date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Colega de quarto - Victor Bonini

25/02/2017

{Resenha} Colega de quarto - Victor Bonini

25/02/2017
Aviso: a partir de hoje até dia 01/03 as postagens liberadas aqui estão programadas, pois vou viajar. Tentarei aceitar os comentários antes de voltar de viagem mas a planilha de controle do top comentarista só será atualizada a partir do dia 2, portanto sem estresse se o comentário de vocês não estiver validado, ok? Boas festas!

victor bonini colega de quarto
Título: Colega de quarto
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Ano: 2015
Páginas: 299
Skoob
Avaliação: 3,5/5

Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.
Primeiro, um par de chinelos.
Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?

Desde o lançamento desse livro fiquei doidinha para lê-lo. A premissa é ótima, a capa é instigante e o fato do autor ser brasileiro só me deixou ainda mais curiosa.

Eric Schatz mora em São Paulo e é um "chatz" se é que entendem meu trocadilho. Só porque tem dinheiro acha que pode ter o que quiser e quando quiser. Ao procurar o detetive Conrado Bardelli "Lyra" no meio da noite, acha que ele aceitará atendê-lo sem pensar duas vezes - mas não é o que acontece.

Eric tem sentido uma presença estranha em seu apartamento. Além disso, objetos que não pertencem a ele estão aparecendo. Na tentativa de entender o que está acontecendo, procura um detetive, mas esse não aceita ajudá-lo. Poucas horas depois, Eric está morto. Se jogou da janela do seu apartamento. Ou foi empurrado?

resenha do livro colega de quarto

O playboy não parecia ter motivos para se matar. O detetive se arrepende por não ter dado ouvidos ao garoto desesperado e procura uma solução para o mistério. Com uma rápida pesquisa na Internet, descobre que Schatz é um sobrenome muito importante no meio empresarial, mas mal consegue contato com os familiares, em especial com a mãe, que está sempre atarefada.

Se envolver nesse caso significa desenterrar segredos que não deveriam ser descobertos por ninguém. Aparentemente, todos em torno do jovem Eric possuíam seus motivos para silenciá-lo. Quem estava atormentando-o? Ele realmente foi morto ou pulou da janela em um momento de desespero?

... ...

No início, esperava algo meio sobrenatural da obra. Depois de ler poucas páginas, percebi que não seria isso que eu encontraria. Colega de quarto é um livro de suspense/policial que nos faz entrar na mente dos personagens e tentar realizar conexões entre eles, de forma a chegar a uma conclusão sobre o que estava acontecendo na vida do protagonista.
A questão é que existem tantos personagens suspeitos que em um momento eu tinha certeza que era o culpado, no momento seguinte já havia mudado totalmente de opinião. Isso foi algo que me instigou a prosseguir a leitura, claro. 

"O problema é que as coisas não acontecem se não tiver alguém que faça acontecer."

No entanto, o que me desagradou foram os diálogos poucos trabalhados. O autor é iniciante, eu sei, e não digo isso por mal - tenho certeza que ele tem futuro na carreira - mas num primeiro momento isso me incomodou bastante e por isso a avaliação não foi assim tão boa.

O livro não tem pontas soltas e o final foi surpreendente. De fato, as respostas vão sendo nos dadas ao longo do livro, mas só alguém com um olhar muito "detetívico" pra entender - ou eu que sou lerda, mesmo 😂

Colega de quarto é indicado para quem gosta de desvendar mistérios e de juntar pecinhas de um quebra-cabeça bem estruturado. Além, claro, de ser indicado para quem ama livros nacionais!

Já leu? Pretende ler? Me conta!

Top Comentarista fevereiro 2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

11 comentários:

  1. Não conhecia mas fiquei super curioso por ler. Parece ser bem interessante :D


    NEW PERSONAL POST | MY OWN BEAUTY CARE PLEASURES.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kemmy!
    Eu consegui esse livro através de uma troca no Skoob. Adoro um suspense com quebra-cabeças.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha Premiada Paixão e Crime

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempo que não leio um suspense e também esperava algo sobrenatural nesse... Apesar de não ter, a investigação parece interessante e eu leria

    ResponderExcluir
  4. Oi
    pena que os diálogos te desagradou, eu li esse livro e gostei muito fiquei imersa nas páginas, realmente o final surpreendeu.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Kemmy!
    Já li sim e gostei muito da leitura, tanto que não me liguei muito na questão dos diálogos não serem tão concisos, me liguei mais no plot da história e em tentar resolver todo mistério e gostei muito do autor nos dar pistar 'falsas'...
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Assim você coloca o leitor contra a parede...sauhshua...to brincando...quero dizer contra a parede, porque vou ter que ler esse livro de qualquer maneira, assim que possível. Também amo quando um autor nos surpreende e fascina dessa maneira. Estou super hiper e mega curiosa com a leitura. Obrigado pela resenha tão sincera, que deixa qualquer um com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Adoro suspense e este instiga nós leitores a quererem saber o que realmente de fato aconteceu com Eric Schatz!! Pelo que li na resenha a trama envolve intrigas familiares, mentiras, mistérios. O detetive que Eric havia procurado vai ter muito trabalho pela frente, descobrir se seu cliente tirou a própria vida, ou se foi assassinado!!

    ResponderExcluir
  8. Estou com projeto para começar ler mais livro nacionais e esse livro é perfeito pra começar isso
    Porque ele tem gênero que gosto, mistérios e suspense... me deixa pressa totalmente nos livros
    Uma pena que esse livro só possui os dialogo fracos, mas acho que com tempo o autor saberá trabalhar mais nisso
    Mas ainda quero ter a oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  9. Este livro está a algum tempo na minha lista de desejados, quero muito ler. Fiquei bem curiosa sobre a morte do Eric, sobre todo o mistério que cerca este caso. Que bom que o final é surpreendente. Já queria ler o livro, depois dessa resenha que mais ainda.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  10. Oi,tudo bom?
    Gostei da resenha, gosto muito de suspense/policial eu vi um filme com esse mesmo nome, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kemmy!!
    Adorei a premissa do livro!! Eu simplesmente sou fascinado em desvendar mistérios e de juntar pecinhas de um quebra-cabeça!! Fiquei bastante curiosa para saber o que aconteceu com o Eric!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!