date Duas Leitoras | Literatura e entretenimento: {Resenha} 826 notas de amor para Emma - Garth Callaghan

19/01/2017

{Resenha} 826 notas de amor para Emma - Garth Callaghan

19/01/2017
826 notas de amor para Emma livro
Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.

Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.

826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.
826 notas de amor para Emma|Autor: Garth Callaghan|Editora LeYa|Skoob|Avaliação:3,5/5|320 p.

Diferente do que eu havia pensado, esse livro não nos traz 826 notas de amor para Emma. Esse título só é explicado depois.
O livro mescla alguns momentos da vida do narrador, Garth Callaghan, e como isso acabou refletindo em sua vida; com recadinhos que deixava para sua filha ao longo dos anos e a importância dos mesmos para o amadurecimento dela e a conexão entre eles.

Tudo vai particularmente bem até que Garth descobre que está com câncer no rim e que possivelmente não irá sobreviver por muito tempo. Ele precisa aprender a lidar com esse fato, contar para sua filha adolescente e agir como se não fosse nada demais, enquanto por dentro ele sente que está desmoronando, apesar de estar esperançoso.

A luta do narrador não é fácil e, quando tudo parece se ajeitar, a vida lhe dá uma rasteira novamente. Ele encontra forças em sua filha, sua esposa Lissa, sua mãe e irmã. É impossível não se emocionar ao se colocar no lugar de uma dessas pessoas, em especial de Garth.

“Você não precisa estar conectada o dia todo. Dê um tempo. Seja você mesma. Fique sozinha com seus pensamentos."

Em certas partes fiquei confusa, uma vez que a narrativa não é linear e salta do passado pro presente e novamente pro passado e, enfim, às vezes eu esquecia que aquilo já havia sido mencionado e parecia que estava acontecendo novamente. São várias histórias em uma história só, e no fim o foco acaba sendo a doença do pai e o legado que ele quer deixar para a filha.

É um livro sobre as adversidades da vida e como isso não deve nos impedir de expressar nossos sentimentos pelas pessoas que amamos, mesmo que seja através de um singelo Bilhete de Guardanapo.

826 notas de amor para Emma digital

O epílogo é emocionante e, depois dele, temos várias dicas de como podemos colocar em prática a ideia do Bilhetes de Guardanapo (que não precisam necessariamente serem bilhetes e nem escritos em guardanapos). 

Apesar de ter sido uma leitura muito proveitosa, algumas coisas me incomodaram além da narrativa um tanto quanto confusa. Na verdade, achei que leria um livro mais focado nos bilhetes para Emma e as lições que eles trariam e menos na doença do pai. Não que eu seja uma insensível que não chorou com os relatos, nada disso. Mas quem pretende ler deve esperar algo mais parecido com um livro de memórias e uma história de superação.

826 notas de amor para Emma é um livro para quem gosta de chorar, refletir e de histórias que nos ensinam a importância dos pequenos gestos.

Confira Napkin Notes no Facebook

826 notas de amor para Emma Garth Callaghan e família
Garth, Noel, Lissa e Emma.
Acompanhe o blog nas redes sociais:

20 comentários:

  1. Apesar da narrativa mais confusa, gostei bastante da premissa do livro. Parece ser emocionante e ainda deixar alguns ensinamentos ótimos.
    Quero conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  2. Acho que deve ser super tocante e fiquei interessada em ler. Apesar de ter dito que é um pouco confuso, deve valer a pena. Gosto de histórias com essa "motivação" x) Vai pro meu "Quero ler" do Skoob x)

    Beijosss!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii meninas

    Não conhecia o livro, ou capaz que nunca reparei na capa. Enfim, parece ser uma história bem envolvente, pena que o começo pode confundir um pouco, já peguei livro assim e às vezes é um pouco frustrante. Mesmo assim achei a dica interessante.

    Bjs

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esses livros de sofrência, então... já sabe né hahaha gostei muito da premissa, um livro que faz o leitor refletir e pensar na própria vida. Pena que a narração confunde um pouco ao pular entre o passado e presente. Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sinto que irei chorar MUITO com esse livro, fiquei tocada apenas com o título! Gostei muito da resenha e do blog, estou seguindo ♥

    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  6. Oi, não conhecia o livro, mas essa premissa não me é novidade.
    É o mesmo que acontece em P.S.: Eu te amo e também me lembra um pouco o que aconteceu em A Viagem só que lá eram orquidais ao invés de bilhetes e nas duas obras eram um casal e não pai e filha, mas acho que passam uma mensagem semelhante.
    Não é bem o tipo de leitura que me atrai, por hora, não faria.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    " é um livro para quem gosta de chorar, refletir e de histórias que nos ensinam a importância dos pequenos gestos" definitivamente esse livro não é pra mim.Não gosto de chorar, mas tem como resistir a uma premissa dessa? Menina o livro parece ser maravilhoso. Amei a sua dica. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Esse livro seria ideal pra mim, adoro chorar e quanto mais emocionante a história for, mais eu gosto.
    Dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oioi!

    Eu já li outras resenhas sobre esse livro e tenho certeza de que é lindo, mas essa leitura não é pra mim. Eu sempre fico arrasada depois que termino de ler e to evitando esse sentimentos ultimamente... rs.
    To na vibe dos livros leves e divertidos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Kemmy! Primeiro, que adorei seu blog e vou acessar outros posts aqui haha! Fiquei interessada na história, já havia lido outras resenhas sobre o livro, mas acabei deixando essa opção de lado! Mas vou repensar após sua resenha!
    Beijos
    Blog da Carla Vieira

    ResponderExcluir
  11. Aiin, que lindo... já quero! Gostei da resenha, bem descritiva e me prendeu do começo ao fim. Sucesso!!

    www.nerdbooksblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Fiquei apaixonada por essa obra, achei linda a capa e a história parece ser bem envolvente e viciante, sua resenha só me deixou mais animada em querer ler, dica anotada.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Desconhecia o livro e fiquei bem intrigada para saber mais sobre esses bilhetes e memórias.
    Entendo seu ponto quando diz que esperava ser uma leitura diferente e isso não significa que seja insensível em relação à doença que afligia o pai.
    A premissa é bem interessante e parece ser uma leitura tocante, além de nos fazer refletir.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu acabei de pegar esse livro emprestado, aí venho aqui e dou de cara com essa resenha, hahaha. Sinal divino.

    Mesmo com essa narrativa confusa, vou ler sim. Tô querendo dar uma chorada, rsrs.

    Bjkssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Livro para quem gosta de chorar é comigo mesmo. hahahaha!
    parece ser um livro bem emocionante, do jeito que eu gosto.
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Olá, td bem?
    Ai, guria, que fofo! Adoro histórias comoventes assim, de famílias, de amor. Também achei que o livro traria 826 versos, conselhos e tal haha mas que bom que também fala um pouco sobre a vida do autor né.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Esse tipo de narrativa é bem conhecida, lembra em alguns momentos outras histórias.
    Mas mesmo assim é o tipo de leitura que prende muito a minha atenção e me faz chorar.
    Tem ensinamentos e lições para refletir e aprender, fiquei querendo ler as 826 notas de amor.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  18. li um livro parecido com essa premissa... mas faz bastante tempo... pra ser sincera, meio que saturei de sick-lits... no momento, passo a leitura...
    e pena que o livro tem uma narrativa meio confusa, isso iria acabar me cansando ao longo da história...
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu quase choro só de ler a resenha, fico me imaginando no lugar do pai que talvez não tenha a oportunidade de estar presente na vida de sua filha, sem poder lhe dar o apoio que ela com certeza irá precisar. Tudo que envolve filho me emociona demais e eu acabo fugindo deste tipo de leitura, e acabo perdendo com isso também, porque poderia aprender muito com este tipo de leitura.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Já li livros assim, nessa vibe e acho que agora está na horado povo ter um pouco mais de criatividade na hora da escrita, tipo, muita gente usa a mesma técnica, mas no geral, achei o enredo cativante.

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação, pois são todos lidos com muito carinho.

Ultimamente não tenho conseguido responder, mas retribuo as visitas de todos que deixam os links ao final do comentário. Beijos!