date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: [COMENTANDO BLACK MIRROR] Fifteen Million Merits

05/06/2019

[COMENTANDO BLACK MIRROR] Fifteen Million Merits

05/06/2019
Fifteen Million Merits (15 milhões de méritos) demorou a pegar no tranco, pelo menos pra mim.
Demorei para começar a entender o que estava acontecendo ali - mas quando entendi, achei a crítica sensacional.
Ainda que tenha sido o episódio mais fraco da temporada, sem dúvidas merece alguns comentários.


Para deixar claro: o Merits do título vem dos pontos, que se chamam Méritos. Por aí já dá pra ter uma noção do que nos aguarda, certo?

De início, parece um episódio muito futurista.
As tecnologias ali contidas nos transportam para uma época que ainda não vivemos, mas que definitivamente está a caminho: telas gigantescas, ambientes totalmente virtuais, pontos trocados por alimentos, programas de TV, ingressos...
Pensando um pouquinho, nos damos conta de que os pontos acumulados ao pedalar são equivalentes ao dinheiro que ganhamos trabalhando diariamente.

Assim como o dinheiro que ganhamos, os pontos acumulados são constantemente trocados por programas inúteis, aplicativos irreais e comidas ruins. Na contramão de um dos seus vizinhos ciclistas, está Bing Madsen, nosso personagem principal.
Bing não vive uma vida ruim, mas também não se dá ao luxo. Sua vida é simples e sem muito desperdício. Seus pontos são usados basicamente para pular publicidade que não quer assistir.
Já podemos relacionar isso com a assinatura do Youtube Premium? Podemos.

Por não viver uma vida de luxo e por ter recebido uma herança de seu irmão, é natural que Bing tenha muitos pontos acumulados. E é quando ele conhece Abi Khan que decide o que fazer com eles. Apaixonado, além de finalmente viver momentos reais com a moça que conheceu, ele sente que o certo é doar seus pontos para que ela tenha uma chance de melhorar de vida mostrando seu talento ao mundo: cantar!
Sabe quando dizem que dinheiro não traz felicidade? É mais ou menos por aí. Apesar de todas as brincadeiras sobre ser infeliz em Paris, a verdade é que o ser humano precisa de contato físico, precisa de coisas que o dinheiro não pode comprar para se sentir verdadeiramente feliz e vivo.

Abi se apresenta e, de fato, sua voz é incrível e impressiona a todos. Mas os jurados têm uma sugestão melhor: Abi deveria ser atriz pornô. Ela recua, mas acaba aceitando em pouco tempo. Talvez por ter sido forçada a beber Concordância líquida, talvez por perceber que era a sua única chance de parar de pedalar incessantemente e finalmente ter uma vida melhor.
A bebida oferecida aos participantes (Cuppliance) deixava todos inertes e anestesiados, assim como nós estamos ao trabalhar dia após dia sem um objetivo maior do que pagar os boletos. Ainda que não bebamos um líquido ao fazer isso repetidamente, a sensação é a mesma: anestesia.



Bing fica devastado e a gota d'água é o momento em que a publicidade com Abi sendo pornstar aparece e ele não pode pular por não ter pontos suficientes (já que doou os seus para ela). Como a inteligência artificial é enorme ao ponto de identificar se ele está de costas ou de olhos fechados, a publicidade só acabará se ele assisti-la. Com raiva, ele golpeia as telas até que um pedaço de vidro se solta e é aí que ele coloca seu plano em prática.

Bing passa a pedalar furiosamente dia após dia e, além disso, não gasta em nada que não seja extremamente necessário. Quando finalmente atinge os 15 milhões de méritos necessários para tentar uma nova vida no programa Hot Shot, ele compra o ingresso e espera pacientemente pela sua vez. A assistente de palco tenta dar a ele a bebida da concordância, mas ele mostra a embalagem usada por Abi e diz que já tomou.

No palco, inicia a sua apresentação com uns passos de dança, mas rapidamente retira o pedaço de vidro do bolso e ameaça se matar se não puder falar o que está engasgado. Um dos juízes o incentiva a seguir em frente, desde que não o suje de sangue. Os outros dois pedem para que ele se acalme e fale o que tem pra falar.
É o que acontece em nossa sociedade: se a pessoa vai contra o que os poderosos acreditam, ela não tem valor. Sua vida é mero detalhe. Se morrer, morreu. Aliás, se morrer é ainda melhor para os negócios.


Bing faz um monólogo incrível sobre o sistema e como ele corrompe as pessoas e acaba com o pouco de realidade e felicidade que as pessoas podem ter. Do início ao fim, está com o vidro em seu pescoço, pronto para enfiá-lo, se necessário. Mas não é. Pelo contrário: os juízes ficam impressionados com a sua coragem e rebeldia e oferecem um programa exclusivo, onde ele poderá falar de tudo que está errado e no que pode melhorar. Ele aceita.
Devo lembrar que Bing não estava sob efeito da bebida quando aceitou? Mas é assim mesmo. Ainda que a gente critique e lute contra o sistema, a verdade é que a maioria jamais dispensaria a oportunidade de ser uma parte mais importante dessa engrenagem.

Algo que eu não havia reparado e só percebi lendo o artigo no Black Mirror Wiki: somente as pessoas magras estão pedalando. As gordas limpam o ambiente e são humilhadas em jogos virtuais, assim como sofrem agressões verbais do vizinho de Bing (e provavelmente de outros).
Ainda que (nem sempre) seja escrachado dessa forma, é muito claro que gordos têm seu espaço reduzido na sociedade. Seja ao enfrentar bullying, ao não ser representado nas mídias, ao não encontrar roupas decentes do seu tamanho. Até quando isso acontecerá? 

Nota 4 de cinco Chris revoltado com o que há no mundo:


Você pode ver os comentários sobre Fifteen Million Merits no TV Time

6 comentários:

  1. Oi Kemmy, tudo bem?
    Adorei a análise do episódio. Pra mim, esse é um dos melhores da série! Ele mostra o quanto o sistema corrompe e como é difícil fugir dele. Além disso, o Daniel é um excelente ator.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Estou deixando este comentário para dizer que gostei bastante do que acebei de ler aqui neste artigo, inclusive já salvei até meu navegador em meus favoritos.
    Abraços https://www.noticiasdaweb.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse é o meu episódio favotirão da série. Extremamente crítico, repleto de analogias... são tantas metáforas incríveis! Amei a resenha e a sensibilidade para perceber as entrelinhas.

    semquases.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Passando pra agradecer a visita e desejar boa semana. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Realmente, é possível pegar vários pontos do episódio e ir identificando onde eles se encaixam como crítica na sociedade que vivemos.
    Logo no começo do ep eu peguei a metáfora com relação às pessoas gordas, mas eu amei a sua análise, eu ainda não tinha entendido alguns pontos como vc explicou.
    A próxima temporada de Black Mirror está prevista para estrear esse mês e eu tô bem ansiosa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
  6. Hey Kemmy! Tudo bem com você?
    Eu só vejo elogios pra essa série, mas nunca parei pra assistir, tenho que terminar tantas outras antes que fico perdida.
    Mas adorei a sua crítica e a relação com a nossa sociedade.
    O Demasiada Estranha é um novo blog de estilo de vida de uma apaixonada por livros.
    Vou deixar aqui um convite pra você fazer uma visitinha e seguir por lá.
    Um abraço,
    T. Nunes.

    https://demasiadaestranha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!