date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: Li até a metade: Veronika decide morrer - Paulo Coelho

30/11/2014

Li até a metade: Veronika decide morrer - Paulo Coelho

30/11/2014
Acho que todo mundo tem alguma mania literária. Ou manias. Uma das minhas é ficar olhando em que página estou, pra saber quantas restam para o final. Parece que quando chego exatamente na metade passa mais rápido ou sei lá. Cada louco com sua mania, rs. Enfim, esse é o primeiro livro do Paulo Coelho que leio (li apenas alguns trechos de Maktub).

A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ser diferente. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ser diferentes. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a ideia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi "Veronika Decide Morrer" na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.




Paulo Coelho é um autor muito amado e muito odiado. Quando um amigo soube que eu estava dando uma olhada em trechos de Maktub, chegou a me dizer que eu "caí no conceito dele". Por outro lado, uma prima é completamente doida pelo autor. Decidi ler algo dele para formar uma opinião.

Contém spoiler

O que eu achei até agora: não gostei do fato do autor ter "se colocado" no meio da história. É um direito dele fazer isso e é um direito meu não gostar. A linguagem é simples e eu tenho certeza de que conseguiria ler esse livro em apenas um dia, mas a verdade é que ele é chatinho. Nos oferece boas doses de reflexão, isso é verdade. Mas ainda assim tem uma linguagem que não desperta meu interesse para descobrir o que virá a seguir. A protagonista está vivendo um dilema de "quero morrer, não quero morrer"e os detalhes são maçantes.
Até agora, o que realmente me chamou a atenção foi a viagem astral de Zedka, colega de quarto de Veronika. Fiquei me perguntando se é realmente possível acontecer algo assim e como será que faz? Rs. Ponto positivo para as coisas que Veronika faz sem medo, pois sabe que logo vai morrer e "não tem nada a perder".
Até agora, dou nota 3. Pensei em parar de ler algumas vezes, mas já cheguei até aqui então vou até o final para ver se essa nota aumenta (ou diminui de vez!).

Me identifiquei com alguns trechos, como esse abaixo:
[...] Por causa disso, nunca lhe sobraram forças para ser ela mesma - uma pessoa que, como todas as outras do mundo, necessitava dos outros para ser feliz. Mas os outros eram tão difíceis! Tinham reações imprevisíveis, viviam cercados de defesas, comportavam-se também como ela, mostrando indiferença a tudo. Quando chegava alguém mais aberto para a vida, ou o rejeitavam imediatamente, ou o faziam sofrer, considerando-o inferior e "ingênuo".

Link no Skoob/Comprar na Livraria da Folha

Informações Adicionais:

Título: Veronika decide morrer
Autor: Paulo Coelho
Editora: Gold (Coleção Paulo Coelho)
Páginas: 175
Ano: 2001
Avaliação: ♥♥♥

É um livro relativamente antigo, né? Provavelmente muitos de vocês já leram. O que acharam? Comentem abaixo! Vou adorar ler ♥

8 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, justamente pelo fato de ser amado e ao mesmo tempo odiado por muitos. Não tenho interesse em ler algum livro dele. Mas, boa leitura!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou curiosa demais, precisava tirar minha própria conclusão kkk espero que o livro melhore daqui pra frente! Beijo.

      Excluir
  2. Autor é uma coisa muito pessoal, já li vários livros do autor e gosto dele de um modo geral. As vezes ele exagera nos detalhes, mas eu gosto. Um livro dele que li que sai demais da usa linha, foi "O vencedor está só". Bom livro, boa estória mas só se reconhece ser de Paulo Coelho por causa do excesso de detalhes! Já li este que vc lê, não é dos melhores mas diverte um pouquinho! Boa leitura, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alexander. Pra mim esse excesso de detalhes é um pouco desgastante, rs. Mas não me dou por vencida tão fácil, não. Vou ler mais alguns livros dele pra formar uma opinião de verdade. Obrigada pela sugestão! Bjs.

      Excluir
  3. Oie Kemmy =)

    Houve uma época em minha vida que só lia Paulo Coelho rs...
    Particularmente na época eu até gostei desse livro, não é um dos meus favoritos, mas do meio para o final a história dá uma melhorada ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que melhora!
      Aliás, a parte que estou lendo agora já está melhorando :)
      Beijo!

      Excluir
  4. Quando você falou que Paulo Coelho é um autor amado e também odiado, logo me lembrei do meu professor de português que não gosta nem um pouquinho dele. Ele até ganhou a obra completa do Coelho mas trocou tudo em um sebo hehehe. Eu nunca li nada desse autor e acho que agora também não é o momento de fazer isso.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não formei bem uma opinião sobre ele, mas tenho costume de trocar muitos dos meus livros (mesmo os que eu gosto). Vá entender, rs.

      Beijo!

      Excluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!