date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Abandonei sem dó #1

03/02/2017

Abandonei sem dó #1

03/02/2017
Desculpem a qualidade e não desistam de mim ♥

Olá, pessoas. Hoje estreia uma nova coluna aqui no blog, que não terá uma periodicidade definida mas que pretendo trazer sempre que acumularem 4 ou 5 leituras que abandonei. Espero que gostem e me contem se tiveram experiência semelhante com os livros ou se, pelo contrário, amaram as leituras!

Vamos entender um pouco os motivos de eu ter abandonado esses quatro livros acima?

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo 
(Benjamin Alire Sáenz)

Por que é bom? Porque trata de um assunto pelo qual eu tenho me interessado ultimamente, que são os livros com temática LGBTT.

Por que é ruim? Porque a narrativa é lenta, até um pouco sem sentido em alguns momentos, arrastada, monótona. Li mais da metade e ficava me perguntando "por que eu tô lendo isso?"
Os diálogos são fracos e o foco é desviado na tentativa de criar um mistério, mas a verdade é que o ponto principal da obra acaba se perdendo. O narrador é chato, teimoso, infeliz e reclamão. Como eu comentei com alguém, de reclamona e teimosa basta eu! Quero ler livros com personagens menos chatos. Talvez se fosse inteiramente narrado pelo Dante seria melhor. Ele até que conseguiu me cativar um pouco.

Você pode sofrer ver mais sobre a obra aqui

Cartas de amor aos mortos (Ava Dellaira)

Por que é bom? Porque é um livro juvenil que trata de perda, culpa, superação e deixa o romance em segundo plano, que é algo que eu gosto bastante; há referências a ótimos artistas e pode ser uma boa pra quem quer se aventurar nesse mundo. Também é narrado em forma de cartas, o que tecnicamente deveria deixar a leitura mais fluida e gostosa. No entanto...

Por que é ruim? A protagonista, Laurel, não tem personalidade própria. Como a irmã morreu e ela a admirava muito, passa boa parte do tempo se culpando por não ser a irmã e tentando ser ela. As cartas começam a ficar sem foco depois de um tempo e a narrativa é extremamente lenta, quase parada. Você lê e sente que não chega a lugar nenhum, sabe? Há um mistério a ser desvendado, mas houve tanta enrolação que nem me preocupei em descobrir.

Você pode sofrer ver mais sobre a obra aqui

Loney (Andrew Michael Hurley)

Por que é bom? Porque a capa é bonita. Só isso mesmo.

Por que é ruim? Porque até o momento em que decidi abandonar a leitura, não encontrei muito do que estava na sinopse. Sim, estava sendo narrado como foi estar no Loney há anos atrás, mas o autor jogou tanta informação que chegou a um ponto que eu não sabia mais qual era o objetivo dele. Acho que nem ele sabia. O que mais me intrigou na sinopse foi o fato de terem encontrado restos mortais de uma criança e pelo jeito não cheguei nem perto de ler sobre isso. Creio que o autor quis enfeitar demais e acabou deixando o livro maçante e sem pé nem cabeça.
Tudo gira em torno da fé dos personagens; a mãe do protagonista é altamente religiosa e arrogante; os únicos personagens que chegaram perto de me cativar foram os padres Wilfred (que morreu, aliás - e isso não é spoiler) e Bernard. Li pouco mais de 100 páginas, esperando que melhorasse, mas na verdade só perdi meu tempo.

Você pode sofrer ver mais sobre a obra aqui

Quem me roubou de mim? (Pe. Fábio de Melo)

Por que é bom? Porque eu amo as mensagens do Pe. Fábio de Melo e acreditei que um livro escrito por ele seria tudo que eu precisava ler, em especial porque trata de relacionamentos abusivos e como nós podemos voltar a nos pertencer, sem precisar de uma segunda pessoa para nos sentirmos felizes.

Por que é ruim? Porque o conteúdo é altamente religioso (mas ele é um Padre, duh). Sim, eu sei, mas acredito que não precisamos necessariamente de religião para nos encontrarmos e sermos donos de nós mesmos. Mesmo ele sendo Padre ele poderia facilmente ter abordado essas questões sem puxar tanto pro lado religioso.
Há muitas frases clichês, frases que todo mundo já ouviu e todo mundo sabe que não "funcionam", por assim dizer. A ideia de ter os relatos verdadeiros é ótima mas acaba ficando repetitivo, pois no fim a lição de todas elas é a mesma. Talvez se ele tivesse colhido os relatos e só no fim mostrasse as lições por trás daquilo ficaria melhor.

Você pode sofrer ver mais sobre a obra aqui

PS: continuo amando o Pe. Fábio de Melo e achando que ele tem mais é que ser pop mesmo (alô Snapchat!). Tenho outro livro dele aqui que pretendo ler.

Vocês já leram ou tentaram ler algum desses? Gostaram ou também odiaram? Concordam comigo ou discordam veementemente? Me contem!

Top Comentarista fevereiro 2017

Acompanhe o blog nas redes sociais:

36 comentários:

  1. Olá, Kemmy.
    Que bom que consegue abandonar. Eu leio e sofro até o fim hehe. Só li dois desses, Loney ainda bem que abandonou porque foi o prior livro que li o ano passado. Só vale pela capa mesmo. E Quem me roubou de mim? eu até que gostei. Já sabia que ia ser mais ou menos isso mesmo hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá, Kemmy! Nossa, eu abandonei muitos poucos livros. Para eu abandonar um livro, o mesmo tem que ser muito ruim. É muito raro acontecer, no entanto às vezes acontece né. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oláá! Tudo bem?
    Ah, mas que coisa.. triste quando essas coisas acontecem né.. Poxa, sabe que eu quase comprei Carta de amor aos mortos e Aristóteles e Dante? Acho que agora estou até com um pé atrás...
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Kemmy!
    Como não li nenhum dos livros que citou, nem posso opinar muito, mas tenho um princípio: nunca abandono um livro, gosto de ir até o final para poder falar com propriedade do porque o livro não ser bom.
    Mas entendo quem abandona a leitura, afinal, é bem como falou, algumas pessoas acham que estão 'perdendo tempo' lendo algo que não vai dar em nada.
    Gostei da nova coluna.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.” (Heráclito)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Também abandonei "Carta de amor aos mortos", quero tentar dar uma chance esse ano, mas acho pouco provável que eu goste da leitura.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kemmy!
    Todo mundo se decepcionou com Loney, pelo visto.
    Eu gostei muito de Ari e Dante e estou louca pra ler Cartas de Amor aos Mortos. Pena que nenhum dos dois funcionou pra você :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Promoção Quatro Anos de Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Muita gente fala tão bem de "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo". Cheguei a ficar bem curiosa com a leitura, mas uma pena que o ritmo é lento... é tão cansativo. As vezes o livro é curto e você não consegue terminar de jeito nenhum.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  8. Kemmy, eu adorei o seu post! ahahaha

    Desses que você listou, eu só tenho Loney, porque os demais eu já sei que nem me interessam mesmo, então nem perdi meu tempo e meu dinheiro comprando. E também já vi que esse livro divide opiniões, por isso eu não li ainda.
    Mas se um livro não me ganha, eu também abandono sem dó! rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Kemmy, tudo bem?
    Preciso começar te parabenizando porque a sua ideia para essa coluna é maravilhosa. Não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros que você abandonou e até hoje não abandonei nenhum tbm kkkkk mas é claro que quando acontecer, lembrarei de comentar com você nessa coluna. Beijos e mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu ainda não li (nem abandonei) nenhum dos livros que você citou. Li um do Padre Fabio de Melo, chamado Tempo de esperas, que entrou pra minha lista de favoritos, mas ei que nem todos dele serão iguais a esse que gostei, pelo que já vi em resenhas.

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Também sou da opinião de que não somos obrigadas a ler um livro que não nos interessa. Abandono sem dó também!
    Já quaaase comecei a ler Loney uma vez. A intrínseca fez tanto auê como o lançamento desse livro! Quando fui ler resenhas só vi coisas negativas e acabei não embarcando na leitura. (ainda bem).
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Eu li Carta de amor aos mortos e não curti. Meu problema também foi com a protagonista. Quero muito ler Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo e Loney. Pena que não funcionou para você. Espero gostar.
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Quem me roubou de mim eu também abandonei apesar de estar gostando da leitura, acho que não era o momento pra ela. Carta de amor aos mortos eu tenho curiosidade para ler.
    Eu abandonei a série House of night da PC CAst, uma por ser longa e outra pq os personagens morriam e reviviam demais, o que me deixava bem confusa rsrs

    ResponderExcluir
  14. Finalmente eu consegui aparecer por aqui!!! uuuuhuuuullll!!!
    E fiquei feliz, pois adorei o seu cantinho!

    Então, ler um livro se perguntando "pq estou lendo isso?" é bem bad. É o que eu estava sentindo quando estava lendo Alucinadamente feliz, conforme contei lá no blog.
    Uma pena que Cartas de amor aos mortos não tenha funcionado pra vc. Eu adoro esse livro! Realmente a Laurel fica perdida quando à sua personalidade, mas depois ela vai se encontrando... acho que tudo isso se deve à culpa, algo que só vamos entender mais pro fim do livro.
    E eu tenho ouvido muita gente falar mal de Loney, e olha que eu sou apaixonada por essa capa. Mas, diante das negativas acerca dele, acho que não o lerei nem tão cedo, shUIAhsUIHAs

    Beijocas, sua linda!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kemmy! Tudo bem?
    Eu tenho muita dó de abandonar um livro, mas já fiz isso algumas vezes. No entanto, tenho dificuldade em admitir que abandonei a leitura, então prefiro deixar na pilha de "parados momentaneamente", rsrs.
    Desses que você mencionou eu não li nenhum, mas tinha vontade de conhecer Loney. Nem sei mais, viu, são tantos comentários negativos que esse livro recebe..
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Já ouvi falar de Loney, e realmente acho que nem passaria perto dele, a história tem coisas que não curto. Assim como você também desisto de alguns livros, porque a vida é curta de mais para ler coisa ruim hahaha
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Kemmy, tudo bom?
    A propósito, adorei a coluna, bem original e acho que poucos leitores compulsivos admitem que já abandonaram vários livros. Enfim, não li nenhum desses, pois geralmente ouço/vejo comentários negativos sobre as obras, mas fiquei bem curiosa sobre o livro do Pe Fábio. Não sabia que tinha escrito algo assim e, talvez, até leia <3
    Beijos
    Not Found

    ResponderExcluir
  18. Não li nenhum dos livros, mas tinha pensado ler esse livro do Padre Fabio de Mello.
    Mas como você acho que a religião não tem todas as respostas e sim a fé que tenho em Deus, que nunca me abandona e me mostra sempre a melhor solução.
    Gosto muito do Padre Fabio de Mello e achei que ele teria um dialogo simples e direto no livro, mas como você descreveu fez eu desistir de ler.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  19. oie como vai?
    Gostei da ideia do teu post, se eu abandonasse muitos livros até criaria uma coluna parecida, porque realmente a ideia é boa. Quanto aos livros, uma pena, alguns conheço pelos nomes, Lonely não imaginei que era ruinzin assim kkk

    ResponderExcluir
  20. Olá Kemmy, tudo bem?
    É bem difícil, mas de vez em quando, eu abandono alguns também...rs.
    Estava pensando em ler Loney, mas acho que vou deixar pra lá, rs.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Kemmy, achei bacana você trazer os livrinhos que você abandonou e os motivos, dos livros que você citou ainda não tive a chance de ler nenhum deles então não posso opinar sobre eles, mas tenho vontade de ler o primeiro *-*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Ainda não li nenhum dos livros da sua lista. Mas já li alguns comentários controversos sobre Loney.
    Até hoje não cheguei a abandonar nenhum livro, acredita? Espero continuar assim kkkk Mas já tive várias leituras arrastadas.
    Abraço!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Tudo bem,
    Eu acho o padre fábio de melo fofo, mas eu não leria o livro dele, até mesmo pq não sou cristã então nem me faz sentido. Assim que Loney foi lançado eu fiquei curiosa, mas depois ouvi críticas bem negativas e desisti dele. E cartas de amor aos mortos eu queria muito ler antes e continuo querendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá! Os três primeiros livros são muito comentados, uma pena que você não tenha gostado o suficiente para prosseguir a leitura!

    ResponderExcluir
  25. Oi,tudo bom?
    Achei bacana a coluna, eu já abandonei alguns livros, não foram muitos hahaha acredito que 3 livros se não me engano hahaha, dos livros que você citou não pretendo ler nenhum, já tinha ouvido falar de alguns deles como Loney, mas não despertaram meu interesse.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  26. Pelo o que tu descreveu de cada um, não senti vontade de ler nenhum. Essa nova categoria do blog é bem bacana, porque assim sabemos se vale a pena ler ou não, um novo embasamento além das resenhas. Muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Concordo com você quando diz que não precisamos especificamente de religião para sermos donos de si, acredito que quando isso acontece a religião é um suporte e não o centro de tudo, achei super legal você colocar isso. Dos livros acima o único que tenho muita vontade de ler é Loney! Adoro narrativas lentas e bem detalhadas!

    ResponderExcluir
  28. Oi.

    Os primeiros livros que você citou, vejo muitas pessoas falando que são ótimo. Eu até quero muito ler. Gosto muito de livros com a temática LGBT e quero muito ler Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo, também Cartas de amor aos mortos e Loney.

    ResponderExcluir
  29. Oiii linda, tudo bem?
    Eu sou louca para ler cartas de amor aos mortos, é o livro que mais me agrada, gostei muitissímo de ver a sua postagem e sinceridade, só abandonei um livro a minha vida toda e espero um dia voltar.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  30. Oie
    que pena que não gostou de Cartas de amor pois eu adoro e tem uma narrativa maravilhosa na minha opinião. Loney parece ser muito bom mas ao mesmo tempo lento

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Das obras que você apresentou aqui eu ainda não ali nenhuma. Confesso que fiquei um pouco decepcionada por encontrar Loney por aqui porque já vi excelentes resenhas sobre ele e tenho altas expectativas. Sei que varia de leitor para leitor, mas isso me deixou com o pé atrás.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  32. Oi, Kemmy!!
    O único livro que li desses que você abandonou foi Cartas de amor aos mortos. Eu conseguir terminar a leitura mais concordo com você a Laurel ficava remoendo muito a morte da irmã colocando ela num pedestal!! Que sinceramente ela não merecia!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  33. Se tem uma coisa que não faço, pelo procuro não fazer mais é abandonar livros. Eu fazia isso, mas agora eu leio, nem que seja maçante, nem que eu demore, eu leio. Exemplo foi um livro que comecei no finzinho de Dezembro e só terminei agora, Passos Perdidos é o nome dele, mas terminei..rs. Dos que você citou não li nenhum, quero muito ler Carta de amor aos mortos, ele já está na meta deste ano. Tenho muita curiosidade com Loney, que pena que não funcionou com você, ri no Por que é bom? Só a capa mesmo...rs... Gostei do post.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma dificuldade danada de abandonar livros! Da uma tristeza... Demoro, mas vou até o fim da leitura. Quem sabe eles não me surpreendem no final. Mas admiro você por isso! Ninguém é obrigado né? kkkkkk

    ResponderExcluir
  35. Assim como você eu também abandonei Cartas de amor aos mortos, fiquei super aniamada com as resenhas que vi por ai
    O livro é bom, ainda pretendo ler... mas de fato a personagem que tem mais foco no livro é bastante sem personalidade
    em outra palavras bastante sem sal

    ResponderExcluir
  36. Eu não li nenhum livro dos citados. Só conheço cartá de amor aos mortes da resenha que foi postada no meu blog e a resenhista amou a livro - deu 5 estrelas para ele, mase isso que é bom na literatura, a divergência de opiniões. Eu raramente abandono um livro, mesmo que não gostei vou até o fim. O livro que um dia larguei na metade e até hoje não terminei: o terceiro volume de senhor dos anéis e acredite, até hoje sou massacrada por isso, as pessoas não aceitam que você não goste do que elas gostam. Mas você está certa, temos que expressarespeitar nossa opinião.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!