date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} A arte de ser normal - Lisa Williamson

24/01/2017

{Resenha} A arte de ser normal - Lisa Williamson

24/01/2017
a arte de ser normal lisa williamson
David Piper tinha oito anos quando foi questionado pela professora sobre o que queria ser quando crescesse. Respondeu à pergunta com cuidado. Só percebeu que havia algo de diferente em sua resposta quando os colegas começaram a dizer o que queriam ser: atriz, jogador de futebol, primeiro-ministro... Apesar disso, leu em voz alta o que havia escrito: “Quero ser uma menina". O tempo passou, David cresceu (mais do que gostaria), mas mesmo agora, aos 14 anos, continua com o mesmo desejo, compartilhado apenas com Essie e Felix, seus melhores e únicos amigos.
Leo Denton nem bem chegou à Escola Parque Éden e já ganhou os holofotes ao defender David Piper das agressões dos colegas na hora do almoço. O soco no nariz de Harry Beaumont rendeu-lhe um mês de detenção e o alerta de que está em observação, ou seja, mais um deslize e será expulso, algo que Leo precisará evitar de todas as formas. A vaga no colégio de classe alta parece ser a sua última chance na vida, o que vai livrá-lo tanto do conjunto habitacional perigoso onde mora com a mãe e as irmãs quanto dos acontecimentos que o obrigaram a trocar de escola.
A arte de ser normal|Autora: Lisa Williamson|Editora Rocco|Skoob|Avaliação:4,5/5|384p.

David e Leo são os narradores da história, de forma intercalada. Ambos escondem segredos - mas isso a gente só fica sabendo após devorar páginas e mais páginas. Na verdade, o segredo de David já está bem claro pra gente, mas não pros pais dele: ele quer ser uma menina. Simplesmente não consegue se ver naquele corpo masculino e chega a sentir nojo de si mesmo.

Já Leo é mais fechado e tem inúmeros problemas com a mãe, que aparentemente não está nem aí pra ele e pras suas irmãs. A vida dos dois acaba se cruzando por acaso e, de uma antipatia instantânea acaba surgindo uma amizade duradoura. Os dois ajudam um ao outro e ambos aprendem a se aceitar como são, enfrentando tudo e todos.

Essie e Felix não têm um grande foco na trama, mas são simplesmente os melhores amigos que David Piper poderia ter. É para eles que ele consegue se abrir e dizer como se sente e o que quer. Já Leo os vê como dois estranhos até certo ponto. Alicia Baker também tem um papel importante, mas para Leo. Embora ele tenha medo do que meninas possam causar (e com razão), acaba se apaixonando. Eu apenas ficava me perguntando se isso daria certo e o motivo dele ter tanto medo de relacionamentos.

Porque garotos "normais" não têm seis arquivos de anotações sobre eles. Garotos "normais" não frequentam psicólogos. Garotos "normais" não têm mães como a minha, que dizem que a vida não é justa com uma alegria falsa, como se a injustiça da vida fosse praticamente a única coisa da qual elas tivessem certeza. Passei a vida inteira ouvindo que eu sou exatamente o contrário de "normal".

Os protagonistas são incríveis às suas maneiras, às vezes totalmente opostos e em outras tão iguais. Foi impossível não torcer pelos dois e desejar que os planos deles se concretizassem. Foi impossível não odiar as pessoas que trataram eles mal apenas por não "serem normais".

livros lgbt para jovens


Em certo momento, David diz que, segundo uma pesquisa, existem pelo menos dois transexuais em cada escola (ou algo do tipo), o que me fez ficar pensando se eu conheço alguém assim, ou que ao menos gostaria de gritar pro mundo que é assim.  

Uma grande lição que tirei desse livro é que: as coisas ruins são passageiras. Às vezes nos privamos de ser e fazer o que queremos por medo do que vão pensar ou dizer mas a verdade é que todos estão tão focados em suas próprias vidas ou nas fofocas mais novas que logo esquecem da nossa existência.

O final não foi bem como eu esperava mas nem tudo é como a gente quer, né? De qualquer forma, essa foi a minha segunda melhor leitura do mês e eu recomendo demais que todos vocês se entreguem a essa história de autoconhecimento e amizade, que dispam-se de qualquer preconceito que possam ter e se deliciem com as páginas de A arte de ser normal.

Afinal, o que é ser normal?

a arte de ser normal livro lgbt


Acompanhe o blog nas redes sociais:

15 comentários:

  1. Já tinha visto a capa desse livro e tava curiosa por uma resenha! Achei o tema abordado muito atual e necessário pra discussão, fiquei curiosa pra ler o livro. Gosto de livros que intercalem a visão de dois personagens :)

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que história linda! Fiquei curiosa para ler.

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Menina fiquei apaixonada pela sua resenha e quero muito ler esse livrinho, parece ser bem engraçadinho e diferente, gostei das partes dos personagens.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  4. A vontade que todos nós temos de nos enquadrar e de sermos aceitos nos causam muitos problemas, e acredito que as pessoas que mais se diferem do considerado como normal devem sofrer muito. Por isso acho que estes livros que tratam do assunto são super válidos para conscientizar a população em geral a deixar os preconceitos de lado.
    Gostei da dica.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  5. A Arte de Ser Normal parece ser um livro bem interessante, até porque fala de um assunto que ainda é tabu para muita gente. Então, só por isso, daria uma chance.
    Além disso, deve ser interessante ver a realidade do outro lado, da visão de quem sofre o preconceito.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Já tinha lido outras resenhas desse livro e fiquei completamente encantada, a sua veio só confirmar quão grandioso esse livro é. O fato de tratar um tema ainda considerado polêmico só deixa o livro ainda mais interessante. Dica anotada. Beijos e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    É a primeira vez que vejo o livro, leio alguma resenha da Arte de Ser Normal e confesso que fiquei envolvido, parece ser um livro magnífico. Parece que de fato você gostou da leitura, mesmo que o final não tenha sido o que você esperou! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Acho a proposta de A Arte de Ser Normal muito bacana e sempre vejo comentários positivos sobre esse livro. Quero ler mais histórias com temática LGBT, é provável que essa entre na minha lista. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Kemmy
    Ainda não conhecia esse livro e achei bem interessante o tema central. Realmente ficamos muito presos aos pensamentos dos outros e acabamos deixando de fazer ou de ser como queremos.
    Gostei de saber que aprendeu a lição de que as coisas ruins são passageiras. Apesar de acreditar nisso, nem sempre é exatamente isso q pensamos.
    Adorei a dica. Anotado
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nunca li nada sobre essa temática e, pelo que eu me lembre, esse é o primeiro que vejo falando sobre essa questão do genêro, abordando desde a infância. Isso tem crescido, não sei se são as crianças ou o fato das pessoas abordarem isso. Mas confesso que não senti vontade de ler, rs. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  11. Não sei bem porque mas achava que esse livro era não ficção...
    Fiquei curiosa em conhecer a história, mais ainda depois do seu comentário sobre a pesquisa que é citada. Quantas pessoas será que a gente não conheceu e que deve guardar para si o que sente somente por causa de um rótulo de normalidade que a sociedade impõem...
    Espero poder ler em breve.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas eu não acho que vá ser uma leitura que iria me prender tanto, por isso eu sempre fico enrolando para comprá-lo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie
    adorei saber que os personagens são bons, eu adorei esse título e espero muito poder ler em breve e curtir. O enredo está atraente e essa capa é muito bem pensada

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  14. Olá
    Apesar de ler poucos livros com o tema gostei da ideia por trás desse. É difícil para qualquer adolescente aceitar que nem sempre as pessoas vão entender seu ponto de vista e que as coisas difíceis são passageiras.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu ando sumindo e fugindo de livros que abordem temas considerados polêmicos por nossa sociedade justamente por não ter uma opinião formada sobre eles. Quando parar para refletir sobre isso, adquiro-o.

    Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!