date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} Divergente - Veronica Roth

23/05/2015

{Resenha} Divergente - Veronica Roth

23/05/2015
divergente-e-bom

Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Gênero: Distopia
Páginas: 502
Avaliação: 5/5

Oi gente, tudo bem?
No meu último post eu pedi pra vocês escolherem qual seria a próxima resenha aqui do blog. Foi uma "disputa" bem acirrada, resultando em 7 votos para Divergente e 5 votos para Como falar com um viúvo. Portanto, já sabem qual será a minha próxima resenha, né?
Sem mais delongas, vamos falar sobre essa aventura distópica incrível.

Eu comecei errado: assisti o filme, me apaixonei e só depois li o livro. Mas até que foi bom, pois do contrário eu talvez nem desse uma chance pra essa trilogia. E é muito bom ler o livro podendo imaginar exatamente cada cena. O filme é BEM fiel ao livro!

Narrado em primeira pessoa, nossa protagonista é Beatrice Prior. O ambiente é uma Chicago futurista, onde a sociedade foi separada em cinco facções - Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza - de acordo com o que consideram mais importante como virtude. Beatrice nasceu na Abnegação, que tem como virtude o seu altruísmo. Mas ela sente-se deslocada, criticando seus hábitos em diversas passagens e se perguntando se realmente pertence àquela facção.
Depois que completam dezesseis anos, todos os jovens devem passar por testes de aptidão que irão definir qual facção é a mais indicada para cada um. A partir dos resultados, deverão decidir se continuarão com suas famílias ou se serão transferidos.

"Nas manhãs em que meu irmão prepara o café, a mão de meu pai acaricia meus cabelos enquanto ele lê o jornal e minha mãe cantarola ao limpar a mesa - é justamente nessas manhãs que eu me sinto mais culpada por querer deixá-los"- Pág. 9

Durante o teste de aptidão, Beatrice recebe um resultado raro e é avisada que corre perigo. A partir desse momento, todas as decisões que tomar poderão mudar o rumo de sua vida. Ninguém deve comentar sobre seus resultados - principalmente ela - o que torna sua escolha no dia seguinte ainda mais difícil. Beatrice deve honrar seus pais e ficar com eles, mesmo que isso não seja o que ela realmente deseja, ou seguir seus próprios instintos e correr o risco de ser rejeitada por sua família pelo resto de seus dias?
Tudo o que a protagonista pensava nos levava a crer que ela seria transferida. E foi o que ela fez, escolhendo a Audácia como novo lar. Isso significou um novo começo, inclusive um novo nome: Beatrice decide que será chamada de Tris. Mas o que parecia ter sido a decisão mais sábia a ser tomada se mostrou uma fonte de problemas. Os iniciandos devem passar por diversos testes para provar que merecem estar aonde estão e quem não merecer vira um sem-facção. Tris é pequena e fraca e não apresenta um grande potencial para permanecer na Audácia, mas isso começa a mudar quando ela se aproxima de seu instrutor, Quatro.

resenha-de-divergente

Fora do complexo da Audácia, a líder da Erudição, Jeanine Matthews, faz de tudo para destruir a Abnegação, alegando que seus líderes não deveriam estar no poder. Capaz de artimanhas e mentiras para reforçar sua teoria, Jeanine publica artigos difamando a facção rival. Mas será que todos os artigos são falsos? Outro de seus planos é destruir os conhecidos como Divergentes. Mas quem são eles e que mal podem trazer à sociedade? E Tris, vai conseguir superar seus medos e fraquezas para conseguir permanecer na facção que escolheu, ou seu destino é tornar-se uma sem facção? Essas são algumas das perguntas que vão sendo respondidas aos poucos. Como eu já tinha assistido ao filme, não tive grandes surpresas. Ainda assim, foi uma leitura incrível! Muitas coisas que não são explicadas no filme são bem detalhadas no livro.

Permeada por conflitos políticos, rivalidades, dúvidas, injustiças e - por que não? - romance, Divergente é uma obra distópica muito bem construída. Vamos acompanhando o amadurecimento de Tris e a forma como ela lida com as novas situações que surgem a cada momento. Por vezes, senti vontade de entrar no livro e dar uns tapas na cara dela e eu realmente gosto muito disso, pois significa que eu consegui me conectar com a personagem. Muitas pontas ficam soltas ao fim desse primeiro livro, o que me fez agradecer aos céus por já ter os dois próximos volumes em mãos, ou eu sei que ficaria louca esperando por eles! Aliás, já estou na metade de Insurgente.

Quanto à diagramação, as folhas são amareladas, com uma boa margem e as letras estão em um tamanho bem agradável. Os capítulos têm cerca de dez páginas cada e eles passam tão rápido que eu nem percebia a velocidade com que estava avançando na história. A escrita de Veronica é fluida, apesar de eu ter que reler alguns trechos para conseguir visualizar bem a cena. Encontrei alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa tem o título e nome da autora em alto relevo ♥

frases-divergente

Algumas considerações:

► Essa é a primeira resenha que escrevo em meses. Fiquei com medo de revelar mais do que deveria da história e, como estou lendo Insurgente, não lembro bem aonde termina um livro e aonde começa outro. POR FAVOR, comentem aqui embaixo o que acharam da resenha. Faltou algo? Sobrou algo? Todo elogio e crítica construtiva são bem-vindos!

► Me desculpem pela péssima qualidade das fotos de celular. Pegaram minha câmera emprestada há meses e ainda não devolveram ¬¬

É isso! A próxima resenha será do livro Como falar com um viúvo, ok? Vou tentar fazer as resenhas logo que terminar a leitura para não ficar desnorteada como fiquei com Divergente.

Beijos!

42 comentários:

  1. Ficou ótima sua resenha, mas tive que voltar e ler novamente para seguir, pois me confundia com nomes!rsrsrsrsrs :)
    Esse não é o tipo de leitura que me chama a atenção, mas sua resenha me deixou bem curiosa
    Fiquei querendo saber ler o livro para saber o fim. .
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi!
      Eu vivo me confundindo com os nomes, mas porque no livro tem muito "irmão desse", "namoradinho daquela", rs.
      Tô curtindo bastante a leitura, mas tá me dando um nó na cabeça! Acho que vou ler algo mais leve antes de concluir a leitura.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pra saber mais :)

      Excluir
  2. Adorei a resenha excelente!!!
    seguindo o blog pra acompanhar as novidades
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila e Carol.
      Que bom que gostou e espero que goste do conteúdo em geral :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Kenny sua resenha está ótima e como não vi o filme e nem li o livro ela só fez me querer ler essa trilogia.
    Estou procurando resenhar assim que termino, pois sei como é deixar para resenhar,
    As fotos estão ótimas e o que vale é oque quer transmitir.
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Acho que nem vai ter resenha de Insurgente, porque já tava na metade e muitos quotes bons ficaram "pra trás" também :( tenho que começar a criar o hábito de marcar os quotes legais com post-it.
      Até que as fotos não estão tão ruins, né? hehe mas com a câmera dá pra ver melhor os detalhes :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu tenho uma divida enorme com "Divergente", os filmes vieram e foram e eu não vi ou li e ainda quero ver e ler antes do fim desse ano, será que consigo?!?!? Sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda de ler o livro e ver onde ele vai me levar.

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, consegue sim!
      Depois que eu terminei de ler Divergente me deu uma vontade de assistir de novo (3a vez! haha)
      E quero terminar Insurgente de uma vez, para poder assistir o filme.
      O que me dói o coração é ter que esperar pela última adaptação :(

      Beijos!

      Excluir
  5. OI Oi!!
    Eu comecei a ler Divergente e ODIEI!! Nossa, não gostei nadinha, ai dei uma chance para o filme e amei!! Não vejo a hora de poder assistir a continuação e o mais importante, ler os livros, porque sempre tem mais detalhes do que o filme!
    Adorei a sua resenha !!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH sério?
      Pois é, às vezes acontece da gente odiar o livro e amar o filme, né?
      Eu não diria que odiei A culpa é das estrelas, mas gostei beeeeeeeeeeem mais do filme
      Tente dar uma nova chance pro livro, porque tem muuuuuuitos detalhes que não são revelados no filme :D

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu gostei muito. Já assisti o filme, mas nunca li o livro. Tinha ate medo de ler, nenhum livro que li o filme foi fiel. Mas você falou que é muito bom, ne ? Beijos, tem post novo la no blog.
    http://bhulago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o filme bem fiel, apesar de o livro conter muito mais detalhes, como era de se esperar.
      Não precisa ter medo, não! É muito bom.

      Beijos!

      Excluir
  7. Oii
    Ótima resenha, me deixou mais curiosa sobre o livro e essas facções haha
    Vergonha ainda não ter lido!

    Também preciso assistir os filmes...

    Seguindo aqui :D

    bjs e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas facções e seus mistérios, rs.
      Eu tava com os livros desde o fim do ano passado (eu acho) e só agora fui ler, relaxa :p
      Espero que goste do conteúdo.

      Beijos!

      Excluir
  8. Sua resenha ficou ótima. Eu tenho a coleção do Divergente, porém ainda não li os livros. Vou aproveitar que li sua resenha e vou colocar na minha meta de leitura.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia!
      Eu tava com a coleção parada e lacrada na estante há um tempinho, mas como quero assistir Insurgente logo, resolvi parar de me enrolar. E olha: valeu a pena, hein? Livros muito bons! Só estou com medo porque as resenhas de Convergente são sempre negativas :(

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi tudo bom?
    Ai esse livro, essa série, pena que ela só despenca, a autora não soube levar.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me desanima! :(
      Todo mundo fala que o último livro é péssimo :(
      Tô até com medo de começar.

      Beijos!

      Excluir
  10. Oii...
    Gostei da sua resenha, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, somente vi o filme e adorei!
    Pretendo ler em breve.
    Boa semana.
    Beijinhos ;**

    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim!
      Se gostou do filme, creio que vai amar o livro.

      Uma boa semana pra ti também. Beijos!

      Excluir
  11. Olha eu li Divergente faz mais de um ano, daí não sei te dizer se tem algo de Insurgente aí, mas adorei a resenha. Eu adoro os personagens e o mundo criado pela Serial Killer Veronica Roth!

    Beijão
    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serial killer mesmo, né?
      Meu deus do céu, ela não cansa de matar as pessoas, não?
      Mas tudo bem, eu posso aceitar isso e meu coração continua aberto kkkkkkkkk

      Beijo!

      Excluir
  12. Eu (AINDA) não li o livro, nem vi o filme. Gostei muito da resenha! :)

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, não perca mais tempo! :p
      Ambos são excelentes.
      Beijo!

      Excluir
  13. Gostei muito desse livro e de insurgente, mas diferente do primeiro filme não achei o segundo fiel, fiquei bem decepcionada. Os livros são muito bons, adorei sua resenha.

    beijo.
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhh, sério? Já desanimei de assistir :(
      Odeio quando o primeiro é tão bom e vai decaindo, aff
      Vou xingar muito esse filme pelo jeito hahaha

      Beijo!

      Excluir
  14. Oie Kemmy =)

    Gosto muito da série Divergente, e confesso que estou enrolando para ler o ultimo livro rs... A bem aquele né, quando a gente gosta demais não quer que acabe =D
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      Eu não quero que acabe e também tô com medo de me decepcionar com o último, porque tudo indica que ele não está tão bom quanto os outros :(
      Obrigada! Beijos!

      Excluir
  15. Esse livro tá nas minhas metas do Skoob, então provavelmente a leitura não passará desse ano... kkk
    Eu tbm prefiro ler antes de ver os filmes, aí eu sempre fico criticando quando não fazem direito... hehehe
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler antes ou ler depois: eis a questão! kkkkkkkkkkk
      Tem essa vantagem de conseguir visualizar bem as cenas, né :p
      Mas ainda prefiro ler antes
      Espero que goste da leitura!
      Beijos!

      Excluir
  16. Olá.
    Eu ainda não li o livro, antes eu era cheia de vontade de ler, quase comprei o box, mas sei lá, perdi a vontade. ausuahs

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aproveitei a Black Friday, acho que paguei uns R$50 nos 4 livros então achei barato euiheuiehuiehiueh ficaram um bom tempo parados na estante, mas me arrependi por não ter lido antes.
      Se tiver chance, leia! :p

      Beijos.

      Excluir
  17. Oii Kemmy... eu ainda não li a trilogia nem vi os filmes, (e sim eu moro na terra kkkk), mas assim como a sua resenha já li outras muito positivas, pretende lê-los um dia rsrs só não sei quando.

    Abraços!

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu acho que nunca li uma resenha negativa? :O
      Leia sim! Acho que não vai se decepcionar, hein?
      Abraço!

      Excluir
  18. Não li e nem assisti o filme, nunca tive interesse mas depois de ler sua resenha até que fiquei curiosa pela trilogia hehe parece ser ótima.
    Se eu tiver oportunidade em ler não vou pensar duas vezes, beijos Kemmy!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, eu gostei bastante mesmo. Acho que vai de cada um, mas pra quem gosta de distopias acho que é um prato cheio!
      Leia sim e me conte o que achou :D

      Excluir
  19. Oi flor, tudo bem contigo ???
    Adorei a resenha flor !!!
    Ao contrário de você, eu assisti ao filme e não gostei muito não ... Não sei exatamente o que foi, mas achei o filme meio fraquinho e esperava mais ação, mais detalhes da política, de como funcionam as facções e menos Tris e a Audácia ... Sei lá, não me convenceu.
    Apesar de ainda não ter assistido Insurgente e nem ter lido os livros da série, eu não descarto a possibilidade de ler, afinal, na maioria das vezes os livros são bem melhores que os filmes, rsrsrs. Mas acho que vou assistir Insurgente primeiro, pra tirar um pouco a dúvida !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii que bom que gostou!
      Então, uma coisa que eu notei é que até nos livros a trama é mais focada na Tris, nas ações de Tris, Audácia e Erudição... claro que tem todos os aspectos políticos envolvidos, os detalhes e motivos, mas acho que o primeiro filme foi bem fiel. Espero que curta!
      Beijos

      Excluir
  20. Eu deveria ter comentado a resenha bem antes, afinal, votei para Divergente ser resenhado, mas tinha tido problemas com a net quando publicou, mas vamos lá. Primeiro, eu adorei a resenha e estou com boas expectativas para quando eu finalmente ler o livro, o universo criado por Veronica me deixa bem intrigada, mas meu único medo é não ir com a cara da Tris, o que pode ser um grande problema em livros narrados em primeira pessoa, espero que esse medo seja bobagem ç.ç
    Divergente parece ser o tipo de livro que devoro em dois dias se tiver nada pra fazer, e se assim for, melhor comprar logo o box completo para pular para o segundo rapidamente e consecutivamente os outros - embora o terceiro me deixe receosa, tipo, muita gente já disse que o final não foi exatamente de se morrer de paixão.
    Enfim, desculpa comentar tão atrasada xD
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é raro encontrar quem goste de narrativas em terceira pessoa hahaha mas tudo bem
      Olha, sempre rola umas promoções do box da trilogia que valem suuuuper a pena
      Espero que goste da leitura! E não se preocupe pela demora. Adorei o comentário!
      Beijos.

      Excluir
  21. Sua resenha ficou mara!
    Mega adorei você falou de tudo mas sem dizer nada, não soltou nenhum spoiler de matar o coração e fez super jus ao livro.
    Mega adorei me deu até uma vontadezinha de ler novamente essa Trilogia Maravilhosa de perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda preciso ler Convergente hahaha
      Mas Divergente é ótimo mesmo ♥

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!