date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Viagens} Diário de um intercâmbio: primeiras impressões

21/04/2016

{Viagens} Diário de um intercâmbio: primeiras impressões

21/04/2016
Olá pessoal!! Desta vez resolvi contar um pouco pra vocês sobre uma fase que foi muito importante na minha vida: o intercâmbio nos Estados Unidos =D. Acredito que na cabeça de quem já teve essa experiência passe um filme cheio de saudade quando lê algo relacionado, já na cabeça de quem ainda não fez deve ficar aquele monte de perguntas (que eu também fazia antes de ir):

"Será que vale a pena??? Será que lá é melhor que aqui??? Será que vai ser tudo baratinho pra eu me acabar de comprar, kkkk?? Será que eu vou conseguir me virar sozinha (o) em um lugar tão diferente e distante de tudo e todos???? Será????"

duvidas

Eram muitas perguntas mesmo... E como se não bastassem as aventuras que iria encarar lá, o meu destino se encarregou de iniciar a emoção antes mesmo de eu ir e me reservou um presente todo especial na terrinha do Tio Sam.. ;)

Mas chega de enrolação e vamos pra história de como como eu fui parar nos EUA.


Bom, pra começar eu nunca fui de parar muito quieta em um só lugar. Minhas andanças pelo “mundo” começaram quando eu entrei pra faculdade de Licenciatura em Química e tive que me mudar pra uma cidade que fica a mais ou menos uma hora da casa dos meus pais. Como não curti muito a Licenciatura eu transferi a faculdade (2 vezes) e por isso dei umas andadas pelo Sul até me fixar na cidade de Pato Branco, daí (cidade da Bozena) pra cursar Bacharelado em Química Industrial

No começo de 2013, eu estava cursando o último ano da faculdade e tinha até a data da formatura marcada (dia 15/03/2014), mas aí apareceram alguns desvios no meu caminho:
  • Me inscrevi no Ciência sem Fronteiras (CsF) devido à insistência de alguns amigos, mas não tinha expectativa nenhuma em ser aceita devido ao fato do meu inglês não ser lá dos melhores;
  • Fiz um concurso para a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e estava sonhando em passar pois não queria me formar e ficar desempregada.
Então, em outubro do mesmo ano, eu recebi a convocação do concurso: 1º lugar!!! Foi como um sonho, mas que se tornou bem menos doce em poucos dias. Tive que trancar metade das matérias do semestre, cancelar a colação de grau e me mudar para Curitiba.. tudo isso em menos de 30 dias =0.. mas no fim deu tudo certo e no dia 01/11 já estava trabalhando lá toda feliz!!!

Quando comecei a trabalhar decidi que não iria mais pro CsF e mantive essa decisão até que em um belo dia de fevereiro/2014 chegaram meus documentos de admissão e eu vi as fotos e o site da Universidade em que eu tinha sido aceita... Eu pirei! Parecia tudo tão incrível que eu só consegui chorar e não sabia se era de alegria ou de desespero... Liguei pros meus pais pra pedir um help...

Minha mãe chorou (de tristeza) e disse q me apoiaria em qualquer decisão, meu pai também disse isso (mas sem o choro)
Após pensar (e chorar) muito, e ouvir todo mundo dando sua opinião eu decidi aceitar a vaga na Indiana University:

Sample Gates

Então pedi demissão. Essa foi uma das coisas mais difíceis e provavelmente uma das mais loucas que já fiz, já que meu chefe me disse que em 35 anos dentro da empresa ele NUNCA, isso mesmo, nunca tinha visto alguém pedir pra sair!!! Mas mesmo assim ele também me apoiou, me disse que eu era jovem e que seria ótimo aproveitar essa oportunidade.

E daí em diante foi um mês bem cheio, trancando faculdade, cancelando a festa de formatura, arrumando documentação, tirando o visto (que saiu menos de 24h antes do meu embarque =|), comprando passagens e arrumando as malas. Nesse meio tempo tive a sorte de conhecer outra curitibana que tinha sido aceita na mesma Universidade. Combinamos de viajar juntas e conseguimos que nosso orientador nos colocasse para morar no mesmo apartamento, o que foi um alívio para o medo de fazer tudo isso sozinha que eu estava sentindo, kkkkk...

No dia 01/03/2014 embarcamos em Curitiba em direção a Indianápolis, nossas escalas foram em São Paulo e em Atlanta. Eu estava morrendo de medo de voar, era a minha primeira vez, mas a minha amiga Paola fez o tempo passar bem depressa e me acalmou até SP... Achei que teria problemas no voo pra Atlanta, já que nos separaram por algum motivo desconhecido, mas o voo em si foi bem tranquilo, dormi a maior parte do tempo, os únicos problemas foram: o frio que já tentou me matar dentro do avião durante a madrugada e a minha descoberta da culinária americana, uma decepção total.. Não gostei do tempero, tudo parecia bem diferente da nossa comida. Resumindo, fiquei com fome até o café da manhã, onde serviram coisas gostosas da Bauducco =D

Atlanta-Indy

Não tinha chorado no momento da despedida, acredito que estava meio em choque com tudo aquilo acontecendo, mas aí no meio da madrugada, dentro do avião, o coração apertou e senti uma saudade antecipada de tudo e todos que tinham ficado no Brasil... Me acalmei depois de um tempo e terminei a viagem dormindo e tentando roubar o cobertor do meu vizinho de poltrona, kkk.

Chegamos em Atlanta bem cedinho para passar na imigração e seguir para nosso destino final: Bloomington, no estado de Indiana. Estava EXTREMAMENTE frio minha gente, eu tive que abrir minha mala e tirar mais roupa pra vestir porque meus ossos doíam (não se esqueçam que já era praticamente primavera lá =0)...

Já no aeroporto tivemos nossos primeiros choques culturais, alguns bons como: descobrir o quanto os americanos são educados, que o sistema de aquecimento funciona muito bem, ver que quase tudo é automatizado, tipo torneiras, descargas, portas, etc... E outros um tanto estranhos, tipo: não existem lixeiras nos banheiros. Sim, você leu direito: lá o papel higiênico vai todo pro vaso sanitário; e um adicional: a comida em terra não é melhor do que a comida do voo =/ mas, fazer o que né? Vida que segue.

Na imigração foi tudo bem tranquilo, esperamos em uma fila gigantesca, mas o atendente foi super educado e fez apenas algumas perguntinhas de rotina e nos liberou. Então embarcamos para Indianapolis, capital do estado de Indiana e nossa última parada (de avião)... Chegamos no aeroporto e tudo era do mesmo nível, organizado, limpo e moderno. Nos perdemos um pouquinho para achar o local pra pegar o ônibus que nos levaria até Bloomington, mas em pouco tempo conseguimos destravar, falar com uma das atendentes e comprar nossas passagens.

Lá fora o frio estava cortando a pele, ainda pior do que em Atlanta e a viagem de bus foi uma aventura, pois a gente quase rodava na pista por causa do gelo. Mesmo assim ficamos admiradas com tudo, era uma paisagem que a gente nunca tinha visto...Muito linda!!! 

Indy-Btown

Quando chegamos em Btown descemos em um ponto onde (supostamente) nosso orientador estaria nos esperando para nos levar ao apartamento... Mas ele não estava e a gente não tinha ideia de que direção tomar pra chegar na nova casa. Pra ajudar a tempestade de neve tinha piorado muito e nós duas estávamos congelando.

Demorou uns 15 min e estávamos nos desesperando quando finalmente o nosso “querido” Anthony apareceu. Ele nos levou ao apartamento, mas com certeza não cumpriu sua função de orientador. Só o que fez foi nos largar lá na porta do prédio e nos dizer q no outro dia (segunda-feira) teríamos uma reunião e uma prova de nivelamento de inglês.
Entramos no apartamento, ele era todo mobiliado, super lindinho, e o mais importante, super quentinho... A vista da nossa janela também estava linda, mas além dos móveis não tinha nada. Não tinha água, nem comida, nem itens como copos, pratos e talheres... “E agora?” Essa foi a pergunta que soou pela casa...

Vista da nevasca

Como as duas estavam famintas e cansadas eu decidi ir atrás de alguém pra quem pudesse pedir informações. Lembrei de ter visto um senhor japonês na portaria do prédio e desci pra (tentar) falar com ele. Expliquei da melhor maneira que pude que a gente queria ir a um lugar pra comprar comida e ele, me deu um mapa do campus e indicou o caminho até um mercadinho.

Saímos tentando nos guiar e andar sem cair no meio daquela nevasca e por sorte conseguimos chegar no mercado. Lá tinha muita junk food (porcaria), mas quase nada que pudesse ser usado pra uma janta ou café. Escolhemos as coisas mais “normais” que encontramos: pão fatiado, mortadela, maionese, biscoito recheado, água e copos.
Voltamos pro apartamento e decidimos tomar um banho antes de comer e dormir.. Mas quem disse que seria fácil??? Kkkkkk... Os chuveiros de lá são todos à gás e o registro tem todo um esquema pra abrir. Resultado: ficamos as duas lutando um tempão pra fazer funcionar. Primeiro não saía água, depois saía mas só gelada, depois só fervendo... Foi mais de uma hora nisso, até que finalmente conseguimos.
Depois do banho, estávamos mortas e como não podíamos falar com ninguém devido a falta de internet, só comemos e nos jogamos na cama até o outro dia... E foi aí que tudo começou, mas isso é história pra outro dia =p

► E então pessoal, gostaram desse comecinho da história? Sei que ficou um pouco extenso, mas não dava pra não contar os detalhes então não me odeiem.. hehe.. Estou pensando em contar o resto dessa introdução e depois começar a fazer os posts em tópicos: por cidades que conheci, compras, e curiosidades... o que vocês acham??? Tem algum tópico específico pelo qual tenham mais interesse??? 

 Clique para saber como participar!

16 comentários:

  1. Adorei esse tipo de post! Serio, continua contando sobre a sua experiencia. Eu tenho muuuita vontade de estudar no EUA e como estou começando faculdade agora ainda tenho muitas dúvidas e esperanças haha. Sobre a comida: todo brasileiro que vai pro EUA reclama da comida.

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que gostou Vic!!! Logo, logo eu vou contar mais dessa aventura pra vocês!!! E se você quer mesmo fazer, não desista.. Tente os programas do governo que vão facilitar muito a sua vida ;)

      Bjoo <3

      Excluir
  2. Genteee, eu amo aventuras <3 eu estou muito curiosa para saber mais do seu intercâmbio. Eu gostaria de fazer intercambio um dia, mas não sei bem de qual maneira ir primeiro... Tenho minhas ideias planejadas aqui e entrego nas mãos de Deus.
    Conta mais, vai?!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Ruhh, se o programa do CsF continuar essa é uma ótima maneira de você conseguir ir sem ter que gastar rios de dinheiro!! Tomara que você consiga!!
      Em breve coloco aqui a segunda parte da história.

      Obrigada pelo comentário!!
      Bjo <3

      Excluir
  3. Gostei de ver sua experiência, intercâmbio é algo cheio de confusão, acho que não me cairia bem se adequar a outra família, morro de vontade de ir aos EUA, seu texto me fez querer mais ainda, amo o frio e quero muito fazer várias comprinhas lá, também morro de medo de avião rsrs até imagino o frio na barriga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito que não iria me adaptar em morar com outra família, mas como fui morar no campus da faculdade ficou beeem mais tranquilo... Se vc gosta de frio vai amar ir pra lá!!! ;)

      Excluir
  4. Nossa, que incrível. Você nunca pode dizer que sua vida é tediosa, porque tem é aventura viu kkkkkk eu nunca fiz nenhuma viagem pra outro estado, imagina pra outro pais. Admiro quem faz intercambio, deve ser mesmo uma troca de cultura imensa, alem de trazer muito conhecimento. E como não falar que foi uma boa ir logo pros Estados Unidos, um sonho ne. E essa faculdade? Eu babaria na hora kkkk
    Muito bom você compartilhar sua aventura.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tédio nunca!!! Só pra você ter uma ideia, hj eu estou morando na Paraíba fazendo Mestrado =D. Foi incrível fazer o intercâmbio, principalmente pra minha vida profissional. A Indiana University é linda, vou postar mais fotos de lá no próximo post.

      Obrigada pelo comentário querida.
      Bjo <3

      Excluir
  5. Adorei cada linha! Eu sonho com o dia em que sairei viajando por esse mundão a fora , e é sempre legal ler a experiencia das pessoas que já foram .Achei MUITO corajoso da sua parte ter largado tudo para ir , sério , muita gente não faria isso , largar o emprego que tanto batalhou para conseguir para poder se aventurar em outro país .Parabéns! Eu acho que se fosse comigo teria um mini surto quando chegasse lá , e outro mini-surto com o vacilo do seu orientador #Barraqueira kkkkkkkkPoxa custava nada ele ter ajudado mais você e tua amiga .
    Mal posso esperar pela continuação ♥
    blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Pathy!! As vezes ainda me acho louca por ter feito isso, mas aí lembro de tudo que conheci e tudo que aprendi e vejo que valeu a pena essa doideira toda, kkk. Logo posto a segunda parte, espero que continue gostando da história.

      Bjo <3

      Excluir
  6. Olá <3
    Otima postagem, essa é uma curiosidade que fica na cabeça de todo mundo né? Sempre bom relaxar essas pessoas haha <3
    Eu ainda sou muito nova para pensar nisso, mas no futuro, quero muito fazer <3

    Beijos, www.valentinices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dúvidas sempre rolam, mas a experiência vale muito a pena!! Quando tiver a chance não deixe passar ;) .. Obrigada pelo comentário! Bjo <3

      Excluir
  7. Muito bom o post, eu adoro ler sobre experiências em intercâmbio. Eu amo aventuras, quero conhecer o mundão e admiro bastante as pessoas, como você que vai atrás do seu sonho e não tem medo de sair da zona de conforto. Parabéns!
    Beijos,
    Mon Ami Poirot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lisandra!! Tb quero conhecer muitos lugares ainda, não gosto de rotina kkk...
      Bjos <3

      Excluir
  8. Que delícia ler todo esse relato minha linda..... ficar longe de você é imensamente complicado, mas não tinha ideia do quão complicado foi pra você também. Amando cada letrinha.... não esqueça de me avisar quando postar a próxima parte! Te amo muito e estou com saudades....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é dinda, nem tudo foram flores kkkkk... Mas teve muita história boa tb!! Te amo demais e não vejo a hora de ir ver vcs <3 <3

      Bjoks <3

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!