date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle

16/04/2016

{Resenha} Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle

16/04/2016
Pessoal, quem escreveu essa resenha foi a minha irmã, Sheila. Ela é a nova resenhista aqui do blog, então sejam legais com ela, ok? :p 
E como ela já morou em diversos lugares (dentro e fora do Brasil), tô conversando pra ela vir falar um pouquinho das experiências que teve, o que vocês acham? 

Um estudo em vermelho
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Melhoramentos
Gênero: Mistério/Suspense
Páginas: 150
Avaliação: 4.3/5

Olá pessoal, tudo bem?
Chegando aqui no blog com a minha primeira resenha, espero que vocês gostem!!! Eu sempre adorei histórias de mistério/suspense e assim como todo fã deste gênero eu me vi atraída pelas histórias do lendário Sherlock Holmes (inclusive sou viciada na série Elementary, que retrata vários casos do detetive, com a trama ambientada na NY dos dias atuais #ficaadica) 
Sem mais delongas, vamos começar a falar desta obra que marcou o nascimento desta lenda:

Esse livro descreve o primeiro caso de Sherlock Holmes, ou melhor, o primeiro depois de conhecer o Dr. Watson, que para quem não conhece virá a ser o companheiro de Holmes durante todas as aventuras que se seguem.
O livro é dividido em duas partes bem distintas, a primeira parte se passa na Londres do século XIX e é narrada por Watson, que inicia seus relatos descrevendo o próprio sofrimento no período em que foi cirurgião do Exército e também a situação deplorável em que se encontra sua vida após o retorno dos campos de batalha.
Sem dinheiro e sem ninguém para contar, Watson decide encontrar alguém para dividir as despesas para poder continuar vivendo em Londres. Inesperadamente ele recebe a informação de que um conhecido de um antigo colega dele também busca um companheiro. Este conhecido é nada mais, nada menos do que Sherlock Holmes

Watson descreve Holmes de maneira memorável:          
 
Já neste primeiro contato Holmes surpreende nosso narrador com suas capacidades de observação e dedução e com seu comportamento incomum, porém não dá detalhes sobre sua vida pessoal, não citando em nenhum momento em que trabalha. Watson, atraído por tantas novidades, decide que irá morar com Holmes e é aí que a história realmente começa.
Watson descreve suas tentativas frustradas de descobrir a profissão de Holmes e se vê cada vez mais curioso a respeito disso, já que Sherlock estava sempre recebendo diferentes pessoas em seu apartamento e demonstrava dominar diferentes áreas de conhecimento de maneira minuciosa.




Após dedicar dias tentando adivinhar a profissão de Holmes, Watson recebe do próprio a informação de que ele é um detetive. Porém, Sherlock deixa bem claro que não é um detetive comum: é um muito acima da média, que usa seus próprios métodos baseados em observações e deduções para resolver os mais diversos tipos de crime, incluindo assassinatos e que é procurado quando nenhum outro detetive ou policial consegue resolver o caso.
Watson se mostra cético diante da possibilidade de alguém poder usar apenas deduções e observações para apontar o culpado em um crime, até que, tendo sido levado por Holmes para acompanhar a investigação de um assassinato, ele tem a possibilidade de ver o detetive em ação. 


Neste momento o leitor começa a ser bombardeado com informações detalhadas sobre a cena do crime e é levado a analisar cada detalhe desta investigação. Muitas vezes as evidências encontradas parecem não fazer nenhum sentido e não ter nenhuma conexão com os outros fatos e é por isso que ficamos chocados quando Sherlock apresenta explicações que conectam os fatos de uma maneira incontestável. É claro que ao longo do livro é necessário prestar muita atenção nestas linhas de raciocínio do detetive, pois como tudo se passa muito rapidamente em sua mente e devido ao fato da história ser narrada por uma terceira pessoa, fica muito fácil se perder e aí as conclusões ficarão confusas.

Acredito que o que mais impressiona neste livro é que Holmes descobre o culpado na metade dele e aí se inicia a segunda parte, que se passa nos Estados Unidos e conta uma história relacionada a crimes cometidos pelos mórmons.
Mas o que um assassinato em Londres tem a ver com uma história que se inicia no escaldante deserto do Colorado?????
No desenrolar desta segunda parte do livro fica muito claro quem é o culpado pelo assassinato em Londres, seus motivos e a sequência de fatos que o fizeram chegar a Londres.
Após terminada a parte dois, somos direcionados novamente às descrições dos fatos feitas por Watson e só então Holmes revela toda a teia de deduções e observações que o levaram a solução do caso e a captura do suspeito.
Cada detalhe do caso fica MUITO BEM EXPLICADO na conclusão da história, porém Sherlock Holmes não revela seus métodos o que mantém o leitor fascinado por suas habilidades. Pretendo continuar lendo os livros deste detetive que já me conquistou na série e nos filmes, pois mesmo que estes tentem ser fiéis ao personagem não conseguem transmitir detalhes muito importantes encontrados nos livros.

Quanto à diagramação, as folhas são amareladas (talvez porque o livro é de 1984 kkk), com uma boa margem e as letras estão em um tamanho bom. Os capítulos têm cerca de dez páginas cada o que torna a leitura bem rápida. A escrita flui melhor na parte I do livro e se torna um pouco mais densa, com mais descrições, na parte II então nesta parte eu tive que fazer uma leitura mais lenta para acompanhar os fatos. A linguagem utilizada é um pouco antiga, então tive que parar em alguns pontos para entender algumas palavras, por exemplo, descobri que um cabriolé é uma carruagem leve que foi criada no inicio do século XIX =D.


Avaliação:

Considerações:

► Essa é a primeira resenha que escrevo NA VIDA. Tive muito medo de encher ela de spoilers e não sei se não acabei deixando muito coisa de fora. Então me digam, faltou algo? Sobrou??? Comentários serão muito bem-vindos.

Então é isso! A próxima resenha será do livro A descoberta (duologia Mr. X), de Ana Freire e Pauliny Nunes, que recebemos em parceria com as autoras.

 Clique para saber como participar!

26 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Você acredita que To com esse livro pra ler? Mesma edição, mesmo ano kkk (roubei ele do meu primo hahah)
    Sua resenha me deixou bem curiosa, vou lê-lo o mais rápido possível!
    Parabéns pela resenha, gostei bastante e para mim, não faltou nada. Continue desse jeito que você vai longe :)

    Beijos, My Literary Paradise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério??? Q legal, vc não vai se arrepender de ler e vai acabar roubando a coleção do primo kkkkk
      Obrigada pelo comentário qrida!!
      Bjo

      Excluir
  2. Este livro, é simplesmente incrível, sem contar que foi o primeiro livro de verdade que li na minha vida, está no meu top 5 de melhores leituras. Parabéns pela resenha, está muito boa! Um brade abraço e até mais!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começou muito bem então, com um clássico!!! Ele é mesmo e só aumentou meu fascínio por esse personagem!! Obrigada pelo comentário!! Abraço!!

      Excluir
  3. Dá pra acreditar que nunca li nada do Holmes? Apenas vi filmes, mas não conta. De início já me interessei pelo título, pois vermelho é minha cor favorita. Acredito que iria gostar muito do livro, pois pela sua resenha, ele é bem detalhado e amo livros assim. Sua resenha está muito boa, tem certeza que é a sua primeira? E não se preocupe, eu também morro de medo de soltar spoiler, mas as vezes não tem jeito. Beijão, Ilau <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes dão uma ideia bem legal sobre os personagens, mas não dá pra comparar com os detalhes que vc vai encontrar nos livros... Se decidir ler esse garanto que não vai se arrepender ;)... é a primeira mesmo e deu um medão, mas agradeço seu comentário =D Bjo <3

      Excluir
  4. Esta ótimo como primeira resenha, tem um grande futuro de blogueira pela frente,continue assim, sobre o livro gosto de mistérios mas nunca li nada sobre Holmes, acho interessante assuntos como detetives em um livro, pois eles precisam ser bem complexos, é incrível que consegui perceber que os fatos se encaixam perfeitamente, aumentou minha ansiedade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada pelos elogios Maria =D.. Se vc gosta de mistérios não tem como não amar S.H....e começar por este que foi seu primeiro caso é uma ótima pedida, não acha??!!
      Bjo <3

      Excluir
  5. Oi boneca, parabéns pela resenha. Eu adorei ! Sou apaixonada pelo Sherlock, pela sua inteligencia sagaz. Muito bom você apresentar aqui.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada flor!!! Estava faltando um clássico como ele por aqui, não é mesmo?!
      Bjos ;)

      Excluir
  6. Nunca li Sherlock, quase compro o livro esses dias, mas conheço até pq né!? Assisto a série da BBC que é bem legal também. Gostei da resenha. Eu também to tentando que aprender a escrever esse tipo de post kkkk Jajá ficamos craques!

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gosta da série, vai amar o livro querida!!! Obrigada pelo comentário, torcendo pra que nós duas estejamos craques jájá!! ;) Bjo <3

      Excluir
  7. Ooi, Sheila! Para uma primeira resenha, você arrasou <3 Boa escrita, interessante e que nos leva a ler a resenha toda. E nada mais e nada menos do que começar a resenhar esse livro, não é?! Eu nunca li, mas já assisti aos filmes e sou apaixonada pelo Dr. Watson <3 Sério mesmo, sou muito apaixonada, ainda mais porque o ator que interpretou é bem charmoso hahaha Fiquei impressionada (apesar de os desenhos de Holmes o personagem ser parecido com essa descrição, assisti num canal de desenhos animados, não recordo o nome agora) com a descrição do Holmes e como o Robert Downey Jr. não se parecer realmente, apesar de eu gostar da atuação do mesmo. A resenha está completinha e com informações ótimas sobre o livro! Espero ler mais resenhas logo =D
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ruhh!!! Eu tb assisti o filme com o Robert e achei que ele não foi a melhor representação do nosso queridinho S.H., mas o filme em si é muito interessante!! Sobre Watson eu não tenho nem o que discordar do seu amor, ele (ou ela, na série) é um personagem maravilhoso sem o qual as histórias não seriam tão perfeitas ;)
      Logo, logo estarei aqui com novas resenhas e posts... Bjoo

      Excluir
  8. Oi Sheila!
    Olha para primeira resenha a sua está muito boa. Sou fascinado pelo Sherlock Holmes, já li todos os livros e contos, por isso sou meio fanboy do personagem rs. Lembro que a primeira vez que li um Estudo em Vermelho, fiquei meio WHAT THE FUCK! quando começou a segunda parte, mas quando percebi o que estava acontecendo tudo ficou mais magico rs. Se você gosta de Elementary recomendo fortemente a série britânica Sherlock, ela só tem 9 episódios e eu costumo brincar que existem series ruins, series medianas, series boas, series excelentes e Sherlock que está acima de todas elas kkkk e engraçado que o nome do primeiro episodio é "Um estudo em rosa" e eles fazem varias brincadeiras com o livro, vale a pena dar uma olhada se você ainda não conhece. Continue com as ótimas resenhas

    Abraços
    http://www.desconstruindooverbo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Erick, quando cheguei na segunda parte não estava entendendo nada =o.. mas o autor foi extraordinário no trabalho de conectar os fatos e nos conduzir à resolução do caso!! Eu com certeza vou experimentar essa série que vc citou e te conto o que achei!! Obrigada pelo comentário ;) Abraço

      Excluir
  9. Oi Kemmy!
    Sheila, adorei sua resenha, escreva mais!!! *-*
    Eu li esse livro há muito tempo e não lembro nada da história. Mas também adoro as histórias do Sherlock Holmes.
    Elementary ainda não vi, mas AMO a série Sherlock da BBC, você já assistiu?

    Obs: Tem sorteio novo no blog :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sora!!! Ainda não conheço, mas vou assistir pra ver se é boa igual Elementary!!! ;)

      Bjo =D

      Excluir
  10. Olá, tudo bom?
    Eu amo sherlock, sério. O único livro que li foi O jovem sherlock holmes e assisto a série Sherlock, que me fez apaixonar pelo protagonista.
    Para a primeira resenha ficou ótimo! Adorei msm.
    † Sessão Proibida †

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nem parece que é sua primeira resenha, adorei! Não sou fã de livros de suspenses policiais, já tentei ler alguns e não terminei. Tive vontade de entrar nesse mundo do Sherlock Holmes depois do filme com o Robert Downey Jr., porém não sei porque desisti. Beijos e aguardo sua próxima resenha! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lê!! Se tiver vontade super indico começar com S.H., vc vai adorar!!
      Até breve.. Bjo!!

      Excluir
  12. Já ouvi falar do famoso Sherlock,mas nunca li nada. Sempre tive curiosidade de conhecer as obras sobre esse detetive e suas funcionalidades tops. Quando for procurar sobre ele, essa será uma das obras que terei mais curiosidade. Resenha muito boa, nem parece ter sido a primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q ótimo saber que vc se interesssou!!! Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  13. Bem-vinda ao blog, prometo lhe tratar bem haha ❤ todos falam de Sherlock e me deixa com muita curiosidade saber se ele é tao bom assim mesmo. Estou interessada pela série e alguns livros. Esse parece ser bom.
    Parabéns pela resenha, continue assim :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela bondade e pelo comentário, hehe <3 ... Ele é muito bom mesmo!! Se resolver ler conta aqui pra gente o que achou ;)

      Bjoss

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!