date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Perdoe-me! [Contos dramáticos] - Vários autores

17/01/2017

{Resenha} Perdoe-me! [Contos dramáticos] - Vários autores

17/01/2017

"Nossa vida é um palco de um drama eterno!" (J. J. Kellatw)

Antologia do Selo Editorial Antologias Brasileiras - reúne 20 contos dramáticos, baseados em casos reais.

Perdoe-me! Contos dramáticos

Organização: Rô Mierling
Skoob
Avaliação: 3/5
105 p.


Recebi a antologia Perdoe-me! Contos dramáticos da autora Nuccia de Cicco, que foi parceira do blog em 2016. Ela escreveu o conto Depois do jantar e eu logo falo sobre ele pra vocês.

Perdoe-me é uma antologia de contos que têm como cerne o perdão (jura?)
Casos inacabados, relações rompidas, traições... Várias são as causas que levam os personagens a pedir perdão, no entanto nem sempre são atendidos. Os finais são engraçados, tragicômicos, tristes, macabros... Não seguem uma linha só, afinal são diversos os autores.

"Há palavras que doem mais que um chute ou soco" - Beni e Luci (José Martins Filho), p.37.

O que posso dizer especificamente de Depois do jantar (Nuccia de Cicco) é que quem ler irá se surpreender não uma, não duas mas ao menos três vezes. A trama fala sobre relacionamento abusivo e as formas que as personagens - mãe, pai e filha - lidam com ele. Eu esperei 3 finais ao decorrer do conto, e ao final real percebi que a autora me enganou direitinho - ou eu fui muito boba pra não entender exatamente o que aconteceria. Não estou falando isso porque é da autora que enviou o livro, mas sim porque o conto é muito bom mesmo. Parabéns, Nu. Sempre me surpreendendo!


Capa do livro Perdoe-me! Contos dramáticos

Por se tratar de contos já havia ficado claro que de alguns eu gostaria mais e de outros, menos. Por esses contos terem sido escritos por vários autores isso fica ainda mais evidente. Não vou falar sobre os contos que não gostei, mas quero dar destaque para:

Redenção (Adnelson Campos): só digo que o Pedro, protagonista, é burro demais! Vontade de entrar no livro e dar uns tapas nele. Chega a dar pena do quanto ele fica cego pelo vício.

A memória falhou (Giuliana Paixão): ah, os relacionamentos! Nem sempre são como a gente quer ou imagina que são...

Perdoe-me, filha (Lorena Caribé): uma carta muito bonita escrita de um pai para sua filha. Posso estar enganada, mas a impressão que tive é que a autora escreveu como se fosse o próprio pai falando com ela. Cheguei a me emocionar.

Trecho do conto Razões do silêncio - Bruno Nascimento

Tragédia anunciada (Márcio Muniz): um rapaz tímido e humilde que sofre com as voltas que o mundo dá.

A verdade da dor (Taís Martins): parece que a autora escreveu o que vinha na cabeça, sem se importar muito com a ordem ou o sentido das frases, mas no fim ficou algo bem interessante e reflexivo.

A edição está bonita, apesar de não ter entendido muito bem a relação da capa com os contos, que estão organizados em ordem alfabética por nome de autor. Infelizmente encontrei alguns erros de revisão que poderiam ter sido evitados. As páginas são amareladas e a fonte tem tamanho médio - minha única ressalva: a fonte escolhida não foi das melhores e em alguns momentos senti minha visão "embaçada" e tive dificuldades para ler, talvez por causa da serifa da fonte. 

Em suma, Perdoe-me! Contos dramáticos é um livro indicado para quem gosta de literatura nacional, para quem quer conhecer novos autores e, em especial para quem possui uma sensibilidade aumentada para problemas alheios.

Acompanhe o blog nas redes sociais:

10 comentários:

  1. Oi, Kemmy!
    A resenha ficou ótima! Eu lembro quando escrevi o conto e mostrei para um leitor beta na metade e ele deu o final exato em que eu pensava... Fiquei triste e foi aí que decidi mudar o fim, mas não sabia como! Os personagens meio que chegaram lá sozinhos! XD Muito obrigada pela leitura e divulgação da antologia! Obrigada também pelo apoio e parceria ano passado! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Não conhecia o livro, mas não sou muito fã de contos, mas gostei bastante da premissa levar as diversas situações ao perdão. Acho que é fundamental hoje pedir perdão, arrepender-se das decisões erradas que tomamos e gostei bastante de ver isso refletido no livro.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Não sou muitooo chegada em contos, mas tem uns que acho bem legais. Essas coletâneas acho ótimas. É legal ver como cada autor consegue discorrer sobre o mesmo assunto de formas beeeem diferentes. Fiquei curiosa pelo conto da Nuccia!

    Beijos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da proposta do livro! Gosto de livros com vários contos, e esse ainda tem a questão de serem com autores nacionais, acho importante incentivarmos os autores locais! Fiquei bem curiosa para conhecer todos os contos do livro!

    Blog aboutbooksandmore.blospot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros relacionados a contos apesar de ter lido poucos e já soube me apaixonar por ótimos contos claro, acho que esse é bem provável que seja bom pelo pouco que li aqui a respeito adoraria ler.

    ResponderExcluir
  6. Kemmy!
    Adoro livros de contos e como o tema é perdão e alguns falam sobre relacionamento abusivo, gostaria de ler a opinião de cada autor sobre os temas e saber o que cada um pensa através de seus contos.
    Desejo uma ótima semana!
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei do tema abordado, o perdão, palavrinha fácil mas que difícil executá-la. Gostei do enredo do contos, gosto quando um autor te surpreende, vai totalmente ao contrário do que o leitor imaginou. Pelo título e sua pequena descrição me interessei por dois: Tragédia anunciada e A memória falhou.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  8. Sou tipo de pessoas que adora livros de contas, antes eu achava que era tipo de livro que não surpreende por serem mais rápidas do que livros tradicionais, podemos dizer assim. Mas ao decorrer do tempo passei ler e percebi que SIM é possível ter conteúdo bacana, e achei esse bastante interessantes, afinal se trata de aspecto importantes, relacionamentos abusivos e tal. Voce falou da capa, bem... pelo que li na sua resenha, acho que capa tem haver mais forma de olhar o livro, digo, você não olhar só pela historia que tá escrita, mas além dela. Ai descobrira o porquê da capa

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Eu não conheci o livro ainda, gosto muito de contos, e a temática do perdão é bem interessante, gostei muito, estou curiosa para ler os contos e gosto muito de ler nacionais.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Gosto bastante de contos!! Mas sinceramente não me senti instigada a ler esse livro!! E também não gostei muito da capa não achei condizente com a história!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!