date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} After #1 - Anna Todd

20/02/2017

{Resenha} After #1 - Anna Todd

20/02/2017
after 1 anna todd capa do livro
Título: After #1
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
Ano: 2014
Páginas: 524
Skoob
Avaliação: 3,5/5
Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar.
Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.

No começo é muito bonitinho, a impressão que é aquela implicância "normal" de quando gostamos de alguém e não queremos admitir, sabe? Eu digo isso porque já fui assim, mas não que seja algo que eu acho realmente normal ou saudável.

Ao decorrer das páginas, Hardin parece ser bipolar ou apenas muito imbecil, mesmo. Ele quer e não quer Tessa, fica claro que ele tem problemas com os pais mas ele se recusa a falar sobre isso. Então em um momento ele tá chamando a Tessa de patética e em outro está beijando-a e pedindo pra ela não deixá-lo. E o que ela faz? Isso mesmo, ela não o deixa. 

hardin e tessa after 1

Mas quem ela deixa? O namorado dela, super puritano e certinho - por quem ela não consegue sentir todo o fogo que sente com Hardin. Achei uma puta de uma sacanagem ela não terminar de vez, nem que fosse pra ficar solteira mas se ela percebeu que não sentia taaaaanto pelo namorado, o mais digno a fazer seria simplesmente terminar e pronto.

No entanto, Hardin tem traços abusivos. Eu já estive em um relacionamento abusivo e sei que não é fácil sair dele, não como parece para quem está de fora. É óbvio que a química entre eles é gigante e a Tessa acaba se apegando a isso e meio que ignorando o fato dele a humilhar em diversos momentos, ser manipulador e um tanto quanto possessivo. E é exatamente isso que acontece quando alguém se relaciona com uma pessoa abusiva: permite inúmeras coisas ruins apenas pensando nas coisas boas. Como se compensasse. E é disso que eu tenho medo quando vejo tantas meninas jovens lendo e romantizando esse livro: medo que elas achem isso normal, que achem que podem fazer uma pessoa mudar. Por favor, meninas, as pessoas só mudam por elas mesmas. Não se machuquem tentando consertar outra pessoa.

"É impressionante que Hardin - que odeia todo mundo, exceto ele e talvez sua mãe - tenha tanta gente que se importe com ele e ainda recuse esse afeto."

Enfim, eles ficam nessa mesmice de amar e odiar até a metade do livro. Isso mesmo, mais de 250 páginas enrolando pra eles finalmente decidirem o que querem da vida e daí em diante, acha que param com as brigas desnecessárias? Nada disso. O tempo todo Tessa fica se perguntando se Hardin não vai mudar de ideia, pois durante a noite ele é um amor e, ao acordar, vira o mesmo babaca de sempre. Ela passa boa parte dos momentos com ele, não confia no que ele diz, se sente insegura e dependente.

Hardin tem problemas com o pai e, por ter sido abandonado na infância, é inseguro e acha que todas as pessoas do mundo farão o mesmo com ele, se impedindo de sentir ou demonstrar o que sente. Um bom psicólogo poderia resolver o problema, mas ele prefere gritar, humilhar, quebrar coisas e agir feito um idiota metade do tempo.

after 1 anna todd

O final não foi esperado por mim, mas também não foi nada surpreendente. Gostei que não tenham ficado pontas soltas, apesar do gancho para o próximo livro - que eu não pretendo ler.

Apesar de todos os problemas que tive com os personagens, eu simplesmente ficava doida pra voltar pra leitura quando ia fazer outra coisa. Porque a narrativa é super fluida, como os capítulos são curtos fui envolvida muito facilmente, ficava esperando que os dois mudassem sua forma de agir e começassem a "virar gente" logo pra eu parar de odiar os dois, mas no fim acabou não sendo uma leitura assim tão boa quanto eu achei que seria por todos os comentários positivos que li.

"O problema dos homens é que eles são muito apegados aos hábitos, e se isso virar um hábito nunca mais vai parar. Ele precisa saber desde o começo que você não tolera isso. Que ele tem sorte de ter você por perto, e que precisa aprender a andar na linha."

A edição está linda, a capa é da minha cor favorita, a fonte tem um tamanho super agradável e encontrei poucos erros de revisão, como palavras faltando ou fora de ordem.

after anna todd

Em suma, After é um livro para quem tem consciência que é ficção e que na vida real o relacionamento dos dois não seria nada bonito ou agradável. É válido também para quem está tentando entender o que é um relacionamento abusivo, desde que tenha essa consciência do que é certo e errado. Ah, pra quem gosta de casais com muita química e não se importa com as babaquices do protagonista, pode ser uma leitura proveitosa.

"A única certeza que tenho é de que minha vida e meu coração nunca mais serão os mesmos depois de Hardin."

No entanto, pode funcionar como gatilho mental para quem já viveu ou vive um relacionamento abusivo e portanto eu não recomendo, não mesmo. Espero que parem de romantizar esse tipo de relacionamento.

Você já leu? O que achou? Me conta!
Top Comentarista fevereiro 2017


Acompanhe o blog nas redes sociais:

14 comentários:

  1. Oi! Aff, se tem uma coisa que eu detesto é quando uma personagem se envolve com outro e não quer terminar a droga do antigo relacionamento. Já basta as traições na vida real, ainda tenho que ver isso nos livros? Sempre fiquei curiosa a respeito dessa série, mas ela não me chamou nenhuma atenção após ler a sua resenha. Acho que quero distância agora rsrs
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  2. Kemmy!
    desde o lançamento dessa série que nunca tive muita vontade de ler por vários motivos, primeiro porque não gosto de livros com triângulos amorosos, a protagonista é totalmente insegura e não sabe o que realmente quer e ainda se permite viver esse relacionamento abusivo sem ter necessidade, é muito mimimi e pouca atitude para resolver os problemas, então, não perco meu tempo com leitura do tipo.
    Desejo uma semana de alegria!
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com esse livro na estante há mais de um ano, mas sem coragem para ler.
    Me disseram que era ótimo, mas aí comecei a ver mil resenhas, todas falando o mesmo que você: que não é bacana, ele é simplesmente um babaca.
    E como o livro é grande e tem um zilhão de continuações, fiquei com preguiça.
    Certeza que eu vou pegar uma birra fenomenal da Tessa, porque detesto protagonista burra, hahaha.
    Qualquer hora eu pego ele para ler.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nenhuma resenha sobre este livro é tinha curiosidade de conhecer sua historia. agora depois de ler Sua resenha fiquei com dois sentimentos contraditórios, primeiro fiquei sem nenhuma vontade de ler o livro pois também detesto quando um personagem principal engana o outro, se não quer mais termine. Também não gostei das atitudes do personagem masculino principal e concordo plenamente com você que este tipo de relação não é sadia. E fiquei com vontade de ler para orientar minha filha do perigo deste tipo de relacionamento. Gostei demais da resenha e do seu posicionamento.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  5. não sou muito de ler, mas esse livro me parece bem interessante e eu adorei o seu layout!
    http://rawr-it.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo falando sobre esse livro, mas não sabia exatamente do que se tratava.
    Acho que as atitudes dos personagens me incomodariam, não sei, mas parece ser bom pra ler pra quem quer entender mesmo quem passa por isso e se orientar.
    Vou tentar ler e tirar minhas conclusões!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Relacionamento abusivo é coisa séria e sob pretexto algum deve ser romantizado. Eu já havia ouvido falar da trilogia há um tempo (sucesso real no Wattpad), mas depois que soube que a personagem estava inserida em um relacionamento do gênero, virei o nariz. Eu não leria — ainda que a leitura fosse de bom agrado — e muito menos recomendaria, especialmente na sociedade de hoje em que se luta tanto para desconstruir relacionamentos abusivos, machismo e etc. Acho que After poderia ter saído como uma história legal para jovens e adolescentes sem apelar para um cara que passa da linha de idiotice para alguém que tem problemas sérios e reais.

    XOXO,
    Cartas para Carolaine // @cartasparacarolaine

    ResponderExcluir
  8. Ooi!
    Eu já ouvi falar desse livro, mas sempre positivamente, sempre como recomendação e etc. Mas lendo sua resenha, ótima por sinal, não me despertou a vontade de ler sabe? hahaha Não é um livro que eu leria e tenho certeza que não iria gostar haha
    Gostei da sua resenha e do seu posicionamento em relação ao livro, parabéns!
    Abraços
    Raphael Netto
    https://aestantedosgemeos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A possessividade não me incomoda tanto mas essa de humilhar a menina e ficar fazendo gracinha? Não tenho paciência. Desanimei ainda mais sabendo que são seis livros do mesmo casal

    ResponderExcluir
  10. Livros com essa temática são muito intensos e acabam por meio que chocar quem os lê e as vezes viram uma grande polêmica a respeito da divulgação dos relacionamentos abusivos ao invés de alertar quando isso acontece que não deve ser algo normal! Adoro esse tipo de leitura, acho que ao mesmo tempo que dá um sacode nas pessoas é uma leitura muito agradável (mesmo tendo dor e sofrimento)

    ResponderExcluir
  11. Ola,
    Eu comecei a ler esse livro, muito tempo atras, bem quando lançou, mas nem cheguei de terminar, pois não aguentava, não pretendo voltar a leitura, e eu achei muita sacanagem a Tessa não ter terminado com o namorado dela, para poder ficar com o Hardin.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kemmy!
    Já conheço esse livro, mas nunca tive interesse em lê-lo!! Não gosto de personagens que são babacas completos e de mocinhas sem personalidade!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Eu não gosto de "babaquices do protagonista"
    Agora fiquei me perguntando se vou mesmo gostar desse livro hahaha
    já li que varias resenhas que super elogiava, e parece que você foi a poucas
    que foi sincera

    ResponderExcluir
  14. Relacionamento abusivo é realmente uma coisa bem triste, e quem está de fora só julga e não entende. Bem, falando nisso de fora eu não entendo a postura da personagem, ela deveria deixá-lo, mas como julgar né. Que pena que o final não foi algo super empolgante. Gostei da resenha mas não me interessei tanto pelo livro.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!