date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Debate do mês} Vencedores de promoções devem ser avisados por e-mail?

18/07/2016

{Debate do mês} Vencedores de promoções devem ser avisados por e-mail?

18/07/2016
Olá, pessoas!
Eu não lembro como, mas há alguns anos descobri os sorteios de livros na blogosfera. No começo não acreditava muito, não. Mas depois de ser a vencedora de um deles e receber meus prêmios em casa, não parei mais de participar! De lá pra cá, recebi diversos e-mails com a feliz informação que havia sido a vencedora de determinada promoção. Legal, né? Participar de um sorteio, muitas vezes nem lembrar dele e de repente receber uma notícia boa dessas ♥
Mas nem sempre é assim. Continue lendo para entender a enquete que rolou por aqui no mês passado e que gerou o debate desse mês.



Todos os sorteios possuem regulamento, certo? E a maioria deles solicita um e-mail válido que seja acessado com certa regularidade, para que o organizador consiga entrar em contato com o vencedor (que deve responder o e-mail em, no máximo, 3 dias - em geral). No entanto, alguns blogs deixam claro que o resultado sairá em determinado dia e que o vencedor deve conferir no blog ou nas redes sociais e então enviar uma mensagem dizendo

- Oi, eu vi que fui vencedor da promoção X e gostaria de saber como fazer para receber meu prêmio.
(?) 

Os organizadores que fazem isso geralmente alegam que o sorteio é para beneficiar quem realmente acompanha e lê o blog, justificando assim a falta de aviso. Você concorda com isso?

Bem, o resultado da enquete do mês passado foi o seguinte:


Sinceramente, eu achei que o resultado seria unânime: sim, os vencedores devem ser avisados! Mas houve uma pessoinha que concorda que apenas quem acompanha de verdade deve ser beneficiado. Vamos debater isso, então?

POR QUE AVISAR OS VENCEDORES?


Deixar claro que não será avisado pode afastar participantes: imagina uma pessoa que está participando de 10 sorteios diferentes. Ela tem vida social. Ela tem outras milhares de coisas pra fazer. Ela não tem tempo de ficar verificando todos os blogs em que participa de sorteio. Se ela sabe que não será avisada, pode desistir de participar pelo simples medo de perder seu prêmio;

Muitas pessoas conhecem blogs através de sorteios: eu sou uma delas. A blogosfera é gigante, gente. Mesmo que a gente queira, não dá pra acompanhar todos os blogs que gostamos. Quando eu ganho um sorteio e recebo meu prêmio corretamente, começo a ver o blog com mais admiração ainda e passo a participar de forma ativa no blog e nas redes sociais;

Estreita o relacionamento blogueiro-leitor: quando o blogueiro "se dá ao trabalho" de notificar o seu leitor, isso cria um tipo de vínculo. A forma como a notícia é dada também mostra a importância que o leitor tem para o blog e isso faz com que aqueles que já acompanham se mantenham sempre presentes.

POR QUE NÃO AVISAR?

Porque existem pessoas que só participam dos sorteios e somem: sim, todos sabemos que isso existe e existe MUITO. Mas é a vida. Nem tudo são flores. Mesmo sabendo que muitas pessoas só visitam meu blog por causa dos sorteios, eu ainda prefiro continuar avisando os vencedores por e-mail.

Em suma: em geral, promoções são feitas para PROMOVER o trabalho de alguém. Promover pra quem? Pra quem ainda não conhece o trabalho, claro! É interessante fazer algo apenas para premiar quem já acompanha o trabalho? É. Mas então não coloca como regra "seguir o blog ou determinada rede social", afinal se a pessoa ainda não seguiu, é porque ela não acompanha, certo?

Espero que tenham entendido meu ponto de vista. Comentem aqui o que acham de cada uma das situações. Se você é blogueiro, me conta se você avisa ou não e quais os motivos :)

Acompanhe o blog nas redes sociais:

19 comentários:

  1. Oie

    Gostei muito do post!
    Eu sempre aviso por e-mail ou mensagem no face o ganhador da promoção. Pelo menos no meu caso, não acho merecedor do prêmio somente quem está sempre comentando no blog.
    Uma coisa boa que percebi e vc citou no post é que muitos leitores conhecem o blog por sorteios (eu conheci o seu assim) e alguns dos ganhadores das promoções que fiz não seguiam meu blog e passaram a seguir. Legal isso!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!
      Realmente, eu conheço muuuuitos por conta dos sorteios e acho muito justo avisar os vencedores :) legal saber que você conheceu o Duas Leitoras assim!

      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  2. Olá, Kemmy.
    Eu participo bastante de sorteios e já ganhei vários. Eu prefiro ser avisada porque nao é todo dia que a gente consegue entrar em todos os blogs. Mas tem blog que não avisa mesmo. Ainda quando publicam o resultado ainda dá para conferir. Mas tem uns que nem isso fazem, só publicam na postagem do sorteio dai a gente nem sabe quando ganhou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sil!
      Teve um que deixei salvo nos favoritos e acompanhei por dias, só depois de um mês que descobri que o resultado tinha sido divulgado no próprio post ¬¬ mas tudo bem, vida que segue haahah

      Excluir
  3. Concordo plenamente com você! Eu já ganhei sorteio 2 vezes. Na primeira, ainda era noob nesse negócio de promoção e fiquei visitando o site (era na fase de twitter ainda até) o tempo todo. O segundo eu recebi o e-mail e fiquei "what??" porque nem lembrava que estava participando. E olha que eu visitava bastante o blog! Só que o sorteio demorou tanto tempo pra acontecer que acabei esquecendo mesmo. Isso acontece, ninguém é obrigado a visitar o blog frequentemente só pelo resultado, é desanimador e totalmente sem necessidade. A intenção das promoções é que conheçam nossos blogs, isso já nos basta, ter tempo pra visitar constantemente não é algo que todo mundo tem né, não custa nada do nosso lado de blogueiro dar a notícia boa!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Carol! Acho que tem que se colocar no lugar do outro. Assim como não quero que façam comigo, não faço com os outros :)

      Excluir
  4. Oi Kemmy, tudo bem? Assim como você também não acreditava nesses sorteios no começo, mas depois que passei a ganhar acreditei hahahha. Já perdi as contas de quantos livros e prêmios já ganhei na blogsfera <3 Mas também deixei de receber alguns (afz, mas acontece)
    Eu acho super justo avisar o ganhador. Tem sorteio que demora tanto para acontecer que fica difícil de acompanhar o término dele. E não acho que o sorteio seja só para quem efetivamente participa. Ele é para chamar novos leitores também. Se assim não fosse, a gente nem divulgava né? hahah, postava só no blog e pronto :3
    Adorei o debate =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Gi!
      Eu tô sofrendo pra receber um aí, teve um que até advogado se envolveu no meio :o mas sou assim, cumpro meus deveres e vou atrás dos meus direitos!
      Beijos

      Excluir
  5. Acho tão gostoso abrir o email e ter um cheio de surpresa. A correria do dia a dia as vezes nos impedi de visitar os blogs diariamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impede mesmo, Josiane. Muito bom receber esse tipo de e-mail :D

      Excluir
  6. Concordo com os temas expostos, pq é muito difícil verificar todos os blogs que sigo todos os dias pre saber se ganhei ou não uma promoção, sem contar monitorar o face, o twitter e o instagran!
    Quem avisa por e-mail mostra a preocupação com os participantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem gente que faz promoção em uma rede e anuncia em outra ¬¬ assim não dá! Tem que avisar sim :)

      Excluir
  7. OI Kemmy estive pensando nisso esses dias, acabei de realizar mais um sorteio lá no blog, e sempre avisei por redes sociais marcando a pessoa sorteada. Porém nesse ultimo avisei que seria diferente e que eu não avisaria, queria realizar o testes se as pessoas realmente se importavam com o blog ou estavam apenas pelo sorteio, alguns passaram para desejar o parabéns ao ganhador e isso me deixou feliz, mas a vencedora não apareceu, apenas depois que eu marquei a vencedora foi que ela apareceu, e quando fui conhecer a vencedora já que ela tinha um blog, percebi que era um blog basicamente de prêmios que ela ganhava de sorteios, não fiquei muito feliz, em saber que as vezes quem realmente ganha os sorteios são aqueles que participam apenas para isso, e não por acompanhar. Pensei então da próxima vez, modificar o sorteio, para que possa beneficiar quem realmente acompanha.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuanny! Infelizmente é assim, muitos dos vencedores apenas participam dos sorteios, não acompanham o blog :/ mas também não dá pra prejudicar quem realmente segue... realmente é um assunto a se debater haha
      bjs

      Excluir
  8. Oláá Kemmy, tudo bem?
    Primeiramente, amei o layout do seu blog, amo td clean assim e claro tua forma de escrita é muito boa! <3
    Sobre o debate, eu gostei muito e concordo como os pontos negativos e positivos apresentado e como vc disse é assim fazer o que, a vida segue né?!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3
      Amo esse tipo de layout!

      Beijos

      Excluir
  9. concordo com os temas e acho legal poder promover o trabalho de alguém porque sempre damos o maior

    ResponderExcluir
  10. Gostei do debate e acho que os ganhadores precisam ser avisados por e-mail sim. Concordo que tem gente que participa e some. Mas se essa pessoa ganhar, provavelmente ficará mais ligada no blog, esperando mais sorteios, e ao fim acabará participando (com exceções). Abraço. naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Rafael. Eu pelo menos sou assim hahah geralmente quando ganho algum sorteio viro leitora assídua do blog!

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!