date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} O meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos

26/01/2017

{Resenha} O meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos

26/01/2017
o meu pé de laranja lima livro
Título: O meu pé de laranja lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos
Ano: 1970
Páginas: 195
Skoob
Avaliação: 4/5

Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.


Zezé é um menino "atentado" de seis anos, e como dizem alguns vizinhos, o capeta é seu padrinho.
No entanto, ele também é muito esperto: aprendeu a ler sozinho e nem ele nem ninguém sabe explicar como isso aconteceu. Dotado de uma imaginação típica das crianças, ao descobrir que ele e sua família vão se mudar, demonstra receio que um morcego que habita o quintal de sua casa não saiba como encontrá-lo, mas seu sábio tio Edmundo lhe explica que se o morcego gosta mesmo do protagonista, há de encontrá-lo.

Não sei vocês, mas na infância eu e minha irmã tínhamos a mania de apontar casas e carros e dizer que "é meu", "não, eu vi primeiro" etc. E esse livro me deu uma enorme nostalgia nesse sentido, pois ao conhecer a nova casa os irmãos mais velhos de Zezé acabam "ficando" com as árvores da frente, enquanto só sobra um pequeno pé de laranja lima para o caçula, que fica chateado. Mas isso muda quando ele descobre que o pezinho fala! E apenas ele pode ouvir, o que é ainda mais legal.

Por ser arteiro, Zezé apanha várias vezes, tanto de seus pais quanto de seus irmãos mais velhos. E é no pé de laranja lima que ele encontra um amigo, um conforto para suas dores e incertezas. Além dele, ele acaba conhecendo e se tornando amigo do seu Portuga, um homem que desperta nele o que há de melhor

... ...

A história de Zezé é emocionante e me peguei chorando em diversos momentos. Uma criança tão pura, arteira como as crianças devem ser, que é punido e nem sempre entende os motivos das surras que leva. Às vezes a solução poderia ser tão simples, mas os adultos acham que tudo se resolve com agressão física.

Meu Deus! Por que a vida há de ser tão dura para uns?...

Zezé me mostrou que a felicidade está nas coisas simples e que mesmo ele vindo de uma família bem pobre, com sua imaginação ele pode enriquecer seus dias. Ao conhecer o Portuga, ele também aprende e ensina o que é a empatia e a amizade verdadeira, tornando-se uma pessoa melhor. O Portuga o trata como filho e pela primeira vez nosso pequeno protagonista se sente amado de verdade.
O final foi inesperado e emocionante. Aviso que deixem os lenços preparados! A pureza de uma criança narrando uma história é sempre algo belo de se ler.
Apesar de parecer uma obra direcionada às crianças, não se engane: essa leitura deveria ser obrigatória para as pessoas de todas as idades, em especial àquelas que estão ocupadas demais para distribuir amor para os mais jovens.

Acompanhe o blog nas redes sociais:

19 comentários:

  1. Sua resenha me lembrou que quero muito ler este livro. Quando criança via o filme deste livro, ainda em preto e branco, mas lembro muito da história pois era muito triste e marcante. Mas aprendi muitas coisas com este filme e uma delas foi dar valor ao que tenho pois (eu era criança ba época) quando via a natal daquela família, sem presentes e sem uma mesa farta, percebia o quanto eu era afortunada.
    Amei sua dica.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Esse livro me remete muito à minha infância <3 Amo muito!
    Ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nunca ouvi falar do livro, mas me parece bem interessante, apesar de não ser o tipo de livro que eu esteja acostumada a ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kemmmy.
    Só vejo comentários positivos sobre esse livro e quero muito ler ele. Eu também tinha essa manina de gritar eu vi primeiro é meu kkk. Acho que toda criança faz isso hehe. Gostei bastante da sua resenha.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho o ebook salvo no meu celular desde o ano passado por causa das acusações de pedofilia que surgiram com o lançamento da musica Zeze pela cantora coreano IU (na minha opinião são acusações bem infundadas, somente porque na música IU interpreta a árvore e a árvore diz coisas como "suba em mim", mas hey, é uma árvore!), mas enfim, em meio a tantas discussões sobre o livro eu baixei para ler mas deixei de lado, você me lembrou agora que eu tenho que ler.
    Beijos e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Kemmy =)

    Li esse livro na infância e confesso que não me recordo direito da história rs... Acho que estou precisando reler ele.


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi Kemmy! Que resenha linda, bateu nostalgia aqui porque quando criança eu gostava de um antigo filme que era uma adaptação do livro. Quando digo que era antigo, era antigo esmo rsrsrs Desde então sempre tive vontade de ler o livro, mas nunca consegui! Vou tentar conferir esse ano!

    Adorei a resenha

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Aiii esse livro me traz uma saudadezinha da minha infância menina, espero um dia poder reler e ter na minha estante, ótima resenha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Parece ser tão fofo, morro de vontade de ler esse livro até hoje.
    Lembro, acho que era a Band, que passava a novelinha quando eu era mais nova.
    E tadinho do Zezé gente, como o tio fala uma coisa dessa do menino? HAHAHA
    Amei a dica!

    tenha um ótimo final de semana :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Oiiee

    Que fofura de resenha, adoro essas histórias que nos ensinam a apreciar as pequenas e boas coisas da vida. Ás vezes queremos tanto que esquecemos de olhar para o lado e ver a sorte que temos.
    Ótica recomendação, achei super fofo.

    Beijos

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, quero muito ler esse livro e não tinha lido nenhuma resenha desse livro até agora.
    Me prendeu do começo ao fim, amei!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Ainda não li O Meu Pé de Laranja Lima, mas quero muito. Muitos amigos falam super bem, dizem que a leitura marca o leitor. Sua resenha também foi bastante positiva. Enfim, quero conhecer e espero gostar.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Menina que resenha linda e que obra maravilhosa. Tenho vergonha em falar que nunca li esse livro apesar de já ter ouvido muito falar dele. Vou remediar isso o quanto antes. Beijos

    ResponderExcluir
  14. eu chorei de desidratar lendo esse livro... uma das partes que mais me tocou foi quando ele fala que 'vai se jogar' na frente do trem, eo motivo que o levou a pensar isso... a parte final me deixou em frangalhos... TT_TT
    uma das melhores leituras da vida...

    ResponderExcluir
  15. Todo mundo sempre fala bem desse livro. Eu não sabia sobre o que ele falava, mas agora fiquei morrendo de vontade de lê-lo. Ele me lembrou O Pequeno Príncipe, que é outro livro que eu amo. Parabéns pela resenha, ela foi muito bem escrita.

    Beijo,
    http://subscrevendome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Caramba!
    Li esse livro quando criança... 40 anos atrás! Lembro-me de ter me emocionado e gostado muito. Mas, o tempo passou e muitas das recordações se foram. Me deu MUITA vontade de ler novamente e relembrar todo o sentimento sentido. com novas perspectivas, mais adulta...ou não. xD

    Amei a resenha, muito envolvente.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu voltei para a minha infância com essa resenha!
    Lembro que reli essa história uma dezena de vezes, é um dos meus livros infantis favoritos, igualando com Coração de Onça e Pollyanna ❤
    Fiquei com vontade de reler essa história tão fascinante e fico feliz que você tenha gostado tanto quanto eu.
    Os trechos que você selecionou são lindos...
    Parabéns pela postagem e obrigada por essa resenha ^^

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí e sempre tive curiosidade, mas confesso que nunca parei para saber mais sobre a história. Agora lendo sua resenha fiquei ainda mais animada com a obra, pois realmente parece ser uma história bem emocionante e o protagonista parece ser cativante. Enfim, amei a sua dica de leitura e assim como você e sua irmã eu também escolhia casas e carros com meu irmão kkkkk
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Olá Kemmy, tudo bem?

    Achei muito legal a capa do livro, nunca tinha visto esse livro e confesso que fiquei bem interessado e curioso para ler a obra após tomar conhecimento da sua resenha. Fiquei animado, parece ser uma história envolvente e emocionante, bem cativante. Adorei a sua dica!
    Bjuss

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!