date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: [COMENTANDO BLACK MIRROR] The National Anthem

25/04/2019

[COMENTANDO BLACK MIRROR] The National Anthem

25/04/2019
Eu sou o tipo de pessoa que não gosta muito de assistir filmes e séries quando eles estão bombando e é por isso que demorei tanto para iniciar Black Mirror
Ouvia gente falando de todos os lados, perdia as referências mas ainda assim me mantive firme e forte, mas olha, acho que talvez eu devesse ter continuado assim. Desde o dia que iniciei essa série que não tenho mais sossego, que fico com a mente martelando por horas e fico repensando atitudes - minhas e da sociedade em geral.

Crises de consciência à parte, não demorou para eu viciar e querer compartilhar com o mundo as minhas opiniões sobre cada episódio. Se você, assim como eu, detesta spoiler e ainda não viu, sugiro fortemente que feche essa aba nesse exato momento. Mas como é bem possível que você aí já tenha assistido a todas as temporadas, é exatamente para você que essa coluna nova (Comentando Black Mirror) se destina. Vem comentar junto comigo!


comic-books-black-mirror-s1e1

Um problema que eu tenho com séries que não têm conexão explícita entre seus episódios é que eles geralmente demoram a pegar no tranco e foi exatamente o que eu senti com The National Anthem. Um homem aleatório recebe uma mensagem durante a madrugada, sai apressado, sabemos que algo muito grave está ocorrendo e que ele tem um papel muito importante ali. Ok, nada demais.

No entanto, quando é explicado que houve um sequestro e eles anunciam o pedido do sequestrador, confesso que fiquei assim 😘 e a partir daí não pude dormir até saber exatamente como aquilo terminaria. 

Michael Callow é o primeiro-ministro britânico e tem uma importante missão: manter relações sexuais com um porco durante uma transmissão nacional e ao vivo, se não quiser que a amada princesa Susannah seja assassinada por seu raptor anônimo.

A princípio, os membros do partido de Michael conseguem abafar o caso, mas não demora muito para a história vazar - e olha que o vídeo ficou no YouTube por somente 9 minutos!, tempo mais do que suficiente para ser baixado e repostado. 
Aqui eu comento o primeiro ponto importante de The National Anthem: a forma como sempre há alguém conectado; como não podemos controlar o que é colocado na Internet e a facilidade com que algo pode ser replicado e compartilhado, seja bom ou ruim.

Desde o início das transmissões em jornais fica muito explícito que a maioria dos telespectadores está ali para ver desgraça. Eles não se importam se é uma vida humana em perigo e tampouco se importam com a vida pessoal do primeiro-ministro. Não. Eles querem é ver se Michael será capaz daquele ato bárbaro e, inclusive, muitos se divertem ante a possibilidade de assistir tal selvageria em primeira mão. 
Aqui está o segundo ponto importante: nos tornamos desumanos e insensíveis com as dores e dificuldades alheias. Queremos um show de horrores, queremos fazer parte da história (mesmo que a história seja horrível), queremos ver o outro descendo ao nível mais baixo possível para depois rir dele. Podres. Completamente podres.

porco-aranha-homer-simpson
Eu provavelmente não deveria estar brincando com algo assim, mas eu não resisti, desculpem.

Se no início disso tudo havia uma parcela da população crente que aquilo era uma pegadinha ou que o primeiro-ministro acharia o raptor e salvaria Susannah, à medida que o prazo de Michael se aproxima do fim, quase toda a sociedade está contra ele.  Seu partido e a Família Real ordenam que o mesmo atenda às exigências do lunático por trás do sequestro da princesa, caso contrário não podem se responsabilizar por possíveis retaliações que ele venha a sofrer. 
Como eu entendi que ele seria morto se não fizesse o que estava sendo exigido, pergunto: por que a vida de Michael vale menos do que a da princesa? Por que ele deveria sofrer retaliações por uma situação que não foi ele mesmo que se colocou? Por que damos mais valor a algumas vidas e menos a outras?

Do outro lado desse circo de horrores, Jane Callow, a esposa de Michael, está completamente transtornada e contra a opinião popular. Quando Michael finalmente cede às exigências, ele cai na graça do povo mas passa a ser tratado friamente por Jane.
Correndo o risco de me contradizer: ele fez aquilo para salvar uma vida! Não gostaria de estar na pele de Jane, mas ela foi egoísta ao tratar o marido daquela forma, pois já bastava ele ter que conviver com o que fez pelo resto da vida.


"Jane. Jane, por favor."

Ao fim do episódio, descobrimos que o autor do sequestro foi Carlton Bloom, um artista que queria provar um ponto: o tempo todo coisas grandiosas estão acontecendo por aí, enquanto as pessoas ficam com seus olhos voltados para a TV e ignoram o mundo real.
Bem, ele estava certo. A princesa foi libertada minutos antes de Michael iniciar a sua relação sexual e é justamente por isso que demoraram a encontrá-la, afinal todos estavam olhando a TV esperando por aquela bizarrice apesar dos pedidos insistentes para que desligassem seus aparelhos.
Não falei? Ser humano tá sempre doido pra ver desgraça alheia. Ninguém gostaria de estar na pele do primeiro-ministro, a maioria acha aquele ato completamente repugnante, mas nenhuma alma é capaz de ir e desligar a televisão.

Só porque eu sou doida pelo blog da Leslie (Apenas Leite e Pimenta) e  amo a forma como ela faz a classificação das coisas resenhadas por lá, vou copiar 😳

Nota cinco de cinco Jake Peralta enojado com o que acabou de ver







E vocês, o que acharam desse episódio? Me contem nos comentários!

OBS: Eu sou completamente apaixonada pelo aplicativo TvTime, pois alguns detalhes que passam despercebidos por mim SEMPRE estão explicados lá, sem contar a possibilidade de pegar alguns memes de episódios menos tensos do que esse.

Aqui você pode ver os comentários sobre The National Anthem dentro da plataforma do TvTime.

24 comentários:

  1. Também sou do time que evita assistir filmes e séries quando eles estão em alta, kkk.
    Menina, esse episódio me causou tanto repúdio que o gif do Peralta basicamente me representa quando o assisti, hahaha. Realmente, as pessoas ficam tão aficcionadas pela desgraça alheia que acabam esquecendo do que é realmente importante.
    Amei a resenha e a classificação, obrigada por comentar sobre o blog <3 <3
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi nada, Leslie. Teu blog é um dos dois blogs que ainda acompanho por e-mail haha
      Foi um episódio nojento, de fato
      Beijo!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Concordo que o episódio comece bem lento, e isso se repete em vários da série mesmo. Mas achei esse bem chocante! Até fiquei hypada por Black Mirror depois de assistir, e no fim acabei achando a série meio sem graça. :(
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, menina. Eu parei no meio da terceira temporada e estou dando um tempo até digerir melhor o que a série me passou até o momento
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie Kemmy =)

    Sempre leio opiniões positivas dessa série, porém confesso que a temática no momento não me chama muito a atenção. Mas, quem sabe um dia que acabe dando uma chance. ;)

    Beijos e uma linda semana para você.;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ane!
      De fato, tem séries que a gente precisa ver "no momento certo"
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Kemmy
    Eu adoro Black Mirror, mas esse é o episódio que eu menos curto. Acho horrível de mais o fato de todo mundo assistindo a TV daquela forma, só pra ver aquela humilhação pública... Horrível. E ver Black Mirror é isso: agonia, horror, tapa na cara atrás de tapa na cara.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mais pura verdade, Lary
      Todo episódio é um gigantesco tapa na nossa cara, embora nem sempre a gente esteja disposto a mudar o que percebemos ali

      Excluir
  5. Eu assisto a série e lembro desse episódio. Realmente, a cena do ato sexual é nojenta, mas o ser humano é froid. Quer mesmo ver a desgraça alheia. Pode acontecer o que for, desde que não seja com si próprio!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kemmy

    A proposta de Black Mirror não me atrai muito, confesso, mas sinto uma curiosidade. A série tá lá na lista aguardando minha boa vontade. Hahahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Kemmy.
    Eu só fui assistir essa série no fim do ano passado e fiquei chocada, principalmente com esse episódio. E concordo com tudo o que você disse na postagem. E até por isso temos que ver bem o que postamos, caiu na rede já era.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Black mirror é aquela série que questionamos tudo e ficamos pensando sobre como estamos agindo.
    eu fiquei tão assim com esse episodio, que é o único que não assisti de novo
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou procurando uma serie para olhar, mas essa serie me decepcionou.
    Achei esse episodio tão repulsivo que vou continuar a procura, ando querendo coisas mais leves e alegres.
    A vida anda tão difícil e sei que é verdadeiro, que algumas pessoas são assim mesmo, mas ainda assim não consigo aceitar essa dura realidade.
    Acho que nas horas de folga preciso ver coisas que me façam acreditar que a vida pode ser melhor.
    Estou numa fase bem como diz a letra da musica da Kell Smith:
    Dá pra viver
    Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
    É só não permitir que a maldade do mundo te pareça normal...

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  10. Esse episódio é terrível! Rsrs. Apesar de ser o primeiro, foi um dos que demorei mais de ter coragem de assistir. Mas realmente nos faz pensar bastante. Beijos
    https://letraecafe.com.br/estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Kemmy,
    Eu também resolvi olhar essa série depois do auê também, e só vi os episódios da s1 por enquanto.
    Achei esse episódio bem nojento, mas a crítica é demais. A tecnologia é maravilhosa, mas vai nos destruir aos poucos.
    Amoooooooo Tvtime

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  12. Eu não assisti a série e se não me engando está adc na minha lista, porém confesso que não me chama muito a atenção só que de tantas resenhas e elogios vou acabar assistindo.

    Bom final de semana.

    Beijos
    Pâmela Sensato

    ResponderExcluir
  13. Oi Kemmy
    Eu já ouvi falar muito da série mas eu nunca senti vontade de assistir, apesar de achar que o tema abordado deve ser mais comentado hoje em dia visto que a internet e a tecnologia tem tomado conta da vida das pessoas, né?
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kemmy,
    Eu tentei ver, mas Black Mirror não é uma série para mim.
    Nem terminei a primeira temporada, para ser sincera. rs
    E não sinto vontade de continuar.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kemmy,

    Eu já ouvi falar muito bem dessa série, mas ainda não peguei para assistir, por isso pule seu post como você disse ali em cima.
    Está na minha lista e espero poder assistir em breve e gostar como você.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  16. Oi Kemmy!
    HAHAHAH, esse é episódio é nojento, mas MUITO impactante, vc comentou sobre ele muito bem! Adoro as críticas sociais de Black Mirror!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Ainda não assisti essa série, mas algum dia eu assisto, pois todo mundo fala bem que eu fico morrendo de curiosidade, ainda mais por episódios independentes.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?
    Quando vi a série pela primeira vez, comecei por esse episódio, apesar deles "não terem conexão", e fiquei enojada! Achei a proposta ótima, o tema super pesado, mas não rolou pelo menos comigo...Quase desisti! Depois me convenci a ver os outros e hoje se tornou uma das minhas séries preferidas e to mega ansiosa pra nova temporada que chega em breve!
    beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Assisti alguns episódios, não todos porque me bate uma crise existencial e de conspiração contra a existência humana.
    Achei bem legal esses posts que você comenta sobre cada tema.

    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube


    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!