Jantar secreto - Raphael Montes

01/02/2017

Resenha: Jantar secreto - Raphael Montes

01/02/2017

resenha do livro jantar secretoTítulo: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2016
Páginas: 360
Skoob
Avaliação: 5/5

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Desde que li O vilarejo viciei na escrita do autor Raphael Montes. De lá pra cá, li Suicidas (em dois dias!) e simplesmente enlouqueci com o lançamento de Jantar secreto. Furou a fila, passou na frente de uns 200 que estavam esperando e, como eu já imaginava, me surpreendeu de uma forma incrível! Para saber o que eu achei dessa leitura que eu fiz em cerca de 5 horas, continue lendo:

No início da história, o narrador - Dante - já deixa claro que algo de muito errado aconteceu. Só precisamos ter paciência para descobrir exatamente O QUÊ. É isso que encanta nos livros do Raphael: o mistério é entregue logo de cara, portanto não temos que ficar tentando adivinhar o que acontece a seguir. O desenrolar dos fatos é que nos deixa ávidos por mais e mais.

Ao fazer uma análise sobre si e os três amigos com quem mora em Copacabana, Dante chega à conclusão que para ele falta autoconhecimento; para Hugo, estratégia; para Miguel, persuasão. No entanto, juntos eles até que são um bom time e conseguem se virar para sobreviver enquanto não conseguem bons empregos nas áreas em que se formaram. Para Leitão - o último dos quatro amigos - falta tudo e desde o início tive uma antipatia enorme por esse personagem, que só ficava nas costas dos amigos enquanto escrevia cartas para a sua mãe e engordava mais a cada dia.

Apesar de ser praticamente um inútil, os amigos de Leitão resolvem fazer uma surpresa para o aniversário dele, contratando uma prostituta. Afinal, com todo aquele tamanho eles acreditam que o amigo seja virgem. Mas o que era pra ser apenas uma noite acaba se transformando em inúmeros encontros e muito, muito dinheiro gasto com Cora, a prostituta por quem Leitão se apaixona. Claro que o dinheiro precisa vir de algum lugar, certo? Se Leitão não trabalha, o dinheiro deve ser dos amigos... mais especificamente, do aluguel!

A ideia de fundo do poço é um tanto consoladora. Quando você acha que chegou lá, só pode subir. Acontece que o fundo não existe, sempre pode ser pior.”

Assim que percebe que o aluguel está atrasado há meses, Dante vai tirar satisfação com Leitão, e esse acaba dando a ideia de fazerem alguns jantares especiais em casa, já que Hugo é formado em gastronomia. Segundo ele, montando um cardápio gourmet, eles ganhariam um bom dinheiro e assim, pagariam o aluguel. Quando todos concordam, Leitão fica responsável por montar o perfil na internet mas faz mais uma de suas trapalhadas: em vez de colocar o cardápio montado por Hugo, ele informa que servirão carne humana! O anúncio é retirado do ar, mas ele consegue os e-mails dos interessados, e o melhor: R$30 mil, mais do que eles deviam de aluguel.

Miguel se mostra totalmente contrário à ideia, mas os outros amigos ficam inclinados a aceitar. Afinal, não é sempre que R$30 mil "surgem" na conta bancária, certo? Certo. Mas e como conseguir o corpo? Não seria mais fácil pegar uma outra carne e alegar ser humana? Mas e se as pessoas já tiverem comido e reconhecerem o sabor?

É aí que as características de cada um dos amigos vai ter que ser usada, de forma que eles trabalhem em equipe e consigam o melhor resultado possível. Eles enfim conseguem preparar o jantar, que acabou não sendo o único. Um dos convidados se mostra interessado em fazer outros e os amigos não resistem às promessas de montes de dinheiro na mão. No entanto, assim como foi fácil entrar nesse negócio, será muito difícil sair.

... ...

Eu costumo me decepcionar com livros quando crio muita expectativa, mas definitivamente não foi isso que aconteceu ao ler Jantar Secreto. Comecei a ler numa tarde e só parei quando concluí, cerca de 5 horas depois. Era simplesmente impossível de largar!

Raphael não escreveu apenas um livro, mas também uma crítica à sociedade e a hipocrisia que reina na maioria dos lares. É angustiante ler sobre pessoas sendo devoradas? É. É estranho pensar que isso aconteceu e a polícia não fez nada para intervir? É. Mas animais são mortos e devorados dia após dia e isso não parece ilegal para a maioria das pessoas. Quando vemos casos de cachorros sendo comidos na China ficamos abismados e comovidos, certo? Mas será que na Índia não ficam horrorizados ao saberem que comemos vacas e bois aqui? Jantar secreto é um convite a essa reflexão.

A verdade é que você não precisa comer carne humana para incentivar atos monstruosos, basta curtir um bife e uma linguiça que já está dando sua contribuição para o horror.

Outra coisa que fiquei me questionando é: será que no Brasil existem jantares com carne humana? Em um país como o nosso, que é comandado por poderosos corruptos, não é difícil imaginar como algumas pessoas conseguiriam fazer tudo o que os personagens fizeram "sem" serem descobertos. Um dinheirinho aqui, uma propina acolá e pronto, ninguém viu nada! Maaas não falaremos de política, certo?

O interessante é que Raphael monta uma trama muito consistente, dando sentido a tudo que acontece e interligando fatos. Os amigos não começam no "negócio" por prazer. É necessidade: uma mãe morrendo de câncer, desemprego, um despejo iminente. Só depois isso vira prazer e depois... Bem, vocês precisam ler para entender.

Com uma linguagem nua, crua e regada a palavrões, personagens bem construídos e uma trama de embrulhar o estômago, Raphael Montes nos mostra o lado mais perverso do ser humano e nos convida a refletir se não faríamos o mesmo na situação em que os amigos se encontravam. É fácil julgar, difícil é se colocar no lugar do outro.

Jantar secreto é uma obra recomendada para quem gosta de suspense, de thrillers psicológicos, sangue e para quem gosta de reflexões sobre hábitos e sobre o que é e o que não é ético, correto ou moral.

Leia também:
Resenha: O vilarejo - Raphael Montes

Top Comentarista fevereiro 2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

30 comentários:

  1. Oi, Kemmy! Muito boa a resenha. Parece ser um livro sensacional. Fiquei mega curioso ao ler a sua análise. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kemmy. Falando sério, eu fiquei com o maior nojo quando li uma resenha desse livro, mas como a menina mesmo disse, o autor fala bem naturalmente sobre isso e de uma forma que você entende, não fazendo você ficar com nojo ou coisas do tipo. Como nunca li nada do tipo, eu fiquei bem receosa sabe? Mas estou bastante curiosa porque sei que a personalidade de cada um muda conforme eles vão recebendo bastante dinheiro e eu gostaria de ver essa interlocução das mudanças que eles estão passando.
    Fico muito feliz que tenha gostado, assim mais um autor nacional é talentoso, e estou louca para ler O Vilarejo.
    Beijo! Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  3. Quando li a primeira resenha já fiquei encantada, otinas resenhas positivas e confesso que estou loca para ler a historia acontece varias perguntas do começo ate o fim, louca para saber o final e ver o que realmente achei porque a capa é muito linda sem duvida.

    ResponderExcluir
  4. Gente, que história interessante! Já tinha ouvido falar de "O Vilarejo" e com a sua resenha fiquei doida para ler todos os livros do autor!
    Beijos, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Tá na lista dos super desejados. Claro que quero muito ler.

    Amei a resenha!! Incrível!!

    Bjksssss

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do Raphael Montes, apesar de querer. A obra parece ser muito boa, gosto de thrillers psicológicos, gostei de saber que é consistente, bem trabalhado!
    Adorei a sua resenha, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Tô choooooooocada com essa resenha.
    Quero ler mais autores nacionais contemporâneos sabe?! Quase não leio,mas adoro suspense. Quando vi o book trailer super me interessei apesar do asunto ser bem polêmico.Cinco horas lendo direto é sinal de livro muito bom sem sombra de duvida.
    Amei sua resenha, e seu blog, muito organizado e clean <3
    Beijo
    http://qadulta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Kemmy!
    Tá todo mundo comento sobre esse livro e, apesar das descrições fortes, eu quero muito ler. Muitos leitores elogiam a escrita do Raphael Montes. Quero conhecê-la em breve.
    Eu adorei sua resenha :)

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sempre leio resenhas dos livros do Raphael e todo mundo gosta, acho que terei que dar uma chance aos livros dele!Parabéns pela resenha
    Beijos!!
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Jantar com carne humana??? #medo rsrs
    Já li uma resenha do autor do livro Suicidas e adorei. Faz muito tempo que li mistério e o autor parece saber levar um até o fim do livro

    ResponderExcluir
  11. Kemmy!
    Já li outro livro do Raphael e gostei muito.
    O enredo é bem intrigante: comer carne humana, eca...mas, pensando bem, somos carnívoros de alguma forma, comemos carne de outros bichos e quem sabe em uma situação de extremíssima necessidade, nem perceberíamos, não é mesmo?
    “Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  12. Mais um acerto do Montes. Para mim só falta Suicidas agora, mas os outros que eu li eu adorei. Essa reflexão mostrando a hipocrisia é um baita tapa na cara, né? E você notou as referências que ele fazia aos próprios livros? Achei sensacional hahaha. Beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  13. Eu estava louca pra ler esse livro, mas ainda não tinha lido a sinopse e lendo teu resumo da obra desanimei...esperei algo diferente e talvez me surpreenda lendo mas nesse momento perdi a vontade de ler =/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Que resenha mais maravilhosa, tão cheia de detalhes que me prendeu do começo ao fim, adorei!
    Estou louca por esse livro, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Oi. Li o primeiro livro do Raphael Montes mês passado e amei. Não sabia que o autor escrevia tão bem assim. Agora quero muito ler esse livro e me apaixonar mais um vez. Vou ler Dias Perfeitos este mês.

    ResponderExcluir
  16. Olá Kemmy! Foi ótimo eu ter lido sua resenha, estava bem curiosa para saber do que se tratava e se realmente era bom (o booktrailer estava instigante, além dessa capa). Assim que a minha pilha de leitura abaixar um pouquinho irei aproveitar ler com toda a certeza :)

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gente que livro e que resenha.... ótimo, ótimo, ótimo. Quando comecei a ler fiquei imaginando mas o que tem de bom neste enredo?! Rapazes sozinhos procurando seu lugar no mundo, mas ai entra o canibalismo. E que ótima crítica a sociedade... E seu pensamento sobre os hábitos alimentares dos chineses e o que os indianos achariam do nosso, é exatamente essa reflexão que faço com as pessoas que vem me falar de campanha para que os orientais sejam proibidos de comer carne canina, não que eu seja a favor, é claro, mas bom senso é tudo, e os porquinhos, vaquinhas e boizinhos e galinhazinhas que matamos diariamente?! Tudo é questão de bom senso. Fiquei super curiosa sobre o desfecho deste enredo... Enfim, o comentário já ficou enorme, eu adorei a dica e a resenha, quero muito conferir, adoro livros que fazem pensar e que criticam a sociedade em que vivemos.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  18. Oiiii, tudo bem?
    Menina eu sou louca para ler esse livro que você nem imagina, gosto de todo o mistério envolvendo o enredo e a capa, nunca pensei que fosse um prato só depois de um tempo que fui perceber isso, com toda certeza quero realizar a leitura.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  19. Hey, Kemmy!

    Ainda não li nada do Raphael, mas tenho muita vontade de ler O Vilarejo.
    Já esse livro, apesar de ter ficado com a impressão de que a trama deve ser sensacional, não sei se eu teria estômago pra ler.... ahahahahaha
    Mas confesso que fiquei curiosa e bem inclinada a tentar ler. Vamos ver... :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kemmy,
    Raphael está muito hypado e todo mundo só fala de seus livros. Pena que o autor costuma retratar o lado podre do ser humano e não gosto muito desse tipo de histórias.
    Adorei a suas resenha.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    Tem sorteio de 2 livros rolando lá no blog. Não deixe de participar :}

    ResponderExcluir
  21. Olá Kemmy, eu ainda não tive a chance de ler nada do autor, mas pela sua resenha o enredo parece estar incrível, com personagens bem construídos e uma boa critica *-* Dica anotada.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Kemmy, ainda não li nada do autor mas já vi muitos elogios às obras deles. Eu até já li suspenses, mas é o tipo de leitura que não faço com tanta frequência, por isso talvez eu o leia um dia. Afinal a premissa está incrível. Amei sua resenha! Parabéns, Beijos

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia esse autor e consequentemente não conhecia suas obras.
    Fiquei muito curiosa quanto ao livro, eu amo suspense, thriller psicológico e uma livro que tras críticas à nossa sociedade hipócrita. Esse livro reúne tudo isso, por isso quero ele pra ontem!!!
    Abs e obrigada pela dica.
    Parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  24. Oie tudo bem? Poxa que bom q o livro foi uma experiência legal pra você, é horrível mesmo quando a gente cria expectativa e se decepciona.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, o livro pelo visto é muito bom, eu ainda não li nada do Raphael, mas vi alguns elogios, pelo visto os livros dele são meio sombrios né, gostei da proposta de jantar secreto, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus, tô muito dividida! O livro parece ser bom por um lado e ruim por outro. Assim fica complicado. Li um desse autor e adorei por ser tão cru e surreal, a gente entra na mente do personagem e pelo estilo da história, que já não é um que leio muito, é que gostei da experiência. Foi bem interessante. Então por isso gostaria de ler mais coisas do autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Kemmy!
    Estou doida pra ler este livro. Expectativas bem altas.
    Fico mais tranquila vendo que você, na mesma situação, não se decepcionou!
    Vou passar na frente aqui na fila tbm.
    Parabéns pela resenha!

    coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Kemmy!
    Sabe fiquei mega empolgada quando li a sua resenha sobre esse livro do Raphael Montes!! Já estava muito curiosa sobre o livro e depois que li sua resenha fiquei mais instigada ainda para conhecer e ler esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  29. Sem duvidas Jantar Secreto é livro pra causar. Canibalismo é algo surreal no dias de hoje, e ainda por motivo tão banal quanto, atrasos de aluguel. Mas achei bastante criativo da parte de Rapheal criar algo assim, porque é totalmente diferente dos autores nacionais tem criado por ai. To bastante curiosa em conhecer mais a fundo esta obra

    ResponderExcluir
  30. Eu nunca li nenhum livro do autor. Já li várias resenhas de Vilarejo, mas confesso que não foi um livro que eu achei que eu gostaria de ler, porém Jantar Secreto me parece ser bem mais interessante e já esta na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!